Jeremias 12
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 07/11/2020 - 02h30
Olá meu amigo e companheiro de fé, tudo bem com você? Como é que tem sido o seu acompanhamento ao projeto Reavivados Por Sua Palavra? Você tem conseguido ler a Bíblia diariamente? Está lendo o mesmo capítulo que a gente? É? Tem seguido a agenda do programa? Se sim, então você tem hoje a incumbência de realizar a leitura de Jeremias capítulo doze, né? Sabe que, o teólogo Irme Tokics, explica que aqui em Jeremias doze nós temos um texto cheio de termos legais do Velho Testamento. Tipo, esses termos que nós temos aqui como “justo, “uma casa”, apresentada” e “justiça”, são todos os léxicos hebraicos que eram usados no linguajar jurídico. Ou seja. Jeremias, contrariando o que vinha enfrentando, estava indo “a juízo” contra Deus.
Ele tinha uma queixa, que aliás, ocorria frequentemente. E a queixa era a seguinte: “Por que é que os maus parecem prosperar; enquanto que ele, o profeta, que só procura fazer a vontade do Senhor, enfrenta tantas provações desse jeito”? Aquele profeta confiava no Senhor. Ele só não entendia por que é que as coisas estavam acontecendo daquele jeito. Na realidade, Jeremias estava lutando com um tema sobre o qual todos nós lutamos, que é tentar entender o mal. E esse é o ponto. Como entender uma coisa que não faz sentido e que poderia ser até considerada absurda? É por isso que na página 492 do livro O Grande Conflito está explanado que é impossível explicar a origem do mal de maneira a dar a razão de sua existência.
Mas o fato é que o mal é um intruso, não natural. Se a gente conseguisse entender ou explicar o mal, então o mal não seria tão mau. O que importa é que temos Jesus, que nos mostra o amor e a bondade do Senhor, apesar do mal que existe no mundo. Leia Jeremias 12 pra você conseguir visualizar isso, ao ver que o Senhor não rejeitou a queixa de Jeremias, prestou-se a dar-lhe uma resposta, e deixou explicada a finalidade do castigo. Tá certo? Meu amigo, que Deus lhe abençoe.