INÉDITO:
REPRISES:
  • DOM01:00
  • SEG-SEX03:30

Amor Prático


um amor para bem amar

“Que os seus lábios me cubram de beijos!”
É assim que começa o livro de Cantares. Quase no centro da bíblia.
Há quem diga que esta poesia é uma ilustração do relacionamento entre Deus e seu povo, mas ninguém pode negar que literalmente vemos a figura de um homem e de uma mulher em um contexto romântico. É uma linda poesia, um cântico especial, que descreve cenas de amor explicito, sensualidade, companheirismo, e crises… é claro… em todo relacionamento há conflitos.. faz parte.
Mas, em fim… O cântico de Salomão deveria ser apreciado por todos os casais que desejam descobrir a beleza e as alegrias que um relacionamento baseado em amor verdadeiro produz.
O amor conjugal e todas as delicias que esse relacionamento proporciona para a mente e o corpo é um presente de Deus. É uma linda expressão de amor do Criador para os filhos criados, em perfeição, pondo ao dispor, na proporção devida, as alegrias e os desafios de amar.
Cantares não é um equivoco no meio da Biblia ou um enigma espiritual… é a verdade do amor relacional.
Os personagens da poesia inspirada amam e são amados um do outro. Isso só pode ser divino. Há uma cumplicidade e uma admiração que se manifestam, entre um homem e uma mulher com toda a força.
Alí temos a figura de homem que é amado e sabe amar. O amado continuamente dá ênfase a aquilo que a amada tem de melhor.
É uma continua conquista. Ele a louva pela beleza, por ser agradável estar com ela, pelo que sente, pelo que vê, pelo que é. Entre tantos elogios ele diz:
“você é a mais bela de todas as mulheres”
“deixe-me ouvir a sua voz; pois a sua voz é suave, e o seu rosto é lindo.
“Como você é bela, minha querida! Como você é linda! Como os seus olhos brilham”
“Como você é perfeita.”
“Com um só olhar, meu amor … você conquistou meu coração”
Perceba que esse homem esbanja elogios. Investe em palavras de carinho. E isso é tremendo. Não há mulher que resista a tanto galanteio, tanta habilidade em dizer-lhe coisas agradáveis. O homem tem todo o poder de afirmar a auto-estima da mulher. O que um marido diz repercute nas emoções, na sexualidade, na perspectiva de vida da companheira que, em resposta, ama com toda a entrega que a condição feminina lhe permite mas na falta do estímulo, a mesma se fecha sob o peso do desafeto.
Mas, queridos; há relacionamentos secos de carinho. Há homens que pouco valorizam expressar afeto, nunca dizem te amo, nunca surpreendem… esperam recompensas mas não ofertam.
Está claro que o amor expresso desenvolve-se dia após dia e torna o namoro, o casamento e a família um lugar de tremendas conquistas.
A mulher da poesia é bem parecida com as mulheres de todos os tempos: se apaixonam, amam e se entregam. Como nós ela responde:
“Você é meu e eu sou sua.”
Um homem com inteligência emocional usa a linguagem da intimidade e do reconhecimento e consegue fazer a sua mulher feliz e envolvida.
Ela ainda diz: “Entre dez mil homens, o meu amado é o mais bonito e o mais forte…”
“O seu falar é doce e tudo nele me agrada.”
É o que eu disse: um homem conquista pelo que diz.
A poesia fala de um homem lindo e forte, mas arremata com a afirmação de que ele é agradável e diz coisas bonitas.
Com essa plataforma de respeito e admiração, de conquista mútua, o casal está unido.. Eles investem tempo para estar a sós. A relva é o leito. A paisagem é o cenário e os dois vivem momentos lindos e ternos.

Ela é como águas que correm amorosamente para o amado. Ele a recebe com ternura e faz sentir-se amada e deseja.
Ah… como é formidável essa relação. Diferente de tantos rios secos, cheio de pedras que cortam, ferem a alma um do outro.

Não se propõe aqui, um amor de novela, mas um amor de verdade, a realidade… um compromisso eterno de cativar o outro, de perdoar as falhas, de reconhecer os erros e decidir mudar. Mudar em si para provocar o bem do outro. É um amor que não vê o passar do tempo, as transformações físicas mas se transforma em um amor amadurecido, mais forte e mais profundo.
Em todo o contexto dessa entrega conjugal há toques, caricias, intimidades e declarações de amor que permanecem além do momento. Eles não amam calados. Não sucumbem a crença de que é pressuposto que se amem já que estão casados. Não. O amor que sentem é declarado constantemente.
Ela diz:
“O meu amor está falando comigo.” – vejam! esse casal se comunica. Salomão verbaliza o que sente. Ela declara que ele é o seu amado… esse relacioanamento é lindo e próspero. Os dois são realmente “carne da mesma carne.Um pedaço do outro, amor do outro, alegria do outro.
E que relacionamento não dá certo quanto há essa expressão? O silêncio é que é mortal. Impede o crescimento.
Até por que as palavras bem ditas são curativas.
Há quem diga que para uma crítica são necessários 5 elogios
Quantos sonhos seriam sem fim e quantos amores seriam eternos se construíssem um enredo assim: conversando, namorando sempre, olhando nos olhos e dizendo coisas lindas de se ouvir, trocando juras de fidelidade e sendo totalmente desejáveis um para o outro. Esse casal blinda as entradas do adultério, das frustrações e das separações.
Isso não significa que sempre será tempo bom e não há crise alguma. Não. Os conflitos existem, mas são resolvidos e deixados no passado.Permanece apenas o aprendizado.
“O inverno já foi, a chuva passou.” – A vida não é o tempo todo poesia e céu azul. Mas o tempo sombrio, o casal não estabelece o fim. Talvez, um tempo mais recluso, mais introspecto, mas não menos amoroso. A expectativa é que logo irá nascer o sol da nova estação. Haverá flor no campo, relva verde, pássaros cantando e muito amor em todo o tempo até que o tempo cinza vai passando e as nuvens carregadas dão lugar ao céu azul de verão. Por algum motivo, em uma das bodas, um procura o outro e não encontra. Sai a procura até encontrar. Quando encontra abraça e beija. É isso. Alguém precisa ceder, ir ao encontro, abraçar e beijar. Um ajuda o outro a recomeçar sem que nada ou ninguém interfira. A princesa de Salomão pede ás mulheres de Jerusalém, que prometam não perturbarem os momentos de amor dos dois. Que ninguém perturbe os nossos.
“Sessenta soldados, os melhores de Israel, faziam a guarda pessoal do Rei.”
“Cada um armado com uma espada, por causa dos perigos da noite.”
Marido e mulher precisam estar protegidos dos perigos que cercam um relacionamento. Há limites que são guardados, há segredos que não devem ultrapassar a porta do quarto. As janelas da intimidade com outros precisam ser fechadas e para isso usa-se a espada da fidelidade em pensamento, palavras e gestos. Os principais guardas de um casamento são o respeito, o compromisso, a fidelidade, o perdão e os gestos de amor.
-O respeito protege o valor que o outro possui.
-O compromisso é a confirmação dos votos feitos no altar, com testemunhas e na presença de Deus.
-Perdão é para todo dia ser liberado e esse por si só já é uma expressão divina de amor. Mas ainda se desdobra em reconhecimento e dedicação ao outro. Olhando nos olhos do outro celebrando a união.
-A fidelidade é o laço que une o humano ao divino.
Vejam ainda algumas expressões do amado para a amada .
“Pode haver sessenta rainhas, oitenta concubinas e muitas moças”
“mas eu amo somente uma …
Todas as mulheres olham para a minha amada e dizem que ela é feliz …”
Estas são revelações que definem a maior prova de amor e que resulta em felicidade; deste os tempos que Deus criou uma mulher para um homem e celebrou o que considerou ser muito bom, pessoalmente. De lá até aqui nada mudou. Amar é ter compromisso com a felicidade do outro, até por que, esse outro é pedaço da alma. O nome de um está gravado no coração do outro e esse tipo de amor é forte e nem as águas apagam, jamais. Esse é o amor que não se compra e nem se vende: é amor pra toda a vida. É reflexo de Deus em nosso olhar.
Amor é pra ser perfeito e pra ser eterno até que dure a infinita misericórdia de Deus sobre todos nós. É o som do coração de Deus – o Cântico dos Cânticos.


Você está em : Artigos
Compartilhe:


Comente



  • flavia ss gomes em 27 de dezembro de 2011 21:51

    sou adventista, amo sem tabus. me ajuda em minhas duvidas, pena que meu esposo fabio gomes esta afastado da igreja. orem por mim e minha familha sou de cascavel parana.beijão.
    novo tempo abençoada por DEUS!!!!! Amém!!!!bjs.



  • joelma em 28 de dezembro de 2011 14:17

    amei a msg!! e sei que posso tirar muitas coisas bouas!
    e com a ajuda de DEUS, dia após dia haverá mudanças na minha vida… e o meu coração será transformado pelo poder Dele!!



  • Felipe Emanuel em 8 de janeiro de 2012 2:39

    Se todos os casais seguisem o exeplo nos foi apresentado atrávés dessa linda história o nosso mundo seria completamente diferente,pois haveria mais comprenção,amor,fidelidade,temor para com os mandamentos de Deus e uma coisa que na minha opinhão seria fundamental que é uma sosiedade mais organizada para uma melhora de habitos.
    Muito obrigado por esse programa Sem Tabus que é muito informativo e alegre,assisto Sempre.
    Valeu!



  • Athos de Souza Prazeres em 10 de janeiro de 2012 1:04

    que Deus ilumine cada vez mais os autores desses artigos….



  • Jéssica Regina em 26 de janeiro de 2012 16:58

    Lindas palavras… mas belas será se coladas em práticas! Que que meu relacionamento seja uma eterno triângulo amoroso: EU, DEUS e MEU AMOR!!! Amém



  • vanessa medeiros em 26 de janeiro de 2012 23:16

    Gosto muito deste programa pois aprendo pela biblia e tbem tiro minhas duvidas;que Deus continue abençoando grandemente a todos!!!



  • Bruna em 27 de janeiro de 2012 23:29

    Linda mensagem



  • Olga Regina em 28 de janeiro de 2012 12:50

    Ótima mensagem, inspiradora. Creio que casais que se basearem nela terão sua vida conjugal enriquecida e mais feliz.



  • Herline Maia em 28 de janeiro de 2012 16:33

    Fiquei muito emocionada com a história que acabei de ouvi-la.Pois sabemos que é muito raro um relacionamento assim… Mas com apresença de DEUS em nossa vida a cada dia, a cada momento conserteza caminhamos para uma vida mais feliz e um casamento mais duradouro, em nome de Jesus!



  • Paola em 28 de janeiro de 2012 18:16

    OLá, não tenho namorado mas gostaria de saber até onde vai as caricias entre namorados. Obrigado!



  • TANIA ARAUJO em 28 de janeiro de 2012 18:35

    GOSTO MUITO DESSE PROGRAMA SEM TABU POIS ELE TIRA MUITAS DUVIDAS SOBRE O SEXO.QUE DEUS CONTINUI ABENCOANDO TODOS VOCÊS



  • Aline em 29 de janeiro de 2012 21:29

    Parabens por essa linda mensagem. Fiquei muito emocionada ao ler. Pena que muitas pessoas nao saibam vive o amor infinito e real, mesmo sendo conhecedoras da palavra de Deus. AAHHHH como sempre achei lindo o Livro de Cantico, qntos poemas, qntas belezas. Fiquem na paz. Obrigada…



  • Meriã em 30 de janeiro de 2012 21:27

    gosto muito de assisti sem tabus,tira muitas duvidas minhas e do meu marido…………………..



  • Dry em 2 de fevereiro de 2012 21:55

    Gostaria de agradecer primeiramente e Deus e depois a vcs familia novo tempo, por esses progamas maravilhosos, especialmete o Sem Tabus que mesmo ñ sendo casada e sem namorado (até agora, rs), me ajudam muito a ter as informações certas, necessárias e vindas de Deus para a minha vida.
    Amei esse tema! É realmete esse o verdadeiro amor que Deus quer que todos os casais expermimentem!! Peço o amor de Deus todos os dias em minha vida e espero passar por essa linda experiencia do amor puro e verdadeiro um dia.
    Adoro seus programas Darleide, vc é realmete uma mulher de Deus! Que ele a ilumine sempre e continue lhe dando sabedoria dos altos céus!
    Grande abraço família Novo Tempo, que Deus os abençoe sempre!



  • mauricio barros em 3 de fevereiro de 2012 21:57

    gostei muito da menssagem, e concordo com o fato de o amor ser tudo na vida. mas gostaria que orassem por mim, pois eu preciso muito de amor, preciso amar as pessoas e infelizmente eu me fechei e nao conssigo amar ninguem e isso me faz muita falta e doi por dentro…



  • Catia em 3 de fevereiro de 2012 23:20

    Lindo, espero dar e receber esse amor!!



  • Gisele em 5 de fevereiro de 2012 20:07

    Palavras maravilhosas e muito inspiradoras! Creio que Jesus colocará em minha vida um amado assim: firme, decidido e principalmente comprometido com o Senhor! Que Deus ilumine sempre, com Seu Santo Espírito, os autores desses artigos!



  • Thaygrah em 15 de fevereiro de 2012 18:04

    O amor é perfeito,a familia de Deus é perfeita.
    todos sonham em casar,casam-se e esquecem que o amor precisa ser dinâmico,precisa que haja uma entrega,não querer ser feliz,mas fazer o outro feliz pois assim ambos serão felizes sem egoismo.
    Lembrando que a cada dia a relação tem que ser a três,pois colocando Deus em nosso meio tudo dará certo,pois mesmo que haja lutas seremos sempre vencedores.



  • Tamara L M Silva em 24 de fevereiro de 2012 3:33

    Querida, que artigo maravilhoso! Amei. Parabéns pelas belas palavras, que Deus continue te usando como instrumento de luz.



  • marianny em 10 de março de 2012 19:03

    gostei muito da mensagem…sou adventista mais meu esposo nao mas tenho muita fe de q um dia ele vai estar ao meu lado na igreja…orem por mim e por minha nova vida de casada…



  • Luciano Miguel em 19 de abril de 2012 0:09

    A mensagem é muito linda, e leva-me a pensar e reavaliar a minha conduta com relação a minha comunicação amorosa com minha esposa que estou casado a 22 anos.
    Mas uma duvida, com relação ao texto me incomoda (“Pode haver sessenta rainhas, oitenta concubinas e muitas moças”
    “mas eu amo somente uma …
    Todas as mulheres olham para a minha amada e dizem que ela é feliz …”) claramente, Salomão fala em amar apenas uma mulher mas convive com outras…
    Sou casado com uma mulher e amo muito e acho que a faço feliz, então baseado no texto, eu posso ter outras mulheres também e considerar me uma pessoa fiel por amar apenas a minha esposa?



  • Irina em 13 de maio de 2012 8:16

    Sempre achei que Deus poderia resolver todas questões da vida com excepção da nossa vida a 2, estava completamente enganada. Hoje vivo um reavivamento, Ele esta a operar de forma sobrenatural na minha vida, transformando todo o meu ser.
    Obrigada, esses artigo e lindo, tenho meditado e me firmado nesse livro de Cantares para remover os meus tabus.
    Que Deus abençoe o seu lar Darleide.



  • suzylayne em 19 de julho de 2012 14:48

    Meu Deus que mensagem abençoada.Esse programa edifica muito meu casamento.Eu e meu marido não perdemos um programa e graças a Deus estamos vivendo os prazeres designados por Deus ao casamento.
    Parabéns Darleide e equipe do sem tabus!!!!



  • Luana em 29 de julho de 2012 12:44

    Eu gostaria que vcs me respondessem, o que um casal cristão pode ou ñ pode fazer durante o sexo? Me respondam de forma que eu possa entender!



  • Luana em 29 de julho de 2012 12:52

    Gostaria de saber o que um cristão pode ou ñ fazer durante o sexo?
    Gostaria também que respondessem de uma forma que eu pudesse entender!
    Falo sobre caricias e todo resto!
    podem responder no meu e-mail também!
    Eu preciso muito dessa resposta.



  • Roseane em 30 de julho de 2012 17:34

    Que mensagem linda. Amei!!!!!!!!!!!!!
    Querido DEUS ensina teus filhos a amar verdadeiramente.



  • cleide em 24 de janeiro de 2013 18:57

    Sou de outro ministério,mas ressentimento venho acompanhado os programas, e tenho me aprendido muito,gosto muito do sem-tabus na mira da verdade tem mais e graças a deus tem sido uma benção na minha vida que deus os abençoas todos voces que continua a leva a palavra de deus com sinceridade.



  • Aliny em 13 de maio de 2013 19:37

    É muito bom ler um texto que mostra a realidade de um amor, onde o mundo tenta distorcer esses principios, e o divino nos eleva a percebe que tudo que Deus fez é bom, e o amor com respeito e compromisso nos da umas realização e satisfação nos fazendo trasbordar um amor verdadeiro, parabens ao escritor !



  • Jheovana em 20 de maio de 2013 9:09

    Muito lindo todo o ensinamento…Que o Senhor continue guiando os produziram o artigo!!



  • Natália Lima em 5 de julho de 2013 22:24

    Um texto maravilhoso com uma comparação inigualável. Simplesmente perfeito!



  • Alan Phelipe em 9 de julho de 2013 8:31

    é impossivel ler esse artigo e nao adquirir conhecimento…impressionante..aprendi demais, e certamente praticarei essas coisas para a minha amada! pois ela merece todo amor que sinto por ela!
    Deus te abençoe Darleide!



  • livia em 29 de outubro de 2013 12:20

    e muito bom seu programa ….



  • Fabiola dos santos lima barcelos em 10 de fevereiro de 2014 19:17

    nossa muito este programa sem tabus muito gosto muito, que Deus a todos a cada dia mais.



  • Mambre Nicacio Ferreira em 14 de fevereiro de 2014 10:28

    Maravilhoso este artigo, apesar dos dias serem corridos, mas a essência da vida é o amor em família estar ligado ao amor divino.



  • Missilene Alves dos Santos em 18 de fevereiro de 2014 19:40

    Amo todos os artigos, pois tem me ajudado bastante.



  • Lurdinha Rodrigues em 17 de fevereiro de 2015 0:19

    oi, boa noite.. Sou da igreja mundial, mais amo muito assistir o sem tabus.



  • Eldia Pires em 15 de abril de 2015 13:10

    Admiro muito voce Darleide!
    Continue sendo instrumento de louvor ao Senhor em todo tempo!



  • Mirlene em 10 de junho de 2015 23:44

    Muito bom…



  • Ananda Brandão em 22 de junho de 2016 23:09

    Esse programa tem dado esperança a muitos relacionamentos! Eu mesma venho mudando, buscando o meu melhor como noiva baseado nos conselhos e instruções desse programa,louvo a Deus por ele existir na minha vida e na de muitas irmãs em Cristo. Abraços afetuosos!



  • Gilneide em 20 de agosto de 2016 12:54

    Obrigada!



  • Gilneide em 20 de agosto de 2016 12:56

    Muito lindo! Chorei de emoção.



  • rodrigo em 5 de setembro de 2016 18:46

    minha filha de 5 anos fica se masturbando o que fazer