INÉDITO:
  • SEG22:00
REPRISES:
  • DOM10:00
  • SEG04:30
  • TER02:30
  • TER13:00
  • QUI00:30
  • SAB04:00
  • SAB19:00

Calça comprida, corte e pintura do cabelo – Deut. 22:5 e 1 Cor. 11:3-15


Veja uma das perguntas que recebi por e-mail e que tive a oportunidade de responder também no Programa:

“Sou evangélica, mas não acredito que o que mais importe para Deus seja a roupa… O que você diz sobre isto? Meu pastor afirmou que não devo vestir-me como homem e também pintar meus cabelos brancos, que tanto me incomodam… Será que ao fazê-lo estarei pecando contra Deus?” R.B., por e-mail.

Vamos à resposta bíblica, levando-se em conta o contexto cultural de Deuteronômio 22:5 e 1 Coríntios 11 – capítulos que geram (não por culpa da Bíblia, mas, do ser humano) controvérsias desnecessárias:

As normas existentes em muitas igrejas quanto ao uso da calça para mulheres e do corte de cabelo originaram-se devido às equivocadas interpretações de Deuteronômio 22:5 e 1 Coríntios 11:3-15. Tais textos, quando estudados à luz do contexto histórico, de modo algum apóiam a ideia de que o tipo de roupa usado pelas mulheres cristãs não possa variar com o passar dos anos; ou, que o cabelo delas não possa ser cortado. Farei uma breve análise com você a respeito do assunto para que tire suas próprias conclusões:

Deuteronômio 22:5 foi escrito numa época em que não existiam calças compridas, muito menos para mulheres. Naquele tempo, nem se cogitava a fabricação de tal produto. Portanto, Moisés não está tratando da calça comprida.

Moisés está orientando as mulheres para que não se vistam como homens. Lembremos que naquela época (e também nos tempos de Jesus), os homens usavam uma vestimenta que mais se assemelhava a uma saia…. O que diferenciava a vestimenta da mulher era uma espécie de cinto para prender a roupa na cintura (o homem usava um cinto de cor mais neutra. A mulher, algo mais colorido). É bem provável que o assunto tratado aqui seja o do travesti.

Na escócia, por exemplo, é costume os homens usarem saia. Será que Deus deixará de amar e salvar os escoceses por isto? De modo algum. Tal vestimenta faz parte da cultura deles (assim como nos tempos bíblicos). Assim, se algum pastor quiser fundamentar uma doutrina a respeito do vestuário na Bíblia, sem levar em conta o contexto histórico, terá também que ensinar aos irmãos da própria igreja a voltar a usar túnicas, parecidas com saias… O problema todo seria resolvido se levassem em conta que a roupa e o corte do cabelo são questões que variam de um tempo para outro.

Esses conceitos iniciais nos ajudam a entendermos o próximo texto bíblico.

1 Coríntios 11:3-15 foi escrito noutro contexto social. Na cidade de Corinto, uma mulher que cortasse o cabelo ou deixasse de usar o véu estava dizendo perante a sociedade que não mais estava sob a responsabilidade do marido, pai ou irmão mais velho e que, dali em diante, se tornara uma prostituta. Assim, para que as irmãs não fossem confundidas com as prostitutas e o testemunho delas se tornasse uma pedra de tropeço para a pregação do evangelho, Paulo pediu a elas que acatassem àquele costume da cidade de Corinto. Seria horrível para a igreja cristã se as irmãs fossem rotuladas por aquela cultura como sendo prostitutas. Já nos dias do Antigo Testamento, uma mulher prostitua foi identificada por encobrir o rosto com um véu (Gênesis 38:15). Percebeu o fator cultural?

O mesmo se dava em relação aos homens: em Corinto, todo aquele que deixasse o cabelo crescer era considerado homossexual. Já na época de Jesus (e do Antigo Testamento), o homem usava cabelo comprido normalmente. Era em Corinto que havia tal preconceito.

Assim, podemos ver que o assunto da calça comprida e do corte de cabelo não são princípios, mas questões culturais. Há na Bíblia costumes, que podem variar com o tempo por que foram dados apenas para um povo, de forma local. Existem também princípios, que são eternos, por terem sido transmitidos a todos e não a um povo específico. Nisto se enquadra o Sábado como dia de adoração e culto. Sendo que esse mandamento consta no Decálogo e que foi ordenado a todas as pessoas, não apenas para os judeus (ver Gênesis 2:1-3, Isaías 56:1-7, Marcos 2:28, etc.), deve ser observado para sempre em memorial ao Deus Criador. É importante diferenciarmos na Bíblia um PRINCÍPIO de um COSTUME.

Infelizmente, muitos se apegam a um costume cultural e deixam de lado um princípio universal e moral como o Sábado do Criador.

É lícito e correto o cristão se vestir decentemente e com modéstia (1 Timóteo 2:9), pois inclusive em nosso modo de vestir podemos refletir o caráter de Jesus. Porém, isto não significa que devamos ser desleixados com nossa aparência ou com o corpo, pois isso desagrada a Deus. Aqui podemos tratar do pintar o cabelo. Se a pessoa o faz por uma necessidade, para corrigir um problema ocasionado pelo pecado (Deus não criou o ser humano para envelhecer) qual o problema nisto? O errado seria pintar o cabelo com cores chamativas, que não levam a atenção dos outros para Deus.

Sendo que o corpo é o “templo do Espírito Santo” (1 Coríntios 3:16-17, 6:19-20) e o cabelo faz parte dele, também deve ser cuidado. Entretanto, tal questão (de cortar ou não o cabelo) deve ser analisada por cada um, individualmente, respeitando a opinião daqueles que pensam diferente. Também nesse tipo de atitude nosso cristianismo é manifesto.

Espero que essas reflexões lhe ajudem.

Um abraço,

Leandro Quadros.


Você está em : Dúvidas, Textos difíceis
Compartilhe:


Comente



  • RITA MARA DE SOUZA BANIN em 9 de outubro de 2009 14:04

    amado irmão leandro e tito,estou plenamente de acordo com sua explicação, sirvo a DEUS ,NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL,e muitos dos meus irmãos não me saudam,por estar de calças comprida,já converseí com algumas irmãs ,e algumas se sentem,rejeitadas por DEUS com depresão, por se sentírem culpadas, por tingir os cabelos ou usar um perfume ,batão…. eu mesma já me sentí assim ,seu programa foí uma benção na mínha vída hoje me sínto bem maís lívre para conversar com DEUS sem os traumas de acusação de usar calças compridas,pratíco academia , faço exercicios e de saia ou vestido não tem como…….DEUS ABENÇOE .



    • leandro.quadros em 13 de outubro de 2009 18:21

      Querida irmã Rita: Viva sem traumas, pois, Jesus quer sua felicidade. Fico feliz em saber que o programa (e o artigo) lhe ajudou a libertar-se a opressão que sofria. Continue acompanhando o “Na Mira”, pois, o Senhor tem mais coisas boas para lhe ensinar (João 7:17).

      Converse com suas irmãs na fé sobre o que escrevi e diga a elas que estarei à disposição para ajudar.

      Um abraço e que Deus a abençoe ricamente.



    • renato costa da silva em 12 de março de 2013 19:04

      não vejo mal em uma mulher usar uma calça comprida desde o momento q não esteja muito apertada para chamar a atenção dos outros,mas na igreja seria bom que se vestissem com saias ou vestidos até porque é mais elegantes e existem lugares q não da para não deixar de usar a calça comprida. Um forte abraço do amigo



  • cícero vital em 9 de outubro de 2009 14:32

    Gostei muito da reflexão feita nos versos bíblicos que trata do assunto da calça comprida( Deut. 22:5 e I Cor. 11:3-5) e do corte de cabelos para mulheres. Que a irmã R B seja ricamente abençoada pelo Espírito Santo, com as verdades explanadas por Leandro Quadros, e não seguir pontos de vista de homens rotulados de Pastores que na realidade demonstram não conhecer perfeitamente a Palavra de Deus. Tais homens são guias de cegos segundo nosso Salvador. Nem entram no reino de Deus e ainda impedem os que querem entrar. Que a irmã vista-se com descência e se quiser mudar a côr de seus cabelos brancos, não pintando de cores berrantes como faz o mundo, mas de maneira discreta ou como era quando jovem, não há pecado nisto. Cristo fica feliz quando vc está bem consigo mesma, que apesar da idade, sinta-se jovem; pois no reino de Deus não haverá velhos. Que Deus te abençõe!



  • leonice em 9 de outubro de 2009 22:06

    minha querida irmã tudo que venha escandalizar os irmaos nao devemos usar!!! e vai devemos nos preocupar mais em levar o evangelio a outros do que se preocupar se está ficando velha ou nao



  • Davi porto em 9 de outubro de 2009 22:28

    quer diser que se uma irmã,ovelha do rebanho deste pastor
    tiver a infelicidade de aparecer um cancer dos brabo ela está
    ferrada,porque não poderá fazer a quimioterapia porque o cabelo
    dela certamente irá cair!

    e pensando nisto
    boa noite!!!!



  • Neudy em 10 de outubro de 2009 16:36

    Boa tarde !

    Concordo sua sua explanação. Pois cada povo tem sua cultura.
    Tudo que não venha escanlaizar é bem vindo aos olhos do Senhor.



  • patricia wolfgramm em 11 de outubro de 2009 4:37

    fantastica reflexao, pastor eu quando vim para italia tomei um susto muito grande ao ver irmas no pupito que usavam calca comprida, porque eu era acostumada no brasil em ve que as irmas nas cerimonias da igreja usam saias e vestidos, no comeco foi um choque mas logo quando chegou o inverno eu entendi o motivo pois ate eu mesmo comecei a usar , è claro que nas outras estacoes do ano uso sempre saia ou vestido mas no inverno por forca tenho que usar meias de la e calca comprida senao a gente nao consegue sair de casa de tanto frio. è claro que hoje mesmo no verao quando vejo nossas irmas que usam calcas mesmo na igreja eu nao tenho mais aquele preconceito porque sei que para eles aqui isso è uma coisa muito normal . Muitas vezes o preconceito esta em nos mesmo, mas mesmo que coloco uma calca, fico sempre preocupada em nao chamar atencao tentando combinar com um casaco mais comprido ou mesmo uma malha mais longa de forma que posso louvar a Deus como me visto tambem!



  • Marcia em 11 de outubro de 2009 15:35

    Tudo bem Leandro? Seu artigo suscitou-me uma dúvida. Como posso pintar o cabelo branco na tentativa de corrigir um problema causado pelo pecado, posso usar o mesmo raciocínio para justificar a cirurgia plástica estética? Tenho 48 anos e estou com ptose mamária (queda das mamas). Estou pensando em submeter-me à colocação de silicone nas mamas, pois quando coloco algumas roupas o problema estético incomoda-me muito. Já consultei um cirurgião plástico, mas ainda não marquei a cirurgia. Meu raciocínio está correto?
    Estou orando por você para que o Eterno continue usando-o para nos ensinar.
    Grata.
    MARCIA.



    • leandro.quadros em 14 de outubro de 2009 12:26

      Oi, Márcia:

      Seu raciocínio está corretíssimo. Uma coisa é colocar silicone por vaidade (o que é pecado por ser uma agressão ao corpo). Outra, é usar por necessidade.

      Há pessoas que têm o seu problema e outras mulheres que praticamente não têm seios (não se desenvolveram). Nesses casos, o uso de silicone é para melhorar a estética e até a saúde emocional. Portanto, nada tem a ver com vaidade (no sentido pejorativo do termo).

      Procure um cirurgião plástico autorizado para que tenha êxito. E, saiba que Jesus ficará muito feliz com sua felicidade!

      Um abraço.



      • VANESSA em 4 de julho de 2015 12:10

        nossa sempre sofri por não ter seios, sem mentiras estão iguais a uma criança de 10 ou 11 anos que esta nascendo seios. nem meu esposo eu deixo ver ou tocar, tenho trauma tenho 33 anos sou adventista e nunca me atrevi perguntar a um pastor se podia por silicone, na minha cabeça era vaidade depois da sua explicação tudo se esclareceu e entendi que Deus não quer me ver nessa tristeza e q um medico pode me ajudar a recuperar minha auto estima obrigada



  • Maricélia da silva Ide em 14 de outubro de 2009 9:47

    Olá querida irmã Rita. Gostaria de lhe fazer um convite para visitar a igreja adventista, você será muito bem vinda lá. Não deixe de assistir o programa Na Mira da Verdade, e se ainda não pediu peça o seu curso biblico para aprender mais sobre as verdades que tem revelado nesse livro maravilhoso que é a biblia. E tudo que você for aprendendo vá passando para seus irmãos.
    Que Deus lhe abençõe ricamente.



  • Magda em 16 de outubro de 2009 16:56

    glorias a Deus por esses esclarecimentos, sou da assembleia é dessa maneira que eu penso não é a roupa que traz a comunhão com o Pai e sim um coração aquebrantado na presença dele ,



  • Nélia Paula Pires Barreto em 18 de outubro de 2009 10:54

    Querida irmã Rita, observai tudo,retende o que é bom, desejo muita saúde para vc! Se pintar os cabelos te faz bem, pinte-os então, agredito que mas chance de adquirir um câncer tem àquele que não tem um bom regime de saúde e come coisas abomináveis ao senhor!
    Eu não ligo muito para pintar os meus, mas é uma qustão de opção!
    Rogamos a Deus que sempre nos dê saúde, mas se um dia formos acometidas por essa infelíz doença, como diz o irmâo David Porto acima, com certesa a nossa atenção não estará em coisa alguma aquí! Mas como precisamos estar aquí ainda! Amemos ao próximo e respeitemos-o e que possamos cuidar do nosso espiritual, amando aos mandamentos, cuidando da saúde e tendo menos ganância ao dinheiro! E assim com mais amor no coração realmente poderemos dormir em paz! Abraços! Nélia Paula.



  • oziel cavalcante em 22 de outubro de 2009 22:07

    Boa noite : falando da calça comprida , fico com medo ao ceder o seu usu com decencia. as irmãs comecem a usar calças apertadas no corpo, de laicra que venha mostra seu corpo?



  • Leila Cristina em 27 de outubro de 2009 15:02

    O raciocínio bíblico e histórico do Proº.Leandro está corretíssimo! Deus nos deixou na Sua Palavra conselhos bem claros a respeito do que é um Princípio.
    Agora,já que na sua Igreja,irmã Rita,as normas são para q vc ñ use esse tipo de roupa,ou faça uso de pintura no cabelo,pense bem,alguma coisa está errada com elas(as normas). Entretanto, se quiser cont na sua igreja atual, terá q se enquadrar nas regras q são pertinentes a ela. Até pra evitar escandalizar outras irmãzinhas q ainda ñ possuem tal conhecimento bíblico(na verdade,o melhor, é a senhora ensina-las o q acabou de aprender).
    Aconselho a senhora a dar continuidade aos estudos bíblicos do “Na mira da verdade”, e ver se vale à pena continuar numa instituição religiosa q lhe obriga a seguir normas diferentes das ditas na Bíblia.
    Que o Senhor a abençoe e a instrua ricamente, como tb, a todos quanto procuram na Verdade, a orientação de Deus.
    Grande abraço a equipe do “NMdV”!



  • jOSÉ HENRIQUE PEREIRA em 17 de novembro de 2009 2:01

    Se a gente pinta a casa para sentir melhor,pinta o carro para sentir melhor,claro com bom gosto e bom senso.

    Minha pegunta :Quem vale mais a casa ,o carro ou os filhos de Deus?



  • jOSÉ HENRIQUE PEREIRA em 17 de novembro de 2009 2:05

    Se a gente pinta a casa e o carro para sentir melhor e troca as roupas por outras mais novas e cores novas.

    Quem vale mais? Deus nos criou pra ser feliz,e isto o glorifica.



  • Augusto em 24 de dezembro de 2009 8:06

    Uma contribuição:
    Embora a calça comprida seja uma questão cultural, há também outros fatores a considerar.

    Se somos guiados por princípios e não por questões culturais, é preciso perguntar – Qual o princípio bíblico sobre o vestuário?

    1 Timóteo 2:9 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso.

    Modéstia, bom senso e sem ostentação – esse são os princípios.

    Quando o assunto é calça comprida, será que essa peça de vestuário para a mulher passa sobre estes 3 princípios?

    Modéstia – 1. Ausência de vaidade ou de luxo. 2 Comedimento, humildade, simplicidade.

    Bom senso – 1 Faculdade de julgar, de raciocinar; entendimento. 2 Siso, juízo, tino. 3. Sentido, direção

    Ostentação – 1 Ato ou efeito de ostentar. 2 Alarde, exibição vaidosa. 3 Aparato, exposição

    Na minha opinião, calça comprida feminina não é uma peça de vestuário para qualquer momento. Algumas calças femininas expoem o corpo da mulher, prejudicam a saúde e não são adequadas para determinados ambientes.

    A mulher sábia irá em favor da sua saúde usar calça comprida com menos frequencia; em testemunho à modéstia irá restringir seu uso a locais estritamente necessários; e em favor da humildade, não irá expor seu corpo.

    Os sacerdotes eram orientados a usar calções de linho debaixo daquele ‘vestidão’ que eram as túnicas antigas, para não expor seu corpo no templo Exodo 28:42.

    O princípio neste texto é a exposição do corpo. O que mais o vestuário feminino hoje explora é a exposição do corpo. Esta é a cultura ou ditadura da moda.

    O que devemos seguir? Cultura ou princípios?



  • Marcos Henrique em 2 de janeiro de 2010 0:51

    Esse tema causa muitas discussões, oremos á Deus pedindo a direção essa é a melhor forma de sermos mais felizes e sem dúvidas. O grande problema é que oramos pouco e obtemos poucas respostas. Eu tenho um exemplo na minha vida de que Deus responde a esses tipos de dúvidas. Eu sempre fui praticante do Jiu Jitsu, mas quando me converti eu deixei de fazer pois imaginei que a igreja, Deus os pastores fossem contra. Passei 5 anos sem praticar essa atividade física. Então pensei em voltar a praticar em 2008 mas ainda me restavam muitas dúvidas com relação a isso. Praticar ou não eis a questão.kskksksks. Então pedi conselho a vários pastores e o resultado foi bem dividido, alguns achavam que não havia problemas e outros já achavam que isso poderia afetar minha vida espiritual. Então fiquei triste. E como não gosto de ser causador de escândalos pedi a Deus o Seu conselho. A resposta não veio tão rápido como eu pensava, mas Ele me respondeu. Numa revista nosso amiguinho do mês de dezembro de 2008 saiu uma matéria sobre o judô, a turma mostrando a história do esporte, todos os personagens de kimono, mostrando que a arte não era violenta e que era muito saudável praticar esportes. O Jiu Jitsu não tem diferença do Judô, o nome Jiu Jitsu quer dizer “ArTe Suave” e judô quer dizer ” caminho Suave” . Praticamente são os mesmos ensinamentos. Mas eu não estou aqui pra falar de Jiu Jitsu e sim de que Deus responde a nossas orações basta somente confiarmos nEle e Ele será fiel em nos responder as orações. Quando os homens não poderem tirar suas dúvidas vá diretamente ao próprio inspirador das Escrituras, Jesus Cristo onde habita toda sabedoria todo entendimento, Ele concerteza está pronto p/ escutar o teu clamor e dá uma resposta as tuas ansidades. Amém



    • leandro.quadros em 2 de janeiro de 2010 16:25

      Que história bonita a sua, Marcos Henrique. Realmente, Jesus Cristo sempre atenderá nossas orações no tempo dEle. Ele é a fonte de TUDO e, por isso, podemos estar seguros de que nEle nunca obtemos meias respostas.

      Um abraço!



  • Jhonny Moraes Silva em 31 de janeiro de 2010 20:23

    Olá amigos!!

    Sou Adventista e amo o programa Na Mira da Verdade! Admiro muito a Novo Tempo e tenho orgulho de pertencer a uma denominação com tanto foco em pregar o evangelho! Não achei outro espaço, por isso desejo aqui parabenizar a todos, ao Tito e ao Leandro Quadros, que bênção é ter um homem igual a você com essa mente brilhante em usar a Palavra de Deus! Ótimo dom!

    Abraços!!! Deus abençoe vocês..



    • leandro.quadros em 31 de janeiro de 2010 21:09

      Querido irmão Jhonny Silva:

      Que alegria saber que aprecia tanto o programa! Também tenho em meu coração esse sentimento de gratidão a Deus por termos a guia dEle para focarmos a Bíblia – nossa regra de fé e prática.

      Obrigado por suas palavras amigas. Receba o abraço do Tito e também o meu!

      Fique com Deus e, até breve!



  • Isabela em 18 de fevereiro de 2010 20:12

    Nossa! Eu estava pesquisando sobre umas coisas bíblicas que minha professora tinha pedido e achei tudo que eu queria aqui.E ainda aprendi muitas coisas.

    Valeu! Adorei o site!



  • leandro.quadros em 26 de fevereiro de 2010 11:14

    Oi, Luã:

    Estou num programa de mestrado fora do Brasil e volto na segunda-feira. Tenho quase 2000 comentários para aprovar e responder… Em breve, irei lhe atender, com muito gosto.

    Se quiser, reenvie sua pergunta – ok?

    Fique na paz.



  • Olivando Lira em 16 de março de 2010 9:44

    Sou Pr. auxiliar da igreja Assemblei de Deus missão em minha cidade. E aqui estamos vivendo um grande dilema, sobre esta quetão de calça cumprida e cabelos. Nossa igreja vai fazer 100 anos agora no dia 18 de junho de 2011, em todo esse tempo muitos ja sofreram por causa de usos e cuntumes. Mas aos poucos muitos estão estudando mais a Bíblia, igual aos crentes Bereanos (At.17:11) em vez de ir só na igreja dizer amém ao que o pastor diz, eles estão estudando mais a palavra e é incrivel como muitos estão sendo liberto de preceitos humanos e vivendo mais feliz e livre de opressão. Uma coisa é certa, como só saia em um pais frio ? como dizer para as nossas irmãs africanas que elas tem que ter cabelos crescidos? Vamos estudar mais a Bíblia, e pedir a orientação do Espirito Santo, ele sempre nos levarar a glorificar ao Senhor Jesus.



    • leandro.quadros em 16 de março de 2010 10:13

      Olá, Pr. Olivando Lira:

      Muitas sábias as suas observações. Realmente, a roupa é uma questão cultural. E, desde que não fira os princípios de 1 Tim. 2:9, 10, não há um porquê de condenar uma calça decente.

      Deus abençoe seu ministério para que cada vez mais sua igreja se aperfeiçoe na Palavra de Deus!

      Um abraço do seu irmão em Cristo.



  • claudia em 16 de março de 2010 17:12

    Querida irmã Rita Mara, eu congreguei por três anos na mesma igreja que voçê, tinha plena convicçâo que lá era a igreja q pregava a verdade,um dia passei a observar que os irmãos me olhavam com olhar de desprezo me sentir discriminada por ser mulher.Nas minhas oraçôes sempre pedia a DEUS q não permitisse q eu me batizasse na igreja errada, pois aprendi à algum tempo q DEUS tinha a sua igreja aqui na terra ver: Apoc. 14:12, um dia quando chegou a hora de dar testemunho; uma irmâ não sei por qual motivo começou a subir os degraus do pulpito para falar no microfone do ancião; grande foi o meu espanto, tres irmãos e o ancião a impediram com olhar de total insatisfação, como se aquele lugar (o púlpito) fosse um lugar só permitido para eles os homens e que nós mulheres eramos imundas e não poderian]mos jamais penetrar ali; aquilo me deixou escandalizada ,então pedi um sinal pra DEUS. Um dia fui a minha igreja do meu bairro e la o ancião começou a pregaçao do livro de Gn: 1, leu sobre a criação de todas as coisas mas não falou do dia em DEUS abençoa o sabado como memorial da criação, eu fiquei indignada mas me calei pois acho q ningue tem o direito de interferir nas doutrinas de outra igreja,mas DEUS me mostrou a verdade não tinha como inguinorá-la. leia por favor esses versos e tire suas própria conclusões. Daniel 7:25 /Atos 5:29/ Mateus 15:9/ Prov. 28:9/ Apoc. 14:12/ Tiago 1:12/ João 14:15.Que DEUS nos conduza ao céu.amém



    • Isa Jessica em 9 de fevereiro de 2014 4:04

      Nossa irmã Claudia que testemunho bonito, fico muito feliz por vc ter ouvido a voz do espirito santo e ter descoberto a verdadeira igreja de Cristo.



  • sidnei em 26 de março de 2010 11:50

    TODA PESSOA TEM QUE SE VESTIR DO JEITO QUE SE SENTIR BEM



    • Joice em 16 de março de 2013 10:47

      Concordo com você, Sidnei, mas devemos sempre ter em mente que, esse “se sentir bem”, muitas vezes são conceitos totalmente inadequados que, dependendo da situação em que se aplique essa inadequação do gosto pela vestimenta, causa constrangimentos até mesmo na sociedade, mas para a pessoa que se sente “bem” com a escolha, está realmente tudo bem, na verdade sem noção. Se “ofende” a sociedade que é também formada por mim, pecadora, quem dirá então a Deus, o quanto O desonra por não cuidar do templo do Espírito Santo, o nosso corpo, o expondo ao escândalo e esquecendo-se totalmente a modéstia e o pudor. Portanto, eu penso que essa expressão: “Cada um deve se vestir como se sente bem”, talvez deveria ser mais comedida quando são analisados os princípios ordenados por Deus e que, de fato, nos fazem muito bem, como tudo o que Deus nos deixou para ser observado. Um grande abraço!



  • Maricélia da Silva Ide em 30 de março de 2010 9:41

    Olá Claudia, muito bonito seu testemunho, minha sogra e meu sogro precisava escutar essa história, eles estão dessa nessa denominação mesmo conhecendo a verdade. Se puder passar seu e-mail, quero conversar algumas coisas com você. O meu e-mail é mary.catalano@hotmail.com
    Aguardo



  • sidnei em 3 de maio de 2010 13:31

    QUEM PRECISA OUVIR ESCLARECIMENTOS É VC MARICÉLIA E NÃO OS OUTROS, ACORDE PARA A REALIDADE POIS TENHO CERTEZA QUE VC ESTÁ DORMINDO



  • Pr. Ricardo Alves em 15 de maio de 2010 13:36

    Amado irmão Leandro, quero parabenizá-lo pelo excelente texto, bem referenciado e claro, não deixando dúvidas. Em particular, foi dito algo importantíssimo, que é o de guardar de se dar tanto valor aos COSTUMES e esquecer dos PRINCÍPIOS, como no caso do sábado, que é mandamento do Senhor.
    Que Deus continue te abençoando na sabedoria e na verdade da palavra!



    • leandro.quadros em 16 de maio de 2010 12:43

      Querido Pr. Ricardo Alves: Que Deus lhe abençoe ricamente por seus comentário e contribuição para com o blog. É muito bom ter a presença de pessoas sábias como você.

      Um abraço!



  • Nildo ramalho em 9 de julho de 2010 14:35

    É…confesso que fiquei muito confuso. Me lembro de um dia ter aberto o seu blog Pr. e me sentí seguro diante de Deus com a certeza de que estava na religião certa. O sr. disse no blog que sua esposa poderia ser usada como exemplo na questão de uso de calças e roupas não condizentes com os nossos principios. Hoje estou lendo o seu blog e sinceramente , entendí que o poder do evangelismo e o sistema , sei lá, talves os nossos lideres de cúpula o obriguem a tomar um posição que parece contraria ao que aprendí naquele dia em seu blog. Quero dizer, na verdade eu já sabia só confirmei , porque sou adventista desde criança. Sou um crente mente aberta pr. mas penso qque não deveriamos mudar de rumo só para ganhar almas. Cristo transforma e se ele tem poder para trazer uma alma para a igreja , com certeza dará o mesmo poder para que a pessoa se acostume aos principios. Com todo respeito finalizo este comentario.



  • Barbara em 3 de agosto de 2010 17:46

    O Pr. esta corretissimo,infelizmente hoje em dia há muitas igrejas que parecem mais com abatedouros do que propria casa do Senhor,o que me incomoda é que ja notaram que é sempre as mulheres que são tarjadas…quantas vezes vi e ouvi irmãos(homens)Dizendo nossa o irmão tal tem um terno de 500 reais e sapato dele então e o carro….perai isso é muito comum hoje dia homens que humilham suas esposas e membras e com uma hipocrisia sem tamanho enchem o ego de outro irmão com luxo e vaidade,sabe porque essa falsa doutrina do é proibido se prorroga?Porque é muito facil viver de aparencia não é?!,eu ponho uma saia comprida,meus cabelos são feios e mau cuidados,cheiro,pareço uma macaca de tanto pelo no corpo.E pronto sou Santa ha que engano A santidade para com Deus vai muito alem disso.Quem vive de aparencia é que tem o dom de julgar a aparencia do irmão!Não viva de aparencia e se o uso da calça e corte de cabelo te incomoda não julgue,ore e fica com a lingua “santa” guardada na boca.



  • Lincoln em 29 de abril de 2011 7:49

    Paz do Senhor irmãos,este assunto é bastante oportuno, sou da Assembleia de Deus,vejo que os costumes tem mudado.
    Sou casado e prefiro que minha esposa use saia e deixe o cabelo comprido eu como marido acho muito bonito e minha esposa tambem gosta.
    Vejo algumas irmãs nas ruas usando sertos tipos de calças que na minha opinião escandaliza o nome do Senhor, não se distingui de uma pessoa do mundo.
    Eu acho assim se tem um costume na igreja a ser seguido porque não seguir, pois todo lugar tem regras a serem cumpridas, ex:numa empresa tem que colocar uniforme esta regra tem que ser comprida.
    Agora na igreja pode agir de qualquer jeito não concordo,cada sabe o que faz.
    Prefiro ficar em 1timoteo 2:9.
    Paz do Senhor para todos.



    • Ivan em 7 de maio de 2012 20:17

      Concordo com os irmãos Lincon, Daniele e Jonny.
      A bíblia nos ensina ser a “luz do mundo”.

      Seja em ações, testemunho, honestidade e obviamente descencia, e nisso cabe as roupas, adornos e pinturas.

      É muito triste ver pessoas com 60,70 anos com o cabelo pintado, querendo aparentar seus 30 anos, lamentável, já que qualquer pessoa nota a tinta a kilometros. Efeito falso e vergonhoso.

      Na minha opinião é como a tatuagem que Deus também condena, porque não está feliz com você mesmo? Cabelo branco é experiencia de vida, é o retrato da sua longa vida. Desfrute.

      Deus abençõe e possa abrir seu entendimento.



  • Daniele em 18 de janeiro de 2012 13:47

    Concordo plenamente com o Voce!Por Isso que a Deus fala:Muitos sao os chamados mas poucos os escolhidos!Pouqissimas querem renuciar !



  • johny em 6 de maio de 2012 17:18

    Paz do Senhor Jesus,
    cortar o cabelo é sim doutrina ensinada na Palavra de Deus, Paulo ainda diz mais acerca de quem quer ser contrario a isso, “se alguém quer ser contensioso, nós não temos tal costume, nem as “igrejas de Deus”.
    Igrejas de Deus, a igreja de cristo é uma igreja santa, Santo quer dizer separado, um povo que não adultera com o mundo e não prevarica a doutrina ensinada na Palavra de Deus, que é a santificação, a separação da Igreja com o mundo.
    Tiago 4:4 – “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que amizade com o mundo é inimizade com Deus? Qualquer que se fizer amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.”

    Ou você segue o caminho estreito ou segue o caminho largo. Mateus 7:13,14



  • celenita francisca da silva em 6 de maio de 2012 19:22

    oi pastor oi comentaristas gostei bastante de todas essas orientações.TENHO BUSCADO BASTANTE CONHECIMENTOS FUNDAMENTADOS NA PALAVRA DE DEUS,POIS A PRÓPRIA BIBLIA DIZ O MEU P0VO PEERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO. ABRAÇO irmã célia igreja quadrangular



  • edmar appel em 12 de maio de 2012 1:39

    olá a todos,eu li os comentarios postados aqui e o fato é o seguinte; as orientaçoes que o nosso Deus nos deichou na biblia.não são para ser discutidas,ou simplesmente adapta-las ao nosso estilo de vida,DEUS É OITO UO OITENTA não existe meio termo!!!!! o problema é que nós as vezes não gostamos do que ELE NOS ensinou e tentamos arrumar alguma desculpa ou,até mesmo falhas nas orientaçoes DIVINA, para podermos alimentar o nosso desejo carnal.DEUS NÃO MUDA,ENTENDE????? é claro,na biblia sempre tera os costumes da época que fora escrita,MAS PENSE BEM ,SERA QUE DEUS IRIA ESCREVER ALGUMA COISA ERRADA PRA NOS??? OU MELHOR QUE MUDARIA OU TIVESSE PRAZO DE VALIDADE???? IRMÃOS CUIDEM PARA NÃO SEREM FANATICOS,OU MELHOR EXTREMISTA NEM PARA A DIREITA, NEM PARA A ESQUERDA. SEJAIS TEMPERANTES.JESUS FALOU;TUDO O QUE FAZEI,,, FAZEI PARA GLORIA DE DEUS.
    então se tiverem alguma duvida,dobrem seus joelhos e buscai-o em oração, a resposta vem de Deus.na biblia esta escrito que até os proprios escolhidos se não se cuidar se perderão. grande abraço a todos EDMAR APPEL ADVENTISTA CUIÁBA



    • diego em 26 de junho de 2012 6:23

      Irmao Edmar, voce se equivocou em dizer que os escolhidos se perdem. Imposivel! Ou e salvo ou nunca foi, agora dizer que salvação se perde é impossível. Medite em Joao 10.cap22, a parábola das ovelhas, um escolhido pode vir a cair por causa do pecado, mas Deus o levantara e ele voltara para o caminho. Outra confirmação está em Romanos 8 medite no capitulo inteiro e verá que nada nos separa do amor de deus fiquem na paz



  • Gabriel em 18 de maio de 2012 1:21

    Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhaaa, se liga, seus bando de evangélicos, vocês estão pensando o que? Que Deus existe? Prove… me mostre… tire foto com ele (de biquinho kkkkkk) … aff… kkkkkkkkk



    • Ana Carolina em 20 de maio de 2012 17:30

      Querido Gabriel,
      Que bom que você está, mesmo que indiretamente, buscando a Deus! Nosso desejo é que Ele toque em seu coração! Abraços da família Na Mira da Verdade.



  • Sonia Regina em 25 de junho de 2012 0:53

    Sim, quando Deus deu as leis a Moisés, Deus não disse: a mulher não usará calça. Deus disse; A mulher não vestirá roupa de homem. Como o homem é o cabeça e ele decidiu usar calça a mulher para diferenciar do homem tem que usar saia ou vestido. Se na escócia o homem usa saia porque assim decidiu o homem a mulher usa outra vestimenta. Mas o homem na escócia usa calça como todo mundo, a saia é uma reoupa típica, festiva, cmo no sul do Brasil usa bonbacha. E depois Deus É A SABEDORIA, ELE não estava se referindo a costumes da época, ELE estava ensinando o povo dele uma referência. Ou será que a santidade tb. era costume daquela época?



  • daiane em 28 de junho de 2012 10:45

    BOM QUANDO TIVER DUVIDAS SOBRE AS VESTIS OU O CORTE DE CABELO OU OUTRA DUVIDA QUALQUER PERGUNTE DIRETAMENTE A DEUS, POIS APENAS ELE IRA TE RESPONDER . A MULHER QUE SERVE A DEUS, TEM QUE SE DIFERENCIAR DAS OUTRA…



  • cristianecomceiçaoferreiraluz em 2 de julho de 2012 9:22

    É muito bom este site! servir a Deus não requer usar roupas longas, Deus quer nosso coração puro. proverbios 22



  • Cleber Ourives de Figueiredo em 30 de julho de 2012 10:31

    Quero parabenizar ao comentarista, que foi feliz em dizer que é uma questão cultural,
    que temos que valorizar a nossa auto-estima, e o principal é ter a palavra de Deus como FOCO,
    o que importa é minha relação com Jesus, comunhão com os irmãos e estar firme na Fé, levando a palavra de DEUS com amor no coração.
    Infelizmente ainda existre PRECONCEITOS das igrejas evangélicas tradicionais, de usos e costumes, tanto para mulheres quanto para homens.
    Deus quer o seu coraçao, a sua mente, o seu relacionamento com o povo de Deus, a prática da Fé e não a preocupação no modo de vestir e pintar o cabelo do outro. É logico que você não vai causar exagero, para não chamar atenção como: cabelos coloridos, calças apertadas,
    blusas degotadas. Temos que vestir decentemente, mas sempre valorizando a nossa auto-estima e não causando escandalos.



    • Rodinei dos Santos de Borba em 12 de agosto de 2012 9:18

      E se o estatuto da tua Igreja diz que as mulheres daquele crédulo não devem cortar e pintar o cabelo, e a pessoa desobedecer o ensinamento, será que então não estaria cometendo pecado?



  • FRANCISCO em 10 de agosto de 2012 17:09

    Concordo em parte com vc leandro,porem tenho discordar na questão do cabelo comprido no homem pois vc afirmou ser um costume em corinto.
    -Primeiro: quem tratou do assunto conhecia muito bem os costumes judaicos, e de outras nações tantos os do A.T. como costumes dos seus dias;
    -Segundo: O que Paulo perguntou no v.14 não tem nada aver com costume :natureza;essencia.indole isto não local, todos seres humanos tem;
    -Terceiro:no verso v.16 Paulo diz que se alguem quer ser contencioso nós (pessoas que estavam presentes) nem as igrejas de Deus(todos cristãos e não apenas de corinto.
    Aguardo seu argumento contrario!



    • Maiara Costa - Equipe em 11 de dezembro de 2012 15:14

      Estimado Francisco!
      Muito obrigado por sua participação.
      Que a paz do Senhor esteja sempre em seu coração.
      Como ficaria então a lei do nazireado (Números 6) já que a questão do corte de cabelo não era cultural? Será que estaria Deus entrando em contradição?
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • amarilda ghiggi em 5 de setembro de 2012 10:21

    A Paz do Senhor Jesus.
    Irmaos sou da assembleia, nao sou convidada para participar de nada na igreja porque corto e pinto meu cabelo que quando cresce fica muito branco, e me sinto horrivel.
    Amo muito aquele lugar o pastor é homem de DEUS, sinto DEUS naquele lugar, mas tem um problema nao consigo me acostumar com os costumes e nao creio nos costumes.
    É muito rigido tudo, mas nao consigo sair de la.
    Oque faço.

    DEUS ABENÇOE



  • Tamires em 8 de setembro de 2012 15:07

    Boa Tarde, sou adventista recem batizada, e não concordei com algumas coisas. Como sobre a cirurgia para colocar silicone, acho sim, que isso é vaidade. Pois sabemos que com o passar dos anos iremos ter mudanças no corpo. E que só iremos ser perfeitos na volta do nosso Senhor Jesus Cristo.



  • Jeferson em 10 de setembro de 2012 20:53

    Muito bem meus queridos! Comparando com seus próprios fundamentos; a cultura brasileira se modificou absurdamente nos últimos 50 anos, hoje um homem ao ver uma mulher de microsaia, nao da mais bola, pois a “cultura” mostra mulheres seminuas na TV. Ou seja, os costumes do país mudaram, então a bíblia acompanha a região que a lê? Bom sendo assim, eu posso ir a igreja sem camisa, e a mulher pode ir de short curto, desde que seja um short feminino é isso? Por se a palavra de DEUS acompanha as culturas, eu vou a casa de DEUS conforme a cultura do meu país. A palavra de DEUS não, e nunca mudará. DEUS não olha o seu exterior? Mas pera aí, o cristão tem que ser a luz para o mundo e o sal para o tempero ou não? Você quer ser diferente sendo igual? Pois é, acho que tem coisa errada ai.



    • Maiara Costa - Equipe em 29 de novembro de 2012 17:18

      Estimado amigo Jeferson!
      Grande satisfação poder manter contato com você.
      Que a paz do Senhor esteja sempre em seu coração.
      A cultura tem que estar em conformidade com a Palavra de Deus e naqueles dias em que o texto de Deuteronômio foi escrito nem mesmo os homens não usavam calças, mas sim túnicas, portanto o texto não pode ser usado de forma descontextualizada para provar que a Bíblia condena o uso de calça para as mulheres.
      Nunca na cultura religiosa aqui no Brasil nós podemos ir vestidos de qualquer forma na igreja.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • Sgauit em 4 de outubro de 2012 12:03

    Analisando alguns comentários aqui expostos eu acabo vendo quantos distúrbios em relação as coisas santas da Palavra de Deus são formados no meio das pessoas. Pessoas pegando argumentos sem fundamento para provar uma coisa das quais não teem conhecimento. Imagine que Jesus iria escolher a Paulo em vão. Ainda tem gente que não acredita em tudo o que Paulo fala, acha que é opinião própria dele.
    São assuntos bem polêmicos. Vamos observar a luz da Bíblia, mas sem posições humanas como vemos nos comentários aqui.

    Primeiro – Deus é Santo e Ele também diz através de seus servos: Sede santos em toda a vossa maneira de viver.

    Segundo – Vestes refletem o que está no interior do copo, como Jesus fala, limpar o interior para que o exterior seja purificado. Uma mulher usando uma calça e tendo um corpo não tão formoso dificilmente será cobiçada por alguém, mas se uma moça formosa usar uma calça comprida, que faz a cilueta das principais curvas até mesmo o homem mais santificado irá perceber. Em engano estão aqueles que falam que se você olha ou percebe a formosura de uma mulher por estar de calça é que você está fraco espiritualmente, isso é pegar um argumento verdadeiro para sustentar uma mentira.
    Todo o homem será atraído por uma mulher, a diferença está em que a mulher que usa uma saia decente se isenta do pecado da cobiça alheia, mas a que usa calça comprida acaba participando deste pecado e sendo a parte da fonte geradora do erro. Ela então torna-se a favor de uma coisa que hoje está sendo aplaudida nas igrejas e que sua observação é vital para a salvação, a SENSUALIDADE. Deus ABOMINA SENSUALIDADE e é influência de demônios, veja os relatos das diferentes pessoas que foram ao inferno e retornaram. Sensualidade é uma coisa permitida por Deus somente entre o casal homem e mulher na sua recâmara. Não existe uma calça comprida que não seja sensual, isso depende é do corpo da pessoa se é atraente ou não. Uma mulher linda de saia decente fica muito, mas muito mais difícil de atrair olhares dos homens. O cristão verdadeiro percebe que a presença de uma mulher formosa e que está de calça e logo trata de ignorá-la exatamente porque tem TEMOR a Deus e com a justificativa de que não há necessidade de olhar visto que não a terá, mas se olhar poderá vir o desejo da cobiça e logo o pecado irá consumar a morte espiritual naquele momento. Isso é lamentável, mas é muito comum.

    Terceiro – Tem gente que usa mil argumentos para disfarçar suas fraquezas pensando que Deus não está vendo e sondando seus corações. Uns dizem que não adianta ter um cabelo comprido e ter a língua lá nos pés. Isso é lógico que não adianta, mas pegar um argumento sólido para sustentar o erro não é sábio e está entristecendo o Espírito Santo. Lá no texto do dízimo Jesus fala assim: “Devíeis fazer essas coisas sem omitir aquelas”, isso vale para todo o obedecer a Deus, ou seja, procurar ser santo em tudo, logicamente que não conseguimos ser perfeitos, mas temos que nos santificar: Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor.Hebreus 12:14.
    Outra explicação equivocada é quanto as roupas na época de moisés. Homens usavam túnicas e não burcas. Roupa de homem naquela época mostrava as pernas do joelho para baixo ou parte das canelas, a mulher era ao contrário, não podia em hipótese alguma mostrar o tornozelo, não se engane com explicações falsas, a mulher teve sobre si grande exigência de pudor da parte de Deus após falhar no Édem e isso também se aplica ao homem que quer mostrar seu corpo, pois Deus não se agrada, devemos estar com nossos corpos em santificação e honra, não adianta ficar falando argumento infundado ou fundamentado em falsidade. Outra coisa muito importante, se levantou um argumento aí que seria uma chamada “cultura”. Quero dizer que a cultura do povo de Deus é rumo a santificação e não tem nada a ver com o pecado inserido pelo ser humano. Se fosse assim os índios poderiam ser servos de Deus andando nus. A CULTURA de Deus para o ser humano é a santificação do corpo visto que nosso galardão será através das obras executadas no nosso corpo. Quando uma mulher está diante de uma platéia na igreja e essa mulher tem um corpo formoso e está com uma calça comprida mostrando todas as suas curvas, com certeza isso não é bom para quem está ali vendo e é pior para ela, visto que está descaradamente provocando o pecado no coração das pessoas ali, e a coisas é tão ruim que as outras mulheres que procuram se cuidar mais acabam pecando também, pois formam nos seus corações um sentimento de revolta contra as mais ousadas e acabam gerando intrigas e fofocas dizendo coisas como; “Visse que rouba bem indecente a fulana tava no culto hoje”. Vigia meu irmão, abre bem os teus olhos. Somos responsáveis por nós mesmo, mas podemos assimilar erros ensinados pelos outros assim como podemos aprender o realmente a Bíblia quer dizer.

    Quarto – Pintar o cabelo é errado ou não tem problema? A Palavra de Deus menciona que não podemos tornar nosso cabelo preto ou branco, isso quer dizer que não podemos envelhecer a qualquer momento. Isso é um processo natural em que o tempo tem que passar e da mesma forma não podemos voltar a juventude pintando o cabelo. Isso é pura vaidade e nos afasta de Deus sem contar que uma pessoa velha com cabelo pintado fica horrível e essa pessoa não está aceitando a natureza de Deus sobre ela, em outras palavras ela está rejeitando o que é natural.

    Resumo – O processo de santificação não deve ser formado do exterior para o interior, pois se pensarmos assim também estamos errando. Se nosso exterior estiver perfeito e nosso interior tiver corrompido também seremos chamados de hipócritas, mas não devemos pegar argumentos errôneos para sustentar nossos erros, desejos do coração, vontade dos pensamentos e vaidade como Paulo fala. Acho q não precisa falar em cortar o cabelo né.

    Fiquem na Paz de Cristo Jesus.



    • deboramichele em 4 de outubro de 2012 14:24

      Obrigada por seu comentario.
      Destacamos que a sensualidade condenada por Deus é aquela que não é direcionada para dentro de uma relação conjugal.
      Deus quer que um casal comprometido faça bom uso da sensualidade (saudável) para o prazer e o fortalecimento da intimidade (Ler Pv 5:18-19; livro de Cantares).
      Que Deus lhe abençoe!



  • Thamyris em 6 de novembro de 2012 10:22

    Eu sou Evangelica tem 5 meses de convertida, e eu tinha meu cabelo Muito Loiro, Certo dia me senti mal e pintei sendo que ficou muito escuro, gostaria de pintar outra vez não de loirão mais uma cor mais clara, eu gostaria de saber na bliblia aonde estar escrito que não pode pintar.
    Um abraço e a Paz do Senhor



    • Maiara Costa - Equipe em 21 de novembro de 2012 15:40

      Estimada amiga e irmã em Cristo Thamyris!
      É uma grande alegria poder manter contato com você.
      Muito obrigado por fazer parte da família “Na Mira da Verdade”, da Rede Novo Tempo.
      Que a paz do Senhor esteja sempre em seu coração.
      Existem na Bíblia alguns princípios que devem nortear a vida do cristão. Infelizmente muitos costumes do mundo têm adentrado na igreja e isso já havia sido predito por Paulo quando disse: “nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes” (2 Timóteo 3:1-5).
      O cristão deve ter a Bíblia como seu padrão normativo de fé e conduta e o primeiro princípio está no seguinte verso:
      (1) “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Tudo deve ser feito para honrar o nome de Deus, quer seja com o vestuário, com o trabalho, dinheiro, passatempo, tudo para honrar Àquele que nos criou e com o Seu precioso sangue nos comprou!
      O segundo princípio tem a ver com a “modéstia” e o “bom senso.”
      (2) “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)” (1 Timóteo 2:9-10). “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o interior do coração, unido ao incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus”(1 Pedro 3:3-4).
      Nota-se que a modéstia não é sinônimo de desleixo ou falta de cuidado. O texto bíblico aponta para a extravagância. Como classificaríamos a extravagância ou indecência? Alguma coisa dispendiosa, talvez algo que destoe, que mostre as partes íntimas, que desperte o apetite sexual do outro, etc.
      No terceiro princípio, Cristo nos instrui que não devemos nos pôr como (3)“tropeço ou escândalo ao nosso irmão” (Romanos 14:13). Devemos nos abster (4)“de toda forma (ou aparência) de mal” (1 Tessalonicenses 5:22). Portanto, modéstia significa pureza, beleza em todos os aspectos que condizem com os princípios cristãos; isso envolve saúde física que proporcionará uma melhor aparência (assim, fazer exercícios físicos e alimentar-se corretamente é muito importante), envolve a bondade, a beleza de um sorriso simpático e alegre, uma conduta nobre e elevada; tudo isso dignifica e exalta o Criador.
      Ore a Deus e busque seguir esses princípios, e a possibilidade de erro diminuirá.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • leticia colodeti em 12 de novembro de 2012 10:43

    oi. apaz do Senhor.Estou muito feliz com sua explicação sobre isso,pois cresci em berço evangelico,mas não me sinto bem com os costumes que recebi da minha familia,axo que todos podemos pensar diferentes e nem por isso demvemos ser julgados e criticados por nossos irmãos. O amor De Jesus é para todos. Eu busquei no google sobre isso pq estava em um momento de muita tristeza,pois pintei meus cabelos e minha mãe que é missionaria desaprovou muito.Ela tem os cabelos compridos e não cuida nem corta…alias tudo para ela é vaidade ate mesmo depilação,etc. Eu ja sou casada ha 5 anos,e meu marido tem a mente aberta sobre isso,mas eu me sinto mal por desagradar meus pais,mas tambem não me sinto bem sem fazer minha vontade. Estava muito triste mesmo,axei que não iria conseguir alguem que me explicasse sobre isso.
    Muito obrigada!!! Fique com Deus.=)



    • Maiara Costa - Equipe em 12 de novembro de 2012 13:22

      Estimada amiga e irmã em Cristo Leticia!
      É uma grande satisfação poder manter contato com você.
      Que a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Que Deus seja louvado por você ter descoberto o posicionamento bíblico com referência a mordomia cristã. Pois a Palavra de Deus não nos dá margem para erro, mas nos mostra um ponto de vista equilibrado e cristão. Infelizmente muitos se baseiam em apenas um texto bíblico isolado e fora do contexto para defender um ensinamento.
      Que você possa sempre ter em seu coração a mesma disposição que tinham os bereanos de tudo buscar e pesquisar na Palavra de Deus (Atos 17:11). Que ela seja a sua regra de fé e prática.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.

      Um forte abraço.



  • Lúcia em 19 de novembro de 2012 10:18

    Meus queridos irmaos, gostei muito de ver todos os comentários sobre uma coisa tão mau explicada por muitos que não sabem interpretar a biblia. Mnha opinao é que todos defendem aquilo que aprenderam com os pais ou os familiares, acredito que Deus nos deu o livre arbitrio justamente para escolhermos a quem seguir e a que seguir, se seguirmos algo que nao está na biblia ou é interpretado de forma eronea nao estamos desagradando as igrejas e as pessoas estamos desagrandando a Deus. Por isso antes da falarmos coisas que possam machucar as crenças religiosas(pessoas) devemos orar a Deus para que Ele nos de sabedoria para aprendermos o que está escrito na biblia e só depois passar as informções para outras pessoas que necessitem desse aprendizado. Que Deus abra a mente de todos e que possamos busca-lo em qualquer igreja de todo o nosso coração e sentirmos Ele cada vez mais perto de nós!!
    Um abraço!!



  • JACKSON em 20 de novembro de 2012 12:06

    A BIBLIA DIZ QUE A LUZ NAO SE DA COM AS TREVAS, E SE VC PINTA O CABELO ESTA ESCONDENDO ALGO CABELO BRANCO OU A COR NATURAL DO SEU CABELO, VC ESTA NA MENTIRA VC ESTA NO ENGANO,E PAULO DIZ ASSIM OH MAS AS IGREJAS DE DEUS NAO TEM ESSE COSTUME E AI?
    E OUTRA COISA SOBRE A CALÇA PARA AS MULHERES , A BIBLIA DIZ AI DE ONDE VEM A COBIÇA AI VC MEDITE PAZ DO SENHOR.



    • Maiara Costa - Equipe em 29 de novembro de 2012 10:24

      Estimado amigo Jackson.
      Muito obrigado pela sua participação.
      Que a paz do Senhor esteja sempre em seu coração.
      O contexto bíblico ali em 1 Coríntios 11 é outro e não está falando de pintura de cabelo, pois esse não era algo que existisse na época. Ali menciona o uso do véu para um fim específico.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • ROGERIO em 24 de novembro de 2012 10:23

    É QUANTO A COSTUMES MEU IRMÃO REALMENTE A DIFERENÇAS DE UM TEMPO HISTORICO PARA OUTRO POREM PARTAMOS DO PRINCIPIO DE QUE QUANDO ALGUEM SE PROPÕE A FAZER PARTE DE UM GRUPO SOCIAL SEJA ELE QUAL FOR ELE ESTA ACEITANDO AS REGRAS AS QUAIS A ESTES SÃO IMPOSTAS E QUANTO AO SABADO CRISTO DISSE EU SOU O SENHOR DO SABADO FEZ CURA E MANDOU QUE AQUELE HOMEM QUE FORA CURADO CARREGAR SUA CAMA PASSAM POR CIMA DO MANDAMENTO JUDAICO DO SABADO E TEM MAIS PAULO DISSE QUE SE GUARDAR MOS TODOS OS PRECEITO DA LEI E FALHARMOS EM UM PECAMOS E SE NOS SO OBEDECERMOS A QUESTAO DO SABADO ONDE É QUE FICAMOS AMIGO É FACIL VOCE FAZER A BIBLIA SE ENQUADRAR AS SUAS VONTADES MAS CRSTO NINGUEM ENGANA VOCE TEM QUE DEIXAR DE SER SABATISTA E PASSAR A SER CRISTÃO PENSE NISSO



    • Maiara Costa - Equipe em 26 de novembro de 2012 13:21

      Estimado amigo Rogério!
      Muito obrigado por fazer parte da família “Na Mira da Verdade”, da Rede Novo Tempo.
      Onde está a base bíblica para a guarda do domingo?
      Porque se você se considera um cristãos genuíno (João 7:17; Atos 17:11), então deve seguir toda a Palavra de Deus como regra de fé e prática (2 Timóteo 3:16; Mateus 15:8,9), então mais uma vez pergunto: Onde está a base BÍBILICA para a guarda do domingo?
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • valdevon em 14 de dezembro de 2012 23:27

    meu amado a biblia diz que nao devemos amar o mundo nem o que o mundo nao esta .e a biblia tambem diz que temos que ser imitadores de cristo e que o nosso corpo e habitar do espirito santo e diz tambem que ai daquele que mudar um jota ou um til da palavra entao vamos fazer o que esta na biblia e nao vamos querer mudar o que esta na biblia.pporque tudo que aconteçe nas nossas vidas e de deus cabelos brancos,pele enrrugadas,vestimentas,etc.tudo que estiver na biblia e pra ser cumprido



  • jurACY MARTINS em 16 de dezembro de 2012 11:06

    os adventistas fazem imagem suposta de Jesus,



    • Maiara Costa - Equipe em 22 de março de 2013 13:24

      Olá estimada amiga Juracy!
      Grande satisfação poder manter contato com você.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      A Bíblia diz que temos a liberdade da parte de Deus para escolhermos o queremos fazer, somos livres para servimos a quem quisermos servir (Js 24:15; Jr 21:8).
      As figuras e ilustrações que são colocadas na igreja não tem o intuito de veneração ou adoração à imagem, mas sim para ilustrar um sermão, algum ponto importante da vida e ministério de Cristo.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • karolaine em 18 de dezembro de 2012 22:50

    gostaria de pintar meu cabelo de vermelho.Mais tenho medo dos comentários na igreja mais tem algum problema?



    • Maiara Costa - Equipe em 27 de março de 2013 10:02

      Olá estimada amiga e irmã em Cristo Karolaine!
      Grande satisfação poder manter contato com você.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Qual o objetivo de você pintar o cabelo com essa coloração? Correção ou vaidade? Se você pintasse o cabelo de uma outra cor mais natural, isso causaria escândalo?
      Analise bem querida amiga, só o fato de você estar preocupada já pode servir de sinal de alerta.
      O cristão não deve de maneira nenhuma ser desleixado, pois isso desonra a Deus, contudo causar escândalo por causa de extravagâncias também desonha a Deus (1 Coríntios 8:12; 10:31-33).
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • aline em 6 de janeiro de 2013 16:32

    Que todos os irmãos possam ler para que não prevaleça a palavra dos homens, mas sim a palavra de DEUS.
    Assim diz a bíblia que leio:
    1 coríntios (11:13,14,15,16 ) 13 Julgai entre vós mesmos:é conveniente uma mulher com cabeça descoberta ore a Deus? 14 Não vos ensina a própria natureza que se o homem tem cabelo comprido, é para ele uma desonra; 15 mas se a mulher tiver o cabelo comprido é para ela uma glória? Pois a cabeleira lhe foi dada em lugar de véu.16 Mas se alguém quiser ser contencioso , nós não temos tal costume, nem tão pouco as igrejas de Deus.

    Se possível leia todo o capítulo 11:1 até o 16 para que possa entender melhor



  • pr morris albert em 7 de janeiro de 2013 15:45

    a paz do senhor jesus cristo meus amados irmaos ,a biblia nos manda santificar corpo alma e espirito;1ts 5.23 ; quando estive no mundo sistema dirigido pelo diabo via mulheres usando calca comprida bem colada no corpo cortando cabelo pintando o cabelo de louro rosio ,baton vermelho, cada brincao ,shortinho etc.quando me converti comecei a ir a igreja,comecei a estudar a palavra ,e notei que nao tinha diferencas entre nos e eles; as mulheres da igreja usam calca comprida,pintam cabelo,usam shortinho,brinco cortam o cabelo,os homens usando bermuda,sem camisa.nao via milagres nao sentia nada dentro da congregacao.hoje jesus cristo me entregou o ministerio ,de santificacao do corpo alma e espirito;e hoje vejo milagres o sobrenatural ,pessoas curadas conversoes restauracoes;jesus cristo e o mesmo ontem hoje e eternamente .hb 13,8. meus irmaos nos somos nova criatura em cristo jesus,somos a luz do mundo ;1pe 2,9 mas vos sois a geracao eleita;o sacerdocio real,a nacao santa,o povo adquirido,para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; lc 9,23 e dizia a todos;se alguem quer vir apos mim,negue-se a si mesmoe, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. um abraco e paz do senhor jesus cristo



    • Maiara Costa - Equipe em 16 de janeiro de 2013 10:41

      Estimado amigo e irmão em Cristo Pr. Morris!
      É uma grande satisfação poder manter contato com você.
      Muito obrigado por suas considerações.
      Que a paz do Senhor esteja sempre em seu coração.
      A roupa não faz o cristão, mas o cristão revela sua identidade através daquilo que veste e da sua aparência, sendo assim todas as partes do ser humano (mente, corpo e espiritualidade- 1 Ts 5:23) devem ser efetivamente organizadas em função de Deus, e por Ele restauradas e sustentadas. Cada elemento do ser se harmoniza com a vontade do Criador.
      Com esse pensamento que nós possamos ter em mente que o princípio de Deus para as nossas escolhas, principalmente quanto a questão da aparência seja ser: puro, modesto, decente e com bom senso (1 Timóteo 2:9,10; 1 Pedro 3:1-4). Pois tudo o que fazemos deve honrar e glorificar a Deus (1 Coríntios 10:31).
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • CARMELTA em 21 de janeiro de 2013 11:45

    sou católica tenho frequentado a igreja deus é poder tenho me sentido muito bem na igreja sinto vontade de seguir jesus mas meu deus estou buscando ensimamento para poder me entregar para jesus mas tenho medo justamente pela roupas e cabelos amo calças adoro pintar cabelo e peço jesus que toque em meu caração o devo de fato fazer . quenos aençoe com a paz do senhor



    • Maiara Costa - Equipe em 6 de fevereiro de 2013 14:15

      Olá estimda amiga e irmã em Cristo Carmelita!
      É uma grande satisfação poder manter contato com você.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      O vestir-se com decência, modestia e bom senso não é só para as horas de culto, mas faz parte de um estilo de vida, pois não é apenas na igreja que estamos na presença de Deus e o representando como seus filhos. Mesmo que a Bíblia não tenha uma ordem expressa e direta ela nos orienta quanto a melhor forma de se vestir.
      Deus recomenda que a nossa vestimenta seja pura, modesta, decente e com bom senso (1 Timóteo 2:8,9; 1 Pedro 3:3,4), não sendo causa de tropeço ou escândalo à igreja (Romanos 14:22; 1 Coríntios 10:23,24,31-33), sendo assim aconselhados a respeitarmos as questões culturais da igreja. Também entendemos que Deus deu autoridade para a sua igreja aqui na terra (Mateus 18:18), portanto ela pode nos aconselhar quanto a melhor maneira de proceder e de nos vestir. Contudo não devemos nos esquecer que a roupa não faz o cristão, mas o cristão revela sua identidade através daquilo que veste e da sua aparência.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do na Mira.



  • dimas aparecido dos santos em 5 de fevereiro de 2013 16:36

    nao vou entrar na questao de que se deve ou nao cortar o cabelo, mais sim no uso de suas vestes . me mostrem dentro da biblia onde que diz que a calça e para o homem e a saia para a mulher . o que voces me dizem das vestes de jesus e no momento em que ele foi despido de suas vestes . sera que ele implorou para que nao fizessem assim porque senao ele ia sofrer dano e o pai nao o aceitaria apos a sua morte porque ele estava fora da doutrina. fariseismo puro de quem perde tempo de ficar pregando sobre vestes e tolice de quem se sujeita a esses guias cegos , o que adianta ao homem , que diz guardar todos os mandamentos , mais omitem a maioria tropesçando assim na maioria deles . escribas e fariseus os quais o seu deus e o ventre.saibam que o espirito santo e quem convence o homem.quando o povo foi construir um altar para buscar a presença de deus, o senhor falou a moises para nao fazer um altar com degraus muito alto para que ninguem pudesse ver a sua nudez ou seja ele estava nu porque lhe faltava vestes intimas .vejam as vestes dos sacerdotes, e como foram confeccionadas . sera que estes lideres sabem o que peça intima as quais na verdade sao as quais cobrem a nudez do homem e da mulher . sao as chamadas vestes sobre peles . a partir do momento em que um homem e uma mulher estiverem cobertos do ombro ate a coxa , proximo ao joelho de maneira nenhuma estaram nus diante de deus ,mais tambem se lhe faltarem alguma peça intima ai sim deus os tem como nus .a biblia nos fala que devemos obedecer aos nossos pastores pois eles velam pelas nossas almas , sim concordo ate o momento em que ele estiver pregando a verdade .porque muitos pastores estao caminhando para o inferno e muitos membros tambem estao por segui -los , muitos dizem sobre se rebelar contra o pastor e pecado , tambem o creio. mais podemos sim nos rebelar contra os falsos, mentirosos, lideres mesquinhos , hipocritas, que trazem falsas doutrinas que so pensam em si mesmo. ou sera que temos que ser coniventes com os erros destes ,havera salvaçao para quem segue tais pastores . eu pergunto



    • Maiara Costa - Equipe em 6 de fevereiro de 2013 9:47

      Olá estimado amigo e irmão em Cristo Dimas!
      É uma grande satisfação poder manter contato com você.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Que o princípio bíblico da modéstia cristã possa estar sempre presente em nossa vida (1 Timóteo 2:9,10; 1 Pedro 3:2-4), pureza, bom senso e decência, independente do tipo de vestes.
      Que Deus continue te abençoando grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • pastor joao martins em 17 de fevereiro de 2013 11:40

    a paz do senhor irmaos quando falamos em uso e cotumes falamos em decencia ex calça comprida tipo legi ou calça muito justa mostra ou nao as formas do corpo e todo o homem tem uma gra de tendencia a cubiçar ex quantos evangelistas e pastores ja cairam porque a irma ia na igreja bem pintada e cheia de brincos e pulseiras calça ben apertadas pedir oraçao para o pastor ou outros obreiro mostrando suas formas se insinuando atraves de roupas finas bem curtas irmao nos sabemos que apalvra nao muda como a opiniao do homem se a palavra diz ai da quela que induzir alguem au pecado mediga irmao tu ja foi tentado por uma mulher tipo jesa / pois e irmao sou pastor e sou conservdor nao dxou oportunidade para a carne a mulher tem que ser mulher que venceu a vidade hoje e notorio dentro das igrejas desfiles de modas quem se pinta mais quem chama mais atençao sendo que a igreja e para chamar atençao de DEUS nao dos obreiros hoje as irmas vao para a igreja para arrumar homen nao para adorar a DEUS se hoje nos conservadores abrirmos a porta para uma pessoa cortar cabelo e cantar ou pregar de calça comprida astaremos vendendo a nossa comunhao todos os mais antigos viram muitosainda virao que as igreja que abrirao as portas para a moda perderam a graça e perderam a unçao



    • Maiara Costa - Equipe em 20 de fevereiro de 2013 15:30

      Olá estimado amigo e irmão em Cristo Pastor João!
      Grande satisfação poder manter contato com você.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja mundial no qual possui vários contextos culturais, sendo que na Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul as mulheres têm por costume usar saia ou vestido para ir à igreja, pois entende-se que esse tipo de vestimenta, dentro dos parâmetros da modéstia cristã, é o mais apropriado em nosso contexto cultural. Também por deixar a mulher mais elegante para estar na presença do Senhor, contudo não há nenhuma exigência bíblica para isso, pois a palavra de Deus recomenda que a nossa vestimenta seja pura, modesta, decente e com bom senso (1 Timóteo 2:8,9; 1 Pedro 3:3,4), não sendo causa de tropeço ou escândalo à igreja (Romanos 14:22; 1 Coríntios 10:23,24,31-33), sendo assim aconselhados a respeitarmos as questões culturais da igreja. Também entendemos que Deus deu autoridade para a sua igreja aqui na terra (Mateus 18:18), portanto ela pode nos aconselhar quanto a melhor maneira de proceder e de nos vestir. Contudo não devemos nos esquecer que a roupa não faz o cristão, mas o cristão revela sua identidade através daquilo que veste e da sua aparência.
      Concluímos que o vestir-se com decência, modestia e bom senso não é só para as horas de culto, mas faz parte de um estilo de vida, pois não é apenas na igreja que estamos na presença de Deus e o representando como seus filhos. Mesmo que a Bíblia não tenha uma ordem expressa e direta ela nos orienta quanto a melhor forma de se vestir e nos mostra que a igreja tem toda autoridade para aconselhar e apontar o melhor caminho.
      E também entendemos que devemos tomar muito cuidado com o julgamento e a malediência, pois essas coisas com toda a certeza nos tirarão do reino do céus (1 Coríntios 6:9-11).
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • rodrigo em 19 de fevereiro de 2013 8:22

    e pecado sim jesus disse nao pode transforma o cabelo branco e preto outra quem pinta cabelo e as mulheres mundanas que nao amam o senhor tem ser puro o senhor agrada esse pastor e satanista nao conhece o senhor mundano torce a biblia le proverbios tem muitas passagens que proibe pintar o cabelo



    • Maiara Costa - Equipe em 19 de fevereiro de 2013 17:44

      Olá Rodrigo!
      Onde estão escritos esses textos bíblicos? Apresente as evidências.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • rodrigo cruz em 19 de fevereiro de 2013 8:26

    o problema da calsa e que ela e sex atrei os homens gera muita cobica e as mulheres gostam de usar e uma roupa ante crista entendeu o bubum fica sex atras pense ai vc que e mulher a frente foi feito para seduzir e a biblia proibe esse tipo de roupa le sofonias 1 vc 13 Deus castigara quem veste roupa estranha le la em judas esta escrito odiai ate a roupa manchada da carde le proverbbios 7 vc 11 efeite e roupa de prostituta le



    • Maiara Costa - Equipe em 19 de fevereiro de 2013 17:43

      Olá Rodrigo!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Contudo você esqueceu de mencionar que há calças que são muito mais decentes do que alguns tipos de saias e vestidos que podem se tornar muito mais chamativos.
      Por isso que o princípio bíblico está na pureza, modéstia, bom senso e decência independente da vestimenta.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Cuidado com os textos usados fora de contexto.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • joao valdeci porto martins em 20 de fevereiro de 2013 2:17

    amado irmao rodrigo cruz nao adianta muitos teologos usam da sabedoria humana para comfundir amente de muitas pessoas mas a palavra fala dos falço mestre o povo no modo geral nao quer se converter querem tentar mudar a palavra di DEUS mas nao consegue entao entran nesta questao das vestimentas mas todos nos sabemos que converçao e mudanças de abitos arrapendimentos hoje muitas mulher entran nas igrejas mundanas e dis eu me converti mas nao mudou nada nosso miniterio e ainda dos crentes loucos com doutrina as irma nao pode cortar cabelo nem se pintar nem usar calça comprida nem usar brincos andar na praia de biquini maio ou tanga tanbem nao pode porque nos ainda estamos vivendo o primeiro amor e no estamos na moda de DEUS porque apalavra diz sede santo porque eu sou santo e muito facil enxer uma igreja sem doutrina muitas pessoas nao querem mudar querem que deus mude vao atras de falsos mestre porque nao querem conversao mas o dia do senhor sera uma grande surpresa para muitos principalmente para estes que falam um pouquinho nao faz mal apalavra diz que o senhor vira buscar um povosanto zeloso e de boas obras nao vai entrar quem nao estiver fazendo a vontade de DEUS nos etamos na doutrina e se estivermos errado falem assim como eu digo que e pecado usar pintura e calça comprida



    • Maiara Costa - Equipe em 20 de fevereiro de 2013 9:49

      Olá estimado amigo e irmão em Cristo João Valdeci!
      Grande satisfação poder manter contato com você.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      TODAS as partes essenciais do ser humano (corpo, mente e espiritualidade-1 Tessalonicenses 5:23) devem ser efetivamente organizadas em função de Deus, e por Ele restauradas e sustentadas, pois a verdadeira fé na graça salvadora de Cristo aparece nas minhas ações.
      Sendo assim toda a minha vida ser um testemunho vivo da minha conversão, não apenas o meu modo externo (a forma como me visto), afinal a roupa não faz o cristão, mas o cristão revela sua identidade através daquilo que veste e da sua aparência.
      Pior pecado que o desonrar a Deus pela falta de pureza, bom senso, modéstia e decência (1 Timóteo 2:9,10; 1 Pedro 3:1-4) é desonrá-lo julgando as pessoas e maldizendo-as, esses com toda a certeza se abandonarem esse pecado não estarão no reino do Céu (1 Coríntios 6:9-11).
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • Seu nome (obrigatório) em 1 de março de 2013 3:53

    Por que Deus proibiu imagens e depois mandou fazer querubins?

    Deus disse: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso” (Êxodo 20:4-5). Mas depois ele disse: “Farás dois querubins de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório” (Êxodo 25:18).



    • Maiara Costa - Equipe em 2 de abril de 2013 15:53

      Olá!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Deus proibiu a fabricação de imagens com o intuito de adoração ou veneração.
      Os querubins não eram adorados pelo povo de Israel, inclusive como ficavam do lado de dentro do lugar santíssimo do santuário não eram nem vistos pelo povo, pois ali somente entrava o sumo sacerdote uma vez ao ano para fazer expiação.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • CRISTIANA em 13 de março de 2013 21:00

    POR GENTILEZA RESPONDA ME:
    SE EU SOU EVANGELICA LUTO PARA AGRADAR A DEUS POIS QUERO IR MORAR COM ELE UM DIA,POR EU USAR CALSA COMPRIDA E SHORTS O SENHOR NÃO IRA ME SALVAR? SE EU CEIO EM JESUS TODO SACRIFICIO DELE NA CUZ POR EU USAR UMA CALÇA O SENHOR ME LANSARA NO INFERNO?
    COMO POSSO TER TOTAL CERTESA QUE ELE NÃO FARA ISSO DE UMA VES POR TODOS???



    • Maiara Costa - Equipe em 23 de setembro de 2013 17:05

      Olá Cristina!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Da leitura que provavelmente você fez do artigo o que foi que você extraiu e entendeu?
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • raísa em 15 de março de 2013 9:39

    E na igreja, as mulheres não podem usar calças porque? Se existem saias mais chamativas que as calças. Não seria um fator cultural?



    • Maiara Costa - Equipe em 3 de setembro de 2013 17:20

      Olá Raísa!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja mundial no qual possui vários contextos culturais, sendo que na Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul as mulheres têm por costume usar saia ou vestido para ir à igreja, pois entende-se que esse tipo de vestimenta, dentro dos parâmetros da modéstia cristã, é o mais apropriado em nosso contexto cultural. Também por deixar a mulher mais elegante para estar na presença do Senhor, contudo não há nenhuma exigência bíblica para isso, pois a palavra de Deus recomenda que a nossa vestimenta seja pura, modesta, decente e com bom senso (1 Timóteo 2:8,9; 1 Pedro 3:3,4), não sendo causa de tropeço ou escândalo à igreja (Romanos 14:22; 1 Coríntios 10:23,24,31-33), sendo assim aconselhados a respeitarmos as questões culturais da igreja. Também entendemos que Deus deu autoridade para a sua igreja aqui na terra (Mateus 18:18), portanto ela pode nos aconselhar quanto a melhor maneira de proceder e de nos vestir. Contudo não devemos nos esquecer que a roupa não faz o cristão, mas o cristão revela sua identidade através daquilo que veste e da sua aparência.
      Concluímos que o vestir-se com decência, modestia e bom senso não é só para as horas de culto, mas faz parte de um estilo de vida, pois não é apenas na igreja que estamos na presença de Deus e o representando como seus filhos. Mesmo que a Bíblia não tenha uma ordem expressa e direta ela nos orienta quanto à melhor forma de se vestir e nos mostra que a igreja tem toda autoridade para aconselhar e apontar o melhor caminho.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • Bárbara Campos em 15 de março de 2013 10:40

    Bom dia!Gostei muito do texto ele é bem esclarecedor,quando criança na igreja fomos privados do uso da calça comprida e do corte de cabelo,por causa do mau entendimento e pensamentos equivocados por parte dos líderes,e eu sofri muito constrangimento,pois na escola não podia realizar as aulas de educação física e era chamada de crentinha.Mas,isso passou e ainda hoje não me adapto com o uso da calça comprida,apesar de não achar o uso errado deste de que,não seja usado para chamar atenção e si usado pela necessidade e com decência.Mas,o que eu acho estranho é o porquê de muitas pessoas usarem calças compridas todos os dias e somente no dia em que vaõ a igreja vestir a saia,já que,não é errado o seu uso,eu entendo que não tem nada a ver eu ir para igreja de calça decente,e por exemplo pregar ou cantar.Pois,ao olhos da sociedade fica parecendo que só é Crente nos dias de culto,(veste a saia e coloca a bíblia embaixo do braço),mas não vive isso no seu cotidiano.Gostaria de um parecer do Professor Leandro Quadros.



    • Maiara Costa - Equipe em 3 de setembro de 2013 17:25

      Olá Barbara!
      A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja mundial no qual possui vários contextos culturais, sendo que na Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul as mulheres têm por costume usar saia ou vestido para ir à igreja, pois entende-se que esse tipo de vestimenta, dentro dos parâmetros da modéstia cristã, é o mais apropriado em nosso contexto cultural. Também por deixar a mulher mais elegante para estar na presença do Senhor, contudo não há nenhuma exigência bíblica para isso, pois a palavra de Deus recomenda que a nossa vestimenta seja pura, modesta, decente e com bom senso (1 Timóteo 2:8,9; 1 Pedro 3:3,4), não sendo causa de tropeço ou escândalo à igreja (Romanos 14:22; 1 Coríntios 10:23,24,31-33), sendo assim aconselhados a respeitarmos as questões culturais da igreja. Também entendemos que Deus deu autoridade para a sua igreja aqui na terra (Mateus 18:18), portanto ela pode nos aconselhar quanto a melhor maneira de proceder e de nos vestir. Contudo não devemos nos esquecer que a roupa não faz o cristão, mas o cristão revela sua identidade através daquilo que veste e da sua aparência.
      Concluímos que o vestir-se com decência, modestia e bom senso não é só para as horas de culto, mas faz parte de um estilo de vida, pois não é apenas na igreja que estamos na presença de Deus e o representando como seus filhos. Mesmo que a Bíblia não tenha uma ordem expressa e direta ela nos orienta quanto à melhor forma de se vestir e nos mostra que a igreja tem toda autoridade para aconselhar e apontar o melhor caminho.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • Liliane em 15 de março de 2013 11:00

    Bom dia! Que palavras inteligentes e abençoadas tem o professor Leandro. Que Deus continue te iluminando e enchendo de sabedoria, para que as pessoas não pensem que servir a Deus é ser infeliz, ir contra aquilo que muitas vezes o nosso coração nos diz que é certo. Tenho certeza que todo aquele que está ouvindo o chamado de Deus, se abrir verdadeiramente o coração vai ouvir e saber como agir, honestamente, descentemente e principalmente colocar a devoção, a oração e o amor na fente de tudo. Quem tem Deus na sua vida sabe o que é certo e o que é errado inclusive na maneira de se vestir. Só o que precisamos é amar infinitamente, pedir perdão por nossos pecados e evangelizar o máximo que pudermos. Amém!



  • Uinde em 15 de março de 2013 12:41

    Querido pastor Leandro Quadros tenho uma pergunta Tenho 12 anos e não gosto de usar saia para ir para a escola pois ando de bicicleta e acho meio vulgar posso usar calça jeans nesse caso? Deis de já obrigada que DEUS os abençoe
    thau



    • Maiara Costa - Equipe em 23 de setembro de 2013 16:15

      Olá Uinde!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      O artigo esclarece que o uso de saia não é um princípío ou obrigatoriedade biblicamente falando, mas sim que é um fator cultural. E o princípio que deve nortear a nossa vida é a modéstia, o bom senso, a decência e a pureza, isso para qualquer vestimenta que usarmos.
      Não dá para andar de bicicleta ou praticar exercícios físicos de saia.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • Stella Simão em 15 de março de 2013 13:54

    Concordo com o contexto porém há algo que se pontuar,assim como Paulo aconselhou as irmãs para que se vestissem de forma que não escandalizassem a fé e pra não serem confundidas,esse conselho de Paulo serve para nós hoje também.é por parecermos tão iguais aos que não fazem parte da família de Deus que muitos nos julgam e consequentemente fecham os canais da alma que nos impedem de levar a mensagem pelo simples fato de aparentemente não haver diferença nenhuma entre os filhos de Deus e os que ainda não decidiram.Uso calça e me condeno porisso também não é porque algo é conveniente a mim que vou concordar,aqui na minha região não sou reconhecida como cristã quando estou de calça eu tenho usado menos,e só uso pra trabalhar,mas me sinto desconfortável.Procuro não julgar quem usa,mas é fato que calça e maquiagem nos assemelha ao mundo,porque um povo separado na minha opnião é aquele que quando passa é reconhecido como filho de Deus.



  • Patricia em 15 de março de 2013 20:32

    Oi, Leandro !
    Tenho duvida q é pecado de colocar silicone nos seios ?
    me aguardo sua resposta… obrigada.



    • Maiara Costa - Equipe em 23 de setembro de 2013 17:13

      Olá Patricia!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      É preciso avaliar todos os impasses com os quais nos deparamos em termos de certo ou errado, à luz dos princípios bíblicos. Aqui temos envolvido o chamado princípio da modéstia cristã. O que é isso? Esse princípio é fundamentado em textos como 1 Pedro 3:3, “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos”. O que está envolvido aqui? O tipo de qualidade que queremos seja a mais marcante. O que você gostaria que o seu colega de trabalho notasse de forma mais acentuada em você, a sua simpatia, o seu desvelo, a sua preocupação com o bem estar dele, ou o seu corpo, a sua roupa, o que você tem?

      A modéstia cristã está em que o nosso caráter deve brilhar mais que o nosso exterior. Não quer dizer que devemos relaxar com o nosso visual, afinal de contas, quem vai perceber o bonito caráter de alguém se esse alguém se veste com desleixo e cheira mal? Se alguém usa roupas há décadas fora de uso?

      Aqui temos outro ponto: o cristão é não apenas alguém modesto no vestir e no cuidado com seu próprio corpo, mas é alguém feliz, com uma forte auto-estima, sentindo-se bem consigo mesmo porque considera que Cristo fez o máximo sacrifício por ele, independente de como é seu corpo! Se Cristo me ama como sou, não há porque eu também não me amar!
      Ora, se um problema qualquer faz com que os cabelos de uma boa cristã comecem a cair, está errado ela buscar um tratamento para reverter isso? Se um problema qualquer estraga a pele de um bom cristão, está errado ele buscar o tratamento para mudar isso? Não, claro que não! Jesus não disse aos aleijados, aos com mãos ressequidas, aos cegos e leprosos que eles deveriam desenvolver uma boa auto-estima apenas por Ele os amar. Ele conhece nossas dores e sabe que nossa felicidade é constituída de diversos fatores, entre eles, a auto-aceitação.
      Com base nisso tudo, amiga, vamos à sua pergunta: a implantação de uma prótese de silicone é pecado? A resposta tem que ser: pode ser que sim, pode ser que não. Se você estiver buscando não chamar a atenção de todos, mas a simples reparação de uma característica física que lhe entristece, se você estiver buscando ajustar algo que interfere na sua auto-aceitação, ora, isso não seria pecado algum. Não se trata do tipo nocivo de vaidade, mas da porção saudável dela. Quem sabe o que você quer com isso é apenas você.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • Joice em 16 de março de 2013 11:10

    Eu não entendo por que quando a Igreja Adventista do Sétimo Dia aborda temas que são vistos como pontos doutrinários em comumente nas igrejas evangélicas, despertam tanta ira em muitas pessoas de outras denominações! Bom, pelo menos é um bom sinal esses comentários aqui, porque isso mostra que eles estão acessando, ouvindo ou vendo as programações e o posicionamento da IASD a respeito de tudo o que a Bíblia nos ensina. Entretanto, o fato que pode-se observar é que, antes de explanarem seus argumentos com razoabilidade, utilizam-se de termos pejorativos para agredir a moral da IASD e, obviamente, as pessoas que a compõe. Queridos leitores, João Valdecir e Rodrigo Cruz, sejam convincentes quando aos vossos pensamentos a respeito do conceito Adventista sobre esses assuntos, mas não por vós mesmos, e sim e com a palavra de Deus, escrevendo de maneira clara, com citações bíblicas, CONTEXTUALIZADAS e não como foi feito aqui, citações totalmente avessas ao contexto, para que possamos então refletir sobre diferentes argumentos e então, que isso nos sirva de incentivo a buscar mais sobre a palavra de Deus, não somente sobre esse tema, mas como muitos outros. A IASD não diz por aí que, nós mulheres, devemos andar pintadas, adornadas ou com vestimentas que corrompem o nosso corpo. Mas, à luz da Palavra de Deus, a Bíblia, ela nos discorre sobre tópicos que são mantidos em algumas denominações à base de pensamentos retrógrados e PESSOAIS, porque o fato de EU achar que a irmã fulana de tal não pode falar sobre Deus ou ser bem aceita em meu meio social simplesmente porque ela usa uma vestimenta diferente da que eu uso, ou pinta o cabelo etc, certamente eu estarei sendo pior que ela. Porque estou me colocando na condição de seu juiz e não é esse o nosso dever, caros irmãos. Devemos usar o bom senso, inspirados pela palavra de Deus e não pelo nosso próprio, na vestimenta, no portar-se, atitudes, enfim, em todo o nosso viver e medir bem as palavras antes de levantar minha voz para denegrir essa ou aquela pessoa ou denominação religiosa com palavras tão fortes e pejorativas como as que foram citadas. Um grande abraço.



  • ANTONIO LUIZ BATOCHI em 16 de março de 2013 22:17

    gostaria que oSR: PROFºLEANDRO QUADROS,me respondesse em que dia ,mes e ano que
    JESUS ,nasceu ,morreu e ressussitou,sou CATÓLICO ,e certo dia passou em minha casa ,irmãos de outra religião,e começou a dizer que nós católicos,comemoramos nascimento de CRISTO,MORTE E RESSURREIÇÃO,então eu gostaria de ter uma resposta.
    ATÉ porque esse irmão em cristo JESUS ,NÃO soube me dizer.
    FICAREI MUITO AGRADECIDO SE O SR: ME RESPONDER:DESDE JÁ FICO MUITO AGRADECIDO,E QUE DEUS TE ABENÇOE,FIQUEM C/DEUS.!!!



    • Maiara Costa - Equipe em 24 de setembro de 2013 11:38

      Olá Antonio!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      A Bíblia não menciona o dia, a data e o ano do nascimento de Jesus, pela história podemos saber que foi por volta do ano 5 ou 4 a.C no mês de março/abril, contudo a data não temos. O que sabemos com toda a certeza é que não foi no dia 25 de Dezembro o seu nascimento.
      Em relação a sua morte quero convidá-lo a acessar: http://www.criacionismo.com.br/2010/12/o-dia-da-morte-de-jesus.html para obter uma detalhada explicação sobre o dia da morte de Jesus.
      A ressurreição de Cristo ocorreu no primeiro dia da semana (João 20:1-18) do mesmo ano de sua morte.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • zene em 21 de março de 2013 12:50

    Gostei muito da explicação, foi de grande proveito para mim, pois também tinha sérias duvidas, que me foram tiradas, obrigada, tenho certeza que o amor do meu Deus por mim, é incondicional..



    • Maiara Costa - Equipe em 22 de março de 2013 11:46

      Olá Zene!
      Grande satisfação poder manter contato com você.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Muito obrigado por sua educação e tão importantes considerações.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • ATONHO CARLOS em 21 de março de 2013 14:34

    Jeans (português brasileiro) ou calças de ganga (português europeu) é o nome de um tipo de calça. O jeans começou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na França. O nome “tecido de Nimes” acabou sendo abreviado por apenas “denim”. Em princípio, quem importava esse tecido era a Itália, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. Esses genoveses, chamados de “genes” pelos franceses, acabaram também ganhando créditos dos norte-americanos, que o apelidaram de “jeans”. Levi Strauss foi quem criou o jeans nos Estados Unidos no ano de 1853 para atender garimpeiros da Califórnia.[1] Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis. A CAUSA É UMA VESTIMENTA MASCULINA, SEMPRE FOI E MOISES SE VISE O POVO DE NOSSOS DIAS FICARIA HORRORIZADO, A BÍBLIA NÃO MUDA MEU CARO.



    • Maiara Costa - Equipe em 22 de março de 2013 11:16

      Olá estimado amigo!
      Grande satisfação poder manter contato com você.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Só há um pequeno detalhe os homens nos dias de Moisés não usavam calças, mas sim túnicas.
      Que Deust e abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • Edmundo Anez em 22 de março de 2013 3:41

    Parece que as pessoas teimam em saber ou pregar sobre o sexo dos anjos. Importa isto pra alguma coisa? Pois, também sobre o vestido, cabelo brincos! Grande resposta professor Leandro!
    Assisto a uma igreja que as mulheres nao tem brinco nem calcas cumpridas, porem tem saias tao justas e sapatos tao caros e escandalosos como roxo, amarelo, laranja, dourados, etc; que a minha filha com um pontinho de ouro ou prata nas orelhas e mal vista, que e pior o que acabei de contar numa igreja adventista muito grande de membros de igreja ou minha filha que levo como visitante a mesma igreja, quem e a pedra de tropeço nesta historia. Eu que mandei furar a orelha da minha filha quando nasceu no hospital e mandei colocar essa pequenina indumentaria que diferenciava ela de um bebe do sexo feminino com um do sexo masculino Costume ou Idiossincrasia do povo brasileiro? Não era eu Adventista nessa época) Quero que minha amada filha faca também parte do corpo de Cristo, sua Igreja, porem, os preconceitos e a ignorância em relação salvação ofertada sem preconceitos por Deus enviando a seu filho para nos salvar dos nossos pecados e posta em ultimo lugar com as atitudes dos irmãos, diáconos anciãos e pastores por causa de umas paupérrimas gramas de ouro nas orelhas da minha filha. Pergunto se isso não e um tipo de novo farisaísmo? me responda professor Leandro, porque se isso e condição para a salvação da minha filha, cambio de Igreja! e não porque não este de acordo com as 28 doutrinas adventistas, senão porque sou responsável pela salvação da minha filha como de outros tando ao que possa comunicar as Boas Novas, uma instrução deixada por o próprio Deus, na pessoa de seu filho, o Salvador Jesus!



  • Alane em 4 de abril de 2013 19:12

    Oi,sou membro da Assembleia de Deus e lá tem muita doutrina.Eu ando com saia cumprida não corto meu cabelo e não pinto as unhas,só que eu faço isso pra não causar escanda-lo para os irmãos .Eu tbm faço isso para o pastor não ficar falando que eu sou do mundo,que estou pecando contra Deus.Eu acho que tudo isso é doutrinas de homens,Jesus não se importa se minha unha ta com base.As vezes me sinto mal porque estou fazendo isso por causa do homem Não por Temor a Deus e tbm me sinto com um julgo nas costas por causa dessa situação.Estou me sentindo mal com essa situação.



  • Daniel em 24 de abril de 2013 16:54

    Porque em todos os seus textos,dá enfase que o sábado é importantissimo.
    Não precisa disso cara,Jesus é senhor de todos os dias e n somente dos sabados.
    Sendo domingo ou sabado,o que importa é gente c coração direcionado a Deus.



    • Maiara Costa - Equipe em 24 de abril de 2013 17:36

      Olá Daniel!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Para nós o sábado é sim importantíssimo, pois é um princípio de Deus de bênçãos, descanso e santificação em nossa vida (Gênesis 2:1-3) e desta forma nos conduz a Cristo, pois esse é o objetivo da doutrina.
      Que Deus continue te abençoando grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • Hamilton em 11 de junho de 2013 13:45

    Se eles seguem Deuteronomio 22.5 ao pé da letra, porque não usam também Deuteronomio 21.18 ? sendo que os dois estão na Biblia. É facil colocar mandamento para os outros, mas o dificil é cumpri-los



  • Maria Abadia em 2 de julho de 2013 15:33

    Vcs realmente são umas bençãos MEU DEUS do ceu pensei que estivesse totalmente errada em relação a este assunto, pois estou sendo confrontada diante de irmãos e irmãs, pensei até em sair da igreja mas vejo que meu Jesus é lindo e fiel para comigo.Irmãos da rede Novo Tempo que Deus continue operando maravilhas neste programa nesta tv, salvando vidas e pregando o verdadeiro Evangelho.Não sei como agradecer o carinho de vcs para com o público em especial para comigo..Deus os abençoe e vou postar logo para que todos conheçam a verdade.Inclusive no blog de um irmão que diz que não podemos nem aparar as pontas do cabelo..fiquem na paz do Senhor Jesus.



    • Maiara Costa - Equipe em 29 de julho de 2013 17:07

      Olá estimada amiga e irmã Maria!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Nós é que agradecemos a oportunidade de poder manter contato com você.
      Conte conosco sempre que você precisar.
      Estamos à disposição.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • maria adelita fernandes meira em 3 de agosto de 2013 19:14

    eu amo esse programa vcs são bençãos.



  • Damares em 13 de setembro de 2013 2:54

    Pastor por favor me responda, eu faço luzes no meu cabelo loira .
    será que é pecado ?Pois ate os dozes anos meu cabelo era loiro depois que deu uma escurecida .



    • Maiara Costa - Equipe em 13 de setembro de 2013 10:26

      Olá Damares!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Há dois extremos que devemos evitar na questão da modéstia cristã, o total desleixo ou a extrema extravagância. As mulheres cristãs devem ser equilibradas com bom senso e decência. As suas luzes se enquadram aonde? No desleixo, na extravagância ou no bom senso?
      O seu cabelo faz parte do corpo que é o templo do Espírito Santo, sendo assim, deve ser muito bem cuidado e não deve ser motivo de escândalo para ninguém (1 Coríntios 10:23,24,31-33).
      Se o seu cabelo já é loiro numa tonalidade mais escura, busque uma cor que venha cair bem com o seu tipo de pele e com a tonalidade natural de seu cabelo.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • maria neves em 16 de setembro de 2013 11:31

    Bom, mas alguns membros da minha igreja e anciãos diz que vocês estão errados com esta resposta, e que realmente não podemos usar calças e nem cortar o cabelo e nem pintar.

    E quanto a maquiagem e pintar unha?

    É errado e pecado?

    Maria



    • Maiara Costa - Equipe em 16 de setembro de 2013 11:53

      Olá Maria!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      A sua regra de fé e prática amiga não deve ser os anciãos ou qualquer outro ser humano, mas sim a Palavra de Deus (Atos 17:11).
      Peça para eles mostrarem onde está o erro com esse posicionamento na Bíblia, compare os textos e peça ao Espírito Santo para guiá-la naquilo que for verdade (João 16:13).
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Conte conosco para o que precisar.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira.



  • diacono melquisedeck silva em 27 de setembro de 2013 13:53

    essa è a verdadeira luz



  • diacono melquisedeck silva em 27 de setembro de 2013 13:54

    jesus esta voutando vamos ler mais e saber acimilar as coizas



  • Victória em 4 de outubro de 2013 17:33

    Eu tenho 11 anos e o meu nome é Victória eu só vou na Congregação Cristã do Brasil, queria muito pintar meu cabelo de azul ou só fazer algumas mechas pois na escola eles me jugam porque não sou adolescente igual a eles então queria muito pintar meu cabelo sera que devo fazer isto ?



    • Maiara Costa - Equipe em 7 de outubro de 2013 12:36

      Olá Victória!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      A paz de Deus para você e sua familia.
      Antes de mais nada Victória é extremamente importante você saber a opinião de quem deve ter verdadeira importância em sua vida.

      “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa [porque não incluir aqui o pintar os cabelos], façam tudo para a glória de Deus”. 1 Coríntios 10:31- Grifo meu

      Por que devemos glorificar (honrar) a Deus em tudo o que fizermos?

      “Todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz”. Isaías 43:7

      Porque você foi criada para isso, existe essa possibilidade em sua vida.

      “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa.” Efésios 6:1,2

      Perceba querida jovem que as opiniões que devem ter mais importância em sua vida é de Deus que te conhece muito bem por ser o Seu Criador e a de seus pais.
      O que eles estão achando sobre essa sua vontade de colorir os cabelos de azul?
      O que a Palavra de Deus tem a dizer sobre a essência da verdadeira beleza.

      “Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus”. 1 Timóteo 2:9,10

      A essência da verdadeira beleza está em ter um cárater semelhante ao de Cristo, algo que é transparecido na forma como nos vestimos, comemos e nos comportamos, será que esse tipo de coloração em seus cabelos que deve ser muito bonitos vai transparecer que você pertence a Jesus e tem Ele como amigo?

      Deixo um texto para você pensar:

      “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi”. João 15:16

      Você pertence a Jesus, porque ele a escolheu, você quer aceitar a escolha dEle?

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um abraço.
      Conte conosco para o que precisar.
      Equipe do Na Mira



  • Rose Keller em 15 de outubro de 2013 0:09

    Gostaria que a NOVO TEMPO fizesse um programa com a Pastor LUÍS GONÇALVES, a respeito dos comportamentos dos membros da IASD, pois está muito diferente da qual conheci. Roupas decotadas, mulheres de calça comprida, maquiagem, esmalte, uma falta de reverência nos cultos, pessoas líderes da igreja que trabalham aos Sábados, aliás todas essas pessoas que comentei tem algum cargo na igreja… Ellen White diz que a igreja NÃO tem que ser mundana para conquistar quem é do mundo, senão ela vai cair e não ganhar almas. Irmãos, o adventista tem que ser diferente das coisas do mundo… A Bíblia diz que muitas igrejas vão se perder, será que as lideranças da IASD, vai deixar de ganhar almas? Tem pessoas na igreja que é ou são apenas números… DEUS tem misericórdia de NÓS.



    • Maiara Costa - Equipe em 16 de outubro de 2013 10:22

      Olá Rose!
      Muito obrigado por seu contato com o Programa Na Mira da Verdade.
      Agradecemos a sua sugestão.
      Deixo também à você querida irmã um texto de Ellen White sobre a igreja.

      “A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. Ela permanece, ao passo que os pecadores de Sião serão lançados fora no joeiramento a palha separada do trigo precioso. É esse um transe terrível, não obstante importa que tenha lugar. Ninguém senão os que venceram pelo sangue do Cordeiro e a palavra de seu testemunho será encontrado com os leais e fiéis, sem mácula nem ruga de pecado, sem engano em sua boca. Os remanescentes que purificam a alma pela obediência da verdade adquirem forças do próprio processo probante, exibindo a beleza da santidade entres apostasia que os rodeia”. Maranata- Meditações Matinais,p. 201.

      Nunca devemos nos esquecer o que a Bíblia, a Palavra de Deus nos diz:

      “Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: “O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio?” “Um inimigo fez isso”, respondeu ele. Os servos lhe perguntaram: “O senhor quer que o tiremos?” Ele respondeu: “Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderiam arrancar com ele o trigo. Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro”. Mateus 13:24-30

      Pessoas fiéis e infiéis existirão na igreja até os momentos finais da história e nós temos que buscar sermos fiéis a Deus, então vamos nos preparar para a volta de Jesus e orar para pedindo a presença do Espírito Santo em nossa vida, pois é Ele quem nos capacita a vivermos a vida em conformidade com a Palavra de Deus. Que possamos dedicar mais o nosso tempo em oração e estudo da Bíblia para podermos ajudar e amar aos outros, visto ser esse o sinal de um verdadeiro discípulo (João 13:35).

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.
      Equipe do Na Mira



  • Diac . Samuel em 25 de outubro de 2013 17:17

    O problema é que as pessoas deixaram de da credito para o velho testamento as pessoas de hoje acham que não passa de uma mera historia do passado . Que fala sobre o principio genesis 1,1 não se fala mais de principio a verdade é que em vez da igreja levar os costumes para o mundo é o mundo que esta levando os costume para a igreja , no dia de hoje esta muito dificio reconhecer um verdadeiro cristão nas ruas .E se voce for valar alguma coisa dizem que Deus que o coração , eu te faço uma pergunta sera que Deus é açougueiro para querer o teu coração se fosse assim na nossa formação voce seria formado de um coração com dois olhos . não devemos esquecer do pricipio.



  • celso junior em 13 de dezembro de 2013 15:42

    Olá por favor me ajudem! tenho 14 anos sou um servo de deus e queria que por favor vocês pudessem me ajudar em uma pergunta que me deixa um pouco preocupado, eu queria pintar o cabelo da mesma cor do que o da minha mãe era ruivo, mas como um servo de deus fico preocupado se isto é pecado ou não por favor me ajude.



    • Maiara Costa - Equipe em 1 de setembro de 2014 17:18

      Olá Celso!
      Muito obrigado por seu contato.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.

      O cristão ao se arrumar, ao se apresentar, ao cuidar de sua aparência deve ter três coisas em mente:

      1. Pudor
      2. Decoro
      3. Bom gosto

      São os princípios que encontramos em 1 Timóteo 2:9,10 que devem nortear a vida do cristão. Pois nós devemos chamar a atenção das pessoas não por causa de nossa aparência, mas sim por causa de nosso caráter. A Bíblia também mostra que tudo o que é vergonhoso (1 Coríntios 11:6), e cause algum tipo de empecilho para a pregação e aceitação do evangelho, faça algum irmão pecar (1 Coríntios 8:12), deve por amor a unidade, ser evitado, portanto, avalie se essa coloração de tintura irá contribuir ou não, ajudar ou não! Dependendo de sua resposta você saberá se deve ou não tingir o seu cabelo.

      Peça sabedoria ao Espírito Santo e Ele lhe dará.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Julianna em 15 de dezembro de 2013 13:36

    Antes de calça, com um bom corte e um bom caimento, elegante e discreta do que com um vestido até os pés, colado ao corpo evidenciando as curvas. O que será que causa mais tropeços??



  • karen em 18 de fevereiro de 2014 20:18

    Olá Leandro Quadros,

    Gostei muito do seu texto, as vezes eu tenho dificuldade para separar algo bíblico ou doutrinas de igreja, é pecado usar brinco,colares, pulseiras e esmaltar as unhas?
    Gostaria muito que me ajudasse, pois já procurei respostas na biblia e não encontrei.

    Obrigada



    • Maiara Costa - Equipe em 19 de fevereiro de 2014 10:41

      Olá Karen!
      Obrigado por seu contato com o programa Na Mira da Verdade.
      Devemos levar em consideração estimada amiga que a Bíblia trabalha muito com princípios e muitas vezes não descreve ponto a ponto o que devemos ou não fazer. A Palavra de Deus nos incentiva a termos um relacionamento íntimo com Cristo, esse é o objetivo da religião verdadeira e não apenas ditar um conjunto de regras e normas.

      Mas vamos a resposta para sua pergunta:

      Conforme já mencionei, existem na Bíblia alguns princípios que devem nortear a vida do cristão. Infelizmente muitos costumes do mundo têm adentrado na igreja e isso já havia sido predito por Paulo quando disse que nos últimos dias, sobrevirião tempos difíceis, pois os homens serião egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes (2 Timóteo 3:1-5).

      O cristão deve ter a Bíblia como seu padrão normativo de fé e conduta. O primeiro princípio está nos seguinte versos abaixo:

      (1) “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).
      Tudo deve ser feito para honrar o nome de Deus, quer seja com o vestuário, com o trabalho, dinheiro, passa-tempo. Tudo para honrar Aquele que nos criou e com o Seu precioso sangue nos comprou! O segundo princípio tem a ver com a “modéstia” e “bom senso.”

      (2) “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)” (1 Timóteo 2:9-10).
      “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus” (1 Pedro 3:3-4).
      Nota-se que a modéstia não é sinônimo de desleixo ou falta de cuidado. O texto bíblico aponta para a extravagância. Como classificaríamos a extravagância ou indecência? Alguma coisa dispendiosa, talvez algo que destoe, que mostre as partes íntimas, que desperte o desejo sexual do outro.

      (3) No terceiro princípio, Cristo nos instrui que não devemos nos pôr como “tropeço ou escândalo ao nosso irmão”(Romanos 14:13).

      (4) O cristão também deve se abster “de toda forma (ou aparência) de mal” (1 Tessalonicenses 5:22).

      Portanto, modéstia significa pureza, beleza em todos os aspectos que condizem com os princípios cristãos e isso envolve saúde física que proporcionará uma melhor aparência. Assim, fazer exercícios físicos e alimentar-se corretamente é muito importante. Beleza também é sinônimo de bondade, simpatia, alegria, uma conduta nobre e elevada. Tudo isso dignifica e exalta o Criador.

      (5) “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus” (Deuteronômio 22:5).

      Um cristão não pode servir de consciência para ninguém, mas deve apontar os princípios bíblicos que norteiem a vida de quem esteja com dúvida. O texto de Oséias 2:13 usa como ilustração a figura de uma mulher toda adornada e enfeitada para correr “atrás de seus amantes, mas de Mim se esqueceu, diz o Senhor.” Perceba que esta linguagem figurativa é forte! O quinto princípio é visto por mais um texto de Paulo: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele” (Romanos 12:2).

      Entende-se que o cristão deve buscar conhecer a vontade de Deus através da renovação da mente e isso acontece quando o indivíduo se relaciona com o Criador. Há cosméticos que ajudarão a manter uma boa aparência como xampus, cremes, hidratantes, protetores solares, ou uma base para a pele com proteção UV e também uma base para as unhas que, além de deixá-las bonitas, também as protegerá deixando-as mais vigorosas. O problema está com a falta de “modéstia” e “bom senso.” Tendo em vista os princípios listados acima, é importante cultivarmos bons hábitos de vida que resultarão em saúde, beleza física e vitalidade. Devemos buscar aquilo que seja o mais natural possível, sem “extravagâncias”, ou seja, mantendo a beleza com simplicidade e naturalidade. A falta de modéstia realça mais a sensualidade do que a feminilidade, contrariando assim os valores bíblicos! Contudo, ser cristão não significa trajar-se como no século XIX! Devemos representar muito bem Aquele que nos comprou com Seu precioso sangue. Isso exige cuidados especiais com nossa aparência.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Ruthe Lima em 20 de fevereiro de 2014 14:23

    Meu irmão tem algum versículo na bíblia que diz que não temos o poder de mudar a cor do cabelo de preto pra branco?
    Se tem me manda por e-mail por favor… me falaram e já procurei e não o achei.
    Agradeço antecipadamente: Ruthe



    • Maiara Costa - Equipe em 20 de fevereiro de 2014 17:30

      Olá estimada amiga e irmã em Cristo Ruthe!
      Obrigado por seu contato com o programa Na Mira da Verdade.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Não me lembro de ter visto nada tão específico assim, caso te mostrem esse texto, por favor, nos envie.
      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



    • Givanildo Laurentino em 25 de março de 2014 21:44

      pintar o cabelo pra conrigir tudo bem desde que seja da cor que se usava antes



  • David Araujo em 23 de fevereiro de 2014 14:04

    Prof Leandro, aproveitando o gancho… E usar bermuda em momentos de lazer? Digo bermuda que cobre até o joelho, haja vista que em minha igreja o irmão que usa qualquer tipo de bermuda (em parques, shopping, passeios, literalmente “lazer”) são discriminados e mau falados. Há alguma Doutrina que repudie essa vestimenta? Isso é escandaloso? Fere algum princípio cristão?



    • Maiara Costa - Equipe em 24 de fevereiro de 2014 10:48

      Olá David!
      Muito obrigado por seu contato com o programa Na Mira da Verdade.
      O que fere o princípio cristão estimado amigo e irmão é a maledicência e a discriminação e isso tirará muita gente do reino do céu (1 Coríntios 6:10).
      O princípio bíblico para vestimenta é de modéstia, pureza, decência e bom senso (1 Timóteo 2:9), será que seria de bom senso, usar terno, por exemplo ou calça, para ir à praia? Ou para praticar atividade física?

      Permaneça fiel ao princípio da Bíblia e você correrá muito risco de errar!

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



      • David Araujo em 24 de fevereiro de 2014 11:36

        Queridos irmãos, fiquei satisfeito com vossa explanação, só uma correção, não sei se foi erro de digitação ou entendi errado, na frase:

        “Permaneça fiel ao princípio da Bíblia e você correrá muito risco de errar!”

        Não seria : Permaneça fiel ao princípio da Bíblia OU você correrá muito risco de errar! ?

        Só para não restar dúvidas para os leitores.

        Que Deus continue abençoado vocês nessa preciosa missão!

        David Araujo



        • Maiara Costa - Equipe em 24 de fevereiro de 2014 11:56

          Sim estimado amigo!
          Eu quis dizer muito menos risco de errar, ou seja, você terá mais sabedoria para tomar decisões corretas!
          Um abraço.



  • Juliet em 18 de março de 2014 10:13

    OI É O SEGUINTE EU ACHO QUE O QUE PAULO FALA EM CORINTIOS,ERA PARA A IGREJA DE CORINTO E EU SO DOU MAIS ATENÇAO NO QUE DEUS FALA E ALI EM CORINTIOS NAO ESTA ANUNCIANDO QUE JESUS MANDOU PAULO FALAR AQUILO POIS FOI UMA LEI DE PAULO PARA AQUELA IGREJA DE CORINTO POIS NA BIBLIA FALA QUE ERAM ORDENS PARA IGREJA DE CORINTO ,,BOM TODOS OS TEXTOS DE PAULO NENHUM DIZ QUE DEUS MOSTROU PRA ELE TUDO AQUILO QUE ELE ESCREVEU ,ASIM COMO NO ANTIGO TESTAMENTO QUE DEUS FALOU COM MOISES, ABRAO , ISAQUE ETC…BOM CADA UM PENSA DE UMA MANEIRA EU SO QUERO LEVAR A PALAVRA DE DEUS AOS NECESSITADOS COMO JESUS MANDOU IDE PREGAI O EVANGELHO PELOS QUATRO CANTOS DO MUNDO..DEUS ABENÇOE.



  • Givanildo Laurentino em 22 de março de 2014 20:57

    Admiro os crentes de béreia oque os discipulos falavam eles examinavam hoje pastores, padres, irmãos falam e ninguém examina ai onde está o erro. os pastores precisam converter-se antes de poderem fortalecer seus irmãos não devem pregar a sim mesmos mas a cristo e sua justiça. è necessária uma reforma entre o povo mas essa deve começar seu trabalho purificador pelos pastores. testemunho volume 1. 469. Deus determinou que houvesse clara distinção entre trajes masculinos e femininos e considerou o assunto de suficiente importância para dar explícitas instruções a esse respetio pois se o MESMO TRAJE FOR USADO POR AMBOS OS SEXOS CAUSARIA CONFUSÃO E GRANDE AUMENTO DE CRIME. TESTEMUNHOS 1. 460. MANDE OS QUE DEFENDEM USO DE CALÇAS MASCULINA EM MULHERES SITAR OS TEXTOS. NÃO FALAR DE SI MESMO .



    • Maiara Costa - Equipe em 24 de março de 2014 11:55

      Olá Givaldo!
      Obrigado por seu contato com o programa Na Mira da Verdade.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      Há um problema com essa sua afirmação: “Deus determinou que houvesse clara distinção entre trajes masculinos e femininos e considerou o assunto de suficiente importância para dar explícitas instruções a esse respetio pois se o MESMO TRAJE FOR USADO POR AMBOS OS SEXOS CAUSARIA CONFUSÃO E GRANDE AUMENTO DE CRIME”.
      Pois de acordo com a história homens e mulheres nos dias de Cristo e anteriores a Ele usavam túnicas e cabelos compridos, como fica então essa questão? Como eram diferenciados uns dos outros?

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Givanildo Laurentino em 25 de março de 2014 21:41

    Deus determinou que houvesse clara distinção entre trajes masculinos e femininos e considerou o assunto de suficiente importância para da explicitas instruções a esse respeito pois se o MESMO TRAJE FOR USADO POR AMBOS OS SEXOS CAUSARIA CONFUSÃO E GRANDE AUMENTO DE CRIME. SE O APOSTOLO PAULO FOSSE VIVO E COMTEMPLASSE AS MULHERES QUE PROFESSAM PIEDADE USANDO ESSE TIPO DE VESTUÁRIO PRONUNCIARIA A REPREENÇÃO. TESTEMUNHOS VOLUME 1 PAGINA 460. PASTORES VÃO PAGAR CARO COM ESSES ENSINAMENTOS. A IGREJA DISCIPLINAVA ANTES . PERGUNTE. O MUNDANISMO PENETRARIA NO NOSSO MEIO. fui professor de karate e tem calças pra esses fins , roupas pra banhos, etc. hoje temos calças balão. shote saias.não calças semelhantes a do homem. sou adventista a 18 anos a igreja nunca aceitou uso de calças até disciplinava. hoje o assunto é dividido mais a doutrina nunca ensinou uso de calça pra mulheres. o problelma minha irmã é que alguns pastores esqueçe a santidade da obra. e dizem que era pra quela época onde a profetisa da igreja diz que é pro nosso tempo. leia testemunho volume 1 .457 a 459.



    • Maiara Costa - Equipe em 7 de abril de 2014 14:29

      Olá Givanildo!
      Obrigado por seu contato com o programa Na Mira da Verdade.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.

      Onde está o embasamento bíblico sobre o não uso de calças para mulheres?

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • ismael em 27 de março de 2014 17:18

    Já que está é uma verdade por a igreja nunca tomou posição a respeito levando muitos principalmente os de 10 anos para trás a terem conceito contrários no que foi exposto aqui



  • Givanildo Laurentino em 7 de abril de 2014 16:13

    exatamento não vamos misturar principio com costume . está escrito mesmo que o mundo seja igual devemos ser diferente. os que andam no caminho estreito não se vestem como os do caminho largo . se isso não é diferente Deus não tinha advertido com este texto os do caminho extreito falam eles se vestem como nós , come e bebe não há diferença. outra coisa se não principio Deus não tinha dada a visão do vestuário . 1 visão varia o chão .2 ia pra cima do joelho 3 no cano da bota do homem . testemunhos V1 521. quem defende essa questão de calça cumprida hoje vai pagar diante de Deus minha oração é que caia as escamas dos olhos. porque a própria igreja disciplinava



    • Maiara Costa - Equipe em 7 de abril de 2014 17:47

      Olá Givanildo!
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.
      E onde está a base bíblica para a sua afirmação, pois os escritos de Ellen White, embora inspirados, não constituem a regra de fé e prática da Igreja Adventista. As nossas crenças fundamentais não são extraídos dos escritos dela. Deus não a chamou para ser uma segunda Bíblia ou substituí-la.

      Deixo dois textos dela para sua reflexão:

      “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos “últimos dias”; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica”. Primeiros Escritos. p. 78

      “Os escritos da Sra. White indicam constantemente a Bíblia como a grande fonte de toda a verdade espiritual. São abundantes em citações escriturísticas, às quais ela não dá interpretação fantasiosa. Seus escritos não são, pelos adventistas do sétimo dia, considerados um acréscimo à Bíblia, nem seu estudo deve ocupar o lugar do estudo da Bíblia. Ela própria escreveu: A Palavra de Deus é suficiente para iluminar o espírito mais obscurecido, e pode ser entendida por aqueles que a desejam compreender. Não obstante, alguns dos que professam fazer da Palavra de Deus o seu estudo, procedem de maneira que é contrária aos seus mais claros ensinos. Portanto, para que homens e mulheres fiquem sem desculpa, Deus lhes dá testemunhos claros e diretos, fazendo-os voltar à Palavra que negligenciaram seguir.” “Os testemunhos não são para diminuir a Palavra de Deus, mas para exaltá-la e atrair para ela os espíritos, para que a bela simplicidade da verdade impressione a todos.” Vida e Ensinos, p.p 248,249.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Jessica em 3 de agosto de 2014 16:12

    Olá, eu procurei esse artigo pois, minha mae veio me questionar sobre isso
    Eu sou da batista e ela da congregação. e vi aqui q o q eu li na biblia esta correto.

    ADOREI O ARTIGO!



  • Mineses da pascoa em 2 de setembro de 2014 17:07

    Gxtei



  • Laiane de j luz em 15 de setembro de 2014 15:47

    eu queria saber se pode pintar as unhas com cores claras e fazerflores em cima e se posso ser epulça por calsa disso pois sou manicure desenista de unhas e nao consigo ficar sem pintar minhas unhas estou muito feliz na igreja de jiribatuba vera -cruz caixa dagua mudei muito minhas vestes tb so quer é muito dificio eu ficar sem pintar minhas unhas pois trabalho com isso e nao tenho outro enprego no momento mim ajude!



    • Maiara Costa - Equipe em 16 de setembro de 2014 15:19

      Olá Laiane!
      Muito obrigado por seu contato.
      A pergunta que você deve se fazer é a seguinte:

      Isto está em conformidade com o princípio estabelecido por Deus em 1 Timóteo 2:9,10?

      Decoro: bem arrumado, com bom gosto, adequado no sentido de moderação.

      Pudor: A mulher recatada afasta o pensamento de cometer ações vergonhosas e tem em alta estima a pureza que impede tais atos.

      Modéstia: sensatez, prudência. Paulo está descrevendo à mulher cristã convertida como aquela cujo permanente desejo é refletir a abnegação de Cristo. Tem o propósito de cumprir com suas tarefas com boa disposição e habilidade, sem ser uma carga nem para a igreja nem para seu marido.

      Penteado ostentoso:O tema do Paulo aqui é o decoro feminino e uma alta estima pela pureza moral. Qualquer
      penteado (na época isso era algo ostentoso), muito chamativo, também podemos incluir aqui dentro do nosso contexto: unhas, maquiagens, roupas, sapatos e etc, é uma violação do princípio aqui expresso; entretanto, o descuido também chama a atenção e viola os princípios cristãos. O bom gosto e o equilíbrio são parte de uma sã religião.

      Analise dentro do princípio bíblico se esse tipo de unhas está em conformidade com ele.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Deusa em 4 de outubro de 2014 20:53

    so digo uma coisa…. que nós precisamos ser diferentes do povo do mundo nao so nas nossas atitudes… mas tambem no nosso modo de vestir… nao adianta vc aceitar Jesus e continuar usando maquiagens. brincos. cordoes. e roupas que sao mas adequadas a pessoas que nao tem temor a Deus… outra coisa as roupas dos crentes que decidiram ser diferentes nao sao desleixadas… existem muitas roupas decentes que sao muito bonitas…



  • Ev. Rafael Farias em 13 de outubro de 2014 22:09

    Irmão va se converte ou vc nao conhece a palavra de Deus pq ela se renova a cada dia por isso va ora e perguntar ao Senhor a revelação desses veículos………..



    • Maiara Costa - Equipe em 14 de outubro de 2014 12:27

      Olá Rafael Farias!
      Deus seja louvado pelo fato de Cristo ter nos ensinado o método de estudo da Bíblia (Lucas 24:27,44). Ainda bem que temos como aprofundar os estudos, para compreender a Palavra de Deus corretamente.

      Um forte abraço.



  • fabio rodrigues em 9 de novembro de 2014 21:02

    e quando as pessoas levam a pratica da vaidade aos extremos?Deus disse: nao facas como os costumes da terra em que foram tirados.quando reconhecemos e aceitamos a cristo somos novas criaturas as coisas antigas e praticas de eniquidades temos que abadonar para se tornar um povo santo escolhido por Deus.porque se um olho meu me fazer pecar e melhor que o arranque e jogar fora, de que e com os dois pro inferno



  • erica em 31 de março de 2015 16:31

    Deus falou não vim pra mudar a lei …mais para cumprir portanto se acrescentar ou tirar algo de si e desobediência !!!sim



  • Mateus em 9 de junho de 2015 16:06

    É incrível como sempre encontra uma forma de alterar o que está escrito. Interpretar é uma coisa, modificar é outra. Por que vocês não interpreta de forma diferente a questão de pagar 10% para a igreja e seus pastores ficar rico?



    • Maiara Costa - Equipe em 16 de junho de 2015 18:01

      Olá Mateus!
      Muito obrigado por seu contato.

      Primeiramente o texto não foi modificado, mas esclarecido a luz do contexto histórico e cultural da época, isso faz parte da exegese e da hermenêutica, ciências que nos ajudam a entender corretamente o texto bíblico.

      Em segundo lugar, vamos analisar um pouco a questão do dízimo:

      Nós Adventistas do Sétimo Dia temos como princípio de fé para a vida cristã a crença na mordomia ou fidelidade, cremos que somos despenseiros de Deus, responsáveis a Ele pelo uso apropriado do tempo e das oportunidades, capacidades e posses, e das bênçãos da Terra e seus recursos que Ele colocou sob nosso cuidado. Reconhecemos o direito de propriedade da parte de Deus por meio do serviço fiel a Ele e a nossos semelhantes, e devolvendo os dízimos (pois os mesmos não são pagos!) e dando ofertas para a proclamação de Seu evangelho e para a manutenção e o crescimento de Sua igreja.

      Perceba que para nós querido amigo e irmão o ato de dizimar não é um sacrifício ou obrigação, mas sim um reconhecimento de propriedade da parte de Deus, pois tudo lhe pertence (Salmo 24:1), e Ele nos pediu para que lhe devotássemos à décima parte de nossa renda (Levítico 27:30,32).

      A mordomia ou fidelidade é um privilégio que Deus nos concede para desenvolvimento no amor e para a vitória sobre o egoísmo e a cobiça, sendo que o mordomo se regozija nas bênçãos que advêm ao outro como resultado de fidelidade. Uma pessoa que almeja ser membro da família Adventista tem que estar disposto a ser um mordomo fiel e aqui está incluído os dízimos e as ofertas.

      Deus tem muitos meios de ajudar o ser humano a vencer seus defeitos de caráter e, um dos que mais o Senhor tem trabalhado para tirar do coração humano é o egoísmo. O egoísmo nos faz egocêntricos, autossuficientes e insensíveis para com as necessidades do próximo.
      Uma das maneiras que Deus criou para tirar o egoísmo de nosso coração e desenvolver em nós um caráter semelhante ao de Jesus é o sistema de dízimos. Este sistema Divino, quando adotado na vida pessoal, ajuda o dizimista a desprender-se do dinheiro, tornando-se uma pessoa liberal e mais preocupada em atender às necessidades alheias.
      Existe alguma base teológica, moral ou espiritual para a devolução do dízimo? Por que devemos devolver? No que deve ser empregado? Há na Bíblia alguma indicação de que seja realmente na quantia de 10%?
      Esta e outras questões iremos abordar no presente estudo.

      Base Teológica para o Dízimo – Velho Testamento.
      O dizimar não era prática exclusiva dos israelitas. Existem atualmente registros arqueológicos que comprovam isto:
      v. Registros da cidade de Ugarit (XIV A.C) mostram que este povo dizimava.
      v. Era praticado entre os gregos e os romanos.
      v. Também há um documento neobabilônico datado do século VI A.C, que relata o sistema de dizimar.
      Outro fato que merece nossa atenção é que nunca, nos cultos de adoração a Deus, os adoradores ficaram sem dar alguma oferta. “Não existe adoração sem oferta”. Isto é muito claro nas Escrituras.
      O dízimo:
      • Sempre foi no passado uma prática comum; fazia parte da vida das pessoas.
      • É de origem divina. (veremos a seguir)
      Por que devemos Dizimar?
      O dizimar está baseado no princípio de que tudo pertence a Deus e, como reconhecimento disto, devolvemos a Ele parte de nossa renda, que é dele: o dízimo.
      Isto é evidente nos seguintes textos:
      “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. Salmos 24:1. “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos”. Ageu 2:8. “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê”. Deuteronômio 8:17-18. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33. “Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR”. Levítico 27:30. “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida”. Malaquias 3:10.
      Ao separar o dízimo, estamos reconhecendo que nossa força para trabalhar, nossos bens, nossa família, saúde e tudo o que possuímos vem de Deus e que Ele deve estar em primeiro lugar em nossa vida; as outras coisas (bens materiais) vêm como uma consequência.
      No texto de Malaquias 3:10 claramente se vê que o dízimo é de origem divina, pois foi Deus quem pediu para trazermos os dízimos até a Sua casa.
      Onde diz na Bíblia que o dízimo deve ser de 10%?
      A palavra Dízimo vem da palavra hebraica “Malaser” e da palavra grega “Dekate”, e traduzido significa “um décimo”. Todos sabemos que “um décimo” é 10%.
      Portanto, sabemos que a quantia do dízimo deve ser 10% porque este é o significado da palavra.
      1. GÊNESIS 14: O Dízimo de Abraão.
      “E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo”. Gênesis 14:20.
      1 – Neste capítulo o princípio do dízimo é altamente valorizado por Abraão, o “Pai da Fé”. Os descendentes espirituais de Abraão (todos nós) devemos fazer o mesmo.
      Ele “deu o dízimo de tudo” (verso 20). A palavra hebraica Ntn (Natham) = “dar” significa também ‘devolver’.
      Este ato de Abraão revela Altruísmo, pois:
      – Ele devolveu ao rei Sodoma os bens que eram dele;
      – Devolveu ao rei de Salém o Dízimo que pertencia a Deus.

      Abraão só teve este espírito de Altruísmo porque tinha uma íntima comunhão com Deus e porque “devolvia o Dízimo a Deus”; como vimos antes, o ato de devolver o dízimo desenvolve em nós um caráter liberal e altruísta. Se Abraão devolveu ao rei de Sodoma o que era dele, foi porque antes disso ele era um fiel dizimista e, graças a isto, ele tinha tal caráter.
      O mesmo irá acontecer conosco caso sejamos fiéis em devolver a Deus o que Lhe pertence.
      2 – O Receptor do Dízimo.
      • O Dízimo não deve ser devolvido a qualquer pessoa. Isto é visto no exemplo de Abraão, que devolveu a Melquisedeque, Rei de Salém, que era Sacerdote.
      • Deve-se devolver ao instrumento apontado por Deus.
      3 – Base Teológica para o Dízimo.
      • Deus é o Criador. Ele tem direito de propriedade:
      “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos”. Ageu 2:8.
      • Deus é quem dá as bênçãos.
      “A benção precede o ato de Dizimar. Sem essa bênção preliminar é impossível dizimar”. Portanto, se todos somos abençoados por Deus, devemos devolver o dízimo.
      Nós, humanos, somos mordomos de Deus; administradores dos bens que Ele dá. A verdadeira mordomia cristã consiste em dedicar a Deus todos os nossos talentos, inclusive o dinheiro. A seguinte frase ilustra bem como é a verdadeira mordomia: “Mordomia é a resposta do crente a tudo o que Deus fez e tem feito por nós”.
      • Deus preserva a vida humana. (Gênesis 14:20)
      Nossa vida e a de todos os seres do universo dependem de Deus. Sem Ele, nenhuma criatura pode subsistir. A Bíblia diz que o Senhor Jesus é quem sustenta a todos com a vida:

      “Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude”. Colossenses 1:17-19, grifo meu.

      “A vida é tão frágil que não pode ser plenamente preservada por esforços humanos”.
      Assim, pode-se afirmar que “dizimar é rejeitar o egoísmo”.

      2. GÊNESIS 28: 10-22: O Dízimo de Jacó.
      1 – O compromisso de Jacó com Deus.
      Disse ele: “Então o Senhor será o meu Deus” (verso 21). Isto nos ensina que “a entrega a Deus antecede o ato de dizimar”. Não podemos dizimar sem antes nos entregarmos a Deus totalmente (antes de devolver o dízimo, Jacó fez uma entrega de si mesmo a Deus).

      Quando não temos vontade de dizimar é porque tal entrega não foi completa; precisamos do Espírito Santo para nos ajudar a dar o coração e as afeições a Deus.
      2 – O Cuidado de Deus por Jacó.
      Neste capítulo, Deus prometeu a Jacó:
      • Descendentes;
      • Proteção;
      • Terras;
      • Bens.
      Deus abençoa em todos os setores da vida aquele que entrega sua vida a Ele e devolve o dízimo. Ele nos convida a fazermos este teste. Se Jacó foi abençoado, nós também o seremos.
      Lembremos:
      “Deus escolheu a Abraão; mas este também escolheu a Deus”.
      “Deus escolheu a Jacó; mas este também escolheu a Deus”.
      “Deus nos escolheu; devemos escolhê-lo”.
      Somente assim estes grandes homens receberam as bênçãos de Deus e conosco não é diferente. Como prova desta escolha, devolveram o dízimo. Estamos dando a Deus aquilo que lhe pertence por direito?
      Veja que promessas lindas Deus fez a Jacó:
      “Eu te darei a terra”;
      “Eu sou contigo”;
      “Eu cuidarei de ti”;
      “Eu te trarei de volta”;
      Estas bênçãos não são exclusivas para Jacó! São para nós também, caso sejamos fiéis a Deus em tudo:
      Receberemos a Nova Terra;
      Deus sempre será conosco;
      Deus sempre nos cuidará;
      Deus nos trará de volta para o paraíso perdido e para os Seus braços de amor.
      3 – Jacó fez um voto.
      Decidiu que seria fiel ao Senhor na devolução do dízimo.
      4 – Jacó Adorou.

      Jacó uniu a adoração com o ato de dizimar, pois na Bíblia um está ligado ao outro.
      Pesquisando a história, vê-se que os conceitos de adoração e do dízimo sempre foram conhecidos mesmo entre os pagãos e o são até hoje.
      Mesmo entre os pagãos, há ainda hoje a dedicação de um dia exclusivo de adoração aos seus deuses e a devolução do dízimo; isto leva à conclusão de que:
      • Sempre existiu na mente humana a ideia de que há um dia de guarda; como sabemos, a Bíblia diz que este dia é o Sábado;
      • O dízimo sempre fez parte da adoração a Deus.
      Isto continuará, pois assim como Deus é eterno, a adoração a Ele e os ‘modos de adorá-lo que Ele estabeleceu’ são eternos – neste caso, a guarda do sábado e a devolução do dízimo.

      “Dizimar é parte integrante do ato de adoração”.

      Alguns teólogos dizem: “o Velho Testamento foi abolido”. Mas, então, por que eles continuam pregando sobre a importância de devolver o dízimo?

      Há muita incoerência em afirmar também que a guarda do sábado foi abolida. É incoerente o argumento de muitos autores a respeito deste assunto, pois eles pegam o que lhes convém no Velho Testamento (caso do dízimo) e lançam fora o que não lhes convém (a guarda do sábado). Ora, como vamos aceitar um ensinamento e rejeitar outro, sendo que ambos estão unidos? Lembre-se: “a adoração e o ato de dizimar estão ligados um ao outro”.

      Muitos dizem que o mandamento do sábado não foi repetido no Velho Testamento; mas uma ordem de dizimar também não o foi; assim como o dízimo, a guarda do sábado foi “confirmada” no Novo Testamento; não foram repetidos porque não havia necessidade, pois as pessoas da época seguiam muito bem estas instruções (lembrando de que a guarda do sábado é mencionada no Novo Testamento).

      Se tivéssemos de abolir a guarda do sábado porque este mandamento não foi repetido de modo “direto” (foi repetido “indiretamente” através do exemplo de Jesus, Virgem Maria e dos apóstolos), também teríamos de abolir em todas as igrejas evangélicas o ato de dizimar.
      Devolução do dízimo e adoração a Deus no sábado estão ligados em um mesmo princípio.
      Base Teológica para o Dízimo – Novo Testamento.

      No Novo Testamento (N.T.) não existe uma passagem Bíblica que mande dizimar; mas há passagens que confirmam esta prática. Não há nada no N.T. que rejeite a prática do dízimo. Como vimos anteriormente, não foi preciso repetir de modo direto este mandamento porque era uma prática tão comum que não necessitava de lembrar as pessoas. (assim como a guarda do sábado).

      Como “não existe adoração sem oferta”, não foi preciso repetir.
      Alguns textos que mencionam o dízimo no Novo Testamento:

      1. HEBREUS 7:1-10.

      Neste texto há a menção do dízimo, mostrando que o apóstolo sabia sobre o assunto.
      “Existe uma continuidade sabática de dízimo no Novo Testamento”.

      Devemos adorar a Deus no dia que Ele escolheu e devolver aquilo que Ele pediu.

      2. Lucas 18:12: “Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho”.
      Neste contexto, Jesus condenou a justiça própria dos fariseus e não o ato de dizimar. Os fariseus usavam o dízimo como meio de adquirir a misericórdia de Deus.

      C. Mateus 23:23 – Lucas 11:42.
      “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” Mateus 23:23 – grifo meu.

      “Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas”. Lucas 11:42 grifo meu.

      Jesus não disse aos fariseus para não dar o dízimo; Ele disse que eles deveriam “fazer estas coisas sem omitir aquelas”, praticar a justiça, a misericórdia e a fé juntamente com o ato de dizimar.
      Jesus, de modo claro, confirmou a validade da prática de dizimar. Esta prática só terá valor se cultivarmos um bom caráter e nos lembrarmos de ajudar aos órfãos e necessitados. Dizimar sem demonstrar misericórdia para com o semelhante não é frutífero para a vida do cristão.
      4. I Coríntios 9:13-14.
      “Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho…” I Coríntios 9:13-14.

      Aqui Paulo traça um paralelo entre os levitas (V.T.) e os obreiros do N.T. Implicitamente endossa a prática do dízimo.
      O Dízimo é designado por Deus para a pregação do evangelho. Se não fosse o sistema de dízimos, não teríamos os pastores nos presidindo, os obreiros e outros trabalhadores que dedicam suas vidas em levar o evangelho.

      É graças ao sistema de dízimos que a igreja adventista pode fornecer cursos bíblicos e outros materiais gratuitos às pessoas. Muitos não teriam conhecido as boas novas da salvação se não fosse o ato liberal e desprendido dos irmãos em separar o dízimo.
      Jesus nunca condenou o dízimo, mas o seu mau uso. Os pastores na Igreja Adventista do Sétimo Dia são assalariados, contudo, se algum deles estiver fazendo mau uso do dízimo é com Deus que terão que acertas as contas!

      Despedimo-nos com um texto para reflexão:

      “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda.” Provérbios 3:9

      Que Deus te abençoe ricamente.



  • rosa maria Ferreira em 11 de junho de 2015 0:49

    Gostaria de saber, porque a própria ellem white fala em sua doutrina , contra a calça comprida??



  • Iiiii em 17 de junho de 2015 12:58

    beleza pastor deixa suas ovelhas ficar bem parecidas com o mundo. pinturas, calças indeçentes, minisaias, lábios coloridos igual uma jezabel e etc no final voçe se acerta com Deus,



    • Maiara Costa - Equipe em 18 de junho de 2015 14:28

      Olá Ismael!

      Em nenhum momento o artigo está defendendo a vaidade extravagante e a indecência! Leia com mais atenção e entenderá o que o post está sugerindo e explicando.

      Que Deus te abençoe.
      Um forte abraço.



  • CCcC em 22 de junho de 2015 22:42

    Oro para que Deus tenha misericordia e abra os vossos olhos para que vejam alem da carne, pois os Cristão verdadeiros têm a mente de Cristo e sabem instruir com retidão e justiça.



  • Hank em 29 de junho de 2015 13:18

    afinal? o que é se vestir como homem? digitem “homens tempos bíblicos” no Google Imagens.



    • Maiara Costa - Equipe em 29 de junho de 2015 14:52

      Olá Hank!

      Compreendamos o que Moisés estava querendo dizer:

      Aqui temos uma referência ao costume pagão, comum em alguns lugares, de simular uma troca de sexo com propósitos imorais; homens vestindo roupa de mulher, imitando seus trejeitos e oferecendo seus corpos para fins imorais. Deus criou homem e mulher e a distinção ordenada deve ser honrada e obedecida. O desejo de minimizar a diferença é resultante de baixos ideais e contribui para a imoralidade.

      Travestismo, transformismo, transsexualismo, são modalidades que se enquadram aqui nesse princípio.

      Que Deus te abençoe grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • irael lucas em 7 de janeiro de 2017 21:52

    o senhor jesus cristo te ama ele e o salvador do mundo o altíssimo o reis dos reis o senhor dos senhores



  • derli silva em 12 de fevereiro de 2017 20:13

    a questao de uma mulher usar calça para mim e pecado pois despertara a cobiça nos homens
    (cobiça dos olhos) ou voces nao sabem que o homen e atraido pelo que ele ve



    • Maiara Costa - Equipe em 16 de fevereiro de 2017 15:20

      Olá Derli!
      Muito obrigado por seu contato.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.

      Mesmo que para você seja algo pecaminoso, a Bíblia não diz ser! E a Palavra de Deus afirma que esse tipo de impureza (cobiça dos olhos), está dentro de nós (Mateus 5:27,28;15:19,20; Marcos 7:21-23). Portanto, todos devemos cuidar, pois em potencial todos temos terríveis tendências. Outro ponto é que existem calças e calças, saias e saias, vestidos e vestidos e etc. Existem calças que são muito mais decentes do que muitas saias e vestidos que têm sido usados! Isso nos mostra que todos precisamos ter bom senso em nossas escolhas.

      Que Deus continue te abençoando grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • Airton em 13 de fevereiro de 2017 0:57

    Oi pastor, me falaram que os adventistas eram rígidos que tinham ensinamentos mais austeros, mas percebi que são liberados em tudo eu estava frequentando uma denominação que fala em muitas renuncias e diziam que os adventistas eram extremamente zelosos,mas agora vi que vocês são bem modernos com ensinos modernizados,farei uma visita no templo adventista em breve,paz..



    • Maiara Costa - Equipe em 16 de fevereiro de 2017 15:12

      Olá Airton!
      Muito obrigado por seu contato.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.

      A Igreja Adventista do Sétimo Dia faz parte do ramo protestante do cristianismo, ela segue uma teologia tradicional ou conservadora e busca viver os princípios, ensinados pela Bíblia. Claro que da mesma forma como ocorreu em outras confissões religiosas, podemos encontrar dentro do Adventismo aqueles que são ultraliberais ou ultraconservadores. Todavia, precisamos prestar atenção ao que está sendo conservado e/ou liberado. Os princípios são eternos, as tradições e costumes mudam conforme passa-se os anos.

      Gostaria de recomendar a você que assista a esse video: https://www.youtube.com/watch?v=OnbwCP2wOUQ.

      Faça-nos sim uma visita, será uma alegria recebê-lo.

      Que Deus continue te abençoando grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • ZAZA em 16 de fevereiro de 2017 11:02

    as calças ja existiam no tempo de moises como tbm os calçoes-ceroulas quem eram usados por baixo. falsa profetiza se converta a palavra que é JESUS.



    • Maiara Costa - Equipe em 16 de fevereiro de 2017 13:06

      Olá Zaza!
      Muito obrigado por seu contato.

      Apresente-nos a base bíblica e histórica para essa afirmação!
      Ficamos no aguardo.

      Que Deus continue te abençoando grandiosamente.
      Um forte abraço.



  • jose luiz filho em 18 de fevereiro de 2017 13:08

    gostei bastante das expricacao depois de 40 anos creio que nao mecho com nenhuma denominacao obrigado givanildo



  • andre em 19 de março de 2017 14:01

    falsos profetas vcs sao que deus tenha misericordia de vcs para vos nao irem para o inferno



    • Maiara Costa - Equipe em 21 de março de 2017 11:02

      Olá Andre!
      Bom dia.
      Que a graça e a paz de nosso Senhor esteja sempre em seu coração.

      Que pena que você ficou com essa impressão! Será que pode biblicamente mostrar onde está o equívoco?

      Um forte abraço.



  • GERALDO em 4 de abril de 2017 20:44

    ROUPA UNISEX
    Os cristãos devem respeitar as distinções de sexo usando vestes que afirmam sua identidade masculina ou feminina. Este princípio é ensinado na lei que se acha em Deuteronômio 22:5, que proíbe o uso de roupas do sexo oposto. Um comentário bíblico, que reflete a opinião de muitos estudiosos, assinala: “O objetivo imediato desta proibição não era de impedir a licensiosidade, ou opor práticas idólatras…mas de manter a santidade da distinção dos sexos que foi estabelecida pela criação do homem e da mulher.”
    Este princípio é particularmente relevante hoje, quando muitos no mundo da moda não mais exclamam: “Viva a diferença!”, antes dizem: “Viva a semelhança!” De fato, a semelhança entre os estilos de penteado e as vestes de homens e mulheres tem se tornado tão grande que sua identidade é facilmente confundida.
    A Bíblia considera importante preservar as distinções de sexo no vestuário. Isto é importante para nossa compreensão do que somos e do papel que Deus quer que desempenhemos. O vestuário define nossa identidade. Um homem que quer ser tratado como mulher provavelmente usará jóias, perfumes e vestes ornadas como as mulheres. De igual modo, uma mulher que quer ser tratada como homem provavelmente se vestirá como homem.
    A Bíblia não nos diz que estilo de vestuário homens e mulheres devem usar, porque reconhece que o estilo é ditado pelo clima e a cultura. A Bíblia nos ensina a respeitar a distinção de sexo no vestuário conforme as normas da nossa própria cultura. Isto significa que como cristãos devemos nos perguntar ao comprar roupa: “Este artigo afirma minha identidade sexual, ou me faz parecer como se fosse do sexo oposto?” Quando sentir que certo tipo de vestimenta não pertence a seu sexo, siga sua consciência: não o compre, mesmo se estiver na moda.
    Numa época em que a moda se inclina em abolir distinções de sexo no vestuário, nem sempre é fácil para cristãos acharem indumentária que afirma sua identidade sexual. Nunca foi fácil viver de acordo com princípios bíblicos. Mas esta é nossa vocação cristã — não nos conformar com os valores e estilos de nossa sociedade, mas ser uma influência transformadora neste mundo pela graça de Deus.
    Conclusão
    O vestuário não faz o cristão, mas cristãos revelam sua identidade por sua maneira de vestir e aparência. A Bíblia não prescreve um vestuário normativo, mas nos convida a seguir a simplicidade e ausência de pretensão do estilo de Jesus, mesmo em nossa indumentária e aparência.
    Seguir a Jesus em nosso vestuário e aparência significa distinguir-se da multidão, não se pintando, não se cobrindo de jóias e não se embonecando como tantas pessoas fazem hoje. Isto exige coragem e discernimento. Coragem para não se conformar com os ditames sedutores da moda, mas ser transformado pelas diretrizes da Palavra de Deus (Romanos 12:2). Discernimento para distinguir entre a moda caprichosa que muda e o estilo sensato que perdura. Coragem para revelar a beleza do caráter de Cristo, não pelo adorno exterior do corpo ” com ouro, pérolas ou vestes dispendiosas”, mas pelo embelezamento interno da alma com as graças do coração e o espírito manso e tranqüilo que é precioso aos olhos de Deus (I Pedro 3:3 e 4). Coragem para vestir-se, não para glorificar a nós mesmos, mas para glorificar a Deus, vestindo-se modesta, decente e sobriamente.
    Nossa aparência é um testemunho constante e silencioso de nossa identidade cristã. Possa ela sempre dizer ao mundo que vivemos para glorificar a Deus e não a nós mesmos.
    Samuele Bacchiocchi (Doutor em Teologia, Universidade Pontifícia de Roma), leciona Teologia e História da Igreja na Andrews University. É o autor de muitos livros, entre eles, The Marriage Covenant, Wine in the Bible, The Advent Hope for Human Hopelessness e Do Sábado para Domingo. O segundo destes livros foi examinado em Diálogo 2:3.



  • jaja em 5 de abril de 2017 12:48

    o problema nao é o traje ou uso e costume da época, o problema é a sensualidade de ambos os sexos sendo expostas com a roupa que se usa, mulheres casadas que usam calça, mostra toda sua sensualidade que deve ser guardada para o Marido e mulheres solteiras que usam calça mostra a sensualidade que deve ser guardada para o futuro esposo… nos sendo cristãos se nos vestirmos igual aos que nao servem a Cristo, que diferença teremos do mundo..seremos iguais..e o mundo nao vera brilho nenhum em nos para poder ser igual a nos, antes eles falam que se for para ser crente igual a gente é, é melhor nao ser.. ou eles falam que se nos formos para o céu sendo que fazemos coisas iguais eles fazem, eles falam que tambem vão..como diz em Tito 2:vs14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

    Na antiguidade usavam sim pulseiras, colares e etc e nao tinham malicia quando faziam isso…mas hoje, principalmente no Brasil quem usa, usa para se fantasiar, as mulheres usam para sensualizar..

    antigamente era usado as tunicas que homens e mulheres usavam, e nao traziam sensualidade nem masculina e nem feminina..
    hoje a calça que homem usa nao traz sensualidade masculina, mas do contrario as calças que as mulheres usam traz sim sensualidade feminina, mostrando toda curvatura do corpo., como tem saias e vestidos que tambem traz sensualidade feminina..

    A sensualidade exagerada geram outros pecados mais graves como Adulterio, prostituiçao, etc..

    é muito fraco usar um texto biblico para provar que era um uso local da epoca, isso faz com que a sensualidade seja abrangido por toda parte..
    Deus nao aceita nada que traga sensualidade ao corpo, pois o corpo é templo do espirito santo..como o espirito santo habitaria em um templo desorganizado cheio de pinturas, enfeites e roupas que tragam sensualidade aos olhos de quem vê??

    Hoje em dia nao tem mais diferença entre os cristaos e os nao cristaos infelizmente..
    tudo pode, tudo nao tem problema, que isso Deus nao liga, que aquilo Deus nao se importa..
    até os proprios pregadores estao dizendo que nao tem nada ver..

    Infelizmente estao se perdendo a pureza..
    Infelizmente no ultimo dia sera a vergonha de muitos..

    agora, se quem nao sabe se é certo ou errado, é melhor arriscar usar um traje honesto de cristão e poder alcançar a vida eterna do que se arriscar a usar um traje que nao difere entre cristao e nao-cristao e nao alcançar a vida eterna, pois Paulo mesmo disse…::: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
    Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
    Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
    1 Coríntios 6:12-14



  • LUCIANA em 3 de maio de 2017 13:07

    OLÁ PASTOR LEANDRO!
    AINDA SOBRE AS VESTES, FIQUEI COM UM DÚVIDA: NA IGREJA QUE CONGREGO UM DOS TEXTOS USADOS PARA DEFENDER A IDEIA QUE AS MULHERES NÃO PODEM USAR CALÇA COMPRIDA É O DE MATEUS 5:13-14, POIS DIZEM QUE DEVEMOS FAZER A DIFERENÇA, SER DIFERENTE DAQUELE QUE NÃO É SERVO E QUE É ATRAVÉS DA NOSSAS VESTES TAMBÉM QUE SEREMOS IDENTIFICADOS COMO CRENTES. O QUE ME DIZ DISSO?



    • Manassés em 23 de maio de 2017 15:48

      USO DE CALÇA E CORTE DE CABELO

      As normas existentes em muitas igrejas evangélicas quanto ao uso da calça para mulheres e do corte de cabelo originaram-se devido às equivocadas interpretações de Deuteronômio 22:5 e 1 Coríntios 11:3-15. Isto porque tais textos, quando estudados à luz de seu contexto histórico, de modo algum apóiam a idéia de que o tipo de roupa usado pelas mulheres cristãs não possa variar com o passar dos anos ou que seu cabelo não possa ser cortado. Farei uma breve análise com você a respeito para que tire suas próprias conclusões:

      Deuteronômio 22:5 foi escrito numa época em que não existiam calças compridas, muito menos para mulheres. Naquele tempo nem se cogitava a fabricação de tal produto. Deste modo, Moisés está orientando as mulheres para que não se vistam como homens, mas não está dizendo o tipo de roupa que irá distingui-las. Lembremos que nesta época (e também nos tempos de Jesus) os homens usavam uma vestimenta que mais se assemelhava a uma saia. O que diferenciava a vestimenta da mulher era uma espécie de cinta mais colorida. É bem provável que o assunto tratado aqui é o do travesti.

      Na Escócia, por exemplo, é costume os homens usarem saia. Será que Deus deixará de amar e salvar os escoceses por isto? De modo algum, pois esta vestimenta faz parte da cultura deles (assim como nos tempos bíblicos). Deste modo, se nossos amigos pentecostais querem fundamentar suas normas na Bíblia, sem levar em conta o contexto histórico, terão também de voltar a usar túnicas, parecidas com saias. O problema todo seria resolvido se levassem em conta que a roupa e o corte do cabelo são questões que variam de um tempo para outro…

      1 Coríntios 11:3-15 foi escrito noutro contexto social. Na cidade de Corinto, uma mulher que cortasse o cabelo ou deixasse de usar o véu (os pentecostais deveriam também usar o véu caso levem estas normas ao pé da letra) estava dizendo perante a sociedade que não mais estava sob a responsabilidade do marido, pai ou irmão e que ela dali em diante se tornara uma prostituta. Assim, para que as irmãs não fossem confundidas com as prostitutas de modo que seu testemunho fosse uma pedra de tropeço para a pregação do evangelho, Paulo pediu a elas para que acatassem a este costume da cidade de Corinto. Seria horrível para a igreja cristã se as irmãs fossem rotuladas por aquela cultura como sendo prostitutas.

      O mesmo ocorria com os homens: em Corinto todo aquele que deixasse o cabelo crescer era considerado homossexual. Já na época de Jesus (e do Antigo Testamento), o homem usava cabelo comprido. Assim, podemos ver que a questão da roupa e do corte de cabelo não é um princípio, mas sim uma questão cultural. Há na Bíblia costumes, que podem variar com o tempo, isto porque foram dados apenas para um povo, de forma local. Existem também princípios, que são eternos, pois foram dados a todos e não a um povo específico apenas. Nisto se enquadra o Sábado como dia de adoração e culto. Sendo que este mandamento consta no decálogo e que foi ordenado a todas as pessoas, não apenas para os judeus (Gênesis 2:1-3, Isaías 56:1-7, Marcos 2:28), deve ser observado para sempre em memorial ao Deus Criador.

      Infelizmente, muitos se apegam a um costume cultural e deixam de lado um princípio universal e moral. Deus pedirá contas disto. Realmente é importante que o cristão se vista decentemente e com modéstia (1 Timóteo 2:9), pois inclusive em nosso modo de vestir podemos refletir o caráter de Jesus. Porém, isto não significa que devamos ser desleixados com nossa aparência ou com nosso corpo, pois isto desagrada a Deus. Sobre o pintar cabelo, se a pessoa o faz por uma necessidade, para corrigir um problema ocasionado pelo pecado, (Deus não criou o ser humano para envelhecer) qual o problema nisto? O errado seria pintar o cabelo com cores chamativas. Pelo fato de a Bíblia dizer que nosso corpo é o “templo do Espírito Santo” (1 Coríntios 3:16-17, 6:19-20), creio que devemos cuidar dele, inclusive do cabelo. Entretanto, tal questão deve ser analisada por cada um, individualmente, respeitando a opinião daqueles que pensam diferente. Também nesse tipo de atitude nosso cristianismo é manifestado.

      Que bom que você tem se interessado em conhecer mais a vontade de Deus. Continue estudando a Bíblia diariamente. Tem uma Igreja Adventista do Sétimo Dia perto de você: encontreumaigreja.com.br

      Cordialmente,

      Seus amigos da ESCOLA BÍBLICA

      Rede Novo Tempo de Comunicação

      novotempo.com



  • nicolas lima em 11 de junho de 2017 19:28

    IRMÃO Deus quer que todos os homens e mulheres se vistam como ele quer como eu li que você escreveu sobre os escoces que eles usam saia e que Deus não deixara de amar eles
    Deus ama todos mais ele quer que o homem e a mulher se vista de acordo como ele quer

    nos podemos sim perder a salvação por falta de desobdiencia?

    na veste no modo de pentear o cabelo e etc…