Rede Novo Tempo de Comunicação

Colecionador realiza exposições de Bíblias


Por marciobasso 05/05/2010 - 19h37


Erlo Germano Köhler é natural de Taquara, RS. Formado em Teologia pelo IAE (hoje Universidade Adventista de São Paulo – Campus 1), trabalhou com artes gráficas e fotografia na Casa Publicadora Brasileira. Aposentado, ele pode se dedicar ainda mais a dois de seus passatempos preferidos: montar pipas sofisticadas e colecionar Bíblias.
O interesse pela Bíblia vem da infância – assim que aprendeu a ler, Erlo ganhou um exemplar de capa preta. Ele leu a Bíblia toda pelo menos sete vezes, em português, e em alemão (com letras góticas) duas vezes. Seu texto bíblico predileto é Jó 42:5: “Eu Te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos Te veem.”
Livro dos Milagres
Segundo Erlo, a Bíblia é tão difundida no mundo porque é “o livro dos milagres”: milagre da formação – são 66 livros, 40 autores de profissões diferentes, escrito num período de 1.600 anos; Milagre da sobrevivência – tudo foi escrito sobre papiro e pergaminho, materiais frágeis; Milagre das traduções – num mundo com mais de 6 mil línguas e dialetos, pode-se afirmar que 99% da população mundial pode ler a Bíblia em sua própria língua.
O milagre do interesse – a Bíblia e sua mensagem são facilmente entendidas pelas pessoas de qualquer idade e nível intelectual. O milagre da idade – já se passaram mais de 3.500 anos desde que Moisés e os demais autores escreveram. “Nenhum outro livro foi tão picado, fatiado, peneirado, devassado, investigado, criticado e perseguido durante séculos, mas sobreviveu”, diz Erlo. “A Bíblia continua amada e estudada e lida por milhões de pessoas.”
Erlo cita ainda o milagre de vendas – a Bíblia é o livro mais traduzido, mais impresso, mais vendido e mais lido; e o milagre da transformação: “A principal razão por que creio que a Bíblia é a Palavra de Deus é por causa do seu poder transformador. Ela analisa nossas características pessoais e dá a convicção do pecado. Não importa quantas evidências da credibilidade da Bíblia sejam acumuladas, ainda assim, Cristo deve ser aceito pela fé, que é a porta para a vida eterna.”
Colecionador
Erlo Sempre gostou de colecionar coisas. “Um dia cheguei à conclusão de que deveria colecionar algo que pudesse dividir com os outros, então veio a ideia de colecionar Bíblias. Isso foi em 1972. Assim que tivesse certo número, faria a primeira exposição, incentivando as pessoas a lerem a Bíblia e a confiarem no Deus da Bíblia.”

Hoje ele tem 1.603 Bíblias no acervo. A mais antiga é do ano 1669. A mais curiosa é uma Bíblia chamada de “Siga a Bíblia”, de sete quilos, que tem 46 centímetros de comprimento e 32 de largura. Cada livro da Bíblia está traduzido em uma língua diferente.
Portanto, é uma Bíblia em 66 línguas diferentes. Outra Bíblia importante na coleção dele é a “Bíblia Citações”, ilustrada com 979 pinturas, por Carlos Araújo. Esse trabalho foi iniciado em 1992 e concluído em 2007.
A Bíblia pesa nove quilos. Há também uma porção da Bíblia que mede 3,5 x 3,5 mm, impressa em sistema tipográfico. Cada página tem um “Pai Nosso” em uma língua diferente.
Exposições e Palestras
Além de colecionar, Erlo organiza exposições acompanhadas de palestras e interação com o público. Ele já expôs o acervo em escolas fundamentais e de ensino médio, em universidades, acampamentos de crianças e jovens, e outros lugares. Nessas ocasiões, ele divide o material em 33 assuntos diferentes.

Por exemplo: Bíblias em Línguas Diferentes, Bíblias Antigas, Bíblias Para Deficientes Visuais, Bíblias Infantis, Bíblias Para Jovens, Bíblias Para Adolescentes, Curiosidades Bíblicas, Bíblias de Luxo, Perfumes Citados na Bíblia (são 15 que podem ser cheirados), etc.
Único Conselho
Erlo conclui: “O único conselho que posso dar para quem não costuma ler a Bíblia é leia a Bíblia. Mesmo que tenha preconceito contra a Palavra de Deus, mesmo que nunca a tenha lido, mesmo que não tenha vontade de fazê-lo, leia a Bíblia e verá o que vai acontecer. Para quem tem vontade, mas não consegue, peça a Deus que o ajude e Ele irá atendê-lo.
Comece lendo apenas cinco minutos diários, tendo como meta chegar a 15. Comece a leitura pelos Evangelhos e Salmos. Escolha a melhor hora do dia. Escolha aqueles momentos do dia em que a mente está descansada e que ninguém o interrompa. O prazer da leitura da Bíblia virá com o tempo.”
Michelson Borges
Contato para exposições:
Erlo Germano Köhler e Ester de Castro Lobo Köhler
Fones (15) 3251-5596 e (15) 9789-0631
kohlers@ig.com.br
Caixa Postal 257 – Tatuí, SP