INÉDITO:
  • TER23:00
REPRISES:
  • QUA11:30
  • SAB23:30

Preservar e Viver


Em Gênesis 1, Deus forma o homem e a mulher e imediatamente diz a eles: “Frutificai e multiplicai e enchei a terra,e tenham domínio sobre ela”. Algumas pessoas pensam que a palavra domínio significa que eles teriam um poder despótico, que poderiam fazer o que quisessem com os animais. Mas não é isso que a palavra domínio significa. Significa cuidar deles. Significa ser responsável por eles. E você coloca esse verso com o verso que está no capítulo 2 de Gênesis e eles explicam um ao outro. “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”. Primeiro, quando diz jardim aqui esse não é um jardim como o que você pega uma pá e tira as ervas daninhas. Esse é um jardim de pomares é uma floresta, é um habitat cheio de animais, cheio de natureza de todo o tipo; esse é o Jardim do Éden. E Deus diz “eu quero que você vá lá para cuidar e lavrar”. Essa não é um boa tradução. Em hebraico as duas palavras são “Shamar” e “Havad” que significa literalmente servir e guardar. Servir e guardar o jardim. Então, nós devemos ser servos. Servir e guardar o jardim. Isso significa que somos servidores, protetores do meio ambiente. Nós não somos regentes déspotas. Somos servos cuidando do nosso ambiente.

Você está em: 1- Serie natureza, Temporadas

Compartilhe:


Comente



  • emely em 14 de janeiro de 2016 18:44

    oi meu nome e emely eu amo o progama origems



  • Rosevel Silva em 27 de abril de 2016 14:25

    Da mesma forma que o ecológico complementa a generatividade e co-existência das espécies na gênese de qualquer criação complementa-se pelo convívio de diferenças. Tendo desenvolvido a tolerância e o entendimento mútuo foi possível conviver num espaço ampliado, ainda que reservados o respeito dos limiares e domínios próprio de cada rês ou rei da espécie. Portanto e em prol desses corolários foi que veio a crescer e frutificar, a cada tempo, o domínio da interação em cada espaço específico, ou área de delimitação que, em termos de natureza, dominou e domou os dons a que especificamente, os dias da criação legaram no Tempo sem Tempo. Separaram-se ares e gases até muito acima da atmosfera, que tornou a esta última camada a possibilidade de existência e por um afastamento dos patamares das esferas o Tempo de cada um dos Tempos.



  • John em 13 de março de 2017 22:06

    Parabéns! Eu não conhecia este canal mas fiquei impressionado com as entrevistas, especialmente a que fala sobre o lixo plástico. O lixo plástico, que é um material criado pelo homem para durar por muitos séculos mas utilizamo-o como descartável, é um problema ambiental atual tão ou mais grave que o aquecimento global, porém com muito menos cobertura. O lixo plástico, principalmente nos oceanos de todo o planeta, vem matando de forma dolorosa milhões de animais de várias espécies e contaminando com sua química industrial outras. Logo várias especies de animais marinhos sobretudo poderão estarem extintas se não for feito algo rapidamente.