doe agora TV TV
INÉDITO:
  • TER23:30
REPRISES:
  • QUI15:00
  • SAB02:00
  • SAB11:00
  • SAB19:00

Contemple a eternidade, por Kleber Gonçalves


Kle 1Contemple a eternidade

Todos aqueles que já participaram de alguma competição esportiva sabem da importância da concentração—a importância de manter o foco mental no objetivo final.  Um exemplo claro sobre a importância da concentração vemos na experiência dos maratonistas. Numa corrida tão longa (42 Km!), se você permite que sua mente comece a divagar e você perde o foco do objetivo final, você já deu o primeiro passo para não conseguir terminar. Aqueles que já passaram por essa experiência afirmam que nesse momento começam a pensar no quanto estão cansados, no quanto os músculos estão doendo, no quanto ainda falta para terminar. Perdem a concentração. Perdem o foco no objetivo final. Em nossa vida espiritual o mesmo problema pode acontecer. Precisamos manter nosso foco no objetivo final.

Para isso precisamos contemplar a eternidade. Diante das dificuldades e desafios da vida, Paulo afirmou: “[…] não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2 Coríntios 4:16-18, NVI). Em outras palavras Paulo afirma aqui que não importando aquilo que você passa nesse mundo, não é nada quando comparado com a eternidade. “Nossos sofrimentos leves e momentâneos…” Cada problema em nossa vida tem um propósito. O propósito permanecerá. A dor irá desaparecer. Se você mantiver seus olhos naquilo que não se vê—a esperança de um futuro eterno ao lado de Deus—nada nesse mundo transitório e passageiro poderá derrotá-lo. Quanto mais focado, concentrado você estiver na promessa de Deus, mais efetivo poder algum.

Você está focando sua vida no que? No seu trabalho? Na quantidade de dinheiro que você está conseguindo economizar? Na sua reputação? No seu sucesso? Ou será que você está colocando todo o foco da sua vida nas suas dificuldades? Onde você está focando sua mente, onde você está colocando sua concentração? O problema? Nada disso permanecerá para sempre. Tudo é transitório. É por essa razão que precisamos focar nossa atenção naquilo que durará para sempre. Por isso Deus nos ensina a focar nossa mente no futuro. Como é mesmo o texto que lemos há pouco? “Estamos olhando não para as coisas visíveis, mas para as invisíveis. As coisas visíveis são transitórias; as invisíveis são de fato permanentes.” (2 Coríntios 4:17,CPH).

Deus diz: Olhe para a eternidade. Mas “como” podemos viver assim? Como podemos focar nossa mente na “eternidade”? Isso significa ficar setando pensando somente pensando no futuro o tempo todo? Não. O que precisamos fazer é (1) focar nossa mente em Jesus e como ele viveu. Ele é o exemplo a ser seguido. Como foi que Jesus participou no Jogo da Vida? Como foi que Ele correu a carreira que para ele estava proposta? Como foi que Jesus alcançou a vitória?

Além disso precisamos (2) focar nossa mente na recompensa que receberemos quando cruzarmos a linha de chegada e começarmos uma nova vida, a vida eterna, ao lado de Deus. E aqui a chave para o sucesso é perspectiva. O segredo da vitória está na maneira que você vê a vida. Quando você descobre o adequado “porque” daquilo propósito.

O problema de muitos que aceitam o plano de Deus para sua vida e depois desanimam é que se esquecem o “porque” por detrás de suas ações. Por que leio a Bíblia? Por que participo de uma comunidade cristã? Por que me coloco à disposição para servir? Porque assim estamos nos preparando para a eternidade. Quando nos esquecemos de que vivemos em preparo para a eternidade, começamos a viver apenas pensando no agora: nas contas que temos que pagar, em quem vai ganhar a Copa, ou onde vamos passar as próximas férias… O problema é que tudo isso apenas nos distrai e nos tira a concentração daquilo que é mais importante.

Precisamos manter o foco naquilo que é mais importante. E aqui há algo que gostaria de dizer para vocês: a maior motivação para sua vida não é a interna nem a externa. A maior motivação para sua vida é a eterna! Por essa razão, o conselho bíblico para todos nós é esse: “livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” (Hebreus 12:1-2, NVI).


Você está em : Sementes
Compartilhe:


Comente