INÉDITO:
  • SEG22:00
REPRISES:
  • DOM10:00
  • SEG04:30
  • TER02:30
  • TER13:00
  • QUI00:30
  • SAB04:00
  • SAB19:00

“Presença Espírita na Bíblia”?


Espiritismo_outra

Recebi de uma amiga telespectadora o link para o vídeo de um dos programas da TV Mundo Maior conhecido como “Presença Espírita na Bíblia”. No episódio que acompanhei, os apresentadores Celina Sobral e José Reis Chaves tentaram demonstrar que na Bíblia, a palavra “geração” também significa “reencarnação”, alegando com isso que a Bíblia e o espiritismo são compatíveis.

Por maior que seja meu respeito e admiração pelos irmãos espíritas e por aquilo que eles fazem em favor do próximo, devo dizer que à luz das Escrituras as explicações apresentadas no referido programa estão longe da realidade bíblica, pelas seguintes razões:

1) José Reis Chaves não pode provar linguisticamente (tendo como base o hebraico e o grego bíblico) que “geração” é sinônimo de “reencarnação”. Desconheço um Léxico (Dicionário Especializado) que traduza “geração” por “reencarnação”, o que me leva a concluir que essa afirmação de Chaves é fruto de seus pressupostos espíritas, não de uma verdade objetiva.

2) Também não é possível provar contextualmente que “geração” é o mesmo que “reencarnação”. Afinal, no contexto e na visão bíblica da natureza humana, percebemos que a filosofia dos hebreus, e posteriormente dos judeus cristãos, é holística, ou seja: a natureza humana é vista como integral, sendo, portanto, impossível separar a “alma” do corpo (cf. 1Ts 5:23, 24; 3Jo 2).

A crença de Platão (aproximadamente 428/427 a.C-348/347 a.C.), filósofo grego, de que o ser humano pode ser “dividido” em “alma e espírito” (dicotomia) é estranha para os autores bíblicos. Para eles, a morte é um estado de total inconsciência até o dia da volta de Jesus, quando ocorrerá a ressurreição corpórea dos mortos. Os textos a seguir são suficientes para provar isso: Jó 3:11-13; 14:12; Sl 13:3; 115:17; 146:4; Ec 9:5, 6 e 10; Jr 51:59; Dn 12:2; Jo 11:11-14; 1Co 15:17-23; Ts 4:13-18; etc.

No referido programa também foi dito que o texto de Lucas 12:31, 32, onde Jesus fala que a rainha de Sabá e os habitantes de Nínive “voltarão” para julgar os fariseus rebeldes, ensina que eles (rainha e ninivitas) tornarão a voltar por meio da “reencarnação”.

Porém, lemos no próprio verso que, para eles voltarem, precisam “levantar-se” – algo totalmente diferente de “reencarnar”. Veja:

“A rainha do sul se levantará no julgamento, juntamente com os homens desta geração e os condenará…” (Lc 12:31).
Levantar-se é o mesmo que reerguer-se de uma posição onde a pessoa estava, obviamente, “deitada”, ou seja: é ressuscitar da sepultura. Perceba que a simples leitura do texto é suficiente para vermos que “levantar-se” nada tem a ver com “reencarnar”.
O próprio Cristo ensina que os justos voltarão a ter vida somente “no último dia” (Jo 6:40) – ideia totalmente oposta ao ensino espírita de que logo após a morte (sem a necessidade da Volta de Jesus – 1 Ts 4:13-18) a pessoa “reencarna”. Assim, apenas “no último dia” a rainha de Sabá e os habitantes de Nínive serão ressuscitados – não “reencarnados”.

JOÃO BATISTA ERA A “REENCARNAÇÃO DE ELIAS”?

Com base em Mateus 17:12, José Reis Chaves também afirmou que “João Batista foi Elias reencarnado”. Diz o texto: “Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles.”

O detalhe é que, segundo a Bíblia, Elias não morreu. Foi levado vivo para o Paraíso, de acordo com 2 Reis 2:1-18. Leia alguns versos desse capítulo:

Chegou o tempo de o SENHOR Deus levar Elias para o céu num redemoinho. Elias saiu de Gilgal junto com Eliseu e no caminho Elias disse: —Fique aqui porque o SENHOR me mandou ir até Betel. Mas Eliseu disse: —Juro pelo SENHOR e pelo senhor que eu não o deixarei. E assim os dois foram até Betel. Um grupo de profetas que morava ali foi falar com Eliseu e lhe perguntou: —Você sabe que hoje o SENHOR vai levar o seu mestre para longe de você? —Sim, eu sei! —respondeu Eliseu. —Mas não vamos falar nisso. Então Elias disse a Eliseu: —Fique aqui porque o SENHOR me mandou ir até Jericó. Mas Eliseu disse: —Juro pelo SENHOR Deus e pelo senhor que eu não o deixarei. E assim os dois foram até Jericó. Um grupo de profetas que morava ali foi falar com Eliseu e perguntou: —Você sabe que hoje o SENHOR vai levar o seu mestre para longe de você? —Sim, eu sei! —respondeu Eliseu. —Mas não vamos falar nisso. Aí Elias disse a Eliseu: —Fique aqui porque o SENHOR me mandou ir até o rio Jordão. Mas Eliseu disse: —Juro pelo SENHOR Deus e pelo senhor que não o deixarei. Então eles saíram, e cinqüenta profetas os seguiram até o rio Jordão. Elias e Eliseu pararam perto do rio, e os profetas ficaram olhando de longe. Aí Elias tirou a sua capa, enrolou-a e bateu com ela na água. A água se abriu, e ele e Eliseu passaram para o outro lado, andando em terra seca. Ali Elias disse a Eliseu: —Diga o que você quer que eu faça por você antes que eu seja levado embora. Eliseu disse: —Quero receber como herança duas vezes mais poder do que você tem. Elias disse: —Esse pedido é difícil de atender. Mas você receberá o que está me pedindo se me vir quando eu estiver sendo levado para longe. Se você não me vir, não receberá. E assim foram andando e conversando. De repente, um carro de fogo puxado por cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias foi levado para o céu num redemoinho. Eliseu viu o que aconteceu e gritou: —Meu pai, meu pai! O senhor sempre foi como um exército para defender Israel! E nunca mais ele viu Elias. Muito triste, Eliseu rasgou a sua capa pelo meio. Depois pegou a capa de Elias, que havia caído, voltou para a beira do rio Jordão e parou ali.” (2 Reis 2:1-13, Nova Tradução Na Linguagem de Hoje).

Segundo o ensino espírita, só reencarna quem morre. Se o profeta Elias não experimentou a morte, de que maneira poderia “reencarnar” na pessoa de João Batista? Impossível. Ficaremos com o relato bíblico ou com aquilo que diz o espiritismo sobre o assunto?

Além disso, noutra ocasião os judeus perguntaram a João Batista se era “Elias” que havia voltado do Céu. Com suas palavras claras e taxativas, sem dar margem para qualquer dúvida, o profeta respondeu que ele não era Elias, demonstrando que ambos, mesmo tendo vindo no mesmo espírito e missão emergencial (cf. Mt 17:10-13), eram pessoas totalmente diferentes:

“Eles tornaram a perguntar: —Então, quem é você? Você é Elias? —Não, eu não sou! —respondeu João. —Você é o Profeta que estamos esperando? —Não! —respondeu ele.

Por essas razões bíblicas, recomendo que nossos irmãos adeptos do espiritismo (e que aprecisam a Bíblia) reconheçam a impossibilidade de harmonizar a Escritura com o espiritismo. Por questão de sinceridade com nós mesmos, precisamos seguir os ensinos bíblicos ou os ensinos espíritas em relação à morte (e outros assuntos).

A pessoa que se permitir guiar por Deus na leitura das Escrituras perceberá que “reencarnação” e “ressurreição” são coisas por demais antagônicas. Norman Geisler foi feliz em demonstrar as diferenças gritantes entre uma ideologia e outra, em sua Enciclopédia de Apologética (São Paulo: Vida, 2002), p. 749. Para que tenha a comprovação bíblica para cada afirmação do referido autor no quadro comparativo, farei uma pequena adaptação acrescentarei os textos bíblicos ao lado:

Tabela NMDV - 2

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concordo com o programa da TV Mundo Maior que há a presença espírita na Bíblia. Porém, a questão é que essa “presença” existe com o objetivo dos autores bíblicos condenarem o espiritismo, ao invés de sancioná-lo:

“—Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.”” (Isaías 8:19-20, Nova Tradução Na Linguagem de Hoje).

Deve-se destacar que o objetivo dos escritores inspirados não é condenar aos irmãos espíritas, mas, mostrar-lhes o que a Bíblia realmente ensina sobre o assunto, através de seus próprios métodos interpretativos de examinar todos os textos sobre um referido assunto antes de se chegar a uma conclusão (cf. Lc 24:27, 44). O desejo de Deus revelado aos profetas é que entendamos a Bíblia por meio da própria Bíblia e que a examinemos por nós mesmos, ao invés de recorrermos, por exemplo, a Allan Kardec, e ler o texto bíblico sob a visão dele:

“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (At 17:11).

 

www.leandroquadros.com.br/livros
www.fb.com/leandroquadrosnt
@lsquadros


Você está em : Apologia, Heresias
Compartilhe:


Comente



  • Calunga André em 19 de setembro de 2014 12:47

    Essa sim, interpretação somente a luz da Bíblia Sagrada



  • Ricardo em 19 de setembro de 2014 13:10

    Excelente artigo Leandro! se eu fosse espirita a bíblia seria o ultimo livro no qual eu tentaria comprovar minha doutrina, pois ela é totalmente contraria às doutrinas espiritas.



  • Ana Gomes em 20 de setembro de 2014 11:56

    Gostei muito da sua explicação. Já fui espírita praticante sei exatamente é, não é possível crer no espiritismo e na bíblia, é necessário fazer a escolha, e por esse motivo e muitos outros é que decidi ser Cristã e orientar minha vida através das Escrituras.



    • Maiara Costa - Equipe em 22 de setembro de 2014 15:36

      Olá Ana!
      Satisfação poder manter contato com você.
      Muito obrigado por compartilhar conosco um pedacinho de sua história.
      Que Deus seja louvado.
      Um forte abraço.



  • Vanessa Lupinacci em 20 de setembro de 2014 12:19

    Muito boa explicaçào. Parabens.



  • Diego Melo em 21 de setembro de 2014 18:13

    Muito bom seu argumento Bíblico professor Leandro Quadros !!



  • marcelo diniz em 22 de setembro de 2014 1:19

    showww, leandro quadros obrigado por vc existir, DEUS esta contigo abracos



  • Marcos Eduardo em 23 de setembro de 2014 17:59

    Leandro, você é Bem Aventurado!!!
    DEUS lhe escolheu não para ser sacerdote, mas para uma tarefa igualmente importante.Ele lhe concedeu a capacidade (Sabedoria) de elucidar diversas questões Bíblicas de maneira didática, simples e educada!
    Sou membro da IMPD e acompanho, pela internet, o programa Na Mira da Verdade.
    Já adquiri os dois primeiros livros e gostaria de saber quando irá publicar o próximo?
    Mantenha-se assim, sem deixar o seu coração se enaltecer pelos elogios, que DEUS o honrará todos os dias da sua vida.



  • Samantha Taylor em 23 de setembro de 2014 18:23

    Escreva um comentário…
    Samantha Taylor MAIS NÃO VOU CURTIR ISSO NÃO INVÉS DE FICAR FALANDO MAU DOS ESPIRITAS VAMOS FALAR MAIS DE JESUS PRAS PESSOAS, DE AMOR PARA OS DEPRESSIVOS, SOBRE AS MENSAGENS SUBLIMINARES SOLTAS POR AÍ, EM BONECAS MONSTER HIGH E FILMES DE TERROR, TV TEM MUITO MAIS COISAS PARA GENTE SE PREOCUPAR PROF LEANDRO E QUE ESTÁ SENDO DESPERCEBIDO ATÉ O ASSUNTO DO EBOLA VAMOS ACORDAR, PAZ E LUZ PRA VC PROF LEANDRO E TITO ATÉ TERÇA QUE VEM SABE QUE EU NÃO PERCO UM PROGRAMA NÉ JÁ TÔ VICIADA:)



  • Samantha Taylor em 23 de setembro de 2014 18:24

    GOSTO TANTO DE VC LEANDRO QUADROS VC É TÃO GENTIL COM A GENTE AMO ESSE PROGRAMA SO NÃO GOSTO DE PRECONCEITO MAIS AINDA SIM TE AMO:)



  • Jose Maria Soares em 27 de setembro de 2014 23:01

    é sabido por todos que denominações religiosas não salvam minguem,más é importante termos um direcionamento correto do que é ter uma vida com Deus.e nesse caso a I.A.S.D é a que tem mais propriedade d para fazer esse papel.



  • DONIZRTI MASSARU TAKAKI em 28 de setembro de 2014 11:40

    OLA OTIMA EXPLICACAO;SEM DEIXAR NENHUMA DUVIDA. PENA QUE AS PESSOAS (ESPIRITAS,CATOLICAS E ATE MESMO CRENTES)PREFEREM ACREDITAR EM HOMENS(PAIS DE SANTOS ,PADRES,E ATE MESMO ALGUNS PASTORES)EM VEZ DE APRENDEREM COM A BIBLIA.E QUE E MUITO MAIS FACIL OUVIR O QUE DIZEM SEJA VERDADE OU MENTIRA DOQUE ESTUDAR A BIBLIA.
    INFELISMENTE AS PESSOAS HOJE EM DIA NAO QUEREM SABER A VERDADE POIS SE SOUBEREM SERIAM OBRIGADAS A MUDAR E DEIXAREM SEUS MAUS COSTUMES.VEJA POR EXEMPLO A POLITICA NO BRASIL VOCEIS ACHAM QUE ATE AGORA O POVO NAO PERCEBEU QUE TODO ANO OS POLITICOS PROMOTEM MUNDOS E FUNDOS E QUE O BRASIL VAI CADA VEIS MAIS PRO FUNDO DO POCO
    ACORDEM POVO DE DEUS PORQUE ASSIM COMO NENHUM POLITICO PODE CUMPRIR AQUILO QUE PROMETE(O QUE A MAIORIA NAO QUER MESMO CUMPRIR NE SO ENCHER AS BURRAS DE DINHEIRO )NAO PODE PÓIS O SISTEMA NAO OS PERMITE,ASSIM TAMBEM DEUS NAO PODE ABENCOAR OS PREGUICOSOS QUE PREFEREM APRENDER DOS OUTROS .POIS ESCRITO ESTA ,E CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARAS.E COMO AS CONHECEREIS SE VOCEIS NAO AS BUSCAM.ISTO E PARA REFLETIREM TODOS .FIQUEM COM DEUS E QUE ELE ILUMINE A TODOS OS SEUS CAMINHOS E PENSAMENTOS.



  • jamile em 30 de setembro de 2014 12:30

    Parabéns Leandro Quadro,
    Você esta cumprindo aquilo que papai nos ensinou, que aquele que me confessar diante dos homens tambem o filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.



  • Mhessu em 1 de outubro de 2014 16:12

    tem um certo pastor adventista, chamado Samuel Ramos onde na sua pregaçao ao se referir ao texto de daniel 12:1,2 . quando diz que muitos dos que dormiam no pó ressurgiriam ele disse que isto vai acontecer bem antes da grande tribulacao e pessoas como os pioneiros da iasd assim como E.G.W, haveriam de ressurgir isto é verdade? isto nao seria espiritismo?



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de outubro de 2014 12:03

      Olá!
      Muito obrigado por seu contato.

      Esta afirmação do pastor Samuel Ramos, muito provavelmente foi extraída do livro: O Grande Conflito na página 637, que apresenta o momento em que ocorrerá esta ressurreição considerada especial de salvos é ímpios. No último flagelo dos sete, pouco antes da descida de Cristo pra buscar o seu povo.

      Isso não é espiritismo, pois a Bíblia ensina a doutrina da ressurreição (1 Coríntios 15), e não da imortalidade incondicional da alma e reencarnação, isso sim é espiritismo.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Marcos Eduardo em 2 de outubro de 2014 14:27

    CADÊ MEU COMENTÁRIO?



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de outubro de 2014 15:04

      Olá Marcos Eduardo!
      Aguardando moderação, há muitos ainda na frente do seu e assim que chegar nele será moderado.
      Um forte abraço.



  • Marcos Eduardo em 2 de outubro de 2014 17:06

    Prezada Maiara, Boa tarde!
    Obrigado pelo Feedback! No entanto, percebo que alguma coisa está errada na sua informação:

    1 – O meu primeiro comentário foi enviado na semana passada;
    2 – Logo após perceber que não haviam publicado, questionei a respeito do mesmo;
    3 – Outros comentários, realizados após o meu, foram publicados;
    4 – Vocês publicaram, agora, a minha SEGUNDA reclamação!!!!!

    Se procurarem os meus dados, perceberão que o comentário que deveria ser publicado, não foi! Isto é, o Primeiro!!!!!

    Gostaria de lembrá-la que o meu comentário NÃO POSSUI nenhuma ofensa ou palavras de baixo calão, pelo contrário! Exalto o trabalho desenvolvido pelo Leandro, inclusive já adquiri os dois livros publicados do Na Mira da Verdade mesmo pertencendo a outra denominação Cristã, a saber, Igreja Mundial do Poder de DEUS.

    Por favor, disponibilizem o mais rápido possível, as publicações dos internautas que visitam o site da Novo Tempo, caso o contrário, potenciais telespectadores do programa não terão o estimulo para fazerem comentários, isto é, fornecer feedback de seus anúncios.

    Grato.



    • Maiara Costa - Equipe em 8 de outubro de 2014 14:23

      Nada há de errado na informação Marcos Eduardo!
      Os comentários não estão por ordem de chegada, mas sim de data.
      Trabalhos aqui com o máximo de rapidez possível, levando em consideração que moderar o blog e aprovar os comentários é uma de minhas atribuições e não a única.
      Um forte abraço.



  • Santos em 8 de outubro de 2014 14:11

    Um amigo espírita me enviou esses argumentos kardecistas contrários à incompatibilidade entre a Bíblia e o espiritismo:

    A Igreja de modo algum nega a realidade das manifestações espíritas. Ao contrário, admite-as totalmente, atribuindo-as à exclusiva intervenção dos demônios. É debalde invocar os Evangelhos como fazem alguns para justificar a sua interdição, visto que os Evangelhos nada dizem a esse respeito. O supremo argumento que prevalece é a proibição de Moisés. São exemplos: “Não é permitido entreter relações com eles (os Espíritos), seja imediatamente, seja por intermédio dos que os evocam e interrogam. A lei moisaica punia os gentios. Não procureis os mágicos, diz o Levítico, nem procureis saber coisa alguma dos adivinhos, de maneira a vos contaminardes por meio deles. (Cap. XIX, v. 31.) Morra de morte o homem ou a mulher em quem houver Espírito pitônico; sejam apedrejados e sobre eles recaia seu sangue. (Cap. XX, v. 27.) O Deuteronômio diz: Nunca exista entre vós quem consulte adivinhos, quem observe sonhos e agouros, quem use de malefícios, sortilégios, encantamentos, ou consultem os que têm o Espírito pitônico e se dão a práticas de adivinhação interrogando os mortos. O Senhor abomina todas essas coisas e destruirá, à vossa entrada, as nações que cometem tais crimes.” (Cap. XVIII, vv. 10, 11 e 12.)
    Se a lei de Moisés deve ser tão rigorosamente observada neste ponto, força é que o seja igualmente em todos os outros. Por que seria ela boa no tocante às evocações e má em outras de suas partes? É preciso ser conseqüente. Desde que se reconhece que a lei moisaica não está mais de acordo com a nossa época e costumes em dados casos, a mesma razão procede para a proibição de que tratamos. Demais, é preciso expender os motivos que justificavam essa proibição e que hoje se anularam completamente. O legislador hebreu queria que ‘o seu povo abandonasse todos os costumes adquiridos no Egito, onde as evocações estavam em uso e facilitavam abusos, como se infere destas palavras de Isaías: “O Espírito do Egito se aniquilará de si mesmo e eu precipitarei seu conselho; eles consultarão seus ídolos, seus adivinhos, seus pítons e seus mágicos.” (Cap. XIX, v. 3.) Os israelitas não deviam contratar alianças com as nações estrangeiras, e sabido era que naquelas nações que iam combater encontrariam as mesmas práticas. Moisés devia pois, por política, inspirar aos hebreus aversão a todos os costumes que pudessem ter semelhanças e pontos de contacto com o inimigo. Para justificar essa aversão, preciso era que apresentasse tais práticas como reprovadas pelo próprio Deus, e dai estas palavras: – “O Senhor abomina todas essas coisas e destruirá, à vossa chegada, as nações que cometem tais crimes.
    A proibição de Moisés era assaz justa, porque a evocação dos mortos não se originava nos sentimentos de respeito, afeição ou piedade para com eles, sendo antes um recurso para adivinhações, tal como nos augúrios e presságios explorados pelo charlatanismo e pela superstição. Essas práticas, ao que parece, também eram objeto de negócio, e Moisés, por mais que fizesse, não conseguiu desentranhá-las dos
    costumes populares.
    Estas palavras são inequívocas e provam claramente que nesse tempo as evocações tinham por fim a adivinhação, ao mesmo tempo que constituíam comércio, associadas às práticas da magia e do sortilégio, acompanhadas até de sacrifícios humanos. Moisés tinha razão, portanto, proibindo tais coisas e afirmando que Deus as abominava. Essas práticas supersticiosas perpetuaram-se até à Idade Média, mas hoje a razão predomina, ao mesmo tempo que o Espiritismo veio mostrar o fim exclusivamente moral, consolador e religioso das relações de além-túmulo. Uma vez, porém, que os espíritas não sacrificam criancinhas nem fazem libações para honrar deuses; uma vez que não interrogam astros, mortos e augures para adivinhar a verdade sabiamente velada aos homens; uma vez que repudiam traficar com a faculdade de comunicar com os Espíritos; uma vez que os não move a curiosidade nem a cupidez, mas um sentimento de piedade, um desejo de instruir-se e melhorar-se, aliviando as almas sofredoras; uma vez que assim é, porque o é – a proibição de Moisés não lhes pode ser extensiva.
    Há duas partes distintas na lei de Moisés: a lei de Deus propriamente dita, promulgada sobre o Sinal, e a lei civil ou disciplinar, apropriada aos costumes e caráter do povo. Uma dessas leis é invariável, ao passo que a outra se modifica com o tempo, e a ninguém ocorre que possamos ser governados pelos mesmos meios por que o eram os judeus no deserto e tampouco que os capitulares de Carlos Magno se moldem à França do século XIX.
    A esta objeção opõem a afirmativa de que todas as leis de Moisés foram ditadas em nome de Deus, assim como as do Sinal. Mas julgando-as todas de fonte divina, por que ao decálogo limitam os mandamentos? Qual a razão de ser da diferença? Pois não é certo que se todas essas leis emanam de Deus devem todas ser igualmente obrigatórias? E por que não conservaram a circuncisão, à qual Jesus se submeteu e não aboliu? Ah! esquecem que, para dar autoridade às suas leis, todos os legisladores antigos lhes atribuíam uma origem divina.
    Mas temos ainda outra contradição: – Se Moisés proibiu evocar os mortos, é que estes podiam vir, pois do contrário inútil fora a proibição. Ora, se os mortos podiam vir naqueles tempos, também o podem hoje; e se são Espíritos de mortos os que vêm, não são exclusivamente demônios. Demais, Moisés de modo algum fala nesses últimos. É duplo, portanto, o motivo pelo qual não se pode aceitar logicamente a autoridade de Moisés na espécie, a saber: – primeiro, porque a sua lei não rege o Cristianismo; e, segundo, porque é imprópria aos costumes da nossa época. Mas, suponhamos que essa lei tem a plenitude da autoridade por alguns outorgada, e ainda assim ela não poderá, como vimos, aplicar-se ao Espiritismo. É verdade que a proibição de Moisés abrange a interrogação dos mortos, porém de modo secundário, como acessória às práticas da feitiçaria. O próprio vocábulo interrogação, junto aos de adivinho e agoureiro, prova que entre os hebreus as evocações eram um meio de adivinhar; entretanto, os espíritas só evocam mortos para receber sábios conselhos e obter alivio em favor dos que sofrem, nunca para conseguir revelações ilícitas. Certo, se os hebreus usassem das comunicações como fazem os espíritas, longe de as proibir, Moisés acoroçoá-las-ia, porque o seu povo só teria que lucrar.

    Como posso refutá-los, com fundamento na Bíblia?



    • Maiara Costa - Equipe em 8 de outubro de 2014 16:01

      Olá amigo!
      Boa tarde.
      Você pode acessar aqui mesmo no blog os estudos preparados sobre essa temática.
      Digite no campo de busca a palavra espiritismo e terá acesso à mais de dez artigos sobre o assunto. Neles poderá encontrar base para refutar ao argumentos de seu amigo.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Marcos Eduardo em 8 de outubro de 2014 14:58

    Prezada Maiara, Boa Tarde!
    Com todo o respeito, se você está tendo dificuldades para administrar todas as atribuições que lhe foram confiadas, então você deve pedir ajuda!
    Gostaria de lembrá-la que, sem tirar-lhes os méritos, o site da Novo Tempo não tem o volume de acesso tão grande comparado a site de notícias como G1, UOL, IG, R7, etc. Esses sim, precisam de moderação porque todo o estrato da sociedade os acessam. O Site da Novo Tempo é para quem tem interesses na área Espiritual e Religiosa. Sendo assim, sugiro que tenha mais humildade e reconheça que ao fazer um exame superficial do meu texto, verificará que não tem nada de anormal ou ofensivo que o faça ficar tanto tempo para moderação.
    O detalhe é que eu não pedi conselho e não o questionei a respeito da sua explicação. Com isso, demandaria menos tempo ainda de seu valioso tempo para validá-lo.

    Um grande abraço!

    Marcos Eduardo.



    • Maiara Costa - Equipe em 8 de outubro de 2014 15:53

      Desculpe discordar de você Marcos, mas o blog do Na Mira é um dos mais acessados da Novo Tempo e tem mais de duas mil pessoas para atender.
      Peço que tenha paciência, pois há muitas pessoas que também querem ser atendidas.
      Já busquei o seu comentário e ele já foi aprovado.
      Um forte abraço.



    • manu em 11 de outubro de 2014 15:21

      Irmão temo que você esqueça que esse não é o objetivo da novo tempo, o único objetivo é levar pessoas a conhecer a Jesus, números de nada valem tenho certeza que os atendentes fazem o melhor sugiro que você também ajude nessa missão. Não é fácil responder com educação como ela fez. sei que aqui não é lugar de confusões mais realmente isso me incomodou por que não são só religiosos que acessam esse site mais ateus também, e, sendo um tenho certeza que não quero me unir a nenhuma dessa religiões cristas em que existem discussões por coisas dessa natureza.então pense em pessoas que não acreditam em deus e podem infelizmente nunca creditar por causa de tais comentários.para minha felicidade ainda creio que possa realmente haver um deus apesar de coisas como essas que infelizmente existem em meio cristão,porem graças a novo tempo sei que a igreja é aberta para todos.
      Obrigada a novo tempo por estar sendo uma luz para pessoas que não acreditam em deus nos mostrando um deus de amor e perdão



      • Maiara Costa - Equipe em 13 de outubro de 2014 12:16

        Olá Manu!
        Um excelente dia à você e toda a sua família.

        Que Deus seja louvado pelo fato da Novo Tempo estar sendo usada para lhe trazer conforto e esperança. Que isso nunca seja tirado de você por nada e ninguém.
        Que você possa a cada dia continuar crescendo na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus (2 Pedro 3:18).
        Conte conosco para o que precisar.

        Um forte abraço.
        Deus abençoe grandiosamente.



  • rosa em 8 de outubro de 2014 15:30

    parabens,pelos argumentos



  • Marcos Eduardo em 8 de outubro de 2014 16:26

    Obrigado por tê-lo postado, embora tarde.
    Agora, imagina se você trabalhasse em um desses sites…
    Aí sim você teria argumentos para dizer que o tempo é insuficiente para atender a todos…

    As 10 maiores audiências da internet brasileira, segundo a comScore:
    O ranking abaixo considera que, no Brasil, há 76,9 milhões de visitantes únicos.

    1. Google Sites: 70,8 milhões de visitantes únicos
    2. Facebook: 64,4 milhões de visitantes únicos
    3. UOL: 56,9 milhões de visitantes únicos
    4. Microsoft Sites: 54,9 milhões de visitantes únicos
    5. R7: 49,7 milhões de visitantes únicos
    6. Globo.com: 49,1 milhões de visitantes únicos
    7. Terra: 48,3 milhões de visitantes únicos
    8. Yahoo Sites: 46,6 milhões de visitantes únicos
    9. iG: 32,1 milhões de visitantes únicos
    10. Wikimedia Foundation: 29,5 milhões de visitantes únicos

    Fonte: http://www.proxxima.com.br/home/negocios/2013/11/05/Ranking-comScore–as-10-maiores-audi-ncias-da-internet-brasileira-em-n-mero-de-visitantes–nicos.html



    • Maiara Costa - Equipe em 8 de outubro de 2014 16:51

      Ok, Marcos!
      Obrigado por essas informações.
      Mais também conheço a minha realidade aqui.
      São 70.000.000 de telespectadores e aqui na Escola Bíblica, buscamos atender a todos.
      Um forte abraço.



    • ARACY em 25 de outubro de 2014 19:26

      O espiritas não gostam de ler a biblia e proibem seus membros a lerem, pois a partir que começarem a ler a biblia com certeza descobrirão que realmente NÃO existe reencanação.
      Pra mim não passa de charlatarismo.



  • ricardo dos santos oliveira em 8 de outubro de 2014 21:52

    leandro por favor veja esse meu comentario. adventistas defendem a ressureição de moises com grande maestria a http://www.youtube.com/watch?v=eRLhtS8iGQo leandro quero lhe agradecer pois no mes passado eu postei um audio de um aniquilando o aniquilacionismo,onde um pastor desafiava os adventistas dizendo que moises não tinha sidi ressucitado,e vc abordou esse tema no momentoda mentira,muito obrigado pela atencão,estou lhe postando esse novo audio é um programa adventista-(verdade para o tempo do fim)onde alguns adventistas refutam esse pastor que desafiou os adventistas,muito bom eu tenho certeza que se vc ouvir vai lhe ajudar muito,a refutar com mais detalhes esses hereges,apesar que vc ja faz isso com grande maestria,mais tenho certeza que vai corrobora com sua inteligencia.ok,so fiquei triste por que vc não me mandou um abraço,meu nome é ricardo sou de malhador sergipe.gosto muito do programa sou muito seu fã,sou convidado pra ir ha alguma igrejas pra realizar palestras sobre o apocalipse,e depois abro espaço pra perguntas,e as perguntas vem de todo tipo e temas variados,primeiramente ha deus e depois a vc meu irmão que eu consiguo respondwe as perguntas,pois eu aprendi e continuo aprendendo com vc meu irmão,lhe adimiro muito e quero lhe dar um abraçp quando vc vier aqui em aracaju na casa aberta,eu tenho 1 hora de almoco todos os dias no trabalho,meia hora eu almoco e meia hora eu dou estudo biblico a 5 amigos,e eles ja são seu fã ,pois eu passo pra eles os seus videos na mira da verdade,vou fazer de tudo pra eles ir pra casa aberta pra vc dar um abraço neles.thau meu amigo,lhe admiro muito e horo por vc,por favor me mande um abraço no na mira da verdade



    • Maiara Costa - Equipe em 10 de outubro de 2014 12:02

      Olá Ricardo!
      Que Deus seja louvado pela sua vida e ministério.
      Que a cada dia possa continuar crescendo na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador (2 Pe 3:18).

      Um forte abraço.



  • Márcia em 10 de outubro de 2014 12:47

    Deus vos abençoe cada dia mais com este espirito de sabedoria ….Excelente Explicação!! demorei algum tempo para me converter exatamente porque me faltava esse esclarecimento mas Graças ao nosso Pai e as orações me libertei “desse engano” o qual viví durante 15 anos … (João 8.32)



    • Maiara Costa - Equipe em 13 de outubro de 2014 14:09

      Olá Márcia!
      Muito obrigado por compartilhar aqui conosco um pouquinho de seu testemunho.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • verenice em 11 de outubro de 2014 10:03

    Muito bom, sou adventista e tenho um cunhado espírita e como e difícil ele entender orem, por eles



    • Maiara Costa - Equipe em 13 de outubro de 2014 12:17

      Olá Verenice!
      Estaremos orando.
      Um forte abraço.



  • Marcos Eduardo em 13 de outubro de 2014 13:51

    Bom dia, Sr. Alguém!!
    O seu texto me deixou intrigado…
    Quem tu és? Pertences a equipe da Novo Tempo?
    Seria EDUCADO de sua parte se IDENTIFICAR, assim como fez a Maiara nos e-mails anteriores!
    O seu texto é de difícil compreensão! Ele não tem coesão, ignora as pontuações, contém erros ortográficos, além de escrever DEUS com letras minúsculas!!! Parece que estais escrevendo para outro alguém via MSN….
    Não entendi exatamente O QUE você é…
    Você me chama de IRMÃO (Esse termo remete ao comungar a mesma fé) e ao mesmo tempo se diz ATEU!!!!
    Na verdade, não entendestes nada a respeito dos meus questionamentos!
    Indaguei a Maiara sobre a demora para postagem do meu comentário e a consequente validação de pessoas que postaram após a minha. Isso é incoerência!! Suspeito que ela tenha “engolido mosca” ou simplesmente “ignorado” o meu comentário.
    Parece que ela não gostou muito de ser “cobrada” perante as “Mais de duas mil pessoas” que acessam, diariamente, o site da Novo Tempo.
    No entanto, esse episódio servirá de aprendizado tanto para mim quanto para a Maiara.

    Para mim: O site da Novo Tempo não está preparado, infelizmente, para processar, em tempo hábil, os comentários dos internautas que querem fazer uma observação, um elogio, uma crítica, um questionamento ou um aconselhamento.

    Para a Maiara: Precisa ter humildade para reconhecer que é falha, assim como qualquer outro ser humano, inclusive eu, e que, em determinadas situações, deve solicitar ajuda para dar conta de tamanha demanda.

    Um grande abraço!

    Que DEUS os abençoem abundantemente!!!

    Marcos Eduardo.



    • Maiara Costa - Equipe em 13 de outubro de 2014 14:01

      Olá Marcos!
      Boa tarde.

      O nome da pessoa está lá, acredito que tenha faltado um pouco de atenção de sua parte. Da mesma maneira que você expõe a sua opinião aqui, esta pessoa também o pode fazer e pela sua resposta percebe-se que também lhe falta humildade para admitir algumas coisas.

      Respeito a sua opinião quanto a Novo Tempo e não me aterei em explicar à você o que já foi explicado. Só recomendo que mais uma vez seja paciente, assim como todos os outros o são, afinal, você não é o único que dispõe de seus comentários.
      Logo responderei a sua questão das curas e milagres e espero que possamos manter diálogo saudável.

      Despeço-me com um texto para reflexão:

      “Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?”. Tiago 4:12

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



      • Marcos Eduardo em 13 de outubro de 2014 14:25

        Percebes como já surtiu efeito, as críticas construtivas que eu havia relatado anteriormente?
        Você está mais atenta, e isso é muito bom!!!
        Em “O seu texto é de difícil compreensão! Ele não tem coesão, ignora as pontuações, contém erros ortográficos, além de escrever DEUS com letras minúsculas!!! Parece que estais escrevendo para outro alguém via MSN….” Estou falando algo insensato, mentiroso ou verdadeiro e coerente com texto exposto? Como não sou político, não vou fazer uso de eufemismos!
        E quanto a ser humilde, acho que você não leu com atenção devida, o que escrevi no e-mail anterior. Vou lhe ajudar:
        “Precisa ter humildade para reconhecer que é falha, assim como qualquer outro ser humano, INCLUSIVE EU, e que, em determinadas situações, deve solicitar ajuda para dar conta de tamanha demanda.”

        Enquanto você não reconhecer que falhou em publicar comentários posteriores de outras pessoas antes do meu, ficaremos eternamente nessa discussão, até você desistir…

        Um abraço.

        Marcos Eduardo



        • Maiara Costa - Equipe em 13 de outubro de 2014 14:38

          Engano seu amigo Marcos!
          Não ficarei nesta questão eternamente, pois tenho outras pessoas para atender. E jamais disse aqui que sou perfeita, pois não sou, tenho limitações, mas a graça de Cristo me basta e me capacita.
          Um abraço.



          • Marcos Eduardo em 13 de outubro de 2014 14:44

            Prezada Maiara, você vai reconhecer que errou ou não? A sua resposta mostrará exatamente que tipo de caráter possuis…

            Marcos.



          • Maiara Costa - Equipe em 13 de outubro de 2014 15:06

            Olha Marcos!
            Você não me conhece como pessoa, desta maneira, não pode julgar o meu caráter, pois isso nem mesmo o Senhor o autoriza a fazer.
            Já expliquei à você o motivo das coisas, sinta-se a vontade para aceitar ou não.
            Aqui na Novo Tempo nós fazemos e damos o nosso melhor ao Senhor, mas infelizmente não conseguiremos agradar a todos.

            Que Deus o abençoe grandiosamente.
            Um forte abraço.



  • Marcos Eduardo em 13 de outubro de 2014 15:31

    Bom Maiara, como você não deixou outra alternativa, vou respondê-la usando o espaço da sua penúltima resposta as 14:38 hs.
    Para mostrar-lhe que tenho razão, nas minhas observações, faço-lhe um desafio:

    Busque o meu histórico de postagens desde o dia 23/09/14 (1º comentário) e perceberás que faltou você “moderar” a minha 1ª pergunta: “CADE MEU COMENTÁRIO ?” postado no dia 24/09/14. Após a minha 2ª reclamação, você publicou a mesma em 02/10/14 ignorando a primeira!!!!! E até agora não a vi´!! Volto a lhe perguntar: Você errou ou não????

    Marcos.



    • Maiara Costa - Equipe em 13 de outubro de 2014 17:13

      Não postei o seu comentário “CADE MEU COMENTÁRIO”, porque ele não se tratava de nenhuma dúvida ou comentário que valesse a pena ser moderado.
      Modero aqui comentários, dúvidas que podem ajudar na vida espiritual de outras pessoas, esse tipo pergunta CADE MEU COMENTÁRIO, acredito que não se enquadre com o propósito do programa.

      Um forte abraço.



  • Marcos Eduardo em 13 de outubro de 2014 17:47

    Você sabe que a questão não é essa…Você dá voltas e não responde, objetivamente, a minha pergunta! POR QUE POSTASTES OUTROS COMENTÁRIOS ANTES DO MEU? VOCÊ ESQUECEU? VOCÊ NÃO VIU? VOCÊ NÃO SE INTERESSOU? VOCÊ FOI AO BANHEIRO? ALGUÉM LHE CHAMOU PARA IR Á SALA DO CHEFE? Você não pode publicar um comentário do dia 02/10/14 deixando para trás um do dia 23/09/14!!!! A ordem não é por data? Só depois que eu lhe “admoestei” é que você o publicou, sem reconhecer que errou…
    Maiara, não pense que o meu interesse seja lhe afrontar, magoar ou humilhá-la, não é isso!! O que eu peço, simplesmente, é que reconheças que cometeu um erro, só isso!!

    Um abraço!



    • Maiara Costa - Equipe em 13 de outubro de 2014 18:09

      Já reconheci que tenho as minhas limitações e que busco fazer o meu melhor. A forma como trabalho no blog é diferente por haverem muitas pessoas esperando respostas, posso atender as mais atuais primeiro ou ir para as mais antigas, o mais importante é que todos precisamos ser pacientes.

      Se o seu interesse não é esse, então, mudemos de assunto e vamos estudar a Palavra de Deus, pois é isto que nos edificará!

      Um abraço.



  • Marcos Eduardo em 13 de outubro de 2014 18:52

    Agora sim!! Revelaste que, eventualmente, você pode dar preferencia as perguntas atuais em detrimento das mais antigas. Ok! Sem problemas! No fundo, era isso que eu queria saber!!!
    Obrigado pela Sinceridade e Honestidade!!
    Fiquem com DEUS, Maiara e toda a equipe da Novo Tempo!

    Marcos Eduardo.



    • Maiara Costa - Equipe em 14 de outubro de 2014 10:20

      Eu atendo Marcos Eduardo, todas as perguntas, tanto as atuais como as antigas, sem preferências.
      Um forte abraço.



  • Ignácio em 15 de outubro de 2014 10:13

    Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo. 2 Tessalonicenses 3:5



  • Claudemir dos Santos em 16 de outubro de 2014 8:18

    Prezados amigos Leandro Quadros e Tito,neste dia 2-10-14 recebi uma mensagem referente ao programa de o Na Mira da Verdade datado em 10-9-13,e após o meu comentário em 18-09-13 10:00hs,uma coisa me chamou a atenção,pois a próxima pessoa que estava após mim a fazer o seu comentário se chamava Alan kardeck,achei isto muito interessante,mas não dei muita atenção a esta[coincidência]mas agora recebendo esta mensagem a [coincidência]aumentou,pois ao chegar na casa espirita ao qual freguento me perguntaram se eu me alembrava do aniversariante ilustre do meio espirita que comemorava a data de 3 de outubro,e ai eu me lembrei que se tratava de Alan Kardec,seria [coincidência] ou não,e gostaria de compartilhar com vocês que segundo os meus sonhos e visões sobre o inicio da grande obra de Deus em que terá como grande objetivo a de unir as religiões,terá inicio em Dezembro deste ano. Um abraço e muita paz em Jesus.



    • Maiara Costa - Equipe em 16 de outubro de 2014 16:49

      Muito obrigado Claudemir!
      Um forte abraço.



  • Beth em 8 de novembro de 2014 15:25

    Conheço pessoas espíritas que ganham a Bíblia de presente e a repassam imediatamente para outra pessoa sem sequer a tocar, como se dela tivessem nojo ou medo.



    • Maiara Costa - Equipe em 12 de novembro de 2014 14:38

      Olá Beth!
      Obrigado por seu contato.
      Infelizmente estas coisas estão suscetíveis a acontecer, mas nós como cristãos devemos nos policiar para não passarmos aos irmãos espíritas uma imagem errada e ruim, fechando desta maneira, qualquer posta que possa nos levar a ter um diálogo aberto e amistoso com eles.

      “O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”. Colossenses 4:6

      Que o Espírito Santo nos ajude!
      Um forte abraço.



  • Maria Eduarda em 15 de novembro de 2014 17:49

    Olá meu nome é Maria Eduarda, tenho 12 anos e moro em Santos. Bom eu gosto muito de animais e gostaria de saber se é verdade que os animais não vão para o céu? E se for verdade por que?



    • Maiara Costa - Equipe em 17 de novembro de 2014 13:43

      Olá Maria Eduarda!
      É uma alegria poder manter contato com você.

      Bom para esclarecer essa duvida, quero convidar você à acessar: http://novotempo.com/namiradaverdade/os-animais-irao-para-o-ceu/, clique aqui e você terá acesso a um artigo que mostra o que acontecerá com os animaizinhos.

      Que Deus te abençoe.
      Muito obrigado por seu carinho e confiança.
      Um forte abraço.



  • Liliane Moreira em 17 de novembro de 2014 1:21

    Boa noite, Acho que os judeus são um povo que devemos ama-los em cristo, afinal são um povo muito iluminados…. Só nao entendo o porque não acreditam no messias, fora as profecias que se cumpriram sobre que jesus veio nos salvar. Nosso Deus é Maravilhoso!



  • Vladimir Passos em 29 de novembro de 2014 19:53

    NÃO ESTOU CONTRA OS MORTALISTAS, MAS TEM COISAS QUE NÃO TEM EXPLICAÇÃO MUITO HUMANA, TEM ORAS QUE A PRÓPRIA BÍBLIA, APÓIA A IMORTALIDADE E REENCARNAÇÕES.

    Um exemplo de reencarnação, dita pelo próprio messias.

    João 3:3-5
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
    Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
    Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

    Gênesis 2:7
    A imortalidade da alma, muitas vezes ditas pelo próprio messias.
    E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente (note que sem os espírito, que é imortal, o boneco de barro, nunca seria uma alma vivente.

    Eclesiastes 12:7
    E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu (note que o corpo dorme, se- desfaz com a terra, não tem como, nem ser ressuscitado do jeito que era, e o espírito desencarnado, volta a deus para ser julgado (Hb 9.27) e enviado para um sheol positivo em cima para os justos, e um tipo em baixo,de um “umbral”, para punições, purgatório e reencarne de ímpios).

    Mateus 10:28
    E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo (note que corpo e alma são coisas distintas, pois se não fosse, qual a diferença de morrer nas mão de qualquer um se alma aqui fosse simplesmente a vida, este texto é explicado com Lucas 12.5)

    Atos 7:59
    E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito (note que espírito, não pode ser apenas um sopro).

    Lucas 23:43
    E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo hoje mesmo estarás comigo no Paraíso (tirando o “que” e a inexistente “virgula”, é mais um passo para a imortalidade)



    • Maiara Costa - Equipe em 1 de dezembro de 2014 15:14

      Olá Vladimir!
      Boa tarde.

      Vamos esclarecer os textos em questão:

      1) “Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito“. João 3:3-5

      Cristo está se referindo aqui ao nascimento espiritual que acontece por meio do batismo amigo, e não de reencarnação, pois a Bíblia não apoia essa ideia.

      “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”. Hebreus 9:27

      2) Gênesis 2:7

      De maneira nenhuma Moisés está aqui ensinando que a alma é imortal meu amigo! Aqui ele está explicando a forma como o homem foi formado. A junção do pó da terra mais o fôlego de vida ou princípio ativo que da vida é que torna o ser humano um ser vivo ou alma vivente. Esse “espírito” não é imortal, pois a Bíblia afirma que o único que possui imortalidade é Deus (1 Timóteo 6:16).

      3) Onde está a base bíblica para essas suas afirmações do texto de Eclesiastes 12:3? Se assim fosse amigo, Cristo não precisaria ter vindo morrer na cruz, pois o próprio ser humano por suas obras de caridade seria autossuficiente para alcançar por si mesmo o céu!

      4) A explicação teológica e embasada do texto de Mateus 10:28, você já recebeu, mas irei reenviá-la!

      Cristo disse: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. Mateus 10:28. Isso prova que a alma e o corpo são duas coisas distintamente diferentes. O corpo pode ser destruído e a alma permanece. Portanto, a alma é uma entidade separada, que vive para sempre depois da morte do corpo.

      Aqueles que ensinam a doutrina da imortalidade da alma ensinam não somente que as almas dos justos vivem. Ensinam que, embora o corpo seja destruído, a alma não é. Mas este texto explicitamente diz que é possível “fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. Em outras palavras, é possível “matar a alma”. Certamente, este é o último texto no mundo que o defensor da alma imortal deveria apresentar para apoiar sua crença.

      Mas o crente na imortalidade da alma nos lembrará que o texto no mínimo deixa claro que o corpo é uma coisa e a alma outra; e, portanto, a alma deve ser considerada uma entidade separada. A palavra grega aqui traduzida por “alma” é psiquê. Isso ocorre em cada exemplo onde a palavra “alma” é encontrada no Novo Testamento na Versão King James. Mas, há muitos exemplos onde psique é traduzida por “vida”. Os tradutores, que não eram inspirados, mas eram crentes em uma alma imortal, variaram a tradução de psiquê de acordo com sua melhor compreensão, e inevitavelmente através dos olhos de sua teologia. Não questionamos sua honestidade; somente sua exatidão.

      Note as seguintes palavras de Cristo conforme traduzidas na Versão Almeida Revista e Atualizada: “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida [psiquê] perdê-la-á; e quem perder a vida [psiquê] por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma [psiquê]? Ou que dará o homem em troca da sua alma [psiquê]?” Mateus 16:25, 26.

      Obviamente, os tradutores não podiam traduzir psiquê no verso 25 como “alma” sem criar um dilema teológico de primeira ordem.

      No verso 26, “perder a psiquê” significa perdê-la no fogo do juízo que devorará os condenados. Mas, no verso 25, Cristo diz que é possível um homem “perder a psiquê” por Sua causa! Os tradutores resolveram um dilema e salvaram sua doutrina da imortalidade da alma traduzindo psiquê como “vida” no verso 25 e como “alma” no verso 26. Poderíamos acrescentar que os tradutores da American Standard Version e os tradutores da Revised Standard Version traduzem psiquê como “vida” em ambos os versos.

      Voltemos agora a Mateus 10:28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma [psiquê]; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma [psiquê] como o corpo”.

      Quando a palavra “alma” é substituída por “vida”, como pode adequadamente ser, qualquer aparência de um argumento para a doutrina da imortalidade da alma desaparece. De fato, o texto torna-se um dos mais fortes em apoio da doutrina de que virá o dia em que os ímpios terão sua própria vida destruída. E, se isso não significa aniquilamento final, não sabemos como este significado poderia ser transmitido em palavras.

      5) Atos 7:59

      O termo espírito aqui utilizado por Estevão é o mesmo que Jesus utilizou em João 19:30, portanto, pneuma no grego que significa fôlego de vida.

      6) Lucas 23:43

      Jesus prometeu ao ladrão que o levaria para o céu naquele dia?

      “E acrescentou: Jesus lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43). Aparentemente, parece haver uma contradição na palavra de Deus, porém, estudando profundamente este texto, percebemos que o livro Sagrado de Jesus é perfeito e não contém erros doutrinários. O que acontece neste caso, é que o verso contém um pequeno “erro gramatical” e de “pontuação” por parte do tradutor e não do próprio Jesus. Analisemos quatro pontos básicos existentes que nos ajudarão na correta interpretação:

      a) A palavra “que” existente em nossa Bíblia não consta no texto original grego. É um acréscimo do tradutor. A escrita seria assim: “Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso”. Na escrita bíblica, as frases e palavras, eram escritas todas juntas, sem pontuação. Ex: (traduzindo para o português)

      “Emverdadetedigohojeestarascomigonoparaiso”

      Cabe ao estudante da palavra de Deus fazer a separação correta das palavras e pontuá-las adequadamente.

      b) O entendimento do texto irá depender de onde usarmos a vírgula. Colocando-a depois da palavra “digo”, significaria realmente que, no momento de sua morte, o ladrão iria para o céu com Jesus. Ex: “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso”. Agora, se a vírgula for colocada depois da palavra “hoje”, muda completamente o sentido do texto: “Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”.
      Jesus está dizendo ao ladrão que “hoje”, neste dia em está sendo pregado na cruz, neste dia em que ele está preste a morrer, ele promete um dia ressuscitá-lo e levá-lo para o Céu. O termo “hoje” refere-se ao momento no qual Cristo estava fazendo a promessa. Deve-se também ressaltar que o ladrão pediu a Jesus: “lembra-te de mim quando vieres em teu reino”. Ele sabia que a vinda do reino de Deus era algo futuro.

      C) O ladrão não foi para o céu naquele dia. Leiamos João 19:31 a 33:

      “Entre os judeus, para que no Sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele Sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados”.

      As pernas do ladrão foram quebradas porque ele estava vivo. Era costume da época, fazer isto para que os criminosos não fugissem. Em algumas vezes os condenados à cruz levavam até uma semana para morrerem.

      D) O próprio Jesus disse que não tinha ido ao céu depois de sua morte. Vejamos João 20:17: “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus” .
      Analisemos: Jesus morreu numa sexta-feira e ressuscitou num domingo. Como ele iria para o céu com o ladrão na sexta, se no domingo ele disse para Maria Madalena que ainda não havia subido? O livro Subtilezas do Erro, de A.B. Christianini menciona várias traduções que vertem Lucas 23:43 da seguinte maneira: “E Jesus lhe disse: na verdade te digo hoje: estarás comigo no paraíso”.

      Sendo assim, texto de Lucas não contradiz a doutrina do sono da alma (Salmo 13:3; João 11:11-14). As Escrituras claramente ensinam que a pessoa ao morrer está inconsciente até a volta do Senhor Jesus (Salmo 6:5; 115.17; 1 Tessalonicenses 4:13-16). “Hoje”, exatamente quando parecia que Jesus nunca teria um reino, Ele prometeu ao malfeitor: “Estarás comigo no paraíso.” Verso 43. Jesus deu ênfase ao momento da Sua promessa.

      Neste dia da Minha humilhação, você revela fé na Minha exaltação. Neste dia, quando todos os outros Me abandonam, você me chama Salvador. Neste dia em que você chegou ao limite da sua vida, quando você lança a sua alma impotente sobre um Salvador moribundo, Eu lhe prometo. Hoje, declaro como num decreto real a partir da cruz, como se fosse de um trono: Você estará comigo no Paraíso!

      O ladrão era prisioneiro, mas prisioneiro da esperança – a bem-aventurada esperança. Uma coroa aguarda o ladrão penitente. Ela será sua quando Jesus estabelecer o Seu reino. É este o triunfo da fé. O texto em nenhum momento faz menção a crença grega pagã da imortalidade da alma!

      Que o Espírito Santo ilumine a sua mente.
      Um forte abraço.



  • Vladimir Passos em 1 de dezembro de 2014 15:51

    Assim sendo, como é possível que os anjos vivem eternamente, se o deus da bíblia é o único imortal (1º Tm 6:16), até mesmo o diabo com seus anjo (se é que existem) vivem até hoje, ou este já foi aniquilado, no dia que Jesus morreu na cruz (Hb 2:14) ?



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de dezembro de 2014 9:41

      Olá Vladimir!
      Bom dia.

      Respondendo a sua pergunta aos anjos é possível terem o dom da imortalidade, pois o próprio Deus concede isto à eles! Eles vivem, servem e adoram o autor da vida (Atos 3:15; Hebreus 1:14; Hebreus 1:5,6), em resposta a sua fidelidade recebem dEle o presente da vida eterna.

      O mesmo presente que o ser humano recebeu quando foi criado (Gn 1:26,27), entretanto, estava condicionado a sua obediência ao Criador (Gn 2:15-17). Os seres celestiais, os anjos tem imortalidade.

      O diabo e os seus anjos que de acordo com o próprio Jesus Cristo são bem reais (Lucas 10:18), serão aniquilados após o período dos mil, quando se encerra a última fase do juízo de Deus (Mateus 25:41; 2 Tessalonicenses 1:9; Apocalipse 20:9,10).

      Se o diabo não existe, quem então está tentando as pessoas? Deus?

      Que o Senhor te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • ricardo em 17 de janeiro de 2015 13:17

    Os argumentos espiritas são geralmente textos tirados do contexto tendenciosamente para faze-los dizer coisas que não queriam dizer, é impressionante o numero de pessoas que esta sendo atraída por este tipo de pratica, infelizmente muitos dos escolhidos vão se perder…deixo este link com algumas explicações e refutações a alguns argumentos espiritas, abs!!



  • Alianna em 14 de setembro de 2015 19:32

    muito boa explicação, mas essa referencia de lucas 17:10-13 ta errada. Ou pelo menos nao entendi