INÉDITO:
  • SEG-SEX09:00
REPRISES:
  • SEG-SEX17:00

Mais da metade das pessoas com glaucoma não conhece a doença


glaucoma-vida-e-saude-2013
Uma pesquisa divulgada em 27 de maio, feita em parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Thomas Jefferson University, dos EUA, revelou que a maior parte dos pacientes portadores de glaucoma não tem conhecimento da doença. Os pesquisadores entrevistaram 280 pessoas, entre brasileiros e estadunidenses, e fizeram perguntas a respeito das principais características da enfermidade. 44% dos norte-americanos entrevistados não souberam responder adequadamente. No Brasil o resultado foi ainda pior, 54% dos afetados não tem ideia do que se trata a doença. No domingo anterior à divulgação da pesquisa, 26, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, o problema pode ser caracterizado como uma consequência da elevação acima do normal da pressão sanguínea dentro do nervo óptico. Essa alteração pode comprometer o campo visual e, se não houver tratamento, o glaucoma pode levar à cegueira. A doença é apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como sendo a segunda maior causa de deficiência visual no mundo.

De acordo com o médico oftalmologista Alberto Betinjane, não existe uma causa definida para a doença. “De alguma maneira a área de drenagem dos líquidos que circulam no globo ocular deixa de funcionar adequadamente, e o líquido fica represado dentro do nervo óptico causando a elevação da pressão”, explica.

O médico também alerta que o glaucoma é uma doença que não apresenta sinais. “No tipo mais comum, o glaucoma de ângulo aberto, não há sintomas. A pessoa não percebe que a doença está progredindo”, informa. O especialista também disse que o diagnóstico só pode ser feito através de exame de rotina.

Outro dado apresentado pela pesquisa foi de que 30% dos americanos entrevistados não sabiam explicar o porquê de estarem tomando os medicamentos.  No Brasil, 80% não sabiam quais são os valores de pressão sanguínea ideal para o olho.

No mesmo dia foi divulgado o resultado de outra pesquisa feita pelo Ibope sobre o mesmo assunto. Nela foi apontado que cerca de 50 milhões de brasileiros nunca foram ao oftalmologista. Segundo os dados dessa pesquisa, cerca de um milhão de brasileiros têm a doença.

Douglas Pessoa (ABJ Notícias)


Você está em : Dicas de saúde
Compartilhe:


Comente



  • Luciana Miranda da Silva em 12 de agosto de 2013 19:31

    Gostei de saber sobre essa doença,o glaucoma,gostaria de saber mais,pois eu a tenho,e o médico me informou pouco sobre o assunto,fiquei tão preocupada que nem perguntei muita coisa,e ele não fez questão de me explicar. Essa doença tem cura, quais são os metodos naturais que podem me ajudar a controla-la.O que eu posso fazer para ela não se agravar,ja uso colírio,mas existi algo mais que eu possa estar fazendo?Que tipo de glaucoma tenho?Pois na matéria vocês disseram que ela não apresenta sintomas,mas meus olhos doem muito,ficam avermelhados,sinto dor de cabeça e ficam ardentes.Se puderem me ajudar,estarei muito agradecida.Desde já fico feliz,só pela reportagem que vocês fizeram sobre esse problema.Obrigada,Luciana Miranda.



  • zoraide sizenando santos de jesus em 12 de setembro de 2013 15:33

    eu tenho esse problema e uso colírio diário,e será que não vou deixar de usar o colírio.



  • paulo victor do nascmento em 4 de fevereiro de 2014 11:29

    teria como vocês postarem um tema sobre o deslocamento da retina?sobre como tratar,quais alimentos contribuem para melhorar esse problema?



  • Maria do Carmo da Silva Gonçalves em 10 de julho de 2014 21:45

    Existe algum tipo de fruta ou chá que possa ser utilizado mesmo complexo vitamínico para quem tem glaucoma.



  • MARIA FERNADEZ mariverjs@hotmail.com em 3 de agosto de 2015 10:16

    gente de brasil ,, muy lindo me encanto la pagina , yo hablo portuges ,y leo pero todavia no se escribir sin errores,
    yo tengo glaucoma ,, de angulo abierto ,, me cuido mucho y estoy medicada ,,