Novo Tempo

Notícias

Fale Conosco
Você está em:
Home » Ciência » Dieta saudável seria mais determinante que genética para doenças do coração

Dieta saudável seria mais determinante que genética para doenças do coração

Publicado em

Frutas e vegetais podem anular a ação de genes que desenvolvem doenças cardiovasculares, diz pesquisa publicada na revista médica PLoS Medicine. Pesquisadores do Canadá genotiparam cerca de 27 mil pacientes em dois estudos, para averiguar a relação entre dieta, genética e risco de infarto do miocárdio e doenças cardiovasculares.

Os resultados apontam que a chance de infarto ou doença cardiovascular era maior entre pessoas com a presença do cromossomo 9p21 — marcador genético para doenças cardíacas —  e com menos vegetais em sua dieta.

Os dados mostram ainda que a presença do cromossomo tinha “muito pouco efeito” no risco de problemas de coração em pessoas com dieta saudável. Assim, a alimentação teria um papel mais determinante do que a genética no que diz respeito a problemas cardiovasculares.

Para os pesquisadores, são necessários mais estudos para analisar uma amostra maior de pessoas com genética e dieta similares, mas consideram os resultados significativos.

Fonte: Zero Hora

Faça o seu comentário

Preencha os campos abaixo e faça seu comentário. Seu email não será publicado.

Quer ter sua foto nos comentários?

Os sites da Novo Tempo têm suporte ao uso de Gravatar.
Cadastre sua foto gratuitamente e todos seus comentário (com o e-mail escolhido) passarão a exibir a imagem definida por você. Saiba mais.