A unidade das Escrituras
Lições da Bíblia
Por Rádio NT 27/04/2020 - 02h30
A própria Bíblia afirma que “toda a Escritura é inspirada por Deus”
(2Tm 3:16) e que “nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação”, e que “homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1:20, 21). Tendo Deus como o Autor fundamental da Bíblia, podemos admitir uma harmonia e unidade básicas entre as várias partes das Escrituras em relação às principais questões ensinadas por ela.
2. Leia Tito 1:9 e 2 Timóteo 1:13. Por que a unidade da Bíblia é importante para a nossa crença?
_______________________________________________ ____________________________
Somente com base em sua unidade interna, derivada de sua inspiração divina, as Escrituras podem funcionar como seu próprio intérprete. Se as Escrituras não tivessem uma unidade abrangente em seus ensinamentos, não poderíamos chegar a uma harmonia na doutrina sobre nenhum assunto. Sem a unidade da Bíblia, a igreja não teria meios para distinguir a verdade do erro e repudiar a heresia. Não teria base para aplicar medidas disciplinares nem corrigir desvios da verdade de Deus. As Escrituras perderiam seu poder de convencimento e libertação.
Jesus e os escritores bíblicos, porém, reconheceram a unidade das Escrituras, que está fundamentada na origem divina delas. Observamos esse fato em sua prática comum de citar livros do Antigo Testamento como tendo peso igual e harmonioso (Rm 3:10-18; aqui Paulo fez citações bíblicas de Eclesiastes 7:20; Salmos 14:2, 3; 5:9; 10:7 e Isaías 59:7, 8).
Os escritores da Bíblia consideravam as Escrituras um todo coerente, inseparável, no qual os principais temas são desenvolvidos. Não há discordância entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. O Novo Testamento não contém um novo evangelho nem uma nova religião. O Antigo Testamento é expandido no Novo, que se fundamenta no Antigo. Sendo assim, os dois Testamentos têm uma relação recíproca na qual ambos esclarecem um ao outro.
A unidade das Escrituras também implica que toda a Escritura (tota Scriptura) deve ser levada em consideração quando estudamos um assunto bíblico, em vez de desenvolvermos nosso ensino com base somente em declarações isoladas.
O que devemos fazer quando nos deparamos com textos ou conceitos bíblicos que pa recem contraditórios entre si? Como trabalhar para resolvê-los?