Implantado o Programa Escola Cívico Militar na Escola Dinah Néri
Militares que irão atuar na Escola Municipal Dinah Néri Pereira já estão sendo selecionados.
Jornal NT Sul
Por Thays Silva 31/03/2021 - 17h25
A Prefeitura de Cachoeira Sul, através da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) promoveu na tarde desta quarta-feira (31) a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico Militares (Pecim) na Escola Municipal Dinah Néri Pereira, no Bairro Noêmia. O Pecim é coordenado pelo Ministério da Educação, que conta com apoio do Ministério da Defesa e tem como principal objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem, elevando os índices do IDEB, em escolas situadas em áreas que se encontram em vulnerabilidade social.
Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Hoje, a Escola Dinah Néri possui 522 alunos distribuídos nos três turnos, atendendo desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos.
A secretária de Educação, Angela Schuch, enfatizou que Cachoeira do Sul está entre as poucas cidades do Rio Grande do Sul contempladas com o programa. “Este programa veio para atender diretamente o que buscamos, que é a melhora do ensino-aprendizagem. Queremos mostrar que a escola pública pode e deve oferecer ensino de qualidade”, frisou, lembrando que foi o vereador Felipe Faller que levou o programa ao conhecimento da SMEd no início deste ano.
O prefeito José Otávio Germano foi um dos que comemorou a conquista. “Fico imaginando quantas cidades gostariam de ser uma das contempladas. Mais de uma centena de cidades gaúchas se inscreveram, e nós fomos contemplados. Somos abençoados por receber este programa e sou feliz por ser o prefeito de Cachoeira neste momento”, disse ele. O prefeito recebeu a notícia da conquista do programa no último dia 10 deste mês através do senador Luis Carlos Heinze.
Equipe de militares está em fase de seleção
Os militares que vão atuar na Escola Municipal Dinah Néri Pereira já estão sendo selecionados. O primeiro selecionado é o gestor escolar, coronel Jairo Figueiró, cachoeirense que há 5 anos está na reserva. Segundo ele, ainda será selecionado 1 gestor educacional e 8 monitores. Para gestão educacional há 4 militares inscritos para a monitoria há outros 14 inscritos. Todos são militares da reserva e nos próximos dias passarão por inspeção de saúde. Eles enviaram seus currículos ao Ministério da Defesa, que fará a seleção conforme o número de vagas. A previsão é de que até 30 de abril o grupo esteja designado. Jairo passará por capacitação nos próximos dias para na sequência, capacitar os monitores.