doe agora TV TV
INÉDITO:
  • SAB15:30
REPRISES:
  • SEG16:30
  • TER10:30
  • QUA-SAB23:00
  • SEX19:30

Microevolução vs Macroevolução


Por: Wellington Silva – Biólogo, Mestre em Genética e Evolução da UFSCAR, Doutor em Genética Molecular Humana.

A microevolução e a macroevolução podem ser concebidas como termos vagos, assim como “pequeno” e “grande”, e como os extremos de um contínuo de evolução, da menor escala à escala máxima. Entretanto, alguns biólogos argumentam que a micro e a macroevolução seguem processos distintos. Nesse caso, os termos não são arbitrários: microevolução se referiria aos fenômenos evolutivos dirigidos por um conjunto de processos e macroevolução aos fenômenos evolutivos dirigidos por um conjunto diferente de processos.

Um exemplo de microevolução seriam as mudanças nas frequências gênicas que ocorrem dentro das populações que estão sob influência da seleção natural e da deriva genética. Se tomarmos como exemplo as frequências dos grupos sanguíneos para o sistema ABO, veremos que elas diferem de um grupo étnico para outro.

A microevolução também pode ser definida como sendo a evolução no âmbito de características de organizações já existentes; modificação quantitativa de órgãos, estruturas ou planos de construção já existentes. Um exemplo que se enquadra neste tipo de definição seria o surgimento das diferentes raças de cães a partir de uma forma primitiva, provavelmente o lobo, enquanto que o surgimento dos mamíferos a partir de répteis e de seres vivos de organização mais simples seria considerado macroevolução. O famoso exemplo dos tentilhões de Darwin, das Ilhas Galápagos, também faz parte do âmbito da microevolução.

Sabemos atualmente, através dos mecanismos genéticos, que os organismos sofrem mudanças. Mas a questão é: até que ponto? Na cosmovisão criacionista as variações podem ocorrer, mas dentro dos limites estabelecidos por Deus ao criar os tipos básicos. Portanto, a diferença entre a microevolução e a macroevolução, rejeitada pelos criacionistas, não é o aspecto gradual, mas sim qualitativo. É muito frequente o uso dos termos microevolução e macroevolução sem o devido cuidado em diferenciá-los. Muitas vezes, nem sequer se discute a diferença entre microevolução e macroevolução e assim até se afirma não haver limites definidos entre os dois processos. Com essa definição de “evolução” simplesmente se sugere que a prova de alteração nas frequências gênicas coincide com a prova de uma verdadeira macroevolução, o que absolutamente não acontece.

 

Referências:

Evolução. Mark Ridley, 3ª edição. Editora Artmed, 2006.

Evolução: um livro texto crítico. Reinhard Junker e Siegfried Scherer. Sociedade Criacionista Brasileira, 2002.

 


Você está em : Sem categoria
Compartilhe:


Comente



  • Fabiana Mendes em 12 de setembro de 2015 17:59

    Olá amigos,
    parabéns pelo programa maravilhoso.
    Agora que pedir uma gentileza, desponibilizem o video do episodio Super Heroi? Obrigada!



  • Fabiana Mendes em 12 de setembro de 2015 18:09

    Gostaria muito de assistir o episódio Super Hérois.
    Grata um abraço!!



    • caroline.tambosi em 28 de janeiro de 2016 13:10

      Olá, Fabiana
      Caro Charles,

      Não temos um episódio falando sobre super-heróis.
      Você pode acompanhar todos os nossos vídeos no canal do youtube: http://www.youtube.com/origensnt

      att,
      Produção



  • Ana em 17 de agosto de 2016 09:34

    vocês não possuem nada falando sobre as mudanças no corpo,usadas pelos evolucionistas para sustentar sua teoria?Eu não acredito em Deus, mais tenho tido muito enteresse nestas coisas.



  • wiverson josé em 22 de setembro de 2016 14:34

    boa tarde. esto interessado em um programa, que falou sobre os “halos de paládio” e sobre a teoria do tempo da terre através do carvão?



  • wiverson josé em 22 de setembro de 2016 14:46

    olá amigos e produtores de origens. eu telho um amigo que é ateu e gostaria de mostrar a ele o vídeo do programa que fala sobre os “halos de paládio” e sobre a tese do carvão que derruba que a terre se evoluiu por milhares e milhas de anos.



  • Renan em 14 de novembro de 2016 16:19

    Fabiana Mendes temos episodio sim de Super Heroi.
    Digite no google : Bíblia fácil.