INÉDITO:
  • SEG22:00
REPRISES:
  • DOM10:00
  • SEG04:30
  • TER02:30
  • TER13:00
  • QUI00:30
  • SAB04:00
  • SAB19:00

Na Mira da Verdade – Jesus deu aos discípulos o poder para perdoar os pecados? 26.11.2013


Alguém que tem tendências homossexuais mas luta contra isso, pode ser salvo?
O que a Bíblia fala sobre o suicídio?
Quando será a grande tribulação? Quem não for para o Céu ainda terá uma segunda chance?
A igreja adventista do 7o dia é uma seita?
Quem nunca ouviu falar de Cristo terá alguma chance de salvação?

Acesse:
novotempo.com/namiradaverdade
facebook.com/namiradaverdade.nt
twitter.com/namiradaverdade

Você está em: A Verdade sobre os Adventistas, Bíblia, Vídeos

Compartilhe:


Comente



  • Marcos Araújo em 30 de novembro de 2013 1:08

    Por que Miguel e uns do nome de honra de cristo?



    • Maiara Costa - Equipe em 3 de dezembro de 2013 15:56

      Olá Marcos!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Para você compreender esse assunto gostaria de recomendar que acesse: http://goo.gl/ZI7p8z
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • ricardo dos santos oliveira em 30 de novembro de 2013 8:12

    leandro sou seu fã,voce eo rodrigo silva são de +,por favor se der me envie um link com material sobre o livro do apocalipse sendo explicado passo a passo.thau até logo.



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de dezembro de 2013 11:18

      Olá Ricardo!
      Obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Você pode adquirir alguns materiais impressos que poderão ajudá-lo a compreender o Apocalipse verso a verso. Tem o livro: Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse, Apocalipse verso por verso, ambos da editora Casa Publicadora Brasileira.
      Contato: 0800-979-06-06 ou cpb.com.br
      Há também os comentários bíblicos do Novo Testamento, do Apocalipse e introduções ao Novo Testamento que também explicam o livro verso a verso.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • luzinetefariasda silva em 30 de novembro de 2013 9:27

    Eu tenho meu ponto de vista quanto à sua coclusão da Mira da Verdade. Todos seja qual for o pecado, tem dieito à salvação independente de pecado, seja qual for. Você se salva uma vez para sempre no sangue de Cristo Jesus. Tudo é peado., não devemos especificar tamanho de pecado. Um exemplo : Cristo estava na cruz com dos ladrões, o que aconteceu com dos mesmo, por acreditar que Cristo era inocente, salvou-se,num piscar de olho, pecado não e e um maior que o outro. as pessoa quanto mais lê a Santa biblia mais se perdem e cnfudem a cabeça das pessoas. A salvação e o sangue precioso de Jesus Cristo. Quanto aos nossos pecados envergonhamos a Deus independente de salvação. Eu dou o meu testemunho que acredito, O sangue de Cristo, se acreditares que êle te salvou, ja estais salvo uma vez para sempre palavra da Biblia, independentimente de pecado, todos continuamos até o fim de nossas vidas pecando somos falho por natureza.



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de dezembro de 2013 10:58

      Olá Luzinete!
      Obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Você está correta em sua opinião em relação a salvação ser no sangue precioso de Jesus, contudo, mesmo após termos recebido essa graça, ainda corremos o risco de rejeitá-la e perdemos dessa forma a vida eterna, pois não estamos uma vez salvos, salvos para sempre. Quero encorajá-la a ler os seguintes textos bíblicos: 1 Coríntios 10:12; Hebreus 6:4-6; 10:26-28; 1 João 56:16,17; 2 Pedro 2:20-22, eles lhe mostrarão que há sim possibilidade de perdição mesmo após a pessoa ter sido salva pelo precioso sangue de Jesus.
      A salvação é uma experiência diária, pois ainda estamos na presença do pecado. Uma coisa é cometermos pecados como um erro de alvo, outra é cometermos pecado como estilo de vida, para estes não resta mais sacrifício.
      Temos que viver o processo da santificação que faz parte da salvação, pois se não passarmos por esse processo, a Bíblia é clara em afirmar que não seremos salvos (Hebreus 12:14).

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Elicelma em 30 de novembro de 2013 10:56

    Leandro e Tito, obr, pela palavra de conforto, no que se relaciona ao suicidio, tive a perda de minha mãe de uma maneira tragica qdo ela tirou sua vida qdo passava por uma depressao e transtorno bipolar severo, acredito que nos ultimos momentos de sua vida tive a oportunidadede fazer a uktima oraçao c/ ela. abraços em Cristo.



  • Wagner Aparecido Silva Chaves,Montes Claros MG em 30 de novembro de 2013 13:10

    Oi,gente! Saudade de vocês e do programa, lá na roça não pega, mas estou vendo via net .Bacana esta explicação e esta explanação sobre o suicídio e sobre a pessoa que tem tendencia homossexual e busca o Espírito Santo para vencer.



  • lucicleide ferreira em 30 de novembro de 2013 16:12

    boa tarde meus amados paz do senhor, tenho uma dúvida sobre o santuário. quando jesus foi para aos céus o que ele fazia no 1º compartimento até 1844.



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de dezembro de 2013 11:15

      Olá Lucicleide!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Antes de Cristo inaugurar a sua obra de juízo no segundo compartimento do santuário, Ele estava fazendo a sua obra de intercessão e mediação pelo povo no primeiro compartimento perdoando os seus pecados.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Sonia Sampaio em 30 de novembro de 2013 17:27

    A igreja que eu frequentava ensina que Jesus voltará levará os salvos e os que ficarem terão a chance de se salvar mediante ao sacrifício na grande tribulação de não negarem a Jesus e não aceitar o sinal da besta, que eles acreditam ser um tipo de chip, então os que resistirem também serão salvos. Isso pode ser assim?



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de dezembro de 2013 11:05

      Olá Sonia!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Não há base bíblica para esse ensino considerado como dispensacionalista, vejamos o porque:

      Vamos começar pelo que é seguro e certo:
      • Jesus prometeu e irá voltar ao nosso mundo – João 14:1-3; Hebreus 9:28;
      • Ele virá com todos os Seus anjos – Mateus 24:30, 31;
      • E todas as pessoas verão Cristo ao mesmo tempo – Apocalipse 1:7.
      Assim, podemos afirmar com segurança: Jesus não irá arrebatar a igreja secretamente. É o que diz o texto a seguir, que compara o retorno do Senhor a um relâmpago (algo bem visível!)
      “Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus”. Mateus 24:26-31.

      Alguns textos que falam da Grande Tribulação
      “Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá”. Marcos 13:19.
      “Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade” Marcos 13:24.

      A Tribulação
      Em toda a história o povo de Deus passou por tribulações:
      “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Apocalipse 2:10.
      E a Palavra de Deus afirma que nos últimos dias, um pouco antes da volta gloriosa de Cristo, todos – justos e injustos – estarão no Planeta durante a maior de todas as tribulações: a perseguição que os fiéis enfrentarão por escolher o Sábado como dia de guarda (Ezequiel 20:12, 20) no lugar do domingo (Apocalipse 13). Isso é chamado de “Grande Tribulação”, pois o povo de Deus será provado ao máximo para que os anjos vejam quem realmente é fiel a Deus e quem não o é, lá no íntimo. “Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” Apocalipse 7:13-14.
      Mas, os filhos de Deus não precisam ficar preocupados: se estiverem com Cristo, passarão pela tribulação, mas, serão protegidos durante tal período (Apocalipse 3:10). Apesar do sofrimento físico e emocional, os que seguem a Deus não serão abandonados. Seria bom desde já memorizarmos passagens bíblicas como as que se seguem: Salmo 46, Salmo 91, Isaías 33:15-17; Isaías 26:20 e 21; Isaías 41:18; Isaías 51:14.

      Quando ocorrerá a Grande Tribulação
      Estudando Daniel 12:1 juntamente com a sequência dos eventos que antecedem o fim, podemos concluir (biblicamente) que a tribulação ocorrerá um pouco antes do retorno de Cristo, mesmo que não saibamos a data específica. Vamos analisar Daniel 12:1 e depois a sequência bíblica dos eventos finais:

      • Daniel 12:1 -“Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro”. Daniel 12:1.
      Miguel é um dos “nomes de honra” do Senhor Jesus, que é Deus no mais pleno sentido da Palavra (Colossenses 2:9) , e aqui é dito que depois de se levantar, ou seja, sair do Lugar Santíssimo do Santuário Celestial, e após a conclusão da Sua obra de julgamento (Daniel 7:9, 10), começará a tribulação, pois nosso intercessor (1 Timóteo 2:5) terá saído do Santuário, Templo Celestial, para nos buscar e “dar a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27). É a presença dEle no Templo Celestial que garante a nossa paz.

      • Sequência dos eventos finais – ao estudarmos os evangelhos (e outros capítulos da Bíblia), observamos uma sequência de acontecimentos que nos impedem de aceitar que a Grande Tribulação ocorrerá depois que a igreja for arrebatada . Veja:

      Mateus 24
      1º: A grande tribulação (verso 29);
      2º: O escurecimento do Sol e da lua, a queda de estrelas (verso 29);
      3º: A vinda gloriosa do Salvador em poder e majestade (verso 30);
      4º: O arrebatamento visível dos justos (verso 31).

      Marcos 13
      1º: A tribulação (verso 24);
      2º: O escurecimento do Sol e da Lua, a queda das estrelas (versos 24,25);
      3º: Segunda vinda de Cristo em poder e glória (verso 26);
      4º: Os santos são levados para o céu (verso 31).

      Lucas 21
      1º: Os eventos da tribulação (versos 25,26);
      2º: Sinais no Sol, na Lua, e nas estrelas (verso 25);
      3º: Segunda vinda de Cristo em poder e glória (verso 27).

      1 Tessalonicenses 4
      1º: Segunda vinda de Jesus em poder e glória (verso 16);
      2º: A ressurreição dos justos (verso 16);
      3º: Os santos são levados para o céu de maneira visível (verso 17).

      Apocalipse 6
      1º: Terremoto, escurecimento do Sol, a Lua se torna sangue e a a queda das estrelas – meteoros (versos 12, 13);
      2º: Segunda vinda de Jesus com poder e muita glória (versos 14-17).

      Joel 2
      1º: Escurecimento do Sol e da Lua (verso 31);
      2º: Segunda vinda de Jesus em glória e majestade (verso 32);
      Não é surpreendente que nenhuma das referências bíblicas dê a ordem dispensacionalista dos eventos?

      Como se preparar para a Grande Tribulação
      1) Aceitar a Jesus como Salvador e Senhor. Isso envolve fé (Atos 16:30,31) e obediência (Mateus 7:21-23);

      2) Não se iludir crendo na doutrina do arrebatamento secreto, pois do contrário a pessoa será pega de surpresa, como alerta Apocalipse 6:14-17!

      3) Vigiar ficando atendo aos sinais da volta gloriosa de Cristo (Mateus 24:42, 44)

      4) Ler 2 Pedro: 3 e seguir as orientações do apóstolo, atentando para os versos 12 e 14: “Esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.” (verso 12).“Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis” (verso 14).
      Deus lhe abençoe em sua caminhada cristã e que na “hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro” (Apocalipse 3:10) você esteja em pé diante de Jesus Cristo:
      “Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda.” 1 João 2:28.
      Quando Jesus voltar, sejam suas as palavras de Isaías 25:9:
      “Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:9.

      Não haverá oportunidade de salvação após a volta de Cristo, por isso devemos atentar para as palavras do apóstolo Paulo de que hoje, enquanto estamos vivos e Cristo ainda não voltou, é o dia da nossa salvação (2 Co 6:2).

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Estela Martines dos Santos Silva em 30 de novembro de 2013 20:14

    Olá , eu amo esse programa , me ajudou e me ajuda muito com minha duvidas eu sou adventista á 7 anos , acho vcs dois uma dupla perfeita , parabéns pelo programa , professor Leandro quando eu crescer quer ser com vc , uma Bíblia ambulante..um abraço que Deus continue abençoando vcs



  • Marcos em 30 de novembro de 2013 23:22

    Olá Maiara 🙂 Esta Na Mira: Como entender Ezequiel 14:9, que mostra o Deus de Israel como enganador? Ou pelo menos é o que parece? Como entender este texto?



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de dezembro de 2013 10:33

      Olá Marcos!
      Uma feliz semana à você.
      Para compreender o texto de Ezequiel 14:9 é necessário compreender o contexto que está no capítulo treze. O verso 9 pode ser considerado um hebraísmo ou idiomatismo hebraico, ou seja, é uma forma de se expressar, e a forma do escritor bíblico descrever Deus fazendo algo que não impede de acontecer. Ezequiel quis dizer que Deus permitiria que o falso profeta fosse enganado e estivesse enganado em suas profecias.
      A Bíblia é clara em afirmar que Deus não mente (Tito 1:2).

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • cleusa pedrosos da silva em 1 de dezembro de 2013 5:18

    meu nome é cleusa, sou de curitiba,foi maravilhoso assistir o programa do dia 26/11/2013
    foi emocionante,aprendi muito. gostaria por favor de pedir a voces,se possivel, me mandar o video desse programa, meu genro tem sede de aprender,é apaixonado pelo programa e gostaria de ter o video desse dia. seria possível me mandar.se tiver que pagar eu pago. por favor,por favor,por favor. me diga que sim.



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de dezembro de 2013 9:51

      Olá Cleusa!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Bem há um jeito mais fácil do que lhe enviar, você mesma ou até mesmo ele, pode acessar o blog e baixar o vídeo para o computador. O mesmo já ali disponível.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Matheus Santos em 2 de dezembro de 2013 6:48

    Ola, Paz … Primeiramente queria dizer que um programa foi uma benção! como sempre!, principalmente com a resposta sobre a grande tribulação , muitos ate hoje acham que não vamos passar ou que haverá uma segunda chace. Maiara fico feliz que esta melhor ^^ , deixou falta pros internautas 😛 … Mais já que esta melhor vou te colocar logo (Na Mira) kk’, bom, primeiramente gostaria de dizer que creio fielmente na Trindade e creio no ser pessoal que o Espírito Santo é, mas, gostaria de entender alguns versículos que tenho uma certa dificuldade em entende-los , por Ex:1, ( E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
    João 20:22) como uma pessoa pode ficar cheia de um Ser ? 2, Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.
    Salmos 51:11… Ora o Espírito Santo pode ser tirado? … Desde já agradeço ! 😀



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de dezembro de 2013 9:24

      Olá Matheus!
      Bom dia.
      Muito obrigado por sua consideração ao meu trabalho, estou melhor sim, graças a Deus.
      Vamos às respostas para as suas indagações:

      1) Como uma pessoa pode ficar cheia de um Ser?

      Isso significa que a pessoa estar cheia do Espírito Santo é estar sob o seu total controle e direção. Significa que o Espírito Santo é quem habita em seus pensamentos, quem dirige as suas atitudes, controla os seus sentimentos, as suas emoções, é ter o Espírito Santo como o Senhor da vida, isso é ser cheio do Espírito Santo. O fato da Bíblia mencionar que Ele pode ser derramado, soprado e etc, não diminui ou exclui a sua pessoalidade, pois se assim o fosse, também poderíamos acreditar que Cristo não é um Ser pessoal pelo fato de ser pão (João 6:48), água (João 4:13,14), porta (João 10:9), e também ter sido derramado (Isaías 53:12), isso, são figuras de linguagem para ilustrar aspectos diferentes da obra tanto de Cristo como do Espírito Santo.

      2) O Espírito Santo pode ser retirado?

      O Espírito Santo ser retirado da vida de alguém significa que o Espírito Santo não está mais na condução da vida dessa pessoa, é como se a pessoa cometesse o pecado contra Ele (Mateus 12:31-32), e por meio de seus atos e escolhas afastasse a sua influência santificadora. O Espírito Santo que é Deus (Atos 5:4) não se afasta de nós, mas nós por causa de nossos pecados podemos nos afastar dEle.

      Concluindo: o Espírito Santo é um Ser pessoal, pois biblicamente possui características pessoais:

      (a) Ele é citado entre pessoas: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo” (Atos 15:28). Além disso, Ele aparece na fórmula batismal junto ao Pai e ao Filho (Mat. 28:19); seria redundância Jesus mencionar o Espírito Santo, tendo já mencionado o Pai, fosse Ele a mera energia dEste; também não faria sentido Jesus ordenar o batismo em nome de uma Pessoa, o Pai, de outra Pessoa, o Filho, e agora em nome de uma energia, o Espírito.

      (b) Ele é o Senhor (II Coríntios 3:17 e 18). Este termo define personalidade e divindade quando aplicado ao Pai e ao Filho; porque não quando aplicado ao Espírito?

      (c) Ele possui mente (Romanos 8:27). O termo grego traduzido “mente” neste texto em algumas versões é phrónema (alguma coisa que se tem em mente, que passa pela mente, o pensamento), em contraste com nous (a mente como sede da consciência, da reflexão, da percepção, do entendimento, do julgamento crítico e da determinação). O importante é que phrónema pressupõe a existência de nous. Apenas um ser pessoal é dotado de nous, e pode exercer phrónema. O Espírito Santo é um ser pensante, o que implica inteligência. Ele não pode ser menos que uma pessoa.

      (d) Ele tem sentimentos:

      • pode ser contristado – Efésios 4:30
      • expressa anseio – Tiago 4:5
      • possui alegria – I Tessalonicenses 1:6
      • ama – Romanos 15:30
      • expressa vontade – I Coríntios 12:11

      (e) Pode, e deve, ser mantida comunhão com Ele (Filipenses 2:1; II Coríntios 13:13). Não se mantém comunhão com uma energia.

      (f) Não é mero poder, mas tem poder (Romanos 15:19). Seria outra redundância a Bíblia falar do poder do Espírito Santo, fosse Ele mero poder; seria “o poder do poder”!

      (g) Pode-se mentir a Ele (Atos 5:3). Mente-se a uma pessoa e não a uma energia.

      (h) Pode-se-Lhe resistir (Atos 7:51). É possível cumprir o papel de um resistor (componente que impede, ou atenua, o fluxo da corrente elétrica) para com o Espírito Santo? Sim, e isto o pecador faz quando, diante do apelo divino, prefere permanecer no erro. Mas isso não significa que o Espírito Santo não seja uma pessoa, pois não é apenas a uma energia que se resiste. Pessoas também podem ser resistidas, incluindo Deus (11:17). O texto fala de se resistir às claras evidências da verdade, apresentadas pelo Espírito Santo.

      (i) Pode-se guerrear contra Ele (Gálatas 5:17). O que é uma intensificação de resistência ao Espírito Santo.

      (j)Pode-se ultrajá-Lo (Hebreus 10:29). Como é possível ultrajar uma energia? Ultrajar se liga naturalmente ao sentido de afrontar, insultar, difamar, injuriar, ofender deprimir, vilipendiar, desacatar, vituperar, envergonhar. Como se pode fazer tudo isso a uma energia?

      (l)Pode-se blasfemar contra Ele como se blasfema contra o Filho (Mateus 12:31). É possível blasfemar contra uma energia? Blasfema-se contra uma pessoa, como é o caso de Jesus aqui.

      (m)Ele executa específicas funções próprias, não de uma energia, mas de uma pessoa:

      • sonda, perscruta a Deus – I Coríntios 2:10.
      • concede dons para a edificação da Igreja – I Coríntios 12:8 e 12.
      • manifesta-Se nesses dons – I Coríntios 12.7 (em outras palavras, ao conceder dons à Igreja o Espírito Se dá a ela).
      • contende com pecadores – Gênesis 6:3.
      • ordena sobre itens relevantes para a obra e o povo de Deus – Atos 8: 39; 10:19 e 20.
      • envia pessoas no processo do cumprimento de alguma missão – Atos 10:19-20.
      • ensina o que uma vez ouviu – João 16:13 (ouvir não é próprio de uma energia), ver também 14:26; I Coríntios 2:13.
      • revela, especialmente pelo exercício profético – Atos 1:16; II Pedro 1:21; I Timóteo 4:1.
      • testifica através da intuição na consciência, bem como com o testemunho da Igreja – Romanos 8:16; Atos 5:32; Apocalipse 22:17.
      • move o agente humano na captação da revelação divina – I Pedro 1:21.
      • incute novas realidades ainda não percebidas – Hebreus 9:8.
      • indica a correta compreensão do que é revelado – I Pedro 1:11
      • guia os filhos de Deus – Romanos 8:14, inclusive na busca de “toda a verdade” – João 16:13.
      • assiste nas fraquezas – Romanos 8:26.
      • intercede corrigindo nossas orações – Romanos 8:26.
      • produz frutos na vida dos que se submetem a Ele – Galátas 5:22 e 23.
      • lava e renova, o que resulta em salvação – Tito 3:5. Em João 3:5 e 6 este ato é referido por Jesus em termos do novo nascimento.
      • escreve a lei de Deus nas tábuas do coração – II Coríntios 3:3.
      • santifica – II Tessalonicenses 2:13; I Pedro 1:2
      • sela os que são de Deus – Efésios 1:13.

      O Espírito Santo é o melhor amigo que alguém pode ter, é alguém que assim como Cristo está muito interessado em nossa salvação. Que possamos desfrutar da presença dEle e sermos por Ele batizados diariamente.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



      • Matheus Santos em 2 de dezembro de 2013 10:45

        Nossa! Respondeu ate muito mais do que eu queria ^^’… Muitíssimo obrigado Maiara! , me esclareceu muita coisa. Mais uma vez fico feliz por sua melhora … Estarei/Estaremos sempre em oração por vocês do > Na Mira da Verdade 😀 , um forte abraço!



        • Maiara Costa - Equipe em 3 de dezembro de 2013 15:45

          Olá Matheus!
          Que Deus seja louvado que essa resposta tenha lhe trazido esclarecimentos.
          É sempre uma alegria isso para nós.
          Muito obrigado por seu carinho e orações.
          Um forte abraço.



  • Vinícius em 2 de dezembro de 2013 13:37

    Está Na Mira: Como harmonizar 1 Timóteo 2:11 a 15 com o Deus da Bíblia que não faz acepção de pessoas? Em Coríntios sabemos que Paulo deu os conselhos do véu etc, por causa de uma Lei da cidade, porém para Timóteo não serve essa explicação, Como entender esse texto a luz de todo o restante das Escrituras? E, os versos 13 a 14 fica evidente que Paulo distingue a mulher pelo fato dela, Eva, não ter sido criada primeira e por sido ela que foi enganada primeira. Portanto, isso é justo? Eva fez o que fez, e hoje as mulheres ( ou as mulheres da época de Paulo) tem que “pagar o pato”? Me desculpe meu Deus, mas eu pergunto na condição finita: Que Deus é esse? Senhor como posso te entender? Por a tua Palavra é complicada? Me ajuda Senhor Jesus, me ajuda irmã Maiara! …….Desde de já agradeço…….



    • Maiara Costa - Equipe em 3 de dezembro de 2013 14:57

      Olá Vinícius!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.

      Será realmente que Deus tem algum tipo de preconceito contra a mulher?

      Vou seguir o seu conselho e analisar a luz de todo o restante das Escrituras.

      Mesmo em uma cultura machista, Deus sempre valorizou as mulheres.

      Leia os seguintes textos do Antigo e Novo Testamento: Gênesis 1:27; Juízes 4:4; 2 Reis 22:14; Neemias 6:14; Lucas 2:36; 8:1-3; Atos 21:9; 1 Coríntios 12:7,11.

      Inclusive muitas delas serviam ao ministério de Jesus com seus recursos, enquanto outras estavam na liderança do país ou da igreja, sendo assim o texto de 1 Timóteo 2, é sim o mesmo contexto da igreja de Corinto, pois não foi somente sobre o véu que Paulo deu conselhos ali (1 Coríntios 14:34), era um problema da igreja local e não um mandamento.

      Concluo com um texto para a reflexão:

      “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus”. Gálatas 3:28

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



      • Vinícius em 4 de dezembro de 2013 14:25

        Obrigado Maiara pela resposta 🙂 Mas precisamos dialogar mais sobre o assunto! Esta Na Mira: Muito bem, de acordo com o todo da Escritura percebemos que, Deus não faz acepção de pessoas, que para Ele tanto homem e como mulher são iguais! Mas a pergunta é: Paulo sabia disso? É claro que sim, pois a Bíblia dele continha todos esses textos que vc citou: Gênesis 1:27; Juízes 4:4; 2 Reis 22:14; Neemias 6:14; Lucas 2:36; 8:1-3; Atos 21:9; 1 Coríntios 12:7,11, e esse ultimo foi ele mesmo que escreveu. Então, por Paulo deu essas orientações machistas para Timóteo? Paulo sabendo a verdade sobre esse assunto, poderia ter restaurado o valor da mulher em vez de ter confirmado a ideia machista da época, por que ele não fez isso? E, também e por favor não fuja dessa: os versos 13 e 14 mostram claramente que as razões, não estava: no não escandalizar o evangelho, mas sim no fato de Eva ter sido criada depois de Adão e pelo fato de ter sido ela que foi enganada, e agora? Se essa declaração tem que ser vista apenas como uma opinião humana, finita, errada e social de Paulo, então concluímos que a Bíblia não é a Palavra de Deus no sentido real do significado, mas sim ela é a Palavra do homem e a Palavra de Deus por que ela contem as duas coisas, correto? Para mim, pessoalmente todas as 14 cartas de Paulo contem, como disse Pedro “algumas coisas difíceis de entender” e uma delas, é esse texto! Por que Deus insiste em usar um livro tão complexo como a Bíblia para dar a sua mensagem final ao mundo? No final de tudo, sempre vai ser o mesmo teremos que confiar nas explicações humanas para entender a Palavra Divina, parece contraditório né? …Conto com a sua resposta: sincera e educada como sempre 🙂 Muito Obrigado



        • Maiara Costa - Equipe em 4 de dezembro de 2013 15:50

          Olá Vinícius!
          Precisamos compreender algumas coisas em relação a Bíblia, ela contem princípios e costumes. Esse texto que Paulo escreveu para Timóteo foi num contexto específico e não num contexto “universal”, era um problema que a igreja que Timóteo pastoreava estava sofrendo, preconceito machista da igreja e não de Deus ou de Paulo, pois quando ele escreveu dessa forma para Timóteo era para proteger as próprias mulheres da igreja de sofrerem por parte do preconceito que havia na época e isso até mesmo se tornar motivo de impedimento para a pregação do evangelho naquele lugar. Os versos 13 e 14 era a compreensão que os homens daquela época tinham em relação à mulher, pois se aquilo fosse um mandamento o próprio Cristo teria dado.
          Para compreendermos a Bíblia corretamente devemos pedir para o Deus inspirador da Bíblia, o Espírito Santo nos dar sabedoria e nos ensinar (João 16:13) e seguir o conselho deixado pelo próprio Cristo:

          “E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Lucas 24:27,44

          Ou seja, deixando que o próprio texto bíblico se explique. Nada há de errado em pesquisar em comentários bíblicos, pois Deus também deu inteligência, discernimento e conhecimento aos seres humanos para compreenderem e ensinarem a Sua Palavra.

          Que Deus te abençoe grandiosamente.
          Um forte abraço.



  • IVAN ROCHA em 2 de dezembro de 2013 13:51

    BOA TARDE , LEANDRO TENHO APRENDIDO MUITO COM AS RESPOSTAS DADAS POR VOCÊ , É UMA BENÇÃO ENORME ESTE PROGRAMA, MAS GOSTARIA DE SABER SE UMA CRIANÇA VIER A MORRER, ELA SERA SALVA OU DEPENDERÁ DA SUA MÃE SE SALVAR PARA QUE ELA SE SALVE TAMBÉM.UM ABRAÇO.



    • Maiara Costa - Equipe em 3 de dezembro de 2013 13:51

      Olá Ivan!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Vamos analisar o que a Bíblia tem a nos dizer. Há pelo menos três textos que poderão nos ajudar:

      “Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos em lugar dos pais; cada um morrerá pelo seu próprio pecado”. Deuteronômio 24:16

      “Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá”. Ezequiel 18:4

      “Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus”. Romanos 14:12

      Sendo assim, se um bebê vier a morrer não dependerá de sua mãe para se salvar, pois a salvação é processo de aceitação e transformação individual. Os pais não poderão salvar os seus filhos por causa de sua comunhão com Deus, mas sim poderão influenciar para bem ou para o mal, por isso concluo com o seguinte texto para a reflexão:

      “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22:6

      E o melhor caminho para a criança ser instruída é no Caminho, Verdade e Vida, em outras palavras, Jesus (João 14:6).

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • lucas franklin em 2 de dezembro de 2013 14:22

    como conciliar Hebreu 4:12 com a Doutrina do holismo Biblico??



    • Maiara Costa - Equipe em 3 de dezembro de 2013 12:55

      Olá Lucas!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      A sua pergunta é muito boa, vamos à resposta a ela:

      O que está escrito em Hebreus 4:12:

      “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”.

      De acordo com o texto o escritor não tem por interesse dar uma aula sobre a natureza do homem, mas sim enfatizar o poder de penetração e transformação que a Palavra de Deus tem sobre o ser humano, esse é o assunto do verso.

      Agora como podemos entender os termos alma e espírito que estão sendo usados aqui!
      Pois bem, devemos compreender qual era a compreensão dos escritores do Novo Testamento em relação ao que significam essas duas palavras no idioma original em que foram escrito.

      Alma no grego vem da palavra psiquê que significa vida (Marcos 3:4), ânimo (Hebreus 12:3) e coração (Efésios 6:6). Espírito vem da palavra grega pneuma transliteração da hebraica ruach que pode significar: ar, fôlego, respiração, alento, consciência, emoções, depende do contexto em que está sendo usado.

      Sendo assim, o autor de Hebreus aqui não está querendo ensinar que a natureza humana é dicotômica (dividida em duas partes-alma e espírito), mas sim que a Palavra de Deus tem poder para transformar todo o Ser, isso é holismo.

      Portanto a expressão “alma” e “espírito” em Hebreus 4:12 podem ser consideradas como se referindo ao nosso ser mais íntimo, mais pessoa. Deus, e Sua Palavra, alcançam o nosso mais profundo ser ajudando-nos a perceber nossas falhas e nos entregarmos completamente à vontade de Deus.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



      • lucas franklin em 3 de dezembro de 2013 19:27

        olá Maiara costa a resposta foi bem respondida tirou minha duvida! eu queria saber só como que fala o texto lá em 1TM 6:15;16 que afirma que Jesus é o unico imortal, mas vem logo aquela conpreensão grega na minha mente de tricotomia e Dicotomia que ensinam que o corpo de Jesus morreu e seu espirito foi até o inferno! como entender esse texto que fala que ele morreu se o texto diz que ele é Imortal! Agradeço a todos o que fazem o programa!!!



        • Maiara Costa - Equipe em 4 de dezembro de 2013 10:32

          Olá Lucas!
          Bom dia.
          Será realmente que Cristo foi em “espírito” ao inferno?
          Para você compreender dentro da ótica correta esse assunto vou passar à você dois links: http://goo.gl/9CKUgl e http://goo.gl/j6sFCW.
          Cristo em Sua condição divina Ele é imortal, contudo, não nos esqueçamos que quando Ele encarnou se tornou humano e sujeito à morte por ter escolhido não usar a Sua Divindade.

          “Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! “ Filipenses 2:6-8

          Que Deus te abençoe grandiosamente.
          Um forte abraço.



  • Wal Luércia em 2 de dezembro de 2013 21:24

    Olá, gosto muito do canal Novo Tempo e em especial do Na Mira da Verdade, pois vocês explicam tudo direitinho e com sentido. Mas fiquei com uma dúvida, se conhecemos a Palavra de Deus e vivemos a cada dia na iniquidade(mas lutando contra nós mesmos para não pecar “tanto assim”) sabendo da vontade de Deus para nossas vidas seremos destituídos da Vida Eterna?



    • Maiara Costa - Equipe em 3 de dezembro de 2013 10:39

      Olá Wal!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Agradecemos o seu carinho e confiança em nosso ministério.
      A sua pergunta é muito importante, pois mostra a sua preocupação com a salvação. Vamos à resposta:

      A Bíblia nos afirma que a nossa luta contra o pecado é diária, contínua e constante (Efésios 6:12; Hebreus 12:4), porque temos em nós uma natureza que é carnal, pecaminosa (Salmos 51:5; Romanos 5:12) e que deve ser subjugada a vontade de Deus todos os dias, sendo assim, aquele que peca, mas se arrepende e luta contra as suas tendências pecaminosas com a ajuda do Espírito Santo não será destituído da vida eterna, pois entenderá que o processo de santificação (libertação do poder do pecado e separação das coisas e maneiras más), é um trabalho diário e contínuo até a volta de Jesus (Filipenses 1:6). Agora aquele que tem o pecado como estilo de vida (1 João 5:16,17), ou seja, que peca por rebeldia, por premeditação e deliberado consentimento está se pondo em risco de pecar contra o Espírito Santo (Mateus 12:30,31. Romanos 2:4; João 16:8; Tito 3:3-5), e dessa forma perder o dom da salvação.

      Que possamos nos entregar a cada dia ao Espírito Santo de Deus para sairmos vitoriosos nesse grande conflito entre o bem e o mal!

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



      • Wal Luércia em 3 de dezembro de 2013 12:05

        Obrigado, vocês são verdadeiros mordomos do Evangelho.
        Peço a Deus que abençoe a Novo Tempo a cada dia para que a Mensagem Bíblia chegue ao conhecimento do mundo todo!!!
        Um abraço!



  • cindy em 2 de dezembro de 2013 22:04

    Parabenizo a Igreja Adventista por ter pessoas de domínio próprio como vocês. Eu fui batizada na Igreja Católica, que para mim, é sinagoga da mentira. Estou correndo atrás do tempo perdido com as bobagens que aprendi lá. Não sou adventista, mas peço a Deus que se for da vontade Dele, que eu venha a ser. Aprendo muito com vocês. Sabe vou dar minha opinião s/ essas pessoas que leem mas não sabem o que leram, é o caso da pessoa que falou s/ seita e mais um tanto de bobagens, eu também não sei muitas coisas, mas tenho senso de ridículo. Essas pessoas p/ mim estão possuídas, vá p/ Google e veja o que significa seita antes de dar vexame. Estou percebendo que essas pessoas estão querendo é
    tirar onda, provocar. Eu se fosse da Igreja não responderia mais esse tipo de pergunta, o que eles querem é provocar. Coloca uma página Seita é isso, quem souber ler que leia. Se alguém me fizer essa pergunta, porque não escondo de ninguém que admiro a novo tempo, vou responder sim Seita do bem, da inteligência, do trabalho árduo de um povo de Deus que leva a verdadeira mensagem de Deus, e você pertence a que seita, a do mal, da preguiça de aprender o que é correto. Bom acho que vai demorar um pouco para eu ter esse domínio próprio que vocês tem. Muitas bençãos para Igreja. E que Deus me abençoe também.



    • Maiara Costa - Equipe em 3 de dezembro de 2013 9:54

      Olá estimada amiga e irmã em Cristo Cindy!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.

      Primeiramente muito obrigado por seu carinho e confiança em nosso ministério. Que você possa a cada dia continuar crescendo na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador (2 Pedro 3:18).

      Entendo perfeitamente o que está passando e vivendo, tenho quase certeza que a cada vez que entra em contato com a Palavra de Deus o seu coração arde e queima, pois sente a presença do Espírito Santo te conduzido à toda verdade (João 16:13), eu sei como é, pois passei por isso quando estava na mesma situação que você, até que um dia fiz uma oração de sinceridade a Deus e Ele me respondeu e hoje estou aqui, batizada nesta igreja e pregando este evangelho eterno (Apocalipse 14:6,7) e poderoso!

      Saiba querida amiga que o Espírito Santo está trabalhando fortemente em sua vida e a ajudará a dar o passo de fé que fará toda a diferença em sua vida. Não tenha dúvidas que é da vontade dEle sim, mas não se preocupe, pois Ele pessoalmente fará todas as confirmações que precisar, pois foi desta forma que agiu comigo. Continue se colocando a disposição do Espírito Santo para aprender e Ele pessoalmente irá te ensinar.

      Conte conosco para o que precisar.
      Estamos a disposição.

      Me despeço com um texto para a sua reflexão:

      “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia”. Provérbios 4:18

      Que Deus continue te abençoando grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • Alysson Morais 777 em 2 de dezembro de 2013 22:30

    Olá irmãos, maranata! Tenho tido comigo algumas dúvidas… Gostaria que alguém ajudasse-me a esclarecê-la. A Sra. White realmente falou, através de um sonho, com seu esposo mesmo ele estando morto? E ela acreditou que aquilo seria uma resposta de Deus por conta de suas orações? Porém, Deus condena essa atitude de falar com ‘os mortos’ (espíritos malignos), certo? Ela não deveria ter repreendido esse suposto mal? Gostaria de uma explicação sobre esse assunto. Grato!



    • Maiara Costa - Equipe em 3 de dezembro de 2013 9:44

      Olá Alysson!
      Maranata!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.

      Para chegarmos a resposta para essa questão amigo, algumas perguntas podem e devem ser feitas, como por exemplo: Será que Ellen White considerava o espiritismo uma boa fonte de esperança? Esse sonho realmente foi um sonho espírita, ou seja, um espírito maligno apareceu a ela na forma de seu esposo? Ou esse sonho foi apenas um resultado natural do luto? Por qual motivo teve Ellen White esse sonho?

      Chegando a reposta para cada uma dessas perguntas poderemos esclarecer essa questão, então vamos às respostas:

      1) Será que Ellen White considerava o espiritismo uma boa fonte de esperança?

      A resposta dessa pergunta está no livro: O Grande Conflito no capítulo que tem por título: “Oferece o espiritismo alguma esperança?”

      “O príncipe das trevas, que durante tanto tempo tem aplicado na obra do engano as faculdades de seu espírito superior, adapta habilmente suas tentações aos homens de todas as classes e condições. A pessoas de cultura e educação apresenta o espiritismo em seus aspectos mais apurados e intelectuais, e assim consegue atrair muitos à sua cilada. A sabedoria que o espiritismo comunica é aquela descrita pelo apóstolo Tiago, a qual não “vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica”(Tg 3:15 – p.553, 554).

      Veja que Ellen White era totalmente contra o espiritismo. Ela condenava essa filosofia assim como a Bíblia condena, portanto, se fosse algum tipo de manifestação espiritualista, com toda a certeza ela teria repreendido em nome de Jesus.

      2) Esse sonho realmente foi um sonho espírita, ou seja, um espírito maligno apareceu a ela na forma de seu esposo?

      O sonho que ela teve com Tiago White não pode ser interpretado como diabólico, pois, ela “conversou com ele” em um sonho e não numa sessão espírita. O diabo não pode tocar um filho de Deus (a menos que Ele permita por algum propósito salvífico) de acordo com 1 João 5:18. Sendo que ela amava a Cristo e O seguia, a promessa do texto bíblico – de que Deus protege do maligno – se cumpriu na vida dela de modo que o diabo não agiu na vida para que sonhasse algo demoníaco.

      3) Esse sonho pode ter sido apenas um resultado natural do luto?

      Sim, é natural qualquer pessoa sonhar com algum querido que morreu. Isso é uma forma de o cérebro lidar com a dor da perda. Por que Ellen White não poderia sonhar com o esposo falecido? Por que Deus não poderia usar esse sonho para confortá-la e lhe comunicar algo? Quem disse que um sonho para ser verdadeiro tem que mostrar apenas pessoas vivas?

      4) Por qual motivo teve Ellen White esse sonho?

      Nesse caso Deus comunicou a ela que deveria evitar o excesso de trabalho que acabou tirando a vida de Tiago White mais cedo. O sonho que a Sra. White teve com o marido, depois de um mês da morte dele, está registrado na Carta 17 datada de 12 de setembro de 1881 e enviada para seu filho Willie e aparece também no Manuscript Releases, vol. 10, pp. 19-21. Na correspondência Ellen White conta ao filho que estava sentindo muita falta do esposo e depois descreve o sonho que teve com o esposo que foi seu grande companheiro de evangelismo.

      Perceba amigo que nada há de espiritismo nesse sonho que Ellen White teve, pois nem sequer a favor dessa filosofia ela era.

      Concluo com um texto para a reflexão:

      “Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos”. Eclesiastes 5:3

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • André Luiz em 3 de dezembro de 2013 0:30

    Olha professor o seu argumento de “veículos do perdão” associado ao seu sorriso um tanto sem graça não convence e é nitidamente errôneo.



    • Maiara Costa - Equipe em 3 de dezembro de 2013 9:01

      Olá André Luiz!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Agradeço o seu comentário, contudo, onde está a base bíblica que mostra que o argumento está errado?
      Que a Palavra de Deus possa sempre ser o nosso parâmetro!
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • Marcos em 3 de dezembro de 2013 10:33

    VOU FAZER UMA PERGUNTA UM POUCO FORA DO ASSUNTO. Na bíblia está muito claro que DEUS repudia, ou não asseita de forma alguma imagens, esculturas, ídolos de barro, de pedra etc…Então me respondam uma coisa, PORQUE vocês do canal novo tempo em praticamente todos os programas utilizam imagens como se focem imagens de JESUS ou dos apóstolos, em fim vejo imagens nos programas e ate mesmo na Igreja que estou indo, mas estas imagens tem me incomodado, pois as pessoas comentam e dizem que estamos utilizando imagens, então porque desses imagens? Não é errado usarmos imagens em nosso dia dia e nos cultos ?



    • Maiara Costa - Equipe em 10 de dezembro de 2013 10:32

      Olá Marcos!
      Muito obrigado por seu contato e por sua pergunta.
      Vamos a resposta à sua pergunta:

      Na Bíblia com toda a certeza está suficientemente claro que Deus não aceita imagens de espécie alguma, mas em que sentido Deus não aceita essas imagens?

      “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam”. Êxodo 20:4,5

      Ou seja, a proibição de Deus quanto ao uso de imagens é para a adoração ou veneração. Agora fazer uso de imagens para ilustrar verdades espirituais importantes, não tem nenhuma condenação de Deus, pois Ele mesmo capacitou homens para isso.

      “Disse então o Senhor a Moisés: Eu escolhi Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e exe­cutar todo tipo de obra artesanal”. Êxodo 31:1-5

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



      • Marcos em 12 de dezembro de 2013 15:04

        Muito obrigado pela ótima resposta valeu. a paz do Senhor



  • Vinicius em 3 de dezembro de 2013 19:00

    Olá a Paz. A igreja Adventista do 7.º dia não é uma seita? Então pastor pode me responder porque, que os ensino de Ellen White são tão importantes para vocês a ponto de considera-los iguais os da Sagrada Escritura?Porque segundo o que essa senhora diz que guardar o sábado importa em salvação eterna.E mais os seguidores de Ellen White tem seus livros como uma segunda bíblia porque foram “inspirados”.E mais, dizem que guardam o sábado, tudo bem, Glória a Deus, mas ai de um fiel se transgredir o sábado, ou trabalhar nesse dia, ai do fiel se pecar contra o sábado imposto pelos adventistas como meio de salvação, é tratado como indigente pela organização religiosa.Deus não manda ninguém guardar dia nenhum sábado faz parte da antiga aliança a nova aliança é um novo pacto que não obriga a guardar nem sábado nem domingo.A nova Aliança é Lei de Cristo que Ele estabeleceu a Lei da liberdade e não a lei de ser escravo de um dia.



    • Maiara Costa - Equipe em 10 de dezembro de 2013 10:24

      Olá Vinícius!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Vamos responder às suas perguntas:

      1) Os escritos de Ellen White podem ser considerados iguais a Bíblia?

      Para responder a essa pergunta, devemos fazer outra pergunta: Em que sentido os escritos de Ellen White são considerados iguais a Bíblia, em grau de inspiração ou de importância?

      Pois bem, não sei a qual denominação você pertence, contudo, acredito que como na maioria (não em todas) das igrejas evangélicas vocês acreditam no dom de revelação como sendo um dom dado pelo Espírito Santo, sendo assim, creio eu que exista um critério para que esse “pretenso profeta” seja considerado realmente um profeta verdadeiro e creio também que a forma que vocês o avaliam é pelo testemunho dos outros profetas anteriores, nesse caso, os bíblicos, desta forma, o grau de inspiração que esses “pretensos profetas” que dizem possuir o dom de revelação deve ser igual aos dos profetas bíblicas, pois quem concede o dom de profecia para ambos é o Espírito Santo. Se o grau de inspiração desses profetas não for igual aos dos profetas canônicos, então não podem ser considerados verdadeiros, pois o Espírito Santo não inspira mais a uns e menos a outros.

      É nesse sentido que consideramos os escritos de Ellen White iguais a Bíblia, ou seja, no grau de inspiração, pois o Espírito Santo que concedeu à ela o dom do profecia é o mesmo (1 Co 12:4). Contudo, os escritos de Ellen White para os Adventistas de maneira geral não são mais importantes do que a Bíblia, pois a Palavra de Deus é a nossa regra de fé e prática, nossas crenças fundamentais são tiradas todas da Bíblia e não dos escritos de Ellen White.

      Veja o que a própria Ellen WHite tem a dizer sobre isso:

      “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos “últimos dias”; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica”. Primeiros Escritos. p. 78

      “Os escritos da Sra. White indicam constantemente a Bíblia como a grande fonte de toda a verdade espiritual. São abundantes em citações escriturísticas, às quais ela não dá interpretação fantasiosa. Seus escritos não são, pelos adventistas do sétimo dia, considerados um acréscimo à Bíblia, nem seu estudo deve ocupar o lugar do estudo da Bíblia. Ela própria escreveu: A Palavra de Deus é suficiente para iluminar o espírito mais obscurecido, e pode ser entendida por aqueles que a desejam compreender. Não obstante, alguns dos que professam fazer da Palavra de Deus o seu estudo, procedem de maneira que é contrária aos seus mais claros ensinos. Portanto, para que homens e mulheres fiquem sem desculpa, Deus lhes dá testemunhos claros e diretos, fazendo-os voltar à Palavra que negligenciaram seguir.” “Os testemunhos não são para diminuir a Palavra de Deus, mas para exaltá-la e atrair para ela os espíritos, para que a bela simplicidade da verdade impressione a todos.” Vida e Ensinos, p.p 248,249.

      Sendo assim, os escritos dela não são um substituto para a Bíblia!

      2) Como entender a declaração que ela fez em relação ao sábado importar em salvação eterna?

      Para você compreender esse assunto dentro do contexto em que foi escrito, quero recomendar que acesse: http://goo.gl/vyrzbz.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Conte conosco para o que precisar.
      Equipe do Na Mira



  • Gilson Goes Dos Santos em 3 de dezembro de 2013 20:54

    Sei que tem coisas que Deus é que faz, e os caminhos que Deus usa pra fazer o que faz não podemos explicar, e algumas coisas só no céu iremos saber.
    Mas hoje quero lhes contar algo que jamais esperava, tenho uma vizinha aqui em BH, que crescemos juntos mas nunca tivemos oportunidade de sermos amigos, devido a mãe dela ser espirita, e nós Adventistas.
    Não é que essa semana essa moça esteve com minha esposa e falou da Tv Novo tempo e dos programas que ela apresenta principalmente o na mira da verdade, e aconselhando que também assistirmos e disse que tinha pedido os estudos que vocês oferecem.
    parabéns pelo ótimo programa que vocês criam e apresentam.
    Meu nome é Gilson Goes. da minha vizinha é Silvana orem por ela.



    • Maiara Costa - Equipe em 4 de dezembro de 2013 9:58

      Olá Gilson!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Que Deus seja louvado!
      Pois o evangelho do reino está sendo pregado e os filhinhos sinceros de Deus estão sendo alcançados.
      Que você também seja usado por Deus para dar todo o suporte que a Silvana precisar, afinal se o Senhor permitiu esse contato é porque Ele tem planos com isso.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Henrique Moia em 3 de dezembro de 2013 22:51

    parabens!!! Esse esclarecimeto de que a IASD não e uma seita foi muito bom e foi uma ótima explicação para aqueles que acreditam nesse absurdo.



  • josé aparecido da silva em 4 de dezembro de 2013 9:59

    PARABENIZO A VOCES PELO EXCELENTES PROGRAMAS APRESENTADOS.QUE DEUS OS ABENCOES ,,E QUE COLHAM MUITOS FRUTOS PARA CTISTO JESUS.



  • lucas cajueiro em 4 de dezembro de 2013 18:08

    meu irmão leia mateus 9:17. vinho é doutrina em apocalipse:17:2
    vinho novo é JESUS
    vinho venho é moisés
    não se mistura.assim ambos se conservam,tem que respeita as duas doutrina.



  • Carlos Francisco silva em 4 de dezembro de 2013 21:34

    Boa noite Irmãos, em Geneses está escrito que Deus descansou e sétimo dia e o santificou,
    Queria saber onde Deus Proibiu o ser Humano não Trabalhar ou fazer alguma Atividade no Sabado, se fosse assim copiar Deus não teria mais aguma coisa que não poderiamos fazer tambem., Isso não foi um Exemplo de deus ao ser humano de descansar um dia na semana. Exemplo: um enfermeiro um médico , eles tem folga em qualquer dia da semana, voces acham errado eles cuidar da vida de um filho seu ou mulher ou mãe num sabado, o homem que dirige uma Ambulância, nao pode levar um paciente doente a um medico que trabalha no sábado. voce está com uma forte dor de cabeça, vc não pode ir a farmacia comprar um analgesico porque é sabado e o farmaceutico esta de plantão. por favor responda-me Irmãos



    • Maiara Costa - Equipe em 9 de dezembro de 2013 15:36

      Olá Carlos Francisco!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.

      Tente imaginar se hoje vivêssemos numa teocracia. Como ficariam as instituições hospitalares, de segurança como bombeiros, polícia, sistemas de saneamento e energia? São serviços essenciais para a manutenção da vida. Particularmente creio que se vivêssemos numa teocracia, essas coisas não seriam encaradas como trabalho, mas um serviço para a manutenção e proteção da vida.

      Imagino que as únicas coisas que funcionariam no sábado seriam os serviços essenciais para a proteção e preservação da vida. Provavelmente a demanda desses serviços seria muito menor! Aqueles que serviriam no dia de sábado poderiam fazer um esquema de rodízio entre os demais responsáveis. Porém não vivemos em uma teocracia.

      O guardador do sábado deve ter todo o cuidado de não fazer algo incondizente nas horas sagradas do sábado, coisas que poderiam ser antecipadas ou postergadas. Como exemplo, imagine uma pessoa que tenha que comprar um medicamento. Saiu da consulta médica em uma quinta-feira à noite e não se programou para comprar o medicamento antes do sábado. Penso que realizar esta compra pode ser necessário para a saúde e cura, mas por que não antecipou a compra? Entendemos que situações de emergência devem ter cuidados emergenciais, e que o dia de sábado não deveria jamais ser uma restrição para curar e salvar, o que pode envolver serviços médicos, hospitalares, etc.

      Tem pessoas que precisam pegar o ônibus ou táxi para ir à igreja. Não tenha dúvida de que seria muito melhor se algum irmão da igreja desse carona, mas nem sempre essa é a realidade de muitas igrejas de cidades grandes. Então a pessoa ficará em casa, por não ter condução própria para adorar a Deus juntamente com a comunidade da fé? Mais uma vez acredito que tais serviços são essenciais e que num contexto ideal poderiam funcionar em forma de rodízio em dia de sábado. Porém, esta não é a realidade, e uma pessoa não deveria jamais ser privada de ir à igreja, mesmo tendo que fazer uso desses serviços. Penso que o mesmo princípio seja válido para o uso de qualquer outro serviço no dia de sábado, inclusive o de hotelaria.

      Para o guardador do sábado, deve ser feito todos os arranjos necessários para que ele possa desfrutar do dia do Senhor. Se alguém quer estar no centro da vontade do Pai, dará um passo de fé para ter esse dia de descanso a fim de adorar a Deus na beleza de Sua santidade.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • JUCYARA SANTOS ARAUJO em 6 de dezembro de 2013 0:53

    POR QUE DEVEMOS GUARDAR O SABADO



    • Maiara Costa - Equipe em 9 de dezembro de 2013 11:16

      Olá Jucyara!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Porque o cessar as atividades no sábado é um testemunho de confiança no Deus que dá fruto ao nosso trabalho. Só guarda o sábado aquele que confia plenamente em Deus.
      Gostaria de convidá-la à acessar: http://goo.gl/6Eur65.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Conte conosco para o que precisar.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • Fernando em 6 de dezembro de 2013 8:55

    O programa é ótimo, uma boa ferramenta para o evangelho! Esta havendo muito recado e lembretes já que tem como deixar rolando a baixo da tela. Para quem esta com sede da verdade e busca de tirar as duvidas se perde muito tempo com essas coisas. O programa tem pouco tempo para tantas duvidas a ser tiradas. No meu caso para dar as pessoas, eu tenho de editar e quando vou ver; é como tirar gordura de carne. (Que não como mais)



  • luiz carlos em 6 de dezembro de 2013 20:50

    na igreja adventista existe pastora



    • Maiara Costa - Equipe em 9 de dezembro de 2013 9:33

      Olá Luis Carlos!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Na Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, ainda não, mas em outros países já temos mulheres no ministério pastoral.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • arnaldo em 6 de dezembro de 2013 23:12

    boa noite irmãos me chamo arnaldo so da igreja adventista José bonifacio Belém do pará gostaria de saber se tem a hora serta de morre as veses as pessoa dizem que uma pessoa morreu por que tinha chegado a hora dele,ounão morreu por que não era hora dela morre existe isso escrito na bliblia



    • Maiara Costa - Equipe em 9 de dezembro de 2013 13:58

      Olá Arnaldo!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Isso não está escrito na Bíblia.
      Há duas coisas que nós não sabemos a data: do dia da morte e da volta de Jesus.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



      • Marcos em 11 de dezembro de 2013 18:32

        Olá Maiara Costa 🙂 Esta Na Mira: Maiara essa questão que o irmão Arnaldo comentou é polemica! Muitas pessoas, inclusive Adventistas partilham dessa ideia que Deus determina a hora da morte de todas as pessoas antes mesmo delas nascerem. A suposta base para essa doutrina é o Salmo 139:16 aonde Davi declara que “todos os dias determinados para ele, Davi, foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. Agora, essa declaração de Davi é literal? É “universal” ou para todas as pessoas? Qual é a resposta em analise do restante das Escrituras?



        • Maiara Costa - Equipe em 12 de dezembro de 2013 10:51

          Olá Marcos!
          Bom dia.
          Deus saber o dia da morte de alguém não é a mesma coisa que Deus determinar esse dia, pois a onisciência de Deus não é causativa, afinal as coisas acontecem não porque Deus prevê; Ele prevê porque as coisas vão acontecer. Deus permitir e determinar são duas coisas bem diferentes.
          Essa afirmação do Salmo 139:16 pode ser entendida da seguinte forma: Assim como o arquiteto desenha o plano e traça as especificações para uma nova moradia, também Deus dispõe o que tem que ser cada indivíduo até antes de que este veja a luz do dia. Porém, a cada um compete decidir se seguirá o desenho divino ou não.

          Que Deus te abençoe grandiosamente.
          Um forte abraço.
          Equipe do Na Mira



  • eliomar em 7 de dezembro de 2013 12:00

    Oi tudo bem? é verdade se tocamos em um cadave imundo ficaremos imundo até final da tarde? abraço!



    • Maiara Costa - Equipe em 9 de dezembro de 2013 14:10

      Olá Eliomar!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Não, isso era uma recomendação dada à Israel para a prevenção de doenças, visto estarem no deserto e sem condições de saúde pública, então certas medidas eram tomadas para que as doenças não se proliferassem e dessa forma surgisse algum tipo de epidemia, algo que poderia matá-los. Isso era uma lei para a época.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • CLÉCIA DE SANTANA DA SILVA em 7 de dezembro de 2013 19:45

    muito bom esse programa ,comecei a assisti-lo,já a um certo tempo,e pela graça de DEUS conhece uma pessoa da igreja adventista daqui da minha cidade, estou estudando a bíblia e se DEUS mi permitir irei breve me batizar, a TV novo tempo foi na minha vida um caminho para eu conhecer mais a palavra do senhor e me entregar completamente a ele e o programa do na mira ,mi esclareceu muitas duvidas.que DEUS possa continuar abençoandos -os grandiosamente assim como a todos dessa emissora. (CLÉCIA de RIACHÃO DO JACUÍPE .BA)



  • Alvaro em 9 de dezembro de 2013 15:08

    me parece muy bueno



  • leonice em 10 de dezembro de 2013 10:57

    gostaria de receber as revistas em casa



    • Maiara Costa - Equipe em 10 de dezembro de 2013 12:58

      Olá Leonice!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Para você adquirir o curso bíblico: Verdades Para o Tempo do Fim, acesse o blog e no canto superior direito da tela, onde aparecer escrito: Peça o seu curso bíblico aqui, clique em cima.
      Ali será pedido à você preencher todos os dados postais, após encerrado o cadastro o curso bíblico será enviado e levará vinte dias úteis para chegar.
      Conte conosco para o que precisar.
      Estamos a disposição.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • Airton Júnior em 10 de dezembro de 2013 21:40

    Por que Abel era pastor se eles não comiam carne?



    • Maiara Costa - Equipe em 11 de dezembro de 2013 13:31

      Olá Airton!
      Muito obrigado por seu contato com o programa Na Mira da Verdade.
      Abel era pastor de ovelhas por cuidar delas e não por se alimentar delas.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • marcio em 10 de dezembro de 2013 21:41

    parabems pelo seu pelo pograma q deus a bençoa



  • vvVIKTOR BARTIKi em 10 de dezembro de 2013 22:29

    Prezados amigos Tito e Leandro, paz.

    Vidas que foram ceifadas, assassinadas covardemente, nos ventres das mães, abortadas, nós as veremos e reconheceremos no dia do juízo final, por ocasião da ressurreição dos mortos?
    Como serão elas; fetos,embrião ou pessoa formada completamente, sem nome sem identidade, qual o plano de Deus para elas?



    • Maiara Costa - Equipe em 11 de dezembro de 2013 13:35

      Olá Viktor!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Tudo o que sabemos conforme nos descreve as Escrituras é que Deus irá julgar todos os casos com equidade (Gênesis 18:25) e que na ressurreição todos serão transformados (1 Coríntios 15:51,52), contudo, não há como sabermos todos os detalhes a esse respeito, pois a ressurreição é um dos maiores milagres de Deus, sendo que milagres não se explicam.

      Me despeço com um texto para a reflexão:

      “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei”. Deuteronômio 29:29

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • Evaristo Enoque em 30 de dezembro de 2013 14:10

    Sou Adventista



  • a em 7 de janeiro de 2014 21:38

    Professor adão e eva foi salvo



    • Maiara Costa - Equipe em 9 de janeiro de 2014 13:35

      Olá!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.

      Biblicamente falando os dois receberam a promessa da salvação (Gênesis 3:15,) após o seu pecado ambos receberam a providência divina simbolizada pelo sacrifício do cordeiro (Gênesis 3:21; 4:3,4) e os dois aguardavam a vinda do Messias (Gênesis 3:20). O nome Eva significa vida. Esse nome foi dado a ela por Adão numa hora em que sua sentença de morte acabara de ser pronunciada. Ele também olhava para além da sepultura e via no descendente prometido à esposa Aquele que devolveria a ele e a seus descendentes a imortalidade que haviam perdido. Essa certeza é demonstrada no verso 1 do capítulo 4 que diz:
      “Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR”.
      Esse texto no hebraico literalmente diz: “Adquiri um varão, o Senhor”. Quando Eva segurou seu primogênito nos braços, provavelmente se lembrou da promessa divina (Gênesis 3:15) e, acariciando a esperança de que ele fosse o libertador prometido, deu-lhe o nome de Qayin (Caim) que significa adquirido. (Comentário Bíblico Adventista, p.p 220, 223, CPB, Tatuí-SP).
      Portanto, podemos concluir que não somente Adão estará salvo, mas Eva também, visto que ambos morreram crendo na esperança da vinda de Cristo como Seu Salvador e a Bíblia nos afirma que todos que morreram nessa esperança ressuscitarão (1 Coríntios 15:13,14,17-23; 1 Tessalonicenses 4:14,16).

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • Rildo silva em 8 de janeiro de 2014 22:08

    parabens a equipe da mira. Deus tem usado vcs grandiosamente.e tem ajudado muitas pessoas a tirarem sua duvidas sobre assuntos que a biblia fala de um jeito e as pessoas tentam fazer ela dizer outra coisa. ou seja estão transformando a verdade em mentira, graças a Deus que usa este programa para mostrar a verdade



  • Geovane fagundes em 8 de janeiro de 2014 23:04

    São João 20,22. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.
    23. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.

    queridos irmãos suas colocações sempre confundem aquele que tentam entender,o que JESUS diz antes dessa autoridade?recebam o ESPIRITO SANTO,esse é o protagonista não o homem da confissão auricular!!!tem mais,quem inspirou as Escrituras os evangelhos???ESPIRITO SANTO,então os apóstolos foram enriquecidos pelo ESPIRITO SANTO e ganharam a autoridade de perdoar,e mais vcs não entendem de confissão !
    o que é confissão? é contar os pecados a um homem religioso? não é mesmo!
    quanto um criminoso confessa um crime ele é pedoado? não ,porque ele só confessou ,não pediu perdão!ele apenas assumiu o seu erro! confissão é isso é assumir seu erro, o perdão peço a DEUS ,assumo diante da igreja que errei e aquele líder religioso que ouviu minha confissão apenas confirma meu arrependimento diante daquele que ele representa ,que é o PAI o FILHO e o ESPIRITO SANTO.



    • Maiara Costa - Equipe em 9 de janeiro de 2014 10:38

      Olá Geovane!
      Obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Respeitamos a sua fé e opinião.
      Contudo, ainda prefiro confessar os meus pecados para o único que é fiel e justo para me perdoar (1 João 1:9), ou seja, Jesus Cristo, meu único intercessor e mediador diante do Pai (1 Timóteo 2:5).
      Afinal, graças ao sacrifício substitutivo de Cristo em meu lugar, hoje tenho livre acesso à presença do Pai (Hebreus 4:16; 10:19-22).
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • SIMONE BATISTA DE SOUSA em 20 de janeiro de 2014 13:02

    QUERO PARABENIZAR. A TV NOVO TEMPO POR TODA A PRO

    GRAMAÇAO QUE E MUITO BOA REALMENTE VCS ESTUDA E VIVE A PALAVRA DE DEUS.O PROGRAMA NAMIRA DA VERDADE.EU FICO DESLUNBRADA POR QUE NAO VI NEM UMA PERGUNTA QUE VCS NAO RESPONDESSE .SOU DE FORTALEZA AMO VCS DEUS ABENÇOE A TV NOVO TEMPO E A TODOS.



  • OSVALDO DE ALMEIDA PINTO em 24 de janeiro de 2014 16:31

    LEMBRANDO QUE GOSTO MUITO DE ASSISTIR O PROGRAMA DE VCS



  • alisson da costa. e silva em 26 de janeiro de 2014 14:36

    Nao consigo decora textos biblicos. Cmo faço



    • Maiara Costa - Equipe em 27 de janeiro de 2014 13:18

      Olá Alisson!
      Muito obrigado por seu contato com o programa Na Mira da Verdade.
      Primeiramente essa capacidade de memorizar textos é algo que o Espírito Santo nos dá (Lucas 12:12), portanto, devemos e podemos pedir à Ele (1 Coríntios 12:31).
      Contudo, nós também podemos e devemos fazer a nossa parte. As recomendações que farei agora são extraídas do excelente livro Na Mira da Verdade, Vol.2(Rio de Janeiro: Ados, 2013, Leandro Quadros),p.11.

      De acordo com esse excelente material escrito por Leandro Quadros uma boa forma de estudar as Sagradas Escrituras é:

      1) Realizar uma leitura atentiva.

      Isso é mais que dedicar atenção para entender a ideia de um verso ou capítulo; envolve também estar atento à leitura para ouvir a voz divina que falará à sua mente através de uma ou mais porções dos textos bíblicos.

      2) Sublinhar os textos bíblicos que julgar mais importantes naquele momento de leitura.

      Destacar os versículos pode ajudar em muito no processo de memorização porque, depois de ter sublinhado um verso, com certeza você poderá se deparar com aquela marcação em outro momento de leitura e lerá novamente o que foi sublinhado. Consequentemente, a ideia do texto é fixada por mais tempo. Essa repassada por aquilo que um dia sublinhou é fundamental, porque a aprendizagem se dá pela repetição (Dt 6:6-8) e pela escrita (Dt 6:9).

      3) Dispor de um caderno ou computador (arquivo de Word) para anotações.

      É incrível a quantidade de ideias que vem à mente quando fazemos uma leitura atentiva da Bíblia. O Espírito Santo traz à nossa mente ensinamentos práticos para nossa vida e novos versículos para apresentarmos aos amigos e oponentes no ensino e defesa das verdades bíblicas. Portanto, anote a ideia que vier à sua mente logo após a leitura, para que possa usar tal anotação para sua devoção particular, ensino da Bíblia.

      Com toda a certeza o Espírito Santo recompensa os nossos esforços!

      Despeço-me com um texto para a reflexão: “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!”. Lucas 11:13

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • Ernesto Alexandre em 11 de julho de 2014 16:56

    Screvo de Angola e gosto muito do vosso programa



  • LAUDELINO em 8 de dezembro de 2014 12:57

    1 SAMUEL 28:12–19 APARIÇÃO DE SAMUEL FOI DE DEUS OU NÃO SE O QUE VAI ACONTECER AMANHÃ SÓ DEUS QUE SABE



    • Maiara Costa - Equipe em 9 de dezembro de 2014 13:38

      Olá Laudelino!
      Boa tarde.

      Vamos avaliar o texto dentro do contexto:

      Algumas pessoas querem ver no relato da Feiticeira de Endor uma prova da imortalidade da alma. Seria isso correto? É ou não possível comunicar-se com os espíritos de pessoas falecidas? Foi ou não Samuel quem apareceu na sessão espírita de En-Dor? Tertuliano, Jerônimo, Lutero e Calvino acreditavam que um demônio apareceu em forma de pessoa, personificando Samuel.

      Examinemos a narrativa em questão. Saul ordenou aos seus servos: “Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela e a consulte.” (I Sam 28:7). Encontraram tal mulher em Endor. A mulher indaga: “A Quem te farei subir? E disse ele (Saul): Faze-me subir a Samuel. ” V.11. Um momento depois, declarou a mulher: “Vejo deuses que sobem da terra … vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa.”Vs. 13 e 14. “Samuel disse a Saul: por que me desinquietaste, fazendo-me subir? … O Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo.” Vs. 15-19.

      Esta narrativa não diz coisa alguma acerca de ter o profeta Samuel descido do Céu nessa ocasião. Saul usa a palavra “subir”, “sobem da terra”, “subindo”. E a Samuel são atribuídas palavras equivalentes: “Fazendo-me subir”. Se há quem possa alegar essa trágica narrativa para apoiar seus pontos de crença, são-no justamente os que, como nós, creem que os mortos, ao voltarem à existência, “sobem da terra”. Mas, ao buscar provas relativamente ao estado dos mortos, não achamos seguro confiar nos acontecimentos e conversações de uma sessão condenada por Deus. Todavia, como os crentes na imortalidade da alma apelam para essa sessão, desejaríamos perguntar-lhes como harmonizam todas essas afirmações com a sua crença. Como pode “subir” ter o sentido de “descer”?

      Voltando à narrativa, vemos que ela assim descreve o pretenso Samuel: “Um homem ancião,… envolto numa capa.” Seria este o aspecto de um espírito imortal? Assumiria ele forma corpórea? Em caso afirmativo, onde obtém o corpo? Se responder que houve ressurreição, replicaremos que tal alegação prejudica o caso, em vez de prová-lo. Cremos, sim, que os mortos hão de ressurgir. Não cremos, entretanto, que o diabo tenha poder para tal, e é certo que Deus não estava com essa feiticeira, que, aliás, se achava sob o divino edito de morte, em virtude de praticar a arte mágica. Dizer, pois, que houve ressurreição, tão somente aumenta o embaraço. (Ver as seguintes passagens, relativamente à divina sentença de morte contra as feiticeiras: Lv. 20:27; Dt. 18:10 e 11. O espírito que as dirigia não vinha, pois, de Deus, mas do diabo.)

      Ora, diz-nos o registro, mais adiante, que Saul culminou com o suicídio, o seu procedimento pecaminoso. (I Sm. 31:4) Entretanto, o suposto Samuel, predizendo a morte de Saul, declarou: “Amanhã tu e teus filhos estareis comigo”. Onde, pois, estava Samuel, se o suicida Saul iria estar com ele? Efetivamente, é de se admirar que os que crêem na doutrina da imortalidade inerente ao homem, se apoiem nesse relato bíblico, porquanto assim procedendo, fazem Samuel “subir” da “terra” quando, segundo o ponto de vista deles mesmos, ele deveria estar no céu; e fazem o ímpio Saul habitar com o santo Samuel, quando ele deveria, segundo ainda o seu ponto de vista, estar com os demônios no inferno.

      Por que, no entanto, fala o relato em Samuel, se ele ali não se achava de fato? O registro não diz que Saul viu a esse suposto Samuel, pois quando a feiticeira gritou, ele perguntou: “Que é o que vês” E um momento depois: “como é sua figura?” Se Samuel tivesse realmente estado ali, por que não teria visto Saul? Porventura unicamente só os olhos da bruxa eram capazes de ver “o homem ancião envolto numa capa?” Lemos que Saul “entendeu” que era Samuel. Quer dizer que Saul percebeu, concluiu, em resultado da descrição dada pela feiticeira, que Samuel estava presente.

      Era o maligno o inspirador das atividades da feiticeira, e o maligno é o embusteiro por excelência. Concluímos, pois, que essa mulher estava enganando a Saul. Ela, iludida também pelo diabo, provavelmente pensou que via Samuel. Saul, por sua vez, aceitou sua explicação. A narrativa bíblica simplesmente descreve, pois, essa sessão espírita em termos das suposições da feiticeira e de Saul. Temos no relato uma linguagem de aparência, recurso empregado em literatura. Quando a narrativa diz “Samuel”, podemos compreender significar simplesmente aquela aparição produzida pelo diabo, a qual sem dúvida se verificou, e que eles supunham ser Samuel.

      O livro de Crônicas complementa o relato bíblico ao dizer que Saul morreu por causa da sua transgressão contra o Senhor e também porque buscou a adivinhadora para a consultar e não buscou ao Senhor (I Cr 10:13 e 14). Precisaríamos acrescentar mais alguma coisa ao patético episódio?

      Análise do Caso: Dentre as muitas provas contra a opinião de que Samuel apareceu naquela ocasião, destacam-se:

      a) Nem a médium nem o seu espírito de mediunidade exerciam qualquer poder sobre a pessoa de Samuel. Só Deus exercia esse poder; pelo que não permitiria que seu fiel servo viesse a tornar parte duma prática que o próprio Deus condenou (Dt 18.9-14);

      b) Após informar a Saul que Deus o tinha rejeitado, Samuel nunca mais disse coisa alguma a esse rei;

      c) Se fosse Samuel que tivesse aparecido na ocasião, ele não teria mentido, dizendo que Saul pertubara seu descanso, se Deus e não Saul tivesse lhe ordenado; nem dizendo que Saul e seus filhos estariam com ele no dia seguinte (versos 15,16);

      d) Saul mesmo disse que Deus já não lhe respondia nem pelo ministério dos profetas e nem por sonhos (Dt. 18.9-14);

      e) Se Deus aprovasse tal coisa, não teria afirmado que Saul deveria morrer por causa da consulta feita à médium (I Cr. 10.13);

      f) Saul mesmo não viu Samuel. De acordo com a descrição da médium, foi ele mesmo que supôs que a personagem descrita era Samuel;

      g) Quanto à profecia dada pela médium, ela tomou conhecimento da profecia feita antes por Samuel (I Sm. 15.16,18), que vinha perseguindo Saul (I Sm. 16.2; 20.31), pelo que lhe disse o que ele esperava ouvir, e;
      A parte final do vaticínio da médium não foi verdadeira em seu cumprimento, pois, nem Saul morreu no dia seguinte, nem morreram nesse dia todos os seus filhos.

      Despeço-me com um texto para reflexão:

      “Quem morreu não se lembra de ti. Entre os mortos, quem te louvará?”. Salmo 6:5

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • simone em 5 de julho de 2015 9:51

    Oi gostaria de tirar uma dúvida gostaria de saber se é pecado beber bebida alcoólica ou pintar o cabelo pintar a unhas vestir calça e onde fala na Bíblia que não pode e pecado.



  • MARIA FRANCISCA SANTANA FERREIRA em 29 de março de 2017 21:03

    Amo a novo tempo graças a ela vi que estava guardando o domingo que é um dia em que o homem modificou . O dia certo é o sexto dia que DEUS santificou que é o sábado . Estou agora na adventista central de Petrolina -Pe . Gosto muito do seu programa pois através dele o povo é esclarecido com a palavra de DEUS…