INÉDITO:
  • SEG22:00
REPRISES:
  • DOM10:00
  • SEG04:30
  • TER02:30
  • TER13:00
  • QUI00:30
  • SAB04:00
  • SAB19:00

Ellen White ensinou que é pecado ser doente?


A citação (isolada pelos críticos) em que Ellen White afirma isso se encontra em Conselhos Sobre Saúde, p. 37: “É pecado ser doente, pois toda doença é resultado de transgressão”.

Ellen White ensinou o mesmo que Jesus. Ele relacionou a doença ao pecado, em João 5:14: “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo [depois de tê-lo curado] e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.” Os críticos terão a audácia de dizer que Cristo estava errado?

Para uma pessoa que sabe ser a doença o resultado da transgressão das leis da natureza, essa afirmação de Ellen White está corretíssima. Sendo que “pecado é a transgressão da lei” de acordo com 1 João 3:4 (até das leis da natureza), é claro que ficar doente se constitui num pecado.

Sendo o corpo sagrado para Deus (1Co 3:16, 17; 6:19, 20), qualquer abuso cometido contra ele – e que lhe cause doenças e sofrimento – é pecado. Se a doença não for pecado, o que ela é, então? Que os críticos dêem uma definição melhor para a doença, “desvinculando-a” do pecado.

A questão é: deveríamos nos atormentarmos com a culpa (por pecar) sempre que ficamos doentes? Não é isso o que Ellen White disse. Apresentarei toda a citação para que o leitor veja se há razão para condenar a escritora pelo que ela afirmou no Conselhos Sobre Saúde:

“É pecado ser doente, pois toda a doença é resultado de transgressão. Muitos sofrem em conseqüência da transgressão de seus pais. Estes não podem ser censurados pelo pecado de seus pais; não obstante, é seu dever, indagar em que seus pais violaram as leis do seu ser, que trouxeram sobre seus descendentes tão desditosa herança; e naquilo em que os hábitos de seus pais foram errados, devem eles mudar de procedimento, e guiar-se por hábitos corretos, em melhor relação para com a saúde.”

Ela afirma que, mesmo sendo pecado ser doente, os “muitos que sofrem em consequência da transgressão de seus pais não podem ser censurados pelo pecado de seus pais”. Aqui ela se refere às doenças hereditárias e aconselha a todo doente a descobrir no que seus pais erraram (em nível de comportamento errado que trouxe doença), a fim de que não cometa os mesmos erros contras as leis naturais que regem o corpo.          

“Interessante” é que os acusadores não se preocuparam em ver a mensagem central do Conselhos Sobre Saúde e se apegaram a um texto isolado de maneira pretensiosa. Se você ler a página 29, por exemplo, verá que, mesmo sendo pecado ficar doente, há solução para todo pecador:

“Quando o evangelho é recebido em sua pureza e poder, é uma cura para as doenças originadas pelo pecado. O Sol da Justiça ergue-Se trazendo “cura nas Suas asas”. Mal. 4:2. Todos os recursos do mundo não podem curar um coração quebrantado, nem comunicar paz de espírito, nem remover o cuidado, nem banir a enfermidade. A fama, o engenho, o talento – são todos impotentes para alegrar um coração dolorido ou restaurar uma vida arruinada. A vida de Deus na alma, eis a única esperança do homem.”

Ela apresenta o evangelho como fonte de cura “para as doenças originadas pelo pecado”. Entre os inúmeros conselhos que ela dá sobre a saúde, sempre o poder de Deus é apresentado como o remédio para nossas enfermidades. Por que os acusadores não se detêm a esse ponto?

Finalizo com uma pergunta aos críticos:

Ficar doente é “o resultado da graça de Deus” ou resultado do pecarmos contra as leis naturais? Com base em sua resposta, releia agora tal citação de Ellen White e verá que não há motivos para alarme.


Você está em : Apologia, Ellen G. White
Compartilhe:


Comente



  • Fabiano Roberto em 31 de março de 2011 4:02

    olá irmãos! Plágios da Sra. Ellen Gould White:
    Boa parte das obras da Sra. White são plágios.
    Plágio Comprovado:
    Walter T. Rea, em sua obra “The White Lie” (A mentira branca), apresenta tabelas intermináveis destes plágios. Entretanto os adventistas continuam a receber as obras da Sra. White com a mesma autoridade da Bíblia.
    A paz de Cristo para nós todos..



  • Antônio de Pádua Amaral em 31 de março de 2011 14:44

    Tão somente o fato de Ellen White ser muito “atacada” e incompreendida prova a veracidade do seu ministério. Geralmente, na história religiosa, um profeta do senhor NÂO teve boa aceitação.



  • Alex Rocha em 2 de abril de 2011 0:34

    faco deste o meu comentario:
    Antônio de Pádua Amaral disse: 31 de março de 2011 às 14:44
    Tão somente o fato de Ellen White ser muito “atacada” e incompreendida prova a veracidade do seu ministério. Geralmente, na história religiosa, um profeta do senhor NÂO teve boa aceitação.



  • wagner chaves em 19 de abril de 2011 13:10

    A doença, meus irmãos, não é pecado não. Ela é uma das consequências do pecado (Rom.5:12). Ao introduzir o pecado no mundo, o autor do pecado introduziu as fraquezas pecaminosas que deturparam a criação de Deus que era perfeita . Com a chegada do pecado o ser humano adquiriu fraquezas inocentes e fraquezas pecaminosas. O Senhor Jesus ao assumir a natureza humana, assumiu as fraquezas inocentes, mas não as pecaminosas. Caso tivesse assumido as fraquezas pecaminosas ele precisaria de um Salvador.
    A Bíblia fala dos servos de Deus que padeciam enfermidades: Jó adquiriu úlceras (Jó 2:6-11), o apóstolo Paulo tinha um espinho na carne e pediu a Deus que o curasse, mas Deus não o curou (II Coríntios 12:3-7), Timóteo tinha enfermidade no estômago e constantes fraquezas (1 Timóteo 5:23) e o rei Asa ficou doente dos pés e não buscou o Senhor e sim os médicos ( II Crônicas 16:12), Ezequias ficou doente, mas foi milagrosamente curado por Deus
    ( II Reis 20:1-7), o profeta Elias e o profeta Jonas passaram por momentos de depressão profunda que pediram a Deus para morrer (Jonas 3:1-6 1 Reis 19:1-10).
    Este mundo aqui, até Jesus voltar, ainda é o reino do deus deste século, Satanás (II Coríntios 4:4). Nenhum de nós estamos livres de pegar uma enfermidade, de sermos atingidos por uma bala perdida, de sofrermos um acidente e nem de morrer. A Bíblia diz que nós aqui, somos colocados diante da morte o dia todo (Romanos 8:36sss). O importante é estarmos com Jesus, aguardando a bendita esperança de sua Vinda que porá termo a toda doença (Apocalipse 21:1-5).
    A irmã profeta quando disse que é pecado ser doente, ela quis dizer que devemos lançar mão de tudo que Deus deixou na Palavra dele e no Espírito de Profecia, a fim de termos corpos sadios, mentes sadias e assim prevenirmos doenças. O Senhor disse que se obedecermos seus mandamentos, Ele é o Senhor que nos sara. Realmente, se seguirmos os princípios de saúde, se seguirmos a dieta alimentar que Deus deixou, se buscarmos manter a mente sã, pouparemos nossos filhos das consequências que o pecado deixa.
    Mas ainda que nossa vida não tenha um final feliz aqui, devemos alimentar a esperança de viver no novo mundo de Deus, onde nenhum residente dirá: Estou doente (Isaías 33:24)



    • Gilmar santana de paiva em 8 de maio de 2011 15:26

      wagner chaves ou João Jorge dos Santos, vocês podem explicar este texto.
      OBRIGADO QUE DEUS OS ABENÇOE .

      João 5:14: “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo [depois de tê-lo curado] e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.”



  • João Jorge dos Santos em 24 de abril de 2011 11:14

    Parabéns pelos argumentos apresentados, pois esses hereges culpam até JESUS CRISTO e é a falta do ESPIRITO SANTO na vida deles porque eles agem desta forma. Ogrigado por DEUS esta dirigindo sua vida.



  • fabio freitas caleia em 28 de abril de 2011 15:14

    sou adventista ,tenho fé no senhor JESUS.
    aceito todos seus mandamentos.
    creio no ESPIRITO SANTO!
    sou um pecador.
    mais infelizmente vejo pessoas da igreja que deixa de lada a biblia,para abrir somente o seus livros.
    ja ouvi comentarios que assim como MARIA,esta para a igreja catòlica, ELLEN G WHITE,esta para os adventista.
    tambem maome p/os mucumanos,etc…



  • joseli medeiros em 1 de maio de 2011 12:10

    este programa e uma benção.



  • léo em 19 de maio de 2011 15:56

    Até parece que o artigo está escrito em grego! È claro que certas doenças são pecados ou vem deles, o que da no mesmo. Tenho uma amiga que está internada por causa do cigarro. Pergunto: é pecado fumar? Se é, essa minha amiga esta doente do pulmão por que quis fumar, então a doença dela é pecado sim. Só gente orgulhosa não vê esse fato.



  • Jaime em 25 de maio de 2011 14:07

    Caro amigo, o nosso corpo às vezes fica doente independentemente fazermos alguma coisa errada ou não! Isso é discutível. Não se pode fazer tal afirmação que doença é pecado. Se vc que acreditar assim, então acredite.



    • Paulo Henrique Santos em 19 de agosto de 2011 1:36

      Sou profissional da area da sude e Pastor Cristão Evangelico.

      Muitas doenças são causadas por contaminação bacteriana, por exemplo, e onde entra o pecado nesse caso seu BURRO?



      • leandroquadros em 19 de agosto de 2011 13:34

        Paulo Santos,

        Seu comentário motivou-me a fazer uma resposta para o blog. Está disponível no seguinte link: http://bit.ly/nB3As2

        Fico no aguardo de suas considerações.



  • Fabio em 4 de agosto de 2011 3:49

    Leandro, é muito bom ler suas colocações pois elas elucidam sobre a Bíblia e sobre os escritos de Ellen White. Não sou mais membro adventista, fui expulso da igreja por problemas pessoais, rs, mas tenho no meu coração a fé em Jesus e a certeza de que Ellen White é uma profetisa verdadeira e inspirada por DEUS. Serei sempre adventista de coração. Abs e parabéns pelo Blog!!



  • Paulo Henrique Santos em 19 de agosto de 2011 1:42

    Sou profissional da area da saude e afirmo que muitas doenças são causadas por contaminações bacterianas, seus BURROS.
    Alem do mais, Ellen Gold White era EPILETICA e sofria constantes convulções, seria ela portadora de tanrtos pecados assim, a ponto de paracer ser uma endemoninhada?



    • leandroquadros em 19 de agosto de 2011 13:36

      Como mencionei em outro post seu, a resposta a sua acusação está no link:

      http://bit.ly/nB3As2



  • D.S em 17 de abril de 2012 0:27

    Aiai viu, aiai! É um pecado sim vc não cuidar bem de seu corpo, sua saúde, nosso corpo responde quando algo não vai bem e sofre as consequências, mais cedo ou mais tarde! Logicamente que nao se pode generalizar tudo, mas creio que os escritos de White salientam isso, vejo que refere-se a importância da humanidade em zelar por sua saúde, cuidar-se em todos os aspectos da vida para que nao venham a adoecer no futuro! Não há como escapar das consequências de escolhas mal feitas!



  • Simone Batista em 3 de julho de 2013 23:27

    E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
    Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
    Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!
    E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.
    Jó 2:3-6
    Podemos ver claramente que jó esteve doente sim, mas não pelo pecado!

    E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? João 9:2

    Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. João 9:3
    Podemos ver também que não foi por conta do pecado!



  • Denilson em 4 de julho de 2015 16:34

    Então, Timóteo em 1 Tim. 5:23 é um pecador, pois está frequentemente enfermo….. …….será????