Rede Novo Tempo de Comunicação

Isaías 14

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 04/09/2020 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, tudo bem com você? Você tem acompanhado direitinho o projeto reavivados por sua palavra? Se você tem feito isso, você sabe que a cada dia estamos refletindo sobre os ensinamentos bíblicos baseados em um capítulo da Bíblia, na sequência, capítulo por capítulo, né. E nessa sequência, ontem nós começamos a ver um assunto sobre o qual vamos continuar hoje, que é sobre Babilônia, né meu querido amigo ouvinte. Ontem em Isaías 13, hoje em Isaías 14. E de Isaías 14, quero destacar os versos 12-15.

A principio, amigo ouvinte, a primeira e imediata aplicação dessa passagem, ela estava sendo dirigida assim ao rei de Babilônia mesmo, sabe. Mas, o significado mais profundo, e de maior dimensão dessa passagem, tem que ver com um outro ser, um outro contexto. De jeito que o rei de Babilônia, ele passa só a representar um outro ser. Assim como também, Babilônia, além de ter sido uma cidade real do mundo antigo, passou a ser um simbolismo da apostasia, né? Aqui o profeta tá falando ta falando de como foi que o mal surgiu no Universo.

Deus tinha criado todos os poderosos anjos, perfeitos. Mas, um deles, a quem chamamos de Lúcifer, se rebelou, e não quis mais ser um seguidor de Deus. Daí veio a existir uma coisa no universo chamada Pecado. Já pensou, amigo? Isso é um mistério, né? Pois é. Um anjo lindo e maravilhoso, que tinha sido criado perfeito, por Deus, que habitava no céu, diante do trono de Deus, deu na louca de se rebelar e querer ser o que é hoje, que é o Satanás. Isso é uma grande advertência pra nós: Se afastar de Deus é um caminho perigoso, que pode ser sem volta e ainda levar a gente a se tornar a coisa mais horrível que a gente nem imagina.

E, sem o poder de Deus, ninguém pode se garantir estar imune a esse perigo. Tanto é que o capítulo de hoje cita não somente os babilônicos, mas também assírios e os filisteus, que caíram no mesmo risco. Portanto, vamos fazer o que é certo, que é seguir ao Senhor?