Governo realiza Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite
Por marciobasso 13/08/2010 - 11h50
Neste sábado (14) é dia da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O Ministério da Saúde reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de levar as crianças menores de cinco anos aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina.
Cerca de 115 mil postos participarão da mobilização em todo o país. O investimento do Ministério da Saúde, nas duas fases da campanha, foi de R$ 40,9 milhões.
Apesar do Brasil não registrar casos há mais de vinte anos, a doença ainda é comum em outras partes do mundo. A imunização previne contra os riscos de importação de casos provenientes de outros países que ainda registram casos da doença, principalmente dos que têm relações comerciais ou registram um fluxo migratório com o Brasil, como é o caso de alguns países africanos e asiáticos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde , 26 países ainda registram casos de poliomielite. A vacina não apresenta contra-indicações. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas.
A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo).
Fonte: UOL