Clique aqui e Saiba mais
doe agora TV TV
INÉDITO:
  • SEG21:00
REPRISES:
  • DOM04:00
  • TER07:30
  • QUI09:00
  • SAB17:00

Suicídio e Salvação


one sad woman sitting on the floor near a wall and holding her h

Infelizmente, as pessoas têm difundido alguns mitos sobre o suicídio que carecem de base bíblica e que têm trazido tortura a diversas famílias. Muitos afirmam que “o suicida está perdido”. Porém, não podem basear afirmação tão infeliz nas Escrituras. Sansão se encontra na “Galeria dos Herois da Fé” (Hb 11:32), mesmo tendo tirado a própria vida quando matou aos filisteus:

“E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida” (Jz 16:30).

Isso demonstra que nem todos os casos de suicídio levarão a pessoa à perdição eterna. Imagine alguém que amou a Jesus durante toda a vida e teve um desequilíbrio químico-cerebral, que o (a) levou ao suicídio por causa de uma depressão grave, ou até mesmo devido a um efeito colateral da medicação (que, na boa intenção do médico, estava sendo ministrada para ajudar a pessoa deprimida!)

Agora imagine Deus, o amoroso (1Jo 4:8, 16) e “justo juiz” (Gn 18:25), desconsiderando toda uma vida de amizade com esse filho (ou filha) que adoeceu, e decidindo condená-lo (a) à perdição eterna por causa do suicídio. Isso negaria Seu amor eterno (Jr 31:3); Sua graça, que é maior que o homicídio (Rm 5:20) e o ensino bíblico de que o juízo é pelas obraS, no plural (Mt 16:27; Ap 22:12), e não por obrA, no singular. Nos dois textos supracitados, a Bíblia ensina que Deus não julga o ser humano por atos isolados, mas sim que Ele considera a vida como um todo.

Com segurança podemos afirmar que, se Deus perdoou a Davi por seus muitos (1Cr 22:8; 28:3) e  mesmo assim o perdoou, considerando-o um homem “segundo seu coração” (At 13:22); se fez questão de colocar a Sansão entre os “Herois da Fé”, Ele pode perdoar ao suicida que amou a Jesus e que adoeceu por circunstâncias de um mundo de pecado.Nenhum de nós está livre disso…

Porém, a presente resposta não tem o objetivo de considerar aqueles casos em que a pessoa tira a própria vida pela falta de fé em Deus diante de um problema aparentemente sem solução. Esse é um caso completamente diferente, e não me atrevo nem mesmo a conjecturar a respeito (cf. Dt 29:29).

Além disso, como podemos ter a certeza de que alguém realmente tirou a própria vida porque lhe faltou a confiança em Deus no momento de desespero? Não sejamos “juízes” (Mt 7:1, 2). Somos muito falhos, limitados (e falsos) para exercermos tal função. Somente Deus, que sabe todas as coisas (Is 46:10), tem condições de avaliar plenamente o que se passa na mente de um suicida porque “o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (1Sm 16:7).

Sejamos misericordiosos e bondosos em nossas palavras. Levemos esperança às famílias que perderam parentes por causa do suicídio, e jamais deixemos pairar qualquer sombra de dúvidas na mente daqueles que ficaram, fazendo-os pensar que “nunca mais verão” aqueles que tanto amam:

“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.” (Ef 4:29, Nova Tradução Na Linguagem de Hoje)

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” (Cl 4:6).

Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendo a leitura do ótimo artigo escrito por André Flores sobre o assunto e publicado pela Revista Kerygma no ano de 2010. Pode ser acessado clicando no título a seguir: Suicídio – um ato de esperança

Até a próxima!

www.leandroquadros.com.br/livros


Você está em : Mitos
Compartilhe:


Comente



  • Jefferson Rodrigues em 26 de junho de 2014 22:53

    Boa colocação. Porém não podemos confundir suicídio com sacrifício. Sansão sacrificou-se pelo seu povo. Se considerarmos o caso de Sansão como suicídio, pode-se abrir margem para entender que sendo Jesus onipotente, esteve no comando de sua própria morte, logo teria cometido um suicídio, mas lógico que não, pois Ele sacrificou-se. No demais ótimas colocações.



  • Henrique em 27 de junho de 2014 10:06

    que bom saber disso tambem ouvi alguns casos de homicidio aqui em minha cidade.
    obrigado.
    Que DEUS os abençõe.



  • Nilda em 27 de junho de 2014 10:47

    Interessante…Quer dizer que os suicidas podem e devem ser perdoados por Deus???..Foi isso que entendi???



    • leandroquadros em 3 de julho de 2014 16:06

      Exatamente, Nilda. A misericórdia do Senhor é maior do que imaginamos!



    • Oliveira em 22 de agosto de 2014 21:03

      Não querida irmã Deus julga a todos pelo conjunto de suas obras, se a pessoa fez o que era justo perante a Deus e por uma ocasião se matou então Deu não será injusto para condena-lo por um ato isolado, porém se a pessoa não fez em sua vida toda o que era reto perante Deus nem tampouco pediu perdão de suas falhas, então a pessoa só está recebendo a recompensa pelo seu CONJUNTO de atos.
      Dever não existe para Deus, mas sim a sua misericordia se irradia em nossas vidas.



  • edneide em 27 de junho de 2014 13:09

    QUE BOM TER ESSA INFORMAÇÃO! UM COLEGA MEU COMETEU SUICÍDIO A ANOS ATRÁS. UM PRIMO MEU, TAMBÉM,HÁ ALGUNS ANOS. É UMA SITUAÇÃO MUITO TRISTE, MÁS, NÃO CABE A NÓS JULGARMOS, PORQUE NADA SOMOS E NÃO SABEMOS QUAL PODE SER O NOSSO FIM NESTA VIDA. SÓ PEÇO, MISERICÓRDIA SENHOR JESUS. AMÉM.



  • Fabiano Roberto em 27 de junho de 2014 16:48

    SOBRE O SUICIDIO EM ALGUNS CASOS PODE ATÉ SE SALVAR DEPENDENDO DO SEU ESTADO EMOCIONAL E PSÍQUICO.

    Distúrbios psíquicos graves, a angústia ou o medo grave da provação, do sofrimento ou da tortura podem diminuir a responsabilidade do suicida.

    Não se deve desesperar da salvação das pessoas que se mataram. Deus pode, por caminhos que só Ele conhece, dar-lhes ocasião de um arrependimento salutar. A Igreja ora pelas pessoas que atentaram contra a própria vida. CIC.



    • leandroquadros em 3 de julho de 2014 16:03

      Muito obrigado por esse sábio comentário, Fabiano Roberto. Um abraço.



  • Maiklin em 29 de junho de 2014 1:19

    A paz sou muito grato por esse programa.Deus seja louvado



  • Borge Batista da Silva em 1 de julho de 2014 23:21

    Quero fazer o curso biblico moro na rua giseli.n 161 Parque dosCamargos Barueru



  • Robson dos Anjos Silva em 2 de julho de 2014 13:47

    Que o Senhor Jesus Cristo continue fazendo proliferar sobre a Terra pessoas que que como
    o irmão Leandro Quadros usam de total sabedoria, como dom divino, para levar entendimento
    e conforto à todos que com coração sincero buscam à Deus pela compreensão de Suas Santas Escrituras. A Paz do Senhor à todos.



  • Nina Trento em 21 de agosto de 2014 12:00

    Passei por uma perda em minha família em outubro do ano passado. Uma pessoa que eu amava muito cometeu o suicídio, mas eu o conhecia bem, era um servo do Senhor, homem valoroso, temente a DEUS, fiquei muito triste e ainda me sinto triste pelo ocorrido, mas não acredito que essa pessoa tenha perdido sua salvação por isso, porque vejo tantas pessoas cometendo os mais absurdos atos, crimes contra o próximo e contra DEUS e depois se arrepende e pede perdão e vai pro céu, e uma pessoa que passou a vida inteira sendo boa, tratando os outros com respeito e carinho, por causa de uma depressão se tirou a vida e irá perder a salvação. Fiquei feliz em ler sobre esse tema, porque nos tira muitas duvidas. DEUS vos abençoe, fiquem na paz do SENHOR JESUS.



  • BERNARDO em 21 de agosto de 2014 21:27

    apesar de nao ter nada a ver com o POST, tirem-me uma dúvida: há pouco tempo foi construido um IMENSO templo no centro de sao paulo por um controvertido bispo……que prega com base em DEUTERONOMIO, nao sei qual versiculo; ‘que não se deve se apresentar a deus de maos vazias ‘

    entao se voce chega a tal igreja , e quer algo de Deus, tem SEMPRE de levar uma OFERTA, seja em qual area for, espiritual, sentimental…..sempre OFERTA, e quanto MAIOR seria a oferta maior a chance de ser atendido . ISSO TEM BASE BÍBLICA ???????????? quer dizer que se eu entrar num templo cristão SEM DINHEIRO, provalmente serei MENOS ouvido que alguem que trouxe uma oferta ?

    desde já, agradeço pela atenção

    BERNARDO



    • Maiara Costa - Equipe em 28 de agosto de 2014 10:13

      Olá Bernardo!
      Muito obrigado por seu contato.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.

      Analisemos o que a Palavra de Deus tem a nos dizer:

      “Não digam, pois, em seu coração: “A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza. Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê”. Deuteronômio 8:17,18

      “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos”. Ageu 2:8

      Esses textos nos mostram que se temos capacidade para trabalharmos e colhermos os frutos do nosso trabalho, o fazemos por causa de Deus, pois tudo nessa terra pertence à Ele. Ele não precisa de nossas ofertas para nos atender, pois só o fato de podermos ofertar já demonstra que somos atendidos em nossas petições. As nossas ofertas só tem valor diante de Deus se vierem carregadas com o seguinte sentimento:

      “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria”. 2 Coríntios 9:7

      A alegria é o resultado de bênçãos recebidas, portanto, ofertar é um ato não de penitência, mas sim de louvor e adoração.

      Você pergunta: se eu entrar num templo cristão SEM DINHEIRO, provalmente serei MENOS ouvido que alguem que trouxe uma oferta ?

      Veja o que a Bíblia tem a dizer:

      “Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mime ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor”. Salmo 40:1-3

      “Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvi­rei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”. Jeremias 29:12,13

      Portanto, o Senhor está sempre pronto a ouví-lo! Ele está sempre perto de você e disposto a ajudar.

      Despeço-me com um texto para reflexão:

      “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Mateus 11:28

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Antonio em 25 de agosto de 2014 18:48

    Como posso ter uma intimidade com Deus?



    • Maiara Costa - Equipe em 26 de agosto de 2014 11:14

      Olá amigo Antonio!
      Satisfação poder manter contato com você.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.

      O Senhor está muito feliz com esta decisão, afinal, ter intimidade com Ele é a melhor coisa que nós poderíamos ter e querer. Gostaria de recomendar à você que acesse: http://www.alcanceopoder.com.br, e lá poderá ter informações e orientações preciosas em relação à esse assunto.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • itamar em 26 de agosto de 2014 11:14

    meu irmâo vcs são um bençâo na mau de deus



  • Laercio dos Santos em 1 de setembro de 2014 1:54

    Isso precisa ser mais divulgado, tem muitas pessoas que sofrem achando que o ente querido que se suicidou já está condenado, parabéns ao site por esclarecer esse assunto!



  • Junior em 2 de setembro de 2014 11:12

    Caros, temos que tomar muito cuidado com essa matéria, tenho uma pessoa com depressão em casa e sei o que passamos, o que tem sustentado ela é a fé em Deus, e muitas das vezes ela tem pensamentos de morte, e sempre estou ao seu lado falando de Deus. Na visão de uma pessoa com depressão lê esta matéria e logo em seguida irá pensar, poderei tirar a minha tranquilha pois Deus irá me acolher. O fato da discussão não é se Deus irá ou não perdoar, mas sim as pessoas acharem que podem tirar as suas vidas que os problemas serão eliminados, e que Jesus estará do outro lado esperando. Devemos nos basear o que Jesus disse “Não matarás, que o fizer será condenado ao inferno”. Espero que vocês retirem esta matéria do ar como um incentivo as pessoas com depressão. Porque não se investiga a depressão o envolvimento do corpo e alma, até onde a fé ajuda, é possível a cura?



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de setembro de 2014 16:47

      Olá Junior!
      Muito obrigado por seu contato.
      De maneira nenhuma o artigo tem a intenção de incentivar ao suicídio, mas sim esclarecer que nem todos os casos são passíveis ao “fogo do inferno”, pois se a pessoa fez isto por causa de um grau de depressão no qual não sabe mais o que está fazendo, Deus saberá julgá-la. O que nós não temos o direito de fazer é querer dizer quais foram as intenções dessa pessoa e também não temos o direito de colocar ninguém dentro do lago de fogo e enxofre.

      Recomendo à você que assista: http://novotempo.com/namiradaverdade/videos/na-mira-da-verdade-especial-depressao/

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • cassiano chaves em 12 de setembro de 2014 21:53

    pregar para os outros que suicídio é passível do perdão de Deus, é no mínimo leviandade e insanidade por parte do erudito professor, antes de rachar a lenha pela palavra,quero dizer que estou de volta , e não adianta tirar os meus posts, já vi que quando questionados por suas doutrinas embasadas na falibilidade humana ou quando não tem argumentos para sustentar aquilo que afirmam fogem, como foi o caso da sra. maiara com o adaister que deu a ela um show de vernáculo em hebraica fazendo-a recuar em seus argumentos, bem para quem acha que suicídio está eivado deste aleijão doutrinário aqui vai ,citarei só um, o restante procurem em suas bíblias, Ec 8.8 nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para reter o espírito, nem tem poder sobre o dia da morte, nem há armas nesta peleja, nem tampouco a impiedade livrará os ímpios. ( Ex20.1,13 , 1Co3.17 , Jo10.1718 , Ro13.4 , 1Sm2.6). Antes que eles passem pelo crivo da peneira meu comentário, e o tire do site meu e-mail ainda é ablindrhady@gmail.com, eu sei que ainda há um remanescente fiel que não se conforma com tamanho absurdo, quem conseguir mandar uma pergunta para o na mira da verdade, diga assim quem era william miller , daí vocês verão que todos os anos de ensino superior deles em nada adiantou, por que este segredinho não é divulgado nem no ar nem nos bastidores da tv novo tempo.



    • Maiara Costa - Equipe em 15 de setembro de 2014 11:42

      Olá Cassiano!
      Bom dia e feliz semana.

      Se você não quer crer que alguém que por estar num dos mais terríveis estágios da depressão tire a sua vida e ainda assim de alguma maneira receba um justo julgamento de Deus, podendo não perder a eternidade por conta disso, sinta-se a vontade, é uma escolha sua. Espero com toda a sinceridade que esse tipo de ocorrido nunca acontece em sua família! Se você quer ser legislador e julgar o caso como perdido, também sinta-se a vontade! Você não será desrespeitado aqui por conta disso.

      Em relação ao Adaister já há tempos debatemos aqui neste blog, e as ideias deles por mais de uma vez demonstrarem infundadas, portanto, ninguém aqui está correndo ou fugindo. O ocorre é o que o objetivo do blog é levar as pessoas a estudarem a Bíblia e a se prepararem para a volta de Jesus, e isso infelizmente, nem todos querem.

      Desculpe, não entendi o que quis dizer com William Miller, poderia ser mais claro?

      Se os seus comentários não são prontamente moderados é por alguns motivos muito simples:

      1° Você não é o único que nos escreve e que precisa de atenção.
      2° Tenho outras atividades aqui na Novo Tempo, além de moderar e responder as perguntas do blog.

      Portanto, como a Palavra de Deus nos ensina, paciência é uma virtude e gostaria de contar com a sua.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



      • cassiano chaves em 15 de setembro de 2014 21:14

        Olá, maiara muito obrigada pela sua prontidão em responder-me,eu sei o quanto fui sisudo em minhas afirmações, mas imagine você (kurt cobain, hitler, meu conterrâneo getulio vargas, e tantos outros que tiraram suas vidas, sendo”salvos” por sábados que não guardaram, sendo ”salvos” pela graça de Deus que jamais ouviram falar, se a minha bíblia diz que o reino do céus é tomado por esforço; na tua bíblia esta parte está omissa não é ?, a minha bíblia diz que Cristo disse: quem crer e for batizado será salvo, caso contrário será condenado; não se preocupe se você tivesse lido meu outro comentário que foi tirado propositalmente do blog saberia que eu quase fui um caso de suicídio, mas Cristo me resgatou da morte com seu precioso sangue; devo me sentir frustrado porque não estudo a bíblia não é ? tinhas razão não estou preparado para volta de Jesus?; tive depressão por um longo tempo mas, me desculpe,o ”Cristo” apresentado por vocês é fraco e vulnerável diante de um problema insolúvel como este chamado depressão ?
        Não eu não preciso de atenção, estas enganada, já disse onde estiver tal comentário que está totalmente divorciado da bíblia, lá estarei eu expondo a mentira oriunda desta farsa. Ah!? william miller, você não sabe quem é ? desculpe agora sim não serei nada moderado, este senhor que por ultimo converteu-se em uma igreja cristã de verdade no fim de sua vida, estudava as escrituras e apelava para volta de Cristo, juntamente com ellem g. white , onde por fim você e eu sabemos que foi pura insanidade de ambos; a igreja ainda aguarda a volta do senhor para arrebatá-la como está previsto 1 Ts 4 v 13-18. Eu sei é difícil entender que Cristo morreu por nós na cruz do calvário? mas esta questão de que não há condenação para os suicidas ou que não existe condenação eterna é oca e vazia, desculpe a redundância, então para que Cristo morreu afinal?



        • Maiara Costa - Equipe em 16 de setembro de 2014 10:20

          Olá Cassiano!
          Bom dia.
          Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
          Vamos à algumas breves considerações:

          1) Imagine você (kurt cobain, hitler, meu conterrâneo getulio vargas, e tantos outros que tiraram suas vidas, sendo”salvos” por sábados que não guardaram, sendo ”salvos” pela graça de Deus que jamais ouviram falar, se a minha bíblia diz que o reino do céus é tomado por esforço; na tua bíblia esta parte está omissa não é?

          Você quer afirmar aqui que nós podemos alcançar o céu por nossos próprios méritos? Se você é digno do reino do céu por si mesmo, desculpe a redundância, então para quê Jesus morreria na cruz?
          Já sobre Kurt Kobain, Hitler, Getúlio Vargas, Champignon do Charlie Brown Jr e dentre muitos outros, quem foi que lhe disse que nós afirmamos que eles serão salvos? Em que parte do artigo está escrito isso?
          Vamos esclarecer essa questão numa perspectiva correta para ver se você consegue entender:

          O Dr. Calvin Rock diz que há pessoas que sofrem de depressão e se suicidam devido a um desequilíbrio químico não resultante de um estilo de vida errôneo. Será que Deus responsabilizará uma pessoa que tomou tal decisão tendo as suas faculdades mentais seriamente enfraquecidas? Muitos cristãos saudáveis e lúcidos são afetados por um acidente, doença ou velhice que perdem a lucidez e podem cometer suicídio. Nesse conceito do amor de Deus não se exclui a possibilidade de sua salvação. (Adventist Review, 8 de junho de 1989,p.13).

          Se essa pessoa cometer suicídio por motivos de depressão profunda Deus não irá julgá-la somente por esse ato em isolado (Mateus 16:27), pois somente Deus saberá se ela se arrependeu ou não, pois a pessoa naquele momento não sabe o que está fazendo. Agora se alguém se suicida por falta de fé aí é diferente. Vamos analisar na Bíblia essa questão:

          Existem três personagens bíblicos que se suicidaram em circunstâncias que não oferecem esperança para salvação. Um deles é Aitofel, conselheiro de Davi, que, pela sua traição e suicídio, é considerado o Judas do Antigo Testamento (2 Samuel 17:23), Saul que desobedeceu às ordens divinas em várias ocasiões,e o Espírito do Senhor apartou-se dele. Após consultar uma médium, Saul pelejou contra os filisteus e durante a batalha cometeu suicídio (1Samuel 31) e Judas, após trair o Mestre, devolveu as trinta moedas de prata aos sacerdotes e enforcou-se por remorso (Mateus 27:3-5). Aqui nesses casos querido amigo não foi por motivo de depressão profunda, mas sim por falta de fé.

          E a Bíblia é muito clara em dizer que Deus não leva em consideração os tempos da ignorância (Atos 17:30), porém também deixa muito claro que tudo o que não provém de fé é pecado. (Romanos 14:23).

          Quando a Palavra diz que Deus nos julgará pelas nossas obras, isso não quer dizer que somos salvos por elas, pois não somos (Efésios 2:8-10), somos salvos por Cristo (Atos 4:12) as nossas obras apenas evidenciam qual foi o resultado da salvação em nossa vida e que tipo de fé temos (Romanos 2:6-8). Portanto, deixemos com Deus o julgamento, pois Ele não permitirá que ninguém se perca injustamente (Gênesis 18:25).

          2) A minha bíblia diz que Cristo disse: quem crer e for batizado será salvo, caso contrário será condenado; não se preocupe se você tivesse lido meu outro comentário que foi tirado propositalmente do blog saberia que eu quase fui um caso de suicídio, mas Cristo me resgatou da morte com seu precioso sangue; devo me sentir frustrado porque não estudo a bíblia não é?

          Sobre a primeira parte deste comentário, seguindo o seu pressuposto tenho uma pergunta simples à fazer: “O ladrão na cruz estará salvo naquele dia quando Cristo vier em Seu reino”? Se sim, por quê?
          Sobre os seus comentários serem retirados ou não, não irei mais gastar tempo explicando à você o que já foi explicado. Em relação ao seu quase suicídio, Deus seja louvado por você ter sido salvo da morte, porque não usa o seu tempo para testemunhar? E mostrar que Deus pode sim salvar a quem Ele quer!
          Se você vai se sentir frustrado ou não por não estudar a Bíblia, isso é uma questão particular sua. Eu amo estudar a Bíblia porque ela é a Palavra de Deus viva que transforma a minha vida e me faz ter um relacionamento com Ele. A Bíblia para mim é como as folhas da árvore da vida, pois ao comê-la, ao recebê-la em minha mente, torno-me forte para fazer a vontade de Deus. Se você não quer ter essa experiência, sinta-se a vontade, a escolha é sua!

          3) O ”Cristo” apresentado por vocês é fraco e vulnerável diante de um problema insolúvel como este chamado depressão ?

          De maneira nenhuma, nós só preferimos não ser ignorantes ao ponto de afirmar que alguém que sofre de depressão e que se trata por causa disso, não tenha fé! Pois isso é uma grande inverdade!

          4) Não eu não preciso de atenção, estas enganada, já disse onde estiver tal comentário que está totalmente divorciado da bíblia, lá estarei eu expondo a mentira oriunda desta farsa.

          Perdoe-me, pois a forma como você escreve as vezes, dá a impressão para quem está lendo de que carece desesperadamente de atenção. Mas quando escrevi em postagem anterior que você não era o único que precisava de atenção, não era nesse sentido que você entendeu, mas sim, atenção no sentido de ter a sua resposta atendida e moderada.

          5) William Miller, você não sabe quem é ? Desculpe agora sim não serei nada moderado, este senhor que por ultimo converteu-se em uma igreja cristã de verdade no fim de sua vida, estudava as escrituras e apelava para volta de Cristo, juntamente com ellem g. white , onde por fim você e eu sabemos que foi pura insanidade de ambos.

          Com toda certeza sei quem é Guilherme ou William Miller, um pregador batista, itinerante que no século 19 após estudar algumas profecias bíblicas, concluiu pelo próprio pensamento já existente na época entre as igrejas protestantes, que Cristo poderia retornar a Terra no período do Outono de 1843. Seu discípulo Samuel Snow foi o responsável por marcar a data de 22 de Outubro de 1844, sendo que Miller muito relutantemente aceitou essa marcação. Com essa pregação houve um grande despertamento religioso nos Estados Unidos e muitos cristãos de várias confissões religiosas aderiram e aceitaram essa mensagem, incluindo Ellen Gould Harmon, Thiago White e muitos outros, formando um movimento conhecido como milerita. O dia em questão chegou, entretanto, o evento profético esperado não ocorreu, um grupo de cristãos piedosos continuaram a estudar a Bíblia e compreenderam que o erro não estava na data, mas sim no evento. Miller compreender que não havia como saber o dia exato da vinda de Cristo, mas morreu crendo na Sua vinda!

          A Igreja Adventista do Sétimo Dia estimado Cassiano, crê sim no Advento, contudo, não marca mais datas para esse acontecimento. Se você não crê na vinda de Cristo, lamento profundamente, pois Ele mesmo afirmou que virá e não tardará!

          Despeço-me com um texto para reflexão:

          “Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Apocalipse 3:11-13

          Um forte abraço.



          • Douglas Fausto Rebelo em 10 de outubro de 2014 21:24

            Maiara Costa,
            Paz e graça.

            Você cometeu um pequeno engano, acho que na hora de escrever você não se deu conta.

            O Texto é o seguinte.

            A Igreja Adventista do Sétimo Dia estimado Cassiano, crê sim no Advento, contudo, não marca mais datas para esse acontecimento. Se você não crê na vinda de Cristo, lamento profundamente, pois Ele mesmo afirmou que virá e não tardará!

            Você afirma aqui que a Igreja Adventista “Não marca mais data”. Minha querida irmã corrija isso pois a Igreja nunca marcou data para a volta de Cristo, seria bom corrigir para não dar margens para interpretações equivocadas ou mal intencionadas.

            Cordialmente, seu irmão em Cristo.



          • Maiara Costa - Equipe em 13 de outubro de 2014 12:18

            Olá Douglas!
            Bom dia.

            Muito obrigado por me mostrar o meu erro, irei corrigi-lo.
            Que Deus te abençoe.
            Um forte abraço.



  • Alcilene em 17 de setembro de 2014 11:49

    Artigo perfeito sobre o assunto!! Muito claro, simples e objetivo que pode tirar muita gente da gnorância.



  • thiago RO em 17 de setembro de 2014 15:30

    joao 17:17 a tua palavra é a verdade…
    Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

    Apocalipse 22:15



  • cassiano chaves em 21 de setembro de 2014 21:45

    Olá Maiara, primeiramente, não uso meu testemunho como ?,por acaso você acha que eu mando meus posts por que preciso de atenção? a atenção de vocês, de todos vocês é para mim como as doutrinas verídicas da bíblia para vocês, totalmente dispensável.Me desculpe mas a tua preocupação em me responder rispidamente e sempre equivocada, é tão somente para desviar do foco aqueles que não se alimentam das folhas da árvore da vida que é a bíblia sagrada que dão força as suas mentes para fazer a vontade de Deus,mas eu te pergunto que vontade é esta? de abusar da paciência de Deus que não poupou nem o povo israelita no deserto, já leu êxodo?acho que não, antes de despregar e não sei nem por onde começo tanta mentira reunida, não se preocupe serás desmentida por dentro da bíblia, o Espírito Santo que ainda – e vocês dizem que não – convence o homem do pecado, justiça, juízo, convenceu-me do pecado que eu cometeria contra Deus se tivesse tirado minha própria vida, e antes que pense ou diga algo eu estava afastado dos caminhos do Senhor, já esteve assim?acho que não, teus escritos passam a impressão de que és tudo perfeito aí neste ambiente climatizado, este mesmo Espírito Santo que passa longe de suas vidas ”espirituais”, é quem proporciona tal fato pois vocês são os conhecidos sessacionistas do agir do poder de Deus, tais como o batismo com Espírito Santo,Jl (2)28-32;At(2)1-13;dons de cura, dons de maravilha,dom da fé, dom de discernir espíritos(quanta importância não acha?),palavra de sabedoria,palavra da ciência,profecia, dons de línguas, interpretações de línguas 1 Co (12)1-12.Não acha você que o ”Espírito vendo o crente numa aflição como a que tu referiste doente, inválido,etc, não tem a capacidade de convencê-lo do erro que estará cometendo com consequências eternas. Mais, meu testemunho é para convencer pelo Espírito, e não por força Zc(4)6, seu artigo o tempo todo dá margem para os ”ignorantes” assim como eu, a convencer-se de que Cristo é antagonista nesta história, e que suicídio não é passível condenação( a palavra ignorante é objeção sua, é só reler sua réplica para mim).Os escritos do dr. Rock, Ellem G. White, Guilherme ou William Miller, como preferir juntos só fomentam algo que eu já estou convencido são escória, lixo, e não arranham a polidez da bíblia sagrada,convencida?claro que não eu sei, em uma de suas respostas a mim você inflou o peito, e disse: eu sou adventista do sétimo dia e vou para o céu, e depois sou eu que me acho digno do céu, é melhor prestar atenção no que diz, pois placa de denominação não é sinônimo de entrada no céu, isto é algo que só Espírito pode te convencer, e mais todo este roupante de sabedoria NÂO é nada sem poder de Deus, que tantos de vocês carecem.
    Esperava que você se convencesse de que eu não estudo a bíblia, o que não é verdade, já fui bem mais dedicado mas como acha que entro em ferrenha discórdia usando a verdade em face de hipotéticas ideologias? E quanto a sua pergunta capciosa do ladrão, eu lhe afirmo com todas as letras que na mesma hora que abriu seus olhos espirituais no paraíso estava salvo pois quem garantiu foi autor e consumador da fé.Lc(23)43.
    E ainda insiste em defender William Miller, a história conta que não foi Snow, mas sim Miller o herege em questão, você o defende por ser ele o fundador da igreja adventista,aliás ele converteu-se em uma igreja cristã no fim de sua vida, a senhora White que por sua vez não pode ser defendida também, foi diagnosticada com delírios, isto não estou inventando o próprio hospital adventista a diagnosticou-a desta forma.
    Agora a parte que me alegra, a de poder responder sobre escatologia.Creio sim no advento de Cristo, 1Ts(4)13-18,na grande tribulação Mt(24)21, no período do anticristo 2 Ts(2)3,4, o milênio,enfim o cumprimento cabal das escrituras.Reflitam nisto:
    Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente.Tomara que foras frio ou quente!
    Assim, porque és morno e não és frio nem quente,vomitar-te-ei da minha boca.
    Como dizes:Rico sou,e estou enriquecido, e de nada tenho falta( e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu).
    aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas.
    Obs: Miller arrependeu-se porque é que vocês não aderem a verdade.



    • Maiara Costa - Equipe em 22 de setembro de 2014 15:03

      Em que momento Cassiano em minhas respostas eu disse que estava salva por ser adventista? Em nenhuma das respostas usei de rispidez para com você, mas se assim se sentiu ofendido, peço-lhe as mais sinceras desculpas!

      Agora farei mais algumas considerações em relação as suas afirmações:

      1) E quanto a sua pergunta capciosa do ladrão, eu lhe afirmo com todas as letras que na mesma hora que abriu seus olhos espirituais no paraíso estava salvo pois quem garantiu foi autor e consumador da fé.Lc(23)43.

      Se o ladrão foi para o céu naquele dia, como responde então os seguintes textos bíblicos:

      “Era o Dia da Preparação e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Como não queriam que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e retirar os corpos. Vieram, então, os soldados e quebraram as pernas do primeiro homem que fora crucificado com Jesus e em seguida as do outro. Mas quando chegaram a Jesus, constatando que já estava morto, não lhe quebraram as pernas“. João 19:31-33

      “Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus”. João 20:16,17

      Como o ladrão pode ter ido para o céu naquele dia sendo que:
      A) Nem morto ele estava.
      B) O próprio Cristo não havia ainda subido ao céu.

      Estaria a Bíblia entrando em contradição Cassiano?

      2) E ainda insiste em defender William Miller, a história conta que não foi Snow, mas sim Miller o herege em questão, você o defende por ser ele o fundador da igreja adventista,aliás ele converteu-se em uma igreja cristã no fim de sua vida, a senhora White que por sua vez não pode ser defendida também, foi diagnosticada com delírios, isto não estou inventando o próprio hospital adventista a diagnosticou-a desta forma.

      Pelo que afirma a história não foi Miller mas sim Snow e se realmente estiver interessado em fazer uma pesquisa abalisada, recomendo a fonte primária: Portadores de Luz da editora Unaspress, afinal, todo aquele que se considera apologista, sabe que sua pesquisa deve se efetuar em fontes primárias! Não estou defendo Miller, apenas estou mostrando a verdade dos fatos, pois Miller não foi fundador do adventismo, e como já disse e estou tornando a dizer, ele morreu sendo um batista e não adventista. Em relação a sua afirmação sobre Ellen White, recomendo que acesse: http://www.centrowhite.org.br, lá encontrará a refutação para esta afirmativa.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um abraço.



  • cassiano chaves em 21 de setembro de 2014 21:52

    Obrigado Maiara vocês são tão gentis me excluindo do blog mas a resposta da bíblia sempre será diferente



    • Maiara Costa - Equipe em 22 de setembro de 2014 14:40

      Olá Cassiano!
      Boa tarde.
      Ninguém excluiu você do blog, tanto que seus comentários assim quando possíveis são moderados e aprovados. Contudo, como já disse a outras pessoas para atender também.
      Um forte abraço.



  • cassiano chaves em 21 de setembro de 2014 22:02

    Gosto de ser apologista me sinto útil para Deus combatendo o bom combate contra as heresias, e isto é só o começo.Contra as milhares armas da heresia , temos só uma calibre 66 que é a bíblia sagrada não defraudada. Se os bons se calam, os maus tomam conta.



    • Maiara Costa - Equipe em 22 de setembro de 2014 14:40

      Siga em sua apologia.
      Que Deus o abençoe ricamente.
      Um forte abraço.



  • Diego Gabriel em 22 de setembro de 2014 15:38

    Olá Gostaria de saber se vocês podem me passar um e-mail do Pastor Leandro Quadros.Queria lhe fazer uma pergunta e queria um dia participar do Programa Ao Vivo se der……e-mail:diegogabriel_silva@globomail.com
    Grato.



  • Elisa Machado em 8 de outubro de 2014 16:22

    Peço que vcs orem por mim,quero me matar pois estou com problemas,oro para Deus me ajudar,mais sempre tenho a impressão de que nao esta me ouvindo.Peço de coração que vcs nao esqueçam de mim em suas orações,pois tenho 13 anos e passo por muitos problemas familiares e nao consigo lidar.Dei que nao e da vontade de Deus um suicídio,mais nao aguento mais de depressão.



    • Maiara Costa - Equipe em 8 de outubro de 2014 17:06

      Olá querida Elisa!
      Muito obrigado por ter entrado em contato.

      O que está acontecendo para que alguém tão jovem como você esteja pensando num ato tão extremo como esse?
      O que está causando essa depressão?

      Deus tem algo a dizer à você agora:

      “As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada.” É isso o que diz o SENHOR, que tem amor por você”. Isaías 54:10

      “Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mamãe não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você!”. Isaías 49:15

      Não tente nada contra sua própria vida, pois seja qual for o problema, existe solução e nós queremos ajudá-la!
      Estamos aqui para o que precisar.

      Um forte abraço.



  • ANTONIO CARLOS BRIGIDO em 8 de outubro de 2014 19:01

    Muito boa sua colocação Jefferson Rodrigues é muito importante diferenciar suicídio de sacrifício parabéns…



  • valter em 9 de outubro de 2014 1:04

    Elisa minha irmã entre em contato com a Maiara ou com o Leandro , converse com eles . jesus te ama e ele sempre estará do seu lado ..abçs e fique com Deus



  • Rodrigo Otavio em 24 de outubro de 2014 13:14

    Deus e amor mais também e justiça, o caso de Sansão ele se sacrificou para o povo hebreu ser liberto. que pena que pra isso ele teve que sofrer tudo o que ele sofreu por consequência da desobediência. por outro lado o texto que eu acabei de ler não deixa claro que quem comete suicídio e salva ou não. Deus envio seu único filho para morrer por nos e depois de tudo isso eu tenho minhas duvidas se o senhor perdoaria tão pessoa que se suicida. mais quem sou eu para julgar !!!! acredito que o senhor fará tudo que for possível para que isso não aconteça.



  • FRANCIELE em 27 de outubro de 2014 13:30

    Olá. Sou mto fã do programa. Venho acompanhando a programação da novo tempo pela SKY há alguns meses, foi assim q voltei a ouvir a voz de Jesus. Faço parte de outra denominação, mas tenho profunda simpatia pela Igreja Adventista… no entanto tenho algumas restrições, q nem tem a ver c o sábado, mas sim com a gde qtdd de imagens q vejo por todo lado e principalmente a forma como representam a figura de Jesus (c pele alva e c cabelos longos, qdo na vdd, pelo contexto histórico-geográfico e os costumes da época em q viveu, Jesus teria aparência de um judeu e c cabelos curtos).
    Percebo q é costume de vcs serem profundos conhecedores da Palavra, da história e dos contextos específicos, porém adquiri um certo preconceito q vem seguido por medo, haja visto q ao mesmo tempo q cumprem c o mandamento fo sábado, descumprem o das imagens (sei q não as cultuam, mas as representam em qtdd excessiva). Abraço s todos.



    • Maiara Costa - Equipe em 27 de outubro de 2014 14:55

      Olá Franciele!
      Satisfação manter contato com você.
      Muito obrigado pelo carinho de sua audiência.

      Farei uma breve consideração sobre esse assunto:

      Seria errado de acordo com as Escrituras usar imagens de maneira ilustrativa?

      “Disse então o Senhor a Moisés: Eu escolhi Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e exe­cutar todo tipo de obra artesanal”. Êxodo 31:1-5

      “Bezalel fez a arca com madeira de acácia, com um metro e dez centímetros de com­primento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura. Fez também dois querubins de ouro batido nas extremidades da tampa. Fez ainda um querubim numa extremidade e o segundo na outra, formando uma só peça com a tampa. Os querubins tinham as asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Estavam de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa”. Êxodo 37:1,7-9

      Perceba que se fosse errado o uso de imagens ilustrativas, o próprio Deus estaria em pecado, visto que foi Ele quem capacitou os artífices do santuário a trabalharem com desenhos e figuras. Nisto vemos que nada há de errado no uso de imagens com intuito didático ilustrativo.

      O que Deus proíbe nas Sagradas Escrituras é a veneração ou adoração às imagens (Êxodo 20:4-6). As figuras e ilustrações que são colocadas na igreja não tem o intuito de veneração ou adoração à imagem, mas sim para ilustrar um sermão, algum ponto importante da vida e ministério de Cristo.

      Sendo assim, estimada amiga não estamos descumprindo o segundo mandamento.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Luiz em 19 de abril de 2017 13:54

    Talvez porque Sansão cumpriu o que Deus queria pra vida dele acabar com os filisteus



  • cida em 19 de maio de 2017 17:36

    o suicídio é um pecado sim, pois a vida pertence a Deus, é pecado porque não somo donos dela, a Bíblia nos ensina a dependermos de Deus, por isso é algo que leva ao inferno sim.