Rede Novo Tempo de Comunicação

Sola Scriptura e Ellen G. White

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 30/04/2020 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

5. Leia Isaías 8:20. Por que é importante voltar à “Lei” e ao “Testemunho” bíblicos como as normas para nosso ensino e doutrina? O que isso significa para o ministério dos profetas que não se tornaram parte do cânon bíblico?

Assinale a alternativa correta: A. ( ) Porque sem eles não há garantia de unidade na doutrina.

B. ( ) Porque o conhecimento da Lei nos salva do pecado.

Quando falamos da sola Scriptura (somente as Escrituras), os Adventistas do Sétimo Dia são inevitavelmente confrontados com a questão do que fazer com Ellen G. White, que também foi inspirada por Deus e serviu como mensageira do Senhor para Seu povo remanescente. Qual é a relação de seus escritos com as Escrituras?

Mesmo uma leitura superficial dos escritos de Ellen G. White mostra claramente que, para ela, a Bíblia era fundamental e central em todo o seu pensamento e teologia. Ela repetidamente confirmou que a Bíblia é a autoridade superior, norma e padrão supremos para toda doutrina, fé e prática (veja O Grande Conflito, p. 595). Além disso, ela claramente apoiou e defendeu o grande princípio protestante da sola Scriptura (veja O Grande Conflito, p. 9).

Na visão de Ellen G. White, seus escritos, quando comparados com as Escrituras, são uma “luz menor para levar homens e mulheres à luz maior”, a Bíblia (The Advent Review and Sabbath Herald, 20 de janeiro de 1903). Seus escritos nunca são um atalho nem substituto para um estudo sério da Bíblia. Na verdade, ela comentou: “Vocês não estão familiarizados com as Escrituras. Se tivessem feito da Bíblia o objeto de seus estudos, com o propósito de atingir o padrão bíblico e a perfeição cristã, não teriam necessitado dos testemunhos. Porque negligenciaram tomar conhecimento do Livro inspirado de Deus, Ele procurou alcançar vocês por meio de testemunhos simples e diretos” (Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 605).

Sendo assim, seus escritos devem ser estimados. Eles compartilham o mesmo tipo de inspiração dos escritores bíblicos, mas têm uma função diferente da Bíblia. Os escritos de Ellen G. White não são um acréscimo às Escrituras, mas estão sujeitos à Palavra de Deus. Ela nunca pretendeu que seus escritos tomassem o lugar da Bíblia; em vez disso, elevou-a como o único padrão de fé e prática.

Pense no dom maravilhoso que recebemos mediante o ministério de Ellen G. White. Como podemos apreciar mais a luz maravilhosa que vem de seus escritos enquanto também defendemos a supremacia das Escrituras?