Jó 41
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 05/05/2020 - 02h00
O capítulo de hoje é sobre o Leviatã, que aparece aí no verso 1 RA como crocodilo, mas que, pela descrição dele feita ao longo do capítulo, a gente sabe que a melhor tradução não é crocodilo, porque trata-se de um animal bem maior que o crocodilo.
Daí que quando a gente lê esse capítulo a gente se pergunta, né amigo, “O leviatã referido em Jó 41 é real ou uma comparação? Existe esse animal de tão estranhas características?” Para alguns, não está claro se a referência de Jó nesse texto é ao crocodilo, como alguns pensam, ou a algum grande e enorme animal atualmente extinto.
Porque, embora o termo leviatã seja aplicado por alguns tradutores ao crocodilo, em outras passagens ele se refere a um animal mais monstruoso ainda, tipo um dragão, como por exemplo no Salmo 104:26 e em Isaías 27:1. Alguns comentaristas bíblicos explicam que não havia no hebraico primitivo uma palavra apropriada para designar o animal, sendo inexistente na Palestina.
Os estudiosos da Bíblia creem que as referências ao Leviatã em Salmos e em Isaías estão envoltas em linguagem poética. Poesias estas que eram sem dúvida compreendidas como alusões literárias e inegavelmente mais claras a seus antigos leitores ou ouvintes do que para nós hoje. De qualquer forma, o texto é um ápice do livro de Jó em descrever o animal mais temível da Natureza que se pudesse conhecer. Saiba detalhes sobre ele em Jó 41.