Repelente Natural contra o mosquito da Dengue

Veja mais >

O verão chegou e os casos de Dengue, Zika e Chikungunya só aumentam. Essas doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti, e precisamos tomar cuidado!

Já deixamos algumas dicas de como se prevenir neste outro post aqui, junto com um videozinho bem legal pra conscientizar as pessoas sobre a importância desses cuidados. É só clicar pra ver.

Um dos itens de prevenção é o uso do repelente, por isso colocaremos aqui abaixo algumas receitas naturais pra você fazer em casa:

 

REPELENTE DE CRAVO DA ÍNDIA:

Ingredientes: 

  • 500mL de álcool de cereais (você encontra em casas de produtos naturais)
  • 10g de cravo da Índia
  • 100mL de óleo de amêndoas ou outro óleo mineral qualquer

Modo de fazer: coloque o álcool e o cravo da Índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa essa mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.

 

REPELENTE DE CITRONELA:

Ingredientes:

  • 150 mL de glicerina líquida
  • 150 mL de essência de citronela
  • 350 mL de álcool de cereais
  • 350 mL de água

Modo de fazer: misturar todos os ingredientes e armazená-los em um recipiente escuro. Este repelente é natural e pode ser usado em crianças com mais de 2 meses de vida, crianças, adultos e gestantes, devendo ser reaplicado a cada 3 horas.

 

VELA DE CITRONELA NA CANECA:

Encontramos esse passo-a-passo super sensacional de velas de citronela pra você fazer em casa. Além de repelir os mosquitos, ainda fica um charme: http://www.superziper.com/2014/01/vela-na-xicara_com_citronela.html

11929276075_28f5fe85ff_z

 

VELA NA LARANJA:

da3d916d755a5a678dc3bc306a66b3ac

Nesta receita você não vai precisar fazer uma vela, como na anterior, vai usar uma vela pronta mesmo e colocá-la dentro de uma casca de laranja. A vela produz calor na casca, o que libera um cheiro suave que afugenta os mosquitos em volta da área.

Ingredientes:

  • 1 laranja
  • 1 vela pequena
  • um punhado de cravos da índia

Modo de fazer: corte a laranja ao meio e retire a polpa. Evite furar a casca. Você terá duas partes, uma será a base e a outra a tampa. Na tampa, faça um orifício circular no topo, nem muito grande, nem muito pequeno. Em volta do orifício, é preciso fincar os cravos lado a lado, fechando um círculo. A vela que vai caber dentro da laranja é daquelas normalmente usadas dentro de objetos de decoração ou no interior de difusores de aromas, que aquece e libera o perfume de essências. Coloque a vela na base da casca, ascenda e cubra com a outra parte da casca, a tampa com os cravos. Deixe num canto, sobre um prato ou pires, em cima de algum móvel e longe de material inflamável. Tenha especial cuidado se houver crianças e animais circulando no ambiente. Como o cheiro é suave, você pode fazer mais de uma e espalhar pelo cômodo. Em áreas muito abertas o efeito fica mais restrito.

 

Esperamos que as dicas tenham sido úteis 🙂 Se você tiver mais alguma receita de repelente natural e quiser compartilhar com a gente é só escrever nos comentários.

3 respostas para “Repelente Natural contra o mosquito da Dengue”

  1. VERONICA ALVES DE MELO disse:

    Muito legal a iniciativa.

  2. franciele disse:

    amei por que assim não precisa comprar repelente faz em casa e ale de usar de graça voce sabe os igredientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *