Clique aqui e Saiba mais
doe agora

Ouça agora:

Música
Rádio Rádio

Entenda porque o pão integral é melhor para a saúde

Com certeza você já ouviu falar que comer pão integral faz bem para a saúde.

Mas como saber se o pão que você compra por aí é realmente integral? Quais são as principais diferenças entre os pães? Que benefícios eles trazem para a saúde.

A nutricionista Odete Santelle, da Universidade Adventista de São Paulo, explica as diferenças entre o pão branco e integral.

Acompanhe e tire dúvidas:

Diferenças básicas entre pão branco e integral.

A diferença principal está no tipo de farinha de trigo utilizada na fabricação do pão. O integral é feito geralmente com uma mistura de farinha integral (40-70%) e farinha branca, enquanto o pão branco é feito apenas com a farinha resultante do grão de trigo polido, processo onde a indústria retira o germe do trigo e a película que reveste o grão. Esse processo é feito para a farinha ter mais tempo de vida de prateleira, isso é, demora mais para estragar.

Porque o pão integral é melhor para a saúde.

O pão integral tem na sua composição vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do nosso organismo, como a Vitamina B1 que é importante para nutrir as células dos músculos e do sistema nervoso; a Vitamina B2 que é muito importante para o desenvolvimento e renovação das células; a Vitamina E, que está presente no germe do trigo, e é um nutriente importante no retardamento do envelhecimento celular. O trigo integral ainda contém minerais como o cálcio, o magnésio e outros. Outro ponto importante é a riqueza de fibras, que vai ajudar no funcionamento intestinal e na eliminação de resíduos de gordura da digestão presentes no intestino.

O pão integral tem um tempo de liberação das moléculas de açúcar de forma mais lenta, o que chamamos de baixo índice glicêmico. Isso é bom para os diabéticos, para evitar picos de elevação da glicemia após a ingestão do pão branco.

O pão branco é mais calórico?

A proporção de amido presente em 100 gramas de farinha branca é maior do que o amido presente em 100 gramas da farinha integral, o que deixa o pão branco com uma concentração maior de carboidrato.

Como saber se o pão é integral de verdade?

Existem muitos tipos de pães fabricados apenas com a adição de uma porção de farelo de trigo, o que vai enriquecer o pão com as fibras, mas o pão fica sem a presença do germe do trigo. Então para ser considerado integral, o pão tem que ter a presença de todos os componentes do grão de trigo original, que é a película mais o germe do trigo.

O ideal é que toda embalagem tivesse o rótulo com a composição dos ingredientes que foram utilizados na sua composição. Se tiver apenas a adição de farelo, não dá para ser considerado pão integral, mas sim pão enriquecido com fibra.

Um é mais fácil de digerir que o outro? 

O pão branco é digerido mais rapidamente, o que não significa que seja uma coisa boa, pois a liberação de glicose para o sangue também é feita de uma forma mais rápida. Então se a gente pensar no benefício é preferível a digestão mais lenta do pão integral. Agora é bom lembrar que os pães precisam estar bem assados e conservados em embalagens que preservem suas propriedades nutritivas. Não é bom embalar em plástico o pão ainda quente, pois a embalagem vai suar e deixar o pão molhado.

Quero emagrecer, preciso deixar de comer pão? 

Quem precisa emagrecer deve pensar na alimentação como um todo. Não precisa deixar de comer pão, mas vai precisar reduzir a quantidade de pão que está acostumado a comer. Essa recomendação vale para a redução do açúcar, redução na quantidade de sucos que apesar de saudáveis são concentrados em açúcar, eliminar as frituras. Não precisamos colocar o pão como vilão, mas rever nossos hábitos de atividade física e também nossa rotina alimentar.

Comente


  1. Fernanda Melo

    Gostaria de uma receita.


  2. nilce

    adoro pão integral,arroz integral, em fim tudo o que faz eu gosto


  3. Ariana

    Mas é legal . SQNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN


  4. Ariana

    Olá , eu não achei muito interessante . É muito chato, ridículo . Acho que as perguntas são para burros ! Então cala boca .


  5. Amanda RIbeiro

    Muito bom !! eu tenho 12 anos e gosto de pão integral =)


  6. vanda

    gostaria de saber se a farinha de trigo integral tem gluten´pois minha mãe tenha alergia a esse produto e tá difícil encontrar algo para comer que não lhe incomode pois ela tem varios problemas de saúde,obrigada


  7. uádila paula

    Gosto muito do pão integral,mas gostaria de saber se consigo fazê-lo sem glútem.


  8. Victoria de Araujo Souza

    Gostaria de receber a receita do pão integral, recheado feito rocambole que parece uma delícia e se possível a do chocolate saudavél. Grata e um abraço muito carinhoso


  9. katiussia

    bom dia, muito interessante essa matéria. Gostaria de receber uma receita de pão integral?


  10. sirlene silva soares

    esse pão ai, parece estar uma delícia,que tal nos deixar a receita aqui.Como deixaram a do chocolate saudavel! Obrigada.