doe agora

Ouça agora:

NT Saúde
Rádio Rádio

Discutir a relação. Será que resolve?

Elas sempre gostaram de se expressar.Contar tudo o que estão sentindo. Dividir, compartilhar.

Quando as coisas não estão bem no relacionamento, principalmente as mulheres, querem sentar com o parceiro para discutir a relação.

A conversa que para elas é um desabafo, para eles é algo insuportável e ameaçador.

Afinal, será que resolve discutir o relacionamento? Como deve ser essa conversa?

Veja algumas dicas da psicóloga Thais Souza:

– Tente não transformar a conversa em um grande acontecimento. Uma reunião programada pode gerar certa ansiedade e deixar o outro na defensiva. Procure não marcar e fazer da forma mais natural possível.

– Tente resolver um problema de cada vez e de preferência logo que eles surgirem.

– Fale sobre suas necessidades. Só assim o outro poderá entender o que você está sentindo. Aproveite para perguntar quais são as necessidades de seu par dentro do relacionamento. De que você está sentindo falta no relacionamento? Tempo, espaço, carinho?

– Esclareça mal-entendidos. Coloque de forma clara suas ideias e intenções.

– Procure não conversar em momentos em que ambos estejam muito apressados ou correndo. Normalmente o assunto irá ficar em aberto e assim surgirão mais desentendimentos.

– Não discuta a relação quando ambos estiverem cansados. Quando estamos cansados nossa capacidade de resolver os problemas costuma ser baixa devido a intolerância causada pela indisposição.

– Se você é mulher e fala muito, aprenda a falar menos e de forma mais prática sobre o que está acontecendo. Não de muitas voltas e evite detalhes. Assim fica mais fácil de os homens prestarem atenção.

– Se você é homem e fala pouco, exercite um pouco mais a conversa e sempre dê sua opinião sobre o que está percebendo no relacionamento. Nada de silêncio.  Geralmente para as mulheres o silencio é sinônimo de indiferença.

Este artigo faz parte do programa Comportamento. Veja o programa na íntegra aqui.

Comente


  1. Ricardo

    Bem o fato de discutir o relacionamento é muito bom, mas o que geralmente atrapalha é quando você disse no comentário, quando a pessoa não aceita que precisa melhorar e que tudo é em virtude das atitudes da outra pessoa…e então fica muito difícil, pois a outra pessoa se sente atacada e quer se defender de forma que nunca consegue se chegar ao finalmente..


  2. neto

    se tivesse feito tudo isso que li em sua matéria estaria com minha ex namorada ate hoje, ele sempre querendo conversar comigo esclarecer algumas atitudes minhas, mas infelizmente parece que eu estava cego em algumas situaçoes; realmente faltou de mim mais tempo pra ela e tambem mais um pouco de carinho, infelizmente isso só mim deu por percebido depois que tudo acabou.
    MUITO BOA ESSA MATÉRIA.


    1. fernanda

      olá neto tudo bem não fique triste com sua perda talves e para melhora futura(vir pessoa melhor)
      peça a jeova que ele proverá.e a vida agente tem acerto e erros ..

      so jesus salva
      com carinho sua irmã em cristo
      fernanda