Rede Novo Tempo de Comunicação

Tormenta Alex se distancia de plataformas de petróleo


Por marciobasso 30/06/2010 - 14h00

A tempestade tropical Alex, que pode se transformar em um furacão, segue numa rota ao norte das plataformas petrolíferas do México e dos EUA na região, numa notícia bem recebida pelos mercados energéticos.
Primeira tempestade a ser nomeada na atual temporada de furacões, Alex deve se afastar lentamente da península Yucatán, passando sobre o sul do Golfo do México, para então fazer uma curva para noroeste e se distanciar das principais instalações petrolíferas.
Ainda nesta semana o furacão deve voltar à costa, na altura da fronteira EUA-México. A previsão meteorológica contribuiu para que o preço do barril de petróleo no mercado futuro dos EUA caísse 2,95 por cento no contrato agosto, cotado a 75,94 dólares por barril.
Embora a maioria das previsões já indicasse que não haveria impacto sobre o setor petrolífero, algumas empresas retiraram seus funcionários e paralisaram a produção, como precaução. Depois de matar dez pessoas na América Central, a tempestade ainda deve provocar fortes chuvas no nordeste do México e sul do Texas, onde as autoridades prepararam veículos de resgate e abrigos nas localidades de San Antonio e Laredo. A prefeitura de South Padre Island pediu que moradores e turistas fujam.
Com informações da REUTERS