Jó 03
Reavivados por Sua Palavra
Por Rádio NT 25/12/2019 - 02h29
Hoje, é Jó capítulo três, amigo ouvinte. Lendo aí o livro de Jó, parece que existe uma mudança, nas atitudes de Jó, da calma resignação do capítulo dois verso dez, pro profundo desalento do capítulo três.
Agora, muitos leitores tendem a não conseguir harmonizar aqui o verso um do capítulo três, do livro de Jó, onde fala que ele amaldiçoou o dia em que nasceu, com outras partes em que o livro de Jó fala que em todo o sofrimento imposto a Jó, ele não pecou como Satanás esperava que o fizesse.
Olha, eu quero dizer que tudo isso se harmoniza sim, sabe por quê? Primeiro, que no capítulo um verso vinte e dois explica no que foi que Jó não pecou: Ele não pecou em blasfemar contra Deus, mas o livro inteiro não nega que Jó fosse um pecador. Ele não pecou nos termos que Satanás esperava e propôs que ele iria pecar. E aqui no capítulo três ele não blasfema contra Deus.
Aqui Jó não estava praticando um ato pecaminoso, ele estava expressando o desespero que tinha no peito. E na realidade, o verso três deixa mais claro, porque tem aqui uma expressão cultural daquele contexto, quando diz assim Pereça o dia, que era um jeito poético de dizer “eu desejaria nunca ter nascido”. Amigo, sofrer não é pecado. Se você está sofrendo, não pense que está perdido. Só não blasfeme contra Ele. Pelo contrário, clame por Ele.