doe agora TV TV
INÉDITO:
REPRISES:
  • DOM18:30
  • TER22:30
  • QUA10:30
  • QUI03:00
  • SEX15:30

Como Controlar Suas Contas


Não é difícil detectar o desequilíbrio orçamentário ao analisar seu comportamento familiar de consumo. Se você tem o hábito de gastar enquanto o saldo no banco permite, a constatação é imediata: o uso do dinheiro em sua família está sendo feito de forma errada, pois negligencia a necessidade de reservas no futuro. Se, por outro lado, você procura manter algum tipo de disciplina com os gastos ao controlar suas dívidas, mas não controla o suficiente para viabilizar sobras regulares, a situação é ainda pior. Você apenas tem mais trabalho para conduzir a vida de maneira descuidada. O controle, por si só, neste caso, pode ser uma perda de tempo.

Organizar o orçamento é o primeiro passo para evitar dívidas e manter a saúde de seu bolso, além de ajudar a determinar onde você vai gastar o seu dinheiro. Se você não faz orçamento, não sabe onde gastar e onde cortar despesas para manter uma vida financeira saudável, caso seja necessário.

Para manter esse controle, lance mão da ferramenta que achar mais fácil para você, desde uma planilha de finanças no computador a uma simples folha de papel. Em um de nossos programas anteriores já lhe ensinamos como elaborar um orçamento doméstico simples. Acesse nosso blog e reveja o programa intitulado “Orçamento Familiar” para aprender mais sobre o assunto. Mas vale recordar que fazer um orçamento é tão somente levantar a receita liquida da família, como salário depositado na conta bancária, uma receita patrimonial como um aluguel, uma pensão, aposentadoria, etc. Se você é um autônomo, considere a média mensal de sua receita descontando as despesas com sua atividade. Depois relacione tudo que você gasta normalmente, agrupado em itens similares, como várias despesas que você tem com o seu carro como despesas com veículo e assim sucessivamente.

É bom relembrar sempre de algumas dicas de consumo que ajudam a reduzir este grupo de despesas. Uma delas é racionalizar algumas despesas diárias, mesmo as pequenas, pois podem fazer uma grande diferença no final do mês. Um exemplo simples é trocar lâmpadas e aparelhos elétricos por modelos mais eficientes, com o objetivo de reduzir a conta de energia elétrica. Controlar o gasto com celulares e adequar os planos contratados junto à operadora para achar a opção mais econômica é outra boa medida. Sem falar na regra número um para ter um consumo eficiente: pesquisar preços e evitar as compras de impulso.

Nesse sentido, os parcelamentos podem ser uma armadilha. Fuja de todos eles. Compre sempre à vista e negocie descontos. Podem existir situações em que comprar parcelado seja uma opção interessante, pois não tem acréscimo de juros e não existe a opção de compra à vista com desconto. Um bom exemplo é a compra de passagens aéreas. Se este for o caso, o valor que você iria pagar à vista deveria ficar numa conta de poupança rendendo juros, ou se realmente for pagar as parcelas com seus salários futuros, esta parcela deve estar prevista no seu orçamento, ou seja, dentro de suas despesas mensais regulares.

Uma dúvida que surge quando vamos fazer uma planilha de orçamento doméstico é o nível de detalhamento que esse controle exige. Os economistas respondem que quanto mais detalhada for essa planilha, melhor. No entanto, quero reiterar o que já dissemos, tente fazer um resumo, agrupando as despesas afins, como as compras de mercado, compras na feira, na padaria, etc, como despesas com alimentação.

Atrelado ao orçamento lembre-se agora da importância de manter um controle periódico de todas as suas despesas mensais. Isto vai lhe permitir fazer comparações de gastos e saber exatamente onde está escoando sua renda. Uma vez que você tem o conhecimento detalhado de suas despesas, será muito mais fácil comparar com o seu orçamento e,  havendo necessidade, fazer os ajustes naquelas despesas que estão extrapolando o que foi orçado.

Se você fizer este controle de gastos com periodicidade em alguns meses, poderá identificar aquilo que eu chamaria de “inflação do seu padrão de vida”. As pessoas possuem padrões de vida diferentes e como os aumentos dos preços variam de produtos e serviços de forma diferente, é possível que o aumento do seu custo de vida seja maior que o da sociedade em geral e o aumento de seu salário, através dos dissídios, pode não ser suficiente para ajustar seu padrão de vida. Se isto acontecer, não tem outro caminho, a não ser mudar seu padrão de vida, diminuir suas despesas, ajustar seu orçamento, para que não apareçam os endividamentos. Todas as vezes que você compara suas despesas com o seu orçamento, é uma oportunidade para uma reflexão sobre suas prioridades materiais e de consumo. Ao se fazer os cortes, gastos menos prioritários devem ser reduzidos.

Não há remédio, é preciso viver com a renda que se tem. Manter o equilíbrio financeiro é bom para a saúde psicológica. E tudo isso começa no orçamento.

Vamos fazer um resumo desta metodologia de controle que consideramos ideal na busca da estabilidade financeira:

  1. Conhecer suas despesas: para tanto, lance mão de uma pequena caderneta e anote todas as despesas. Uma vez que normalmente o marido e a mulher é que realizam as compras e pagamentos da família, cada um deve ter a sua caderneta de anotações. Se necessário, faça isto por três meses para ter uma média mais aproximada das despesas. Se existe um pagamento que é feito apenas uma vez no ano, como o IPVA do carro, anote na base de 1/12. Agrupe as despesas quando forem itens afins.
  2. Com base nesta média de despesas, faça seu orçamento mensal. Envolva toda a família e façam isto em comum acordo.
  3. Periodicamente use uma caderneta similar para fazer o acompanhamento de onde está realizando seus gastos efetivos e faça uma comparação com o seu orçamento.
  4. Temos então o 4º. e importante passo. Ao descobrir os desvios, faça os ajustes necessários, ou seja, corte despesas, mude seu padrão de vida se for o caso, mas não deixe que suas despesas estejam em desconformidade de seu orçamento. Se estes ajustes não forem feitos, todo seu esforço será em vão.

Segundo pesquisas recentes, a estrutura orçamentária de uma família brasileira, em geral, tem suas despesas distribuídas mais ou menos com os seguintes percentuais:

  • 30% para moradia,
  • 25% para alimentação,
  • 12% para saúde e higiene pessoal,
  • 15% para transportes,
  • 8% para educação e cultura,
  • 5% para lazer,
  • 5% para gastos diversos.

Esses percentuais referem-se a um consolidado médio de todas as famílias brasileiras. As estruturas de gastos podem variar conforme a classe social.

Como no Brasil a renda per capita é baixa, as necessidades básicas, como moradia e alimentação, pesam muito mais nas classes de renda mais baixa e influenciam bastante essa média. Por isso cada família que se reunir para elaborar o orçamento doméstico irá avaliar como está sua condição socioeconômica.

É imprescindível a elaboração de um orçamento, que é basicamente listar Receitas e Despesas. Mais que um cuidado necessário, fazer o orçamento pode revelar algumas surpresas para aqueles que o fizerem pela primeira vez. Pode haver uma diferença grande entre os valores orçados e desejados com o que realmente são gastos. Conforme for criado o hábito e experiência, a diferença vai diminuir. Porém essa diferença dificilmente desaparecerá devido aos imprevistos, já que na prática, as Receitas tendem a diminuir enquanto as Despesas quase sempre aumentam. É por isto que temos dedicado tema para falar da importância de um fundo reserva, ou uma poupança. Não vamos entrar em detalhes, mas fica aqui um conselho fundamental: deixe que sobre um pouco no seu orçamento mensal, não comprometa toda sua renda, deixe uma sobra que será destinada ao fundo reserva. Este fundo irá ajudá-lo a cobrir os imprevistos e a fazer frente ao seu planejamento patrimonial, as férias de sua família, entre outros projetos futuros.

Agora você pode perguntar: “Mas como fazer para sobrar dinheiro no final do mês e não sobrar mês no fim do dinheiro?” Basta começar elegendo prioridades! Se você não pode ter tudo, terá de fazer escolhas e aprender a fazer escolhas não é uma tarefa simples, mas imprescindível se você quiser ter uma vida mais confortável.

Outro detalhe importante: lembre-se de pagar suas contas pontualmente. Preste atenção às datas de vencimento para que você não gaste com multas por atraso e assim venha reduzir sua renda.

Portanto, planeje-se, coloque seus gastos no papel, observe onde podem ser feitos cortes, verifique o que é necessário. Depois dessa análise você poderá dar passos seguros para controlar as contas e não deixá-las que elas controlem você.

 “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lancem rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5

Você está em: Programas, Temporada 2012, Vídeos

Compartilhe:


Comente



  • MILTON ALVES DO CARMO FILHO em 12 de junho de 2012 11:01

    Maravilhoso este programa da TV Novo Tempo, indispensável para toda famíla. Eu recomendo a todos chefes de famílias que assistam e coloquem em prática as lições e princípios ensinados aqui. Eu vou começar a praticar estes ensinamentos, pois pretendo ser sábios no uso dos meus recursos financeiros e passar estas lições para a minha família, para os meus irmãos na fé e para os meus amigos. Valeu, NT!!



    • Sonia Maria Aviles em 13 de setembro de 2012 8:50

      Depois que comecei a assistir o programa saldo extra entendo melhror a controlar a minha vida fianceira.Obrigado e que Deus abençoe a TV Novo tempo.



  • Jeziely Soares em 7 de julho de 2012 23:37

    Programa muito bom!!!
    Mas infelizmente conheço muitas famílias que gastam mais do que tem e acabam por dar calotes nos outros.
    Isso no meio Cristão jamais pode acontecer, pois temos de honrar com nossos compromissos para darmos testemunho.



  • Aldirene Brito em 23 de agosto de 2012 10:46

    Esse programa é ótimo, tenho aprendido muito assistindo. por favor tentei fazer Downloads das planilhas e orçamento, mas não conseguir. por favor me ajude.



    • saldoextra em 27 de agosto de 2012 11:00

      Olá Aldirene, as planilhas estão funcionando normalmente. Tente baixar novamente por favor! Abraços.



  • rosangela pereira dias em 3 de maio de 2013 22:38

    ola eu estou presizando de ajuda pos ha sete meses o meu marido ficou desempregado e orei adeus e pedi que me ajudase com algo que pudessemos ter alguma renda e dai eu comecei a fazer lanches e ele levou para vender ele era rdoviario e ficou vendendo na porta do terminal tudo ia muito bem so que agora ta muito dificio u que ele vende so dar pra comprar os materias para o outro dia e assim tem sido e eu nao sei o que eu posso fazer pra reverter essa situaçao porque o meu marido ja tem 60 anos e e dificiu para arrumar emprego e eu nao posso trabalhar porque eu tenho um filho deficiente eu nao posso trabalhar eu nao sei o que fazer por favor me deem uma orientaçao obrigada



  • Héber Vasconcelos em 26 de outubro de 2013 9:34

    ÓÓÓtimo!!! este programa da tv novo tempo,legal encontrar informações que contribuem pra o crescimento do brasileiro,já que deveria,mas não é comum nas escolas falar de planejamento orçamentário de uma forma tão simples.



  • maria jose em 8 de dezembro de 2013 16:19

    na busca pelo programa “orçamento doméstico” não o encontrei em meios a outros títulos…precisa dele para copiar a lplanilha



  • Eliss. lima@hotmail.com em 9 de novembro de 2014 17:45

    Tenho 28 anos ganho 1261,00 como ter minha CS própria moro de aluguel e pago 655,00 o q devo fazer??



  • Denis em 31 de maio de 2015 21:43

    Não consegui baixar na sessão de downloads as planilhas de controle diário



  • Eloisa em 22 de junho de 2015 15:32

    naõ consigo baixar as planilhas de controle de gastos



  • Leonardo em 6 de setembro de 2015 15:44

    Programa muito bom, estou aprendendo bastante. Não estou conseguindo fazer o Download. Poderiam, por gentileza, me ajudar.



    • Leonardo em 6 de setembro de 2015 15:46

      Não perco o represi das terças. Programa muito bom, estou aprendendo bastante. Não estou conseguindo fazer o Download das tabelas de controle financeiro. Poderiam, por gentileza, me ajudar? Muito obrigado !



    • flavia.silva em 4 de fevereiro de 2016 10:22

      Olá Leonardo,
      que bom que está gostando do nosso programa. Abaixo o link para fazer o download da planilha: http://novotempo.com/download/PLANILHA_SALDO_EXTRA.xlsm

      Forte abraço



  • Erica Aparecida Silva em 8 de março de 2016 14:03

    OLÁ ! Sempre acompanho o programa ao domingos, gostaria de receber um bom modelo de fluxo de caixa para organização das finanças de entradas e saídas e por favor quando possível fale sobre o mesmo no programa. Muito obrigada Érica



  • adriano em 20 de março de 2016 18:40

    gostaria de receber esta revista



    • flavia.silva em 29 de abril de 2016 10:19

      Olá Adriano, tudo bem?

      Para receber a Revista , basta preencher seus dados no link abaixo:
      http://biblia.com.br/revista-saldo-mais/

      A Revista Saldo Mais é um presente do nosso programa pra você.
      Espero que goste!
      Um forte abraço



  • Antônio em 20 de março de 2016 18:49

    Benca



  • Selma em 20 de março de 2016 19:00

    Boa noite, sou muito fã do Saldo Extra. As dicas e conselhos tem sido uma bemçao na minha vida. E já me livrou de muito perrengue. Acabei de ouvir agora do Aplicativo Saldo Extra. Mais que depressa baixei. Mais não consigo acessar. Me cadastro mas, não entra. Minha net aqui é ótima. O aplicativo é pago. É por isso?



    • flavia.silva em 29 de abril de 2016 10:14

      Olá Selma, que bom que você gosta do nosso programa!
      O aplicativo não tem custo. Já conseguiu acessar?
      De qualquer forma, vamos verificar o que aconteceu. Pode ser um problema operacional.
      Qualquer coisa, temos uma planilha que que também é muito útil: http://novotempo.com/download/PLANILHA_SALDO_EXTRA.xlsm

      Um forte abraço



  • ELIANY RODRIGUES DOS SANTOS em 20 de março de 2016 19:06

    como consigo uma planilha que se pareça ao máximo ou igual a que vcs falaram no programa uma planilha que ha vise se passei dos limites do planejamento



  • Jair Costa em 29 de março de 2016 12:17

    Este programa da TV Novo Tempo e maravilhoso. Tenho aprendido muitas coisas boas pra minha vida e da minha família, agradeço a todos vocês que fazem parte dessa benção de Deus nos nossos lares.



  • cicero amancio pereira em 29 de março de 2016 23:26

    Um pequeno comecio varegista eu mmine mercadinho mas nao consigo controla minha contas ok devo fase de imediato para k posa meljora as minhas financas



  • osdinei em 21 de abril de 2016 22:15

    Gostaria de receber a revista saldo msis



    • flavia.silva em 28 de abril de 2016 14:14

      Olá, tudo bem?

      Por favor, nos envie seu endereço completo para que possamos enviar o seu presente.
      Um forte abraço.



  • Juliana em 26 de abril de 2016 7:31

    Bom dia, saldo extra.Gostaria de receber uma planilha p eu organizar meus gastos e entradas, preciso urgente conseguir me organizar melhor financeiramente, venho tentando em cadernos, mas sempre me perco.por favor me ajudem.tenho orado muito a Deus p conseguir me organizar. Recebo salário pago as contas e não sobra nada, as vezes falta.me ajudem, me mandem algo p facilitar.



    • flavia.silva em 28 de abril de 2016 14:11

      Olá Juliana, tudo bem?
      Obrigada pelo contato.
      Abaixo temos o link onde você pode fazer o download da planilha.
      http://novotempo.com/download/PLANILHA_SALDO_EXTRA.xlsm

      Espero que te ajude!
      Caso ainda esteja com dificuldades de organizar , mesmo com a planilha, por favor entre em contato com a nossa equipe para que possamos te ajudar.

      A Revista Saldo Mais tem conselhos uteis que podem te ajudar nessa tarefa. Ela é um presente do Saldo Extra para você. Caso tenha interesse, por favor, nos encaminhe seu endereço completo para que possamos enviar sua correspondência.

      Um forte abraço.



  • Claudia em 28 de abril de 2016 7:22

    Como eu consigo a revista saldo extra



    • flavia.silva em 28 de abril de 2016 14:06

      Por favor, nos encaminhe seu endereço completo para que possamos enviar o seu presente.
      Abraços



  • Claudia em 28 de abril de 2016 7:38

    Por favor pode manda a revista saldo extra



    • flavia.silva em 28 de abril de 2016 14:05

      Olá Claudia,
      Por favor, nos encaminhe seu endereço completo para que possamos enviar o seu presente.
      Abraços



  • jane em 28 de abril de 2016 8:08

    todos os programas da TV NOVO TEMPO são de suma importância e muito edificante para nossas vidas, obrigada por este programa maravilhoso saldo extra. Parabéns Deus continue abençoando.



  • Alexandre em 29 de maio de 2016 18:50

    Exlente dicas , que Deus abençoe a cada dia a todos da Novo Tempo



  • jose andre fidelis em 19 de junho de 2016 18:44

    não consigo me cadastrar para receber a revista saldo mais meu endereço é rua maria aparecida felipo rangel numero 32 bairro aroeira aparecida são paulo cp 1257oooo pode mandar estou esperando



    • flavia.silva em 29 de junho de 2016 11:12

      Você pode pedir sua revista através do nosso blog: novotempo.com/saldoextra
      ali você vai preencher um cadastro com seu endereço para que possamos enviar sua revista por correio, gratuitamente.



  • Eliane Almeida F. de Souza em 1 de julho de 2016 17:53

    Gostei da exposição do assunto, mostrando com simplicidade a importancia do planejamento financeiro. Vou comerçar a por em pratica na minha vida pessoal. Agradeço a Deus pela vida de todos envolvidos neste projeto maravilhoso.



  • auritanio silva ferreira em 17 de julho de 2016 18:35

    Gostaria de receber esta revista



    • flavia.silva em 18 de julho de 2016 15:15

      Para solicitar sua revista Saldo Mais basta entrar em nosso blog: novotempo.com/saldoextra Clique na imagem da revista e preencha o cadastro com seus dados. Em alguns dias ela chegará gratuitamente pelo correio até você!



  • Jorge Coelho em 26 de julho de 2016 23:21

    Boa noite.
    Temos uma pequena fábrica de sequilhos. Como podemos fazer para expandir o nosso sequilhos?



  • Vanderval em 24 de outubro de 2016 21:05

    Gostaria de receber essa revista



  • Dirceu José de Carvalho em 15 de novembro de 2016 22:13

    Gostaria de adquirir o livro gratuito saldo mais.obrigado meu endereço é rua rio Jaguari 201 chácara Recreio CEP 13460000 nova Odessa SP. Obrigado.



  • Maria Marciclene de Oliveira em 6 de dezembro de 2016 22:10

    Quero receber a revista saldo mais



    • flavia.silva em 17 de janeiro de 2017 14:47

      Olá Maria! Você pode pedir a revista Saldo Mais através do nosso blog – novotempo.com/saldomais ou pelo telefone 12 2127.3121
      ela é gratuita e pode fazer diferença na sua vida financeira! abraços da nossa equipe.



  • jase andrade em 4 de janeiro de 2017 21:06

    como fasso para receber a revista. saldo mai



    • flavia.silva em 17 de janeiro de 2017 14:41

      Olá Andrade! A Revista Saldo Mais você pode solicitar aqui pelo blog ou pelo telefone 12 2127.3121
      a postagem é totalmente gratuita! =)



  • Pedro Marcio Alves em 9 de janeiro de 2017 21:15

    Gostei gostaria de receber as revistas como faco



    • flavia.silva em 17 de janeiro de 2017 14:20

      Olá Pedro! Para solicitar sua revista basta acessar nosso blog – novotempo.com/saldoextra
      Ali você preenche um formulário com seus dados e ela será enviada pelo correio, gratuitamente =)



  • Claudio em 30 de janeiro de 2017 19:20

    Eu gostaria de receber a revista saldo mais.



  • aerton em 5 de fevereiro de 2017 11:38

    tenho assistido e gostado, o programa nos ajuda a administrar as financias e dar dicas de inveztimentos. parabens



  • Michele de Oliveira Correia Lima em 20 de fevereiro de 2017 22:04

    Saber sobre esta revista Saldo MAIS



  • Grinaldo Domingos dos Santos em 20 de fevereiro de 2017 22:06

    Saber sobre esta revista Saldo MAIS