Clique aqui e Saiba mais
doe agora TV TV
INÉDITO:
  • TER23:30
REPRISES:
  • QUI15:00
  • SAB02:00
  • SAB11:00
  • SAB19:00

Caminhe em humildade, por Kleber Gonçalves


Kle 2Caminhe em humildade 

A Palavra de Deus afirma: “A pessoa orgulhosa está a caminho da desgraça, mas a humilde é respeitada.” (Provérbios 18:12, NTLH). Se você permite que o orgulho dirija sua vida, as consequências serão sempre negativas. Em outras palavras, se você permitir que o seu ego o domine, você perderá o foco que o mantém no caminho rumo à vitória final. Acabamos de ler que o orgulho destrói a vida humana. O que isso ignifica? Que a única solução é trilhar pelo caminho da humildade.

Mas afinal, de onde vem humildade? É algo que recebemos de Deus? É um dom que apenas poucos tem? Não. Viver em humildade é uma escolha que fazemos. A questão aqui não é simplesmente orar: “Oh, Senhor, me ajude a ser humilde!” Humildade é uma escolha. É algo que você precisa buscar por si mesmo. Humildade é uma atitude.

Por essa razão Jesus afirmou: “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12, NVI). Percebe? Humildade é algo que fazemos a nós mesmos.

Mas você pode estar pensando consigo mesmo: “O que eu ganho em ser humilde?” Há diversas razões, uma delas é o fato de que a humildade diminui o stress. Isso mesmo: ser humilde reduz o nível de nosso stress. Quando somos humildes não precisamos ter todas as respostas que muitas pessoas demandam. Quando somos humildes, você e eu começamos a perceber que o mundo não depende de nós, e podemos colocar nossa confiança inteiramente nas mãos do Criador do Universo. Quando somos humildes percebemos que não precisamos resolver todos os problemas ao nosso redor. Não queremos decepcioná-lo, mas todo mundo já sabe que você não é perfeito! Portanto, você já pode parar de fingir que é o super-homem ou a mulher-maravilha! Quando somos humildes não precisamos tentar ser “deus” e assumir responsabilidades que não são nossas. Quando somos humildes aprendemos a descansar nAquele que é o exemplo supremo de humildade: Jesus. Ele mesmo disse: “aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:29, ARA).

Podemos então viver com a tensão entre o real e o ideal sem cair nas garras do stress causado pela incessante busca pela perfeição. Neste momento aprendemos que nem tudo é do jeito que sempre sonhamos. Nem sempre alcançamos aquilo que é o ideal. Lembrem-se: sempre haverá essa tensão entre o real e o ideal. A grande diferença é que a humildade nos leva a desviar a atenção de nós mesmos e concentrar nossa atenção em Deus. Com uma atitude de humildade, queridos, aceitamos o fato de que podemos ser felizes mesmo quando as coisas não são ideais, porque aprendemos a depender de Deus. Quando você é humilde, o seu stress diminui.

Cada vez mais me convenço que levamos a vida muito a sério, e não levamos Deus à sério como deveríamos. E este fato muito provavelmente se torna a essência de grande parte de nossos problemas. A palavra de Deus afirma: “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nEle, e Ele agirá.” (Salmo 37:5, NVI). E aqui está o segredo: precisamos ser humildes para “entregar” nossa vida, nossos caminhos para Deus.

Só que fazemos exatamente o contrário. Vivemos lá fora tentando impressionar as pessoas. Tentando de uma forma ou outra conquistar nosso espaço. E por sabermos quem realmente somos e quem queremos ser, criamos stress desnecessário. Mas quando aprendemos a ser humildes, andamos dependendo de Deus, e neste momento nosso stress diminuirá.

Portanto, caminhar em humildade é um dos grandes segredos para manter nosso foco no objetivo final. Por quê? Porque só assim teremos a força necessária para avançar.


Você está em : Sementes
Compartilhe:


Comente



  • Marilzete e Roger em 6 de junho de 2015 22:08

    Eu e meu marido sempre assistimos as palestras do pastor Kleber…ele tem o dom da palavra…além de transmitir uma paz enorme …nos toca a alma e mente …suas mensagens nos fazem refletir sobre o dia a dia…enfim tudo aquilo que precisamos ouvir…lições e conselhos grandiosos!!