“Preparar… Apontar… Errou novamente!” – Parte 2
Nessa segunda parte serão respondidos os tópicos “escolhidos” por Clóvis. O que está entre aspas foi o que escrevi e o restante das linhas são o que ele pensa ser uma “refutação”. Não comentarei Romanos 9 por que nesse blog já há um resumo contextualizado de tal capítulo, que nosso irmão insiste em não entender.
“Se os cinco pontos atribuídos a João Calvino não são dele, então as enciclopédias de história eclesiástica e os comentários bíblicos estão todos errados – menos o Clóvis”. Um pouquinho de história da igreja não faz mal a ninguém. Calvino morreu em 1564, em Genebra, Suiça. Os Cinco Pontos da Remonstrância, foram debatidos e rejeitados, dando origem aos Cinco Pontos do Calvinismo, no Sínodo de Dort, Holanda, entre 1618 e 1619. Portanto, como João Calvino poderia ser o autor de um documento redigido 54 anos após a sua morte?”
Um pouco de atenção na leitura também não causa danos à saúde. Quando atribuí os cinco pontos da predestinação a João Calvino quis deixar claro que os mesmos se originam na ideia dele. Nem de perto tratei de documentos que Calvino não escreveu.
“A teologia calvinista determinista mostra um Deus que empurra “goela a baixo” a Salvação que muitos não irão querer” e que “Deus obriga a se salvar um indivíduo mesmo que ele não queira”. Quanto ao querer a salvação, o calvinismo ensina duas verdades paradoxais: ninguém quer ser salvo e ninguém é salvo sem querer. Todos os homens naturalmente resistem a graça de Deus, inclusive os eleitos. Mesmo assim, só entra no céu quem está morrendo de vontade de chegar lá. Como isso é possível? A resposta é a graça, que vence a resistência dos eleitos, levando-os a desejar o que antes odiavam.”
Ideia confusa essa. O argumento de que o Calvinismo ensina duas “ideias paradoxais” é uma desculpa para o óbvio: o Calvinismo empurra a salvação goela abaixo. Se “só entra no céu quem está morrendo de vontade de chegar lá”, então a salvação é pelo sentimento e não é mais pela graça (Efésios 2:8, 9). E se Clóvis concorda com o que ele mesmo escreveu, por que um ímpio não poderia “morrer de vontade” de entrar no Céu após a atuação do Espírito Santo?
Concordo que a graça leva-nos a desejar a salvação (Filipenses 2:13). Mas, para ela poder operar em mim preciso dar a permissão para Deus. A soberania do Criador não interfere na escolha das pessoas (Josué 24:15).
“O calvinismo tira a responsabilidade do pecador que nega a Jesus”. Pelo contrário, o calvinismo coloca a responsabilidade do homem nas bases certas. Os não calvinistas condicionam a responsabilidade ao livre-arbítrio, coisa que a Bíblia nunca faz. Já os calvinistas, e a Bíblia, baseiam a responsabilidade moral na autoridade de Deus e na luz recebida, além do fato que as escolhas morais são livres no sentido de que ninguém é coagido a pecar.”
Não colocamos a salvação sobre o livre-arbítrio e sim sobre a graça de Jesus (Romanos 11:5, 6). O que cremos é que a graça devolve-nos o livre-arbítrio para decidirmos continuarmos predestinados ou não. A responsabilidade moral não está só na autoridade de Deus por que se o tivesse, Deus é o “responsável moral” pelo pecado. Um verdadeiro absurdo, pois, o pecado não se originou por causa da “responsabilidade moral de Deus” e sim pela responsabilidade moral das criaturas para com os princípios dEle.
A responsabilidade moral está no ser humano também, pois, do contrário, não haveria necessidade de Deus deixar Dez Mandamentos para serem obedecidos (pela graça, mas, com desejo de que essa graça seja uma realidade). O começo dos mandamentos “Não” faça isso, “não” faça aquilo coloca a responsabilidade no ser humano pelos próprios atos e liquida a ideia Calvinista.
Como “ninguém é coagido a pecar se em sua “soberania” (frade de Clóvis) Deus já escolheu quem irá se salvar e exclui outros (automaticamente isso leva ao pecado!)? Clóvis tem que esclarecer essa flagrante contradição.
“… Porém, o calvinismo coloca a obediência nas bases certas: o amor. “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14:15). Não é o medo do inferno, mas o amor e a gratidão que move um salvo à obediência prazerosa, além da obra santificadora do Espírito em seu coração.”
Se a obediência aos mandamentos é por amor, por que Clóvis não postou em seu blog um artigo sobre a guarda do Sábado? O amor faz-nos observar 9 mandamentos menos 1? (Tiago 2:10).
“Para o professor, “o calvinismo distorce o ensino do livre-arbítrio”, argumentando que “não haveria necessidade de o Espírito Santo convidar para a salvação quem quiser ser salvo (Apocalipse 22:17) se as pessoas não pudessem escolher permanecerem predestinadas ou não”. Na verdade, não cremos que o homem tenha livre-arbítrio no sentido de ter capacidade para escolher a salvação por si mesmo. Deixados por conta própria, suas escolhas livres são invariavelmente más. Ninguém escolhe a salvação sem o concurso determinante da graça. Portanto, o livre-arbítrio assim idealizado é uma tolice.”
Tolice é não querer entender Apocalipse 22:17 juntamente com Filipenses 2:13 e Eclesiastes 7:29. Eis um resumo do que a Bíblia diz sobre o livre-arbítrio:
a) Deus fez o homem justo (todos e não só os “predestinados”) – Eclesiastes 7:29;
b) O homem se tornou injusto – Eclesiastes 7:29 (não por que Deus quis, como pressupõe o Calvinismo irracional)
c) A graça e a obediência de Cristo tornam o ser humano justo – Romanos 5:19;
d) Cristo nos ajuda a escolhermos o que é bom e não o que é mau (como a perdição, por exemplo) – Filipenses 2:13;
e) A graça pode ser aceita – Apocalipse 22:17;
f) A graça pode ser rejeitada – Mateus 7:21-23.
Assim, a Soberania de Deus fica intacta e Sua justiça também. A morte de Cristo na cruz tem poder (quem duvida disso?) para dar ao ser humano a responsabilidade moral por seus atos e vontade de aceitar ou não o plano de salvação.
“Afirmações de que o calvinismo “anula a idéia de um castigo proporcional”, que “nega que todos os homens são objetos da ira de Deus”, que “ofusca a obra do Espírito Santo” na conversão, que “limita a graça de Deus” são tão despropositadas que não irei responder aqui. Basta afirmar que quem diz isso está mal informado ou mal intencionado. Apesar do título de professor e ofício de consultor bíblico, acredito que o caso do Leandro Quadros seja o primeiro.”
Gostaria de ler algo sobre a harmonia entre Calvinismo, castigo proporcional de acordo com as obras (Lucas 12:47, 48) e o trabalho do Espírito Santo em prol até mesmo dos pagãos (Romanos 1:20). Aqui Clóvis fugiu do assunto e espero ler nem que sejam algumas linhas dele sobre isso.
A Bíblia não erra o alvo
A interpretação que Clóvis deu a Romanos 8:28-30 não concorda com a opinião de grandes eruditos. Como exemplo citarei apenas um: William Barclay, considerado uma das maiores autoridades em Novo Testamento. O que BARCLAY diz sobre o texto? Clóvis deveria ler o comentário do referido autor para dar algum embasamento mais sólido ao próprio artigo. Afinal, se ele possui um blog que aborda teologia, o mínimo que poderia fazer pelos seus leitores seria disponibilizar-lhes citações de bons comentários e dar-lhes a possibilidade de conhecerem “o outro lado da moeda”. Para informar aos leitores disponibilizarei o comentário na íntegra:
“Esta é uma passagem que foi tremendamente mal usada. Se queremos compreender esta passagem devemos captar o fato básico de que Paulo nunca o entendeu como expressão de uma filosofia ou uma teologia; ele quis que fosse uma expressão quase lírica da experiência cristã. Se nós tomarmos isto como filosofia ou teologia e lhe aplicamos as medidas da fria lógica, poderia significar que Deus escolheu a alguns e não escolheu a outros, que há uma estranha e terrível seletividade no amor de Deus. Mas isto não é o que significa a passagem. Pensemos na experiência cristã. Quanto mais um cristão pensa em sua experiência, mais se convence de que nada tem que ver com ela e que tudo é de Deus. Jesus Cristo veio a este mundo; viveu; foi à cruz; ressuscitou. Nós não fizemos nada para concretizar isto; é obra de Deus. Nós ouvimos a história deste maravilhoso amor. Nós não fizemos a história; só a recebemos. O amor despertou em nossos corações; sobreveio a convicção do pecado; e com ela sobreveio a experiência do perdão e da salvação; nós não levamos isso a cabo. Tudo é de Deus. Isto é o que Paulo está lembrando aqui.
“O Antigo Testamento tem um uso muito esclarecedor do termo conhecer. “Eu te conheci no deserto”, disse Deus a Oséias sobre o povo de Israel (Oséias 13:5). “De todas as famílias da terra a vós somente conheci”, disse Deus a Amós (Amós 3:2). Quando a Bíblia fala de que Deus conhece um homem, significa que Deus tem um propósito e um plano e um intuito e uma tarefa para esse homem. E quando nós olhamos para trás em nossa experiência cristã, tudo o que podemos dizer é: “Eu não fiz isso; eu nunca poderia ter feito isso; Deus fez tudo.” E sabemos que isto não nos tira o livre-arbítrio. Deus conheceu Israel, mas chegou o dia em que Israel rechaçou o destino que Deus queria para ele.
“A guia invisível de Deus está em nossas vidas, mas no fim da jornada podemos rechaçá-la e tomar nosso próprio caminho. A profunda experiência do cristão é que tudo é de Deus; que ele nada fez e Deus fez tudo. Isto é o que Paulo quer dar a entender aqui. Significa que Deus desde o começo nos escolheu para a salvação; que em seu devido tempo veio a nós o seu chamado; mas Paulo também sabia que o orgulho do coração do homem pode fazer naufragar o plano de Deus e a desobediência da vontade do homem pode rechaçar a chamada.” – O Novo Testamento Comentado por William Barclay, p.p. 125, 126.
Fazendo usos das palavras do interlocutor, “tolice sem comparação na história da controvérsia sobre a graça” é restringir o amor de Deus a algumas pessoas e sair por aí escrevendo sobre o que não sabe.
Clóvis errou feio na pontaria
O tiro de Clóvis saiu pela culatra e, se fosse vivo, o apóstolo Pedro diria isso pessoalmente a ele através do primeiro capítulo de sua segunda carta:
“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” 2 Pedro 1:10
Esse texto é suficiente para esmagar a teoria defendida pelo moderador do Cinco Solas. Pedro escreve a irmãos predestinados (como a Bíblia ensina e não como Calvino) e afirma que devem procurar com diligência confirmar a eleição – ou seja, ela pode não ser confirmada.
Como defender a predestinação Calvinista se os eleitos devem confirmar a eleição? Aqui transparece a verdade de que o salvo pela graça não pode ficar de braços cruzados.
Prefiro crer em Pedro. Ele era inspirado.
Tomara que da próxima vez Clóvis dê aos seus leitores a água pura e cristalina da Bíblia e não suas próprias ideias, destituídas de embasamento bíblico e de ética cristã. Desejo de coração que ele confesse seu pecado (de julgar o próximo) após refletir nas palavras de Cristo:
“Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.” Mateus 7:3-5 (Nova Tradução Na Linguagem de Hoje)
58 comentários para "“Preparar… Apontar… Errou novamente!” – Parte 2"
Prof. Leandro,
Li o seu artigo e reitero minha intenção refinar nossas idéias divergentes para, se não convergí-las pelo menos deixá-las claras aos leitores.
Para para isso, conto com sua lisura em publicar os comentários feitos, em tempo hábil, para que os seus leitores possam comparar argumento e argumento.
Que Deus o abençoe.
Clóvis
Editor do Cinco Solas
Como escrevi anteriormente, Clóvis: Gostaria de poder ter o tempo necessário para isso. Mas, fique tranquilo: postarei todos os seus comentários. Depois que moderar outros aqui dedicarei um tempo em vasculhar o blog para encontrar os seus e moderar todos.
Fique com Deus,
Leandro.
Não li tudo até porque não sei do que falam. Mas – e isto é apenas minha humilde opinião – se teve tempo para escrever tanta coisa, poderia ter tempo para escrever metade da sua parte e o resto a parte do Sr. Clóvis. Posteriormente, num terceiro post, escreveria o resto. Não quero, obviamente, acusar ninguém, mas é um pouco como responder a um sms de alguém dizendo “não tenho saldo para responder”… Mais uma vez, é apenas minha opinião.
Meu Primo calvinista e professor de História me falou algo que eu não sabia de que Calvino mandou pessoas à fogueira.
Irmão Clóvis você aceita um estudo biblico?
Vá ler mais um pouquinho mais O Livro da Lei para conhecer melhor.
Nossa! como é bom viver em um Pais livre e que da a oportunidade de estudar, debater sem medo, e como é bom ver como jovens com Sr Leandro se dedicam a estudar a biblia e levar conhecimento com tanta clareza, Preado Leandro que Deus o conserve sempre com saude e paz. obrigado
Deus lhe anbençoe ricamente, Flavio! Fique com Deus!
Acredito qua Clovis tem que se embasar somente na bíblia, fornecendo textos biblicos coerentes com suas ideais e que as comprove, pois se não o fizer estará enquadrado no texto de Marcos 7:6-9 que diz: 6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim;
7 mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
8 Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.
9 Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição.
NÃO EXISTE OS ESCOLHIDOS DE DEUS, POIS ELE NÃO TEM PARENTES FAVORITOS
Gostei de seu comentário Sidnei. Realmente, o amor de Deus não é seleto. Um abraço!
Porque muitos são chamados, mas poucos ESCOLHIDOS. Mateus 22:14
Quem intentará acusação contra os ESCOLHIDOS de Deus? É Deus quem os justifica. Romanos 8:33
E Deus não fará justiça aos seus ESCOLHIDOS, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Lucas 18:7
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus ESCOLHIDOS desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:31
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Mateus 24:22
E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus ESCOLHIDOS, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. Marcos 13:27
Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os ESCOLHIDOS. Marcos 13:22
Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido PREDESTINADOS, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Efésios 1:11
Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos ELEITOS de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, Tito 1:1
…e poderia continuar. Sempre houve, sempre vão haver escolhidos. Não querendo começar outro debate – até porque a Bíblia não é precisa a este respeito e isto é apenas e só interpretação minha – há os 144mil e os “que ninguém podia contar”. (Apocalipse 7) Há os escolhidos e aqueles que Deus recebe de braços abertos. Deus ama-nos por igual; a questão não é essa. O “salário” é que difere. “Digno é o obreiro do seu salário”. 1 Timóteo 5:18
Se Deus “sabe o fim desde o início” é normal que escolha – predestine, se quiserem – quem Ele já sabe que vai fazer a Sua vontade. É óbvio que Ele não obriga, mas se nos fazem uma oferta irrecusável, como dizer não? Acredito que alguém possa entender isto como manipulação, mas se assim for, deveriam abrir um pouco mais o coração.
É a minha opinião, apenas.
João da Silva:
Sobre escolhidos, entenda os que escolheram a Deus, tambem são escolhidos por Ele. Não é algo predestinado. Não existe pessoa que nasce com o sinete de Deus na testa pra ser santo… Existe os escolhidos, que são pessoas que escolheram a verdade de Deus, se santificaram, acreditaram e aceitaram a graça… E como se escolhe feijão os bons dos maus, Deus escolhe os humanos que são bons…
Porque muitos são chamados, mas poucos ESCOLHIDOS. Mateus 22:14
Não precisaria chamar, se já fossem escolhidos desde o principio… Ser escolhido de Deus, é uma escolha pessoal nossa.
Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido PREDESTINADOS, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Efésios 1:11
12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
Esperam em Cristo, depois que ouviste, tendo tambem crido… foste selados….
Ou seja, claramente uma questão de aceitar, não de nascer aceito. Todos os seres humanos são descendentes de Adão, e posteriormente, todos são filhos de Deus.
Parabéns ao pastor Leandro!! Sabemos como Deus o proteje e como o Espírito Santo atua nas palavras sábias q traz como verdadeiro sentido das discuções o AMOR de Deus.
Leandro,
Obrigado, conto com isso.
Deus o abençoe.
Clóvis
Ore Clóvis antes de escrever. Deus o iluminará – e eu também quero a iluminação constante.
Um abraço,
Leandro.
Se Deus, determina quem se salva e quem se perde, por sua propria vontade a nossa vida é uma mera palhaçada sem sentido. Tudo o que passamos aqui na terra é um expetaculo para o universo, satanas teria razão ao alegar que Deus é tirano e que seus mandamentos são impossiveis de seguir. A morte de Cristo é tão desnecessária quanto a nossa vida pos Deus ja determinou quem ira se salvar. A Biblia é uma mentira porque ela afirma que quem quizer beba da água da vida. Clovis talvez antes de vc falar besteiras desse tipo você deveria estudar bastante a Bíblia, por que se eu fosse um cara sem base Bíblica eu nunca buscaria um Deus que faz com que uns se percam e outros se salvem pela sua própria vontade.
O Deus que creio, é o Deus que não lança fora ninguém que vai a ele, é o Deus que deu a vida pra nos salvar mesmo antes de aceitarmos a sua salvação.
termino aqui com Malaquias 3:6 Porque eu, o SENHOR, não mudo;
Franklin se estamos falando de tiros você é um franco atirador
foram poucas palavras mas, mais precisas e perfeitas nao averiam o que vc disse e a pura e limpida verdade se Deus pudese impor a salvação ele salvaria a todos ppois ele ama a todos de igual maneira e tem uma alegria estrema quando um pecador se redime
que o Deus que esta em min estaeja tbm em vcs
Olá Leandro, td bem? Acho q/sim, porque essa pessoa chamada Clóvis acabou de fortalecer o que eu já tinha toda certeza, que você Leandro Quadros é um grande querido de Deus, iliminado e abençoadíssimo e a minha certeza vem por saber que os escolhidos de Deus costumam ser perseguidos….e isso é o que esse homem está fazendo, porque a gente percebe o grande conhecimento Bíblico q/vc tem e temos aprendido mt com vc, de forma que o que é bom, incomoda mt gente… Não liga não, nós sabemos q/vc é do bem, e o principal é de DEUS.
Um grande e forte abraço dessa irmã em Cristo q/te admira e estima mt. Ivone
Que bom contar com seu carinho e dos demais internautas, Ivone. Deus lhe abençoe.
Minha mãe se chama IvoneTE.
Abração!
Sr.Clóvis
Jesus te abençoe
Antes do Sr. questionar ou ate mesmo afirmar, se humilhe diante de Deus confesse diretamente a Ele e peça sabedoria para esclarecer aquilo que o Sr. não entende na Palavra de DEUS em tenho certeza que o ouvirá. Assism como o salmista Davi diz.
Fica com Deus
Prof. Leandro
Jesus te abençoe ricamente te dando cada vez mais sabedoria
Fico tão feliz por Deus estar nos dando através do Sr; mais conhecimento da sua Palavra e nos chamando atenção contra os falsos profetas, como Ele sempre fez capacitando pessoas no tempo certo para nos chamar de volta para suas verdades.
Obrigada
Fica com DEUS
Os discípulos oraram com intanso fervor para serem habilitados a se aproximarem dos homens, e em seu trato diário, falar palavras que levassem os pecadores a Cristo…
Pois pela graça sois salvos mediante a Fé, e isso não vem de vós, vem de Deus. Não de obras para que ninguém se glorie. Ef 2:8-9
Se somos salvos pela graça que é algo imerecido: Como pois podemos ser predestinados à Salvação ou à Perdição?
Estude a Bíblia corretamente Clóvis!
Queridos! Não entendo de teologia como vocês…. sou leiga…. conheço o a que a vida me ensinou, através das experiências com esse Deus maravilhoso, Meu Pai! Vou falar sobre o que EU CONHEÇO…. O AMOR DE DEUS! E ao falar sobre esse Amor, não cabe em nenhum momento, ocasião ou mesmo uma exceção, onde esse Deus determine alguém, antes mesmo de nascer, à perdição eterna!!! Isso é incompatível com seu caratér, com quem Ele é… com seu plano de Salvação! Ele não quer que ninguém se perca e Ele jamais mudará! Deus é amor…. e no amor não há acepção de pessoas, no amor não há exclusão, não há pretensão de um a outro! Ele não mandaria Seu único Filho para morrer por ALGUNS…. Deus jamais faria isso!!!! Por que Ele é pleno, perfeito e é o próprio amor! Um dos versos mais conhecidos da Bíblia, mas mencionado por todos, até mesmo por crianças, por ser um dos primeiros versículos a ser ensinado diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho Unigênito, para que TODO AQUELE que Nele crê, NÃO PEREÇA, mas tenha a vida eterna!” – João 3:16. Esse versículo me basta, para provar que Deus nos presdestinou sim…. PARA A VIDA! Quem escutar a Sua voz e abrir o coração e deixar que Ele faça moradia como Senhor e Salvador… será salvo! Não permitam que nenhum assunto, ponto de vista, opinião própria, orgulho ou seja lá o que for… os afastem desse Amor e de Seu verdadeiro propósito! Um grande abraço! Fiquem com Deus.
Pfr. Leandro isso tudo se resume no que Cristo nos falou: Vinde a mim TODOS que estais cansados e Eu vos aliviarei. Deus não faz ascepção de pessoas, todos estão livres para se achegar ao Mestre,
e pela GRAÇA sois salvo! E que nós um dia estaremos todos ( os que aceitarem a Cristo ) reunidos em sua presença eternemente Amém!
Boa tarde querido Leandro !!!
Se todos ja estão pré-destinados, porque ele amaria um perdido? Sendo assim Deus ama mais quem vai para o céu ! e oque dizer do Jovem rico que Jesus o amou (e deu a grande chance da vida eterna) e mesmo assim ele resolveu não largar os bens aqui na terra ?
Abraços a todos
Prof. Leandro.
Graças a Deus que temos pessoas como você para esclarecer a verdade. Que Deus continue lhe dando sabedoria, e derramando benção infinitas sobre a tua vida.
Vamos orar pelo clovis, ele vai entender …Parabens leandro pelo seu trabalho, nao consigo ver o seu programa onde moro, nem na internet. Mas eu sei que sua fidelidade nao e a doutrinas humanas e sim a palavra de Deus.vou orar pelo seu programa e pela novo tempo. Deus tem usado tudo isso pra levar a luz do conhecimento a pessoas sinceras que decidem seguir a verdade acima de qualquer coisa. Que Deus abencoe e de sabedoria, derramando bencaos infinitas sobre voces e todos os sinceros que buscam a verdadeira fe de Cristo.
Nilson,
“Meu Primo calvinista e professor de História me falou algo que eu não sabia de que Calvino mandou pessoas à fogueira.”
A pessoa que se afirma Calvino mandou para a fogueira é Michel de Serveto. Os detalhes históricos são distorcidos aqui e ali, dependendo do que se pretende provar. De qualquer forma, a posição de Calvino no julgamento e execução de Serveto é uma mancha em sua biografia. E prova que Deus é gracioso, em usar homens falhos como nós.
De qualquer modo, não estou aqui para defender a pessoa de Calvino, nem o seu ensino, com o qual concordo em grande parte, mas não no todo. Pretendo, com a graça de Deus, expor e defender as doutrinas bíblicas da graça, como estão nas Escrituras.
“Irmão Clóvis você aceita um estudo biblico?”
Dependendo da forma, sim. Pois meu tempo é escasso, se divide em trabalho, atividades na igreja, aulas na faculdade e curso de teologia, além do tempo necessário para a família e estudo pessoal. Mas dependendo da modalidade, estou dentro.
E você, aceita um estudo bíblico comigo? Quando digo bíblico, a partir da Bíblia. Pode ser por email.
Em Cristo,
Clóvis
Raul,
Você escreveu:
“Acredito qua Clovis tem que se embasar somente na bíblia, fornecendo textos biblicos coerentes com suas ideais e que as comprove…”
Também acredito que este seja o meu dever, e se Deus me der graça para isso, é o que pretendo fazer. Gostaria que você acompanhasse e me dissesse onde fugi desse princípio e me alertasse para o erro.
Posso contar com você?
Em Cristo,
Clóvis
Franklin,
“Clovis talvez antes de vc falar besteiras desse tipo você deveria estudar bastante a Bíblia…”
Creio que todos nós precisamos estudar mais a Bíblia, pois sempre falamos besteiras quando não dizemos o que ela diz.
No decorrer deste debate, você poderá apontar besteiras específicas que eu disser e corrigí-las usando o que aprendeu na Bíblia.
Posso contar com você?
Em Cristo,
Clóvis
Ivone,
Tudo bem com você?
Embora tenha lhe parecido, não persigo o Leandro Quadros e nem tenho interesse em diminuir a pessoa dele, a quem respeito. Discordo de algumas coisas que ele crê, no caso aqui sobre a doutrina da predestinação e não me agradam algumas atitudes dele, mas ele não precisa ser agradável a mim. Já quanto às suas doutrinas, em discordar das mesmas me coloca na origação de esclarecer o que creio ser o ensino da Bíblia nesse sentido.
O que você pensa a meu respeito importa pouco aqui, na verdade, só importa ao meu ego, que gosta demais de ser afagado. Mas o que importa é que Deus e Seu Cristo sejam honrados pela defesa da verdade, e isto procurarei fazer, com a graça de Deus.
Em Cristo,
Clóvis
Eliane,
Obrigado pelas suas palavras carinhosas, desejo-lhe também muitas bênçãos de Deus.
Deus me ajudado diariamente a compreender melhor Sua Palavra, mas falta muito ainda. Continuo um aluno do maternal, mas você pode me ajudar, indicando onde estou errando e apontando o certo, na Palavra de Deus.
Posso contar com você?
Em Cristo,
Clóvis
Clóvis,
Espero que realmente você esteja sendo sincero ao dizer que procura estabelecer suas posições na Bíblia. Mas o que dizer das respostas do Leandro as suas questões? Com muita firmeza ele apresenta tudo na Palavra de Deus. Responda todas as questões do Leandro na Bíblia como ele faz com as suas, e assim poderemos ver que sua posição tem como base a Palavra de Deus e não literaturas extra-bíblicas.
Deus o abençoe
Adilson
Prof. Leandro:
Não sou nenhuma “expert” em Bíblia, e não tenho a pretensão de saber tudo sobre Deus, mesmo porque isso é impossível. Contudo, sendo presbiteriana há mais de 40 anos, e vivendo numa família presbiteriana muito grande, conheço razoavelmente bem os ensinamentos da nossa igreja. Por isso estou escrevendo, para esclarecer alguns aspectos. A igreja Presbiteriana atual não acredita que existam predestinados à salvação e predestinados à perdição. Acredita-se que Deus nos escolheu e predestinou, porque a Bíblia assim o diz. Somente isso. A Bíblia não diz que há predestinados à perdição. Conclusões humanas são perigosas, porque o que pode parecer óbvio para nós, na verdade não é para Deus, porque nossa lógica é limitada e ridícula perto do conhecimento e poder de Deus. A igreja presbiteriana preocupa-se, na verdade, muito pouco com ensinos de Calvino, mas muito mais em ensinar como devemos agir HOJE, AQUI E AGORA, conforme JESUS ensinou. Nossa preocupação é em pregar o evangelho da Salvação em Jesus Cristo. Não li tudo sobre esse “debate” com o ouvinte Clóvis, mas percebi uma certa desinformação de ambas as partes, e por isso estou escrevendo. Não afirmem que a IP tem esse conceito deturpado, porque isso é absurdo. A IP é uma igreja bastante preocupada com o estudo da Bíblia, inclusive no seu original, para evitar ao máximo os erros de tradução, e apesar de sua origem calvinista, antiqüíssima e reformista (o que na verdade muito nos orgulha), obviamente, nem tudo o que os reformadores falaram era 100% correto, ou melhor, certamente havia coisas que eles deixaram passar sem querer (quem sabe?). O olhar deles foi, na verdade, uma primeira percepção da Bíblia sem o véu que a Igreja Católica colocava para dissimular os ensinamentos de Deus, e é claro que isso se aprimora a cada dia, embora não possamos jamais ter certeza sobre TODOS os assuntos, porque somente Deus detém todo esse conhecimento. Não temos essa pretensão de forma alguma. OK? Espero ter esclarecido. Um abraço fraternal.
Estimada Thaís:
Conheço os presbiterianos e sei que se trata de uma igreja séria. Entretanto, creio que suas informações devem se referir a sua igreja local, pois, no portal oficial da Igreja Presbiteriana (Igreja Presbiteriana do Brasil) há a seguinte afirmação:
“Os não eleitos, posto que sejam chamados pelo ministério da palavra e tenham algumas das operações comuns do Espírito, contudo não se chegam nunca a Cristo e portanto não podem ser salvos…” (Cap. X da Confissão de Fé de Westminster).
Confira essa declaração com seu pastor local. Se sua igreja crê diferente disso, Deus os converse sempre assim, pois, a predestinação determinista é anti-bíblica.
Deus lhe abençoe ricamente e obrigado por manter contato.
E para completar: QUALQUER pessoa, TODAS as pessoas, podem ser salvas, e Deus quer que todas sejam salvas. Alguns foram predestinados (diz a Bíblia), mas não sabemos bem o que isso significa. Por que Deus fez isso, o que isso significará no futuro, ou o que isso significa para quem não foi predestinado, ou será que todos foram predestinados? Mas na verdade, ISSO NÃO IMPORTA. Discutir doutrinas é perda de tempo. Temos que nos preocupar em falar de Jesus e não sobre doutrinas (diz a Bíblia). Todos temos, HOJE, a escolha. Podemos escolher de que lado queremos ficar.
Abraços fraternos a todos
Tiago cap1:13 diz
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Clóvis, faça uma analise deste Texto.
2Pedro cap3
15 E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Este também é ouitro texto que merece, bastante, meditação!
Sr. Clóvis,
Gostaria de saber se estou predestinado a salvação. Pois, se estiver predestinado a perdição irei aproveitar o “mundão”. O que eu preciso lhe informar para saber se estou salvo ou perdido? CPF, RG, endereço…? me diz, pois não consigo descobrir lendo a bíblia.
valeu.
Pastor:
É verdade, vc tem razão. Tem mesmo algumas coisas nesse sentido que eu não tinha visto. Mas temos que admitir, que esse assunto é confuso e não colabora em nada com nossa santificação. Tanto é assim, que esse tipo de ensinamento não é feito nas igrejas. Eu acho que isso se transformou num documento antigo, daqueles guardados num canto, porque nunca aprendi na escola dominical que há perdidos irremediáveis. Bem, claro que há, por vontade deles. E é assim que eu sempre entendi a predestinação; como se fosse uma antecipação da sabedoria de Deus, que sabe o que, lá no fim, vai acontecer. Ou seja, temos toda as chances hoje, amanhã, depois… e se não aceitamos Jesus no final, Deus sabia muito antes disso tudo acontecer, que seria assim, Então, acho que quando A Bíblia diz predestinação, é nesse sentido. Deus sabe se eu vou terminar com Jesus, então, eu seria predestinada. Mas isso é uma opinião pessoal minha, que não sou nenhuma teóloga para argumentar com mais profundidade. Minha posição pessoal, é que devemos sempre, nos ater aos ensinamentos de Jesus e evitar esse tipo de discussão, que ao meu ver, acaba sendo uma arma de discórdia (não no meu caso, mas acredito que deve ter sido com outras pessoas). Não sou muito boa de dizer o “endereço”dos versículos, mas sei que existe uma advertência para evitarmos a discussão de doutrinas,e penso que seja por causa disso. Porque isso distrai, desvia a atenção de Jesus Cristo, e cria atritos entre as igrejas. Temos que ficar atentos a isso. Eu gosto muito da Novotempo, e do programa, e embora eu discorde de algumas coisas, acho que todas as denominações protestantes têm erros e acertos em suas interpretações doutrinárias, inclusive os adventistas (desculpe dizer isso, mas falo de coração). Porque há coisas que são interpretadas de forma diferente por uns e outros, mesmo sendo por todos sempre calcadas na Palavra de Deus. E quem teria razão? Não ponho a mão no fogo por denominação nenhuma. Tenho plena convicção que todas têm seus erros. Acho que muitos de nós vamos nos surpreender quando Jesus voltar, porque vamos descobrir o quanto estávamos errados em acreditar nisto ou naquilo. O importante, como diz a Bíblia, é a coerência e a sinceridade do coração. É isso que eu penso e tento fazer. Obrigada pela resposta, e espero não ter causado nenhum mal estar. Um abraço a todos.
Oi, Thaís: Bom que você não acredita na predestinação determinista. Você é uma irmã Presbiteriana sincera, que está em busca do Salvador. Continue em seu relacionamento pessoal com Deus, pois, isso é o mais importante na vida.
Quanto o discutir doutrinas, isso é importante por causa dos falsos ensinadores. Como eles confundem os filhos de Deus, uma defesa da fé bíblica se faz necessária (Tito 1:9).
Obrigado por acompanhar o programa e acessar o blog – o seu espaço interativo conosco.
Fique com Deus,
Leandro.
Discutir doutrinas é importante. O apóstolo João disse que aquele que não traz a DOUTRINA de Cristo, não devemos saudá-lo e nem recebê-lo em casa (II João 9-10).
Portanto, é muito importante!!
Deus abençoe a todos
Adilson
Olá Clovis
A familia da minha esposa são todos Presbiterianos uns acreditam na predestinação outros não ,vão pouco na igreja e pensam que por estarem predestinados não importam o que façam…e realmente nas crenças da IP tem a questão da predestinação, só que eu perguntei para um pastor Presbiteriano jubilado e ele disse que nem ele acredita nisso a salvação é para todos, interessante né divirgencias na propria doutrina.
Gaças a Deus minha esposa é Adventista do 7º Dia
Louvado seja Deus ….
Abçs.
Amado irmão Clóvis. Jesus disse: Pedi, edar-se-vos-á; buscais e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois TODO o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. (Aleluia). Ou qual dentre vós é o homem que se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou se pedir peixe lhe dará uma cobra? Ora se VÓS, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? Será que se alguém vir a Jesus pedindo perdão, salvação, Deus vai negar esse pedido a um filho seu? Então Deus é pior que todos os homens. Graça a Deus que este é o pensamento do Sr Clóvis e sua igreja, não de Deus. Quando Jesus voltar, e separar as ovelhas dos bodes, Justos de injustos, ninguém vai poder argumentar com Jesus dizendo que está entre os perdido por culpa de Jesus. Que o noso Deus possa iluminar o irmão Clóvis até mesmo pra ele saber se está entre os eleitos ou não.
Se o luciano acima pudesse ler isso, eu responderia, sem autorização do Clóvis é claro: luciano conheço adventista que não pode declar isso tão claramente. E guardando o sabado, o resto não tem problema algum…
mas com respeito a predestinação, são contra !
Graças a Deus minha esposa é presbiteriana…
Olá Luciano
Se alguem pensa desa forma acredito que não conheceu toda a verdade sobre o sabado, eu já fui presbiteriano minha familia era, não o condeno por ser, ja cantei varias veses na IP a convite mas a medida que a verdade brilha mais forte, precisamos segui-la .
Paulo poderia ficar na sua iguinorancia achando que fazia em nome de Deus, precisou cair do cavalo pra enchergar realmente a verdade, o que dizer de Tomé a Verdade estava na cara dele e ele pediu pra tocar em Jesus.
Um dia não haverá igrejas mas dois povos os de Deus e os do maligno.
Que possamos nos firmar na verdade absoluta em todos os aspectos pra sermos libertos por ela.
Um dia eu perguntei pra um irmão se a Lei acabou como a maioria pensa então a sua esposa pode te trair o que acha ? é claro que a resposta ~foi não, e assim vai temos que ser fieis em tudo.
Mas quanto ao terrivel decreto de Deus a que disse Calvino isso não é Bilbico, desculpe mas não posso concordar com isso, o Sábado é.
Que Deus continue te abençoando
Vejam Rm 8.29: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.”
Predestinar = destinar com antecipação.
O ciclo da salvação fica assim completo. Só responderá ao chamado aqueles que foram predestinados. Isso é uma bênção! Ora, se estamos respondendo ao chamado, certamente somos predestinados, seremos justificados e salvos.
Mas nem todos os que aparentemente são cristãos, vão à Igreja e oram, são necessáriamente justificados… pois Deus sonda os corações…
Portanto, se nosso coração é puro e estamos respondendo ao chamado, com certeza fomos predestinados, chamados, somos ou seremos justificados e glorificados (portanto, salvos).
Mas ainda somos pecadores (embora arrependidos).
E se, como já foi dito acima, alguém disse que não precisa mais se preocupar em orar, seguir os preceitos, congregar numa Igreja, etc., mas sim “cair no mundão”, esse, certamente, não é um dos eleitos…
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6.40).
Portanto, é o Pai que nos leva a Cristo, e não nós mesmos, por nossa vontade.
Olá Leandro
Fico feliz por voçê realizar esse programa, a minha cidade pensava em colocar o sinal, só que era caro, no entanto tivemos um patrocinio e conseguimos colocar, hoje a cidade toda tem o sinal de graça e está sendo uma benção, tenho conhecimento de varias pessoas de outras denominações que assistem e gostam muito da programação inclusive do na Mira da Verdade, pois está tirando muitas dúvidas das pessoas.
Grande abraço
Mando tambem um abraço para o Vilson Junior grande amigo meu que trabalha aí
Luciano
Adm: Financeiro Colégio Adventista Alto Boqueirão
Prezados, a graça e a paz do nosso senhor esteja com vocês.
Sou Calvinista e, como sempre observo como as pessoas respondem precocemente a respeito do Calvinismo, justamente pela ingenuidade no assunto e pela devida falta de observância às sagradas Escrituras. Como qualquer ser Humano, João Calvino nao agradou nem a gregos nem a Troianos. O Calvinismo defende veementemente a SOBERANIA DE DEUS. Esta soberania é abrangente em Tudo. Para não deixar o estudo muito longo, quero me deter apenas à um dos pontos do Calvinismo. A DEPRAVAÇÃO TOTAL:
No princípio, portanto, o homem não era um ser neutro, nem bom nem mau, mas um ser bom que era capaz de, com a ajuda de Deus, viver uma vida totalmente agradável a Deus”. Como dizia Agostinho, o homem tinha a “capacidade de não pecar”
A queda incapacitou totalmente o homem, ele perdeu a capacidade de discernir o que é bom e o que é mal (espiritualmente). O coração do homem é pecador, enganoso e desesperadamente corrupto.
(Conforme Cap VI da Confissão de Fé de Wesminster). Como amparo ao que acabei de citar, deixo os textos abaixo para reflexão:.
Gen. 3:6; Jr 13.23; Ef. 2.1-10; Rm 3.9-18, 23; Cl 2.13; Tt 3.3-5. 2.
O homem não consegue ir até Jesus, senão com a ajuda somente de Deus: Jo 6.44, 65; Rm 9.16. 3.
O homem precisa nascer de novo, contudo, isto só aconteça através da atuação do Espírito Santo, que age soberanamente: Jo 3.1-15. 4.
O homem não pode compreender as coisas espirituais, senão pelo Espírito: I Co 2.14-16. 5. A Bíblia declara que o homem está cego, é escarvo do pecado. Não pode fazer outra coisa senão pecar, a não ser que Deus mude seu estado: Ef. 4.18; Jo 8.31-36; Jo 9.35-41; Rm 6.15-23; 2 Tm 2.26. 6.
O homem não pode apresentar um fruto diferente daquilo que ele é: Mt 7.16-18; Tg 1.16-18.
Que Deus nos abençoe!
Prezado Lucas Guimarães:
Concordamos com tudo o que disse sobre a DEPRAVAÇÃO TOTAL do ser humano (Romanos 3:23). Cremos que por si só pessoa alguma pode ir a Deus, pois, é ELE quem conduz ao arrependimento, segundo Romanos 2:4. Entretanto, cremos que Deus devolveu o livre-arbítrio ao ser humano para que este escolhesse seguir a Jesus ou não. Romanos 2:4 afirma que Deus CONDUZ ao arrependimento e não que ele OBRIGA a se arrepender.
O Calvinismo é uma heresia por dar a entender que a soberania de Deus exige a existência do mal. Sim: se em Sua soberania Deus estabeleceu alguns para a perdição e outros para a salvação:
1) Deus foi o originador do pecado – uma blasfêmia, segundo o Salmo 5:4;
2) Deus fez o diabo mau – contrariando Ezequiel 28:15;
3) Deus não terá padrão algum para o juízo, pois, se Ele fez o perverso para ser perverso, com quem base legal o Senhor poderá julgar alguém? Ver Mateus 16:27 onde é dito que somos julgados segundo nossas “obras” e não segundo a “obra Divina” (da predestinação).
Cremos na predestinação bíblica (Efésios 1:5) não-determinista (Apocalipse 22:17; 1 Tessalonicenses 5:9).
Em breve escreverei mais artigos sobre o Calvinismo. E espero trocarmos mais ideias sobre o assunto.
Um abraço.
Não querendo resposta, interrogo-me como será possível alguém cair se é incapaz de cair. Ou não caiu, ou não era incapaz de cair à partida.
Não é a Bíblia que diz que “o único intermediário entre Deus e os homens é Jesus Cristo, homem”? Muita gente inclusive usa isso como argumento “contra” os santos. Acho que Jesus, uma vez que era – e é – uno com o Pai, tanto falava por Ele, Jesus, como por Ele, Pai.
Acho que esta “luta” é um pouco desnecessária. Acho que se fala a mesma coisa por palavras diferentes. Por outro lado, parece-me a mim e apenas a mim, que se toma a interpretação de alguém como uma “religião”. “Examinai tudo e retei o que é bom” faz pensar que há bom e mau em tudo o que aprendemos, logo, não devemos tomar uma ideia como completamente correcta nem completamente errada.
Mais uma vez, é minha simples opinião. Não sou especialista em nada, muito menos teologia.
Prezado Irmão LEANDRO QUADROS, volto a escrever novamente “emendando” o que você citou anteriormente:
“Deus devolveu o livre-arbítrio ao ser humano para que este escolhesse seguir a Jesus ou não. Romanos 2:4 afirma que Deus CONDUZ ao arrependimento e não que ele OBRIGA a se arrepender”
Vamos Fazer uma distinção Sobre o que é ser “livre”, ter liberdade em dois sentidos: no Sentido Natural e no sentido Moral. O primeiro refere-se às decisoes que envolvem nosso bem estar material: o que escolhemos para comer, a roupa que escolhemos comprar para vestir, o que queremos fazer amanhã, enfim, decisões da nossa vida cotidiana, isto significa liberdade natural. Até mesmo os que não são salvos podem memorizar textos da Bíblia, aprender hinos ou fazer-se membros de uma Congregação ou Igreja. Os pecadores têm consciências e diariamente fazem escolhas morais positivas. Eles podem escolher entre dizer a verdade ou mentir. Nehuma teologia nega a liberdade Natural ou Arbítrio. A controvérsia surge quando nos referimos à liberdade Moral. É o homem caído, sem a graça soberana, capaz de submeter-se a Deus, confiar em Cristo e desejar a santidade como seu valor supremo? Pode o livre arbítrio do homem caído gerar a fé e o arrependimento?
AVERIGUEMOS: O QUE É UM SER HUMANO?
Em Gênesis 1:27 lemos: “E criou Deus o homem à sua imagem”. A Bíblia define um ser humano como uma criatura feita à imagem de Deus. Ao contrário, podemos dizer que “a imagem de Deus” é um ser humano.Suponha que dois anjos estivessem falando e um deles perguntasse como é Deus? O outro poderia responder: “Ali há um exemplo. Chama-se ser
humano”. O termo “imagem de Deus” define nossa essência como seres. Como “imagens de Deus”, somos responsáveis de refletir o que Ele é, e isto é a razão da existência humana. Portanto, nossa responsabilidade de refletir Deus nunca pode mudar…não importa o que suceda. Deus não tem corpo. Ele é infinito. Portanto, a imagem de Deus deve refletir
a natureza interna de Deus. É Deus absolutamente santo? Sim. Tem Deus livre arbítrio? Claro! Ele é o ser mais livre do universo. Pode Deus mentir? Não. (Veja Tito 1:2) Por que não? Porque nada em Seu santo caráter encontra atrativo à mentira. Ele não pode DESEJAR mentir. Definição: Livre arbítrio moral significa pureza absoluta e libertação do pecado devido a uma natureza santa. Segundo isto, vemos que grande traição é se um ser humano é outra coisa que inteiramente santo. O pecado é uma negação de nossa definição como imagem de Deus e, portanto, um supremo insulto ao nosso Criador. A ideia de livre arbítrio moral como uma faculdade suspendida entre o bem e o mal é uma ficção. A neutralidade moral não existe.
Romanos 6:17-18 sugere-nos isto. “17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. 18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.”
O CALVINISMO NÃO É UMA HERESIA. O argumento na Espinha dorsal do Calvinismo é a TEOCENTRICIDADE expressa em seus 5 pontos.
Finalizo por aqui o meu comentário sobre esse primeiro ponto que você colocou, caso contrário o texto seria demasiadamente longo. Mas ainda Faltam 3 “argumentos” que você citou e espero em breve respondê-los também.
Um abraço!
“Soli Deo Gloria”
SALVAÇÃO E PERDIÇÃO SÃO DOGMAS RELIGIOSOS E NADA TEM HAVER COM ESPIRITUALIDADE, POIS EM CONTEXTOS ESPIRITUALISTAS TEM CERTOS MALES QUE VEM PARA BEM E A VIDA É JUSTA MESMO PARA OS QUE INSISTEM EM SEGUIR UMA VIDA INJUSTA, E PARA OS QUE ESPERAM SALVAÇÃO É BOM PARAR PARA REFLETIR PORQUE PARA O UNIVERSO DEVEMOS AGIR DE FORMA REALISTA E NÃO ESPERANDO SER SALVO PELO BEM QUE PRATICAMOS
querido irmão estava ouvindo um programa em uma radio de sp,105,7 é um programa da igreja cristã da trindade passa aos sabados as 13:00 hs e para minha surpresa eles vão fazer um curso para cristãos para falar contra o adventismo,pois ele disse que muitos se interessam pelo assunto,vai ser no dia 17/09 eu não sei o lugar, mas não entendo tanta preocupação mas esta dado o recado e meus parabens,aqui vai uma dica eu não consigo mais assistir aos programas por motivo dos horarios poderiam passar a reprise no domingo,abraços
Leandro,como ficou o debate com o Pr.Helder Nozima?
Qndo vc vai responde-lo?Vc disse q daria um livreto,estou ansioso pra ver suas respostas.
(Leandro,n entenda isso como uma provocaçao,ou um desafio,até pq adoto a sua compreensao sobre esse assunto,meu interesse é aprofundar meus conhecimentos atraves de seus comentarios.)
Querido Reginaldo:
Obrigado pela dica e lembrete. Por causa do meu escasse tempo não pude refutar toda a heresia do Pr. Helder Nozima, mas, em breve, o farei. Também estou com planos de escrever outros artigos sobre a diabólica doutrina da predestinação determinista.
É uma alegria tê-lo como leitor. Fique com Deus!
A Paz do Senhor!
E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. At. 16,14
Vemos que o Senhor abriu o coração de Lídia;