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Liderança do templo corrompida

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 08/12/2019 - 02h00
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Neemias 13 começa com a preocupação acerca dos amonitas e moabitas, estrangeiros e idólatras, no meio de Israel (Ne 13:1-3). Esses versos não falam de afastar indivíduos simplesmente por serem de uma nação ou etnia diferente, mas referem-se à recomendação de mandar embora os que tinham uma fé diferente, pois não eram convertidos, adoravam idólos e não seguiam a Deus (veja também Dt 23:3-6).

1. Leia Neemias 13:1-9. Quem eram Eliasibe e Tobias? Por que a postura deles era inaceitável? Ne 2:10, 19; 3:1; 12:10, 22; 13:28

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Tobias e Eliasibe são figuras conhecidas no livro de Neemias. Eliasibe era o sumo sacerdote da nação e estava encarregado do templo. Tobias, amonita, foi mencionado como o inimigo que se opôs veementemente à obra que

Neemias empreendeu em Jerusalém. A aliança entre Eliasibe e Tobias envolveu um relacionamento estabelecido por meio de casamento. Mesmo que os registros da ligação matrimonial não tenham sido preservados, sabe-se que Tobias tinha um nome judaico (que significava “o Senhor é bom”) e, portanto, provavelmente tinha origem judaica. Acredita-se que a família de sua esposa, os descendentes de Ará, embora não identificada, tivesse uma relação de parentesco com Eliasibe.

Além disso, Sambalate, o horonita, outro adversário de Neemias, tinha uma filha que era casada com o neto de Eliasibe. Portanto, o círculo de intrigas em torno de Neemias deve ter sido intenso, uma vez que os oficiais da mais alta hierarquia da nação eram aparentados e estavam em uma aliança contra sua liderança.

Durante a ausência do governador, o sumo sacerdote concedeu a Tobias um dos aposentos do templo, designado à guarda do dízimo, das dádivas e das ofertas. Tobias recebeu residência permanente no templo, o que foi uma maneira de estabelecê-lo como um dos líderes da nação.

Os inimigos de Neemias finalmente haviam conseguido o que eles sempre desejaram: destituir o servo de Deus e assumir o controle. Felizmente, o homem de Deus reagiu a essa situação.

Por que o povo de Deus, ao longo da história sagrada, sejam os judeus do antigo Israel, ou os cristãos que os seguiram durante e após os tempos do Novo Testamento, tão facilmente se permitem desviar da fidelidade? Como podemos evitar esses erros?