Rede Novo Tempo de Comunicação

Miquéias 02

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 24/06/2024 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, o que é que você tem lido por esses dias? Em apenas uma semana, amigo ouvinte, teremos lido um importante livro da Bíblia, o livro de Miquéias. Portanto, diante de uma passagem tão rápida por tal livro, vale a pena estudarmos aqui, uma boa e sucinta introdução sobre o mesmo, além de destacar as lições que nós podemos tirar do capítulo do dia. Você concorda comigo? Então, falando de uma forma geral, Miquéias é um livro profético das Escrituras Hebraicas que contém a palavra de Deus dada por meio do profeta Miquéias a respeito de Samaria e Jerusalém. Consiste em três seções básicas, cada uma delas começando com a palavra “ouvi”.

As palavras proféticas de Miquéias a respeito da desolação de Samaria devem ter sido proferidas antes da destruição daquela cidade em 740 aC, e suas declarações orais, evidentemente, foram assentadas por escrito antes do fim do reinado de Ezequias. No tempo de Miquéias prevaleciam condições morais deploráveis entre o povo de Israel e de Judá. Tipo hoje, no nosso país, meu amigo, quando a maior crise que temos por aqui é a crise moral e ética. Lá entre aquele povo do contexto de Miquéias estava a mesma coisa.

Os líderes oprimiam o povo, especialmente os pobres. Juízes, sacerdotes e profetas andavam atrás de dinheiro. E isso permitia que idolatria, fraude, opressão, injustiças e derramamento de sangue, fossem abundantes por ali. Era arriscado confiar até mesmo nos amigos confidenciais e nos membros da família.  No capítulo de hoje, por exemplo, que é o capítulo dois, você vê claramente que, ao mesmo tempo que Deus reprova a ganância, as pessoas que oprimem os outros, e as pessoas que lidam com profecias falsas, Ele congrega as pessoas que não se envolvem com isso. Por exemplo, aqui no verso um, o Senhor diz: “Ai daqueles que antes de se levantarem de manhã já fazem planos para explorar e maltratar os outros!”. E o ultimo verso fala que “Deus abrirá caminho para o seu povo, e eles sairão livres”. Leia Miquéias 2!