Rede Novo Tempo de Comunicação

Ester 02

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 14/12/2019 - 01h46
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Você já esteve numa situação em que julgou prudente não dizer muita coisa sobre sua fé ou suas crenças? Que razões você teve para isso? Se a razão era timidez, vergonha ou simplesmente para ficar bem na fita, ou não incomodar-se, então foi covardia. Mas, pode haver outras ocasiões em que seja necessária.

Duas vezes Mordecai recomendou a Ester que não revelasse sua nacionalidade nem sua origem familiar. Isso tem deixado muitos comentaristas perturbados, e eles têm questionado a necessidade dessa atitude de ocultação, especialmente numa época em que o povo judeu não estava sob ameaça.

Será que ela não poderia ter sido uma testemunha de seu Deus para esses pagãos se tivesse sido clara sobre quem era e sobre o Deus a quem adorava? Ou se poderia argumentar que os judeus não tinham credibilidade na corte persa e que, se Ester tivesse revelado sua etnia, isso a teria impedido de obter acesso ao rei quando fosse pleitear por seu povo?

Contudo, parece que mesmo antes de ter ocorrido a ameaça, Mordecai já havia advertido Ester a não revelar sua identidade. O fato é que a Bíblia não nos revela a razão das palavras de Mordecai a Ester; mas lembram a atitude de Jesus em Samaria, naquela experiência com a mulher junto ao poço. Meu amigo, a prudência é uma virtude. Peça a Deus que Ele lhe dê uma sabedoria suficiente para testemunhar com eficácia e ao ponto, tá ok?