Jó 32
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 26/04/2020 - 02h00
Uma vez eu fui convocado pra uma reunião bem polêmica. Nós éramos um cinquenta lá naquela reunião, que eu acho que era desnecessária, mas na qual eu era obrigado a estar ali. Durou a manhã quase inteira, e o clima era tenso.
Na reunião, nós estávamos a contemplar o sofrimento de um homem, que, como Jó, sofria e se defendia. E eu fiquei observando, que, salvo exceções, quanto mais novos eram os congregados ali, mais “tinham” o que falar. Os mais velhos falavam menos.
E aqueles que teriam plausibilidade de falar mesmo, dada sua larga experiência ou seu rico currículo, entraram mudos naquela sala e saíram calados da reunião. Isso é o desafio pra mim. Eu gosto de falar. Mas, à medida que os anos se passam, quanto mais conteúdo eu tenho, menos eu falo.
Tenho observado isso nas pessoas que me rodeiam: quanto mais novo, mais tem boca no cotovelo; quanto mais experiente, mais tem o bico calado. Salomão teorizou isso como Sabedoria. Sabedoria essa que um dia eu quero chegar a tê-la.
E em Jó 32, nós vemos isso na prática, quando Jó, após se defender em seu sofrimento, olha para seus quatro amigos e os três mais velhos ficam calados, enquanto que o mais novo se mostra intemperante e sai falando mais do que a boca. Mas ele pelo menos tinha respeito pelos mais velhos, dá pra ver também no capítulo aqui. Prefira ler, amigo, com sabedoria!