Ageu 01
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 09/07/2024 - 02h30
Olá meu querido amigo ouvinte, pra mim é um prazer e um privilégio esta oportunidade de estar aqui com vocês mais uma vez, para meditarmos em mais um capítulo da Bíblia, buscarmos saber o que o Senhor tem a nos dizer e assim procurarmos ficar mais Reavivados Por Sua Palavra, né. E o bom desses dias é que a gente tem muita dinâmica no que estamos lendo, já que estamos num trecho bíblico em que os livros são curtos, e assim a gente vai passando de um livro pro outro rapidinho. Por exemplo, hoje já estamos entrando em Ageu. Já leu? É o profeta de hoje e de amanhã. Você já leu Ageu 1? Sim? Ah, não? Precisa ler hoje, hein. Sem falta.
Porque, não adianta nada a gente se encontrar aqui, dar uma provada, de longe, no sabor tão bom da palavra de Deus, e ficar só nisso, e realmente não se alimentar da palavra de Deus. Ageu não agüentava ficar olhando a religião só de longe. Ele tinha que provar, que experimentar. Tanto é que ele foi chamado de O profeta do Templo. Percebe? Uma coisa, é ficar olhando a igreja de longe. Outra coisa, é ser tão igrejeiro, tão amante da casa de Deus, a ponto de ser chamado de o profeta do templo.
O contexto histórico, o cenário, do livro de Ageu, é o seguinte. O povo remanescente, que tinha regressado do Exílio, aquelas pessoas, elas estavam mais preocupadas com os assuntos próprios e com o embelezamento das suas próprias casas, do que com a reconstrução da casa de Deus. A obra estava da reconstrução da casa de Deus estava parada já fazia muitos anos. Esse era o problema. E a leitura de hoje tem duas partes. A primeira é a uma repreensão cortante, mostrando que Deus tinha retido suas bênçãos materiais porque o Templo tinha sido deixado em ruínas. Aí, logo em seguida, já vem as palavras de ânimo, que já são por ocasião da retomada da obra de reconstrução do Templo. Leia Ageu 1.