Somente pelas Escrituras – Sola Scriptura
Lições da Bíblia
Por Rádio NT 25/04/2020 - 02h30
A declaração protestante “somente as Escrituras” (sola Scriptura) elevou a Bíblia como o único padrão e fonte decisiva para a teologia. Em contraste com a teologia católica romana, que enfatizava as Escrituras e a tradição, a fé protestante enfatizava a palavra-chave somente; isto é, somente as Escrituras são a autoridade final quando assuntos de fé e doutrina estão em discussão.
A Bíblia deu força e autoridade decisivas à Reforma Protestante e à sua revolta contra Roma e os erros que esta vinha ensinando durante séculos. Em oposição a uma interpretação alegórica das Escrituras, em que muitos significados diferentes eram atribuídos ao texto, os reformadores enfatizaram a importância de uma interpretação histórico-gramatical da Bíblia, que levava a sério o significado gramatical e literal do texto bíblico.
Nesta semana, examinaremos o princípio da sola Scriptura com mais detalhes. Descobriremos que sola Scriptura implica alguns princípios fundamentais de interpretação bíblica indispensáveis a uma compreensão apropriada da Palavra de Deus. Sendo protestantes, devemos manter a Bíblia como autoridade doutrinal suprema.
Peça a Deus que faça você sentir mais e mais necessidade de orar.