“Confesso Leandro que, ao escrever esses versículos bíblicos dei ‘Glória a Deus’ por não ser adventista” – Parte 1
Postado em: A Verdade sobre os Adventistas, Apologia, Debates, Ellen G. White
Libertador San Martín, Entre Rios – Argentina
07/02/2010
Caro Pr. Natanel Rinaldi:
Depois de escrever a algumas pessoas que necessitavam de aconselhamento espiritual, separei um tempo para responder as suas colocações, postá-las no www.namiradaverdade.com.br e enviá-las para o moderador do site www.advir.com.br
Antes de tudo, é natural que eu fique descontente com sua postura e, em alguns momentos, veja desonestidade em suas argumentações. Afinal, suas palavras não são em tom agradável. Mas, isso é coisa de momento e, enquanto o senhor e eu não formos glorificados na volta gloriosa de Cristo, sempre teremos o risco de deixarmos o lado humano “falar mais alto” em alguns momentos.
O senhor repetidas vezes chama a Sra. White – uma das fundadoras do adventismo e minha irmã na fé – de FALSA. E isso, com “base” em suas opiniões pessoas e no uso indevido de citações dela. Como não quer que eu fique chateado? Sou ser humano e não tenho coração de ferro. Por isso, posso voltar a repetir: o fato de em certos momentos ver desonestidade de sua parte, não significa que eu o considere assim em todas as circunstâncias e nas demais esferas em que atua.
É uma leitura com pressupostos preconceituosos que o faz achar que o comparei a Balaão, ao citar Judas 1:10-11. Leia o contexto de minha resposta as suas acusações e veja que O PENSAMENTO QUE UTILIZEI de Judas foi para concluir o seguinte: “O Pr. Natanael difama aquilo que não conhece”. Nada mais. Portanto, seu “tiro” na última resposta saiu pela culatra. Qualquer leitor atento que compare nossos textos perceberá isso.
Outra coisa que é gritante: o pastor usa de um recurso que nada tem a ver com a apologética séria: costuma SAIR PELA TANGENTE trazendo à tona outras questões que não estão em discussão. Quem não percebe que o senhor, por não poder me apresentar dados históricos que comprovem suas equivocadas interpretações de nossa história, não possui argumentação sólida? Trazer assuntos novos em um bom debate é saudável. Porém, primeiro todos os pontos levantados nos debates precedentes precisam ser abordados, para que haja conhecimento mútuo, correções e até pedidos de desculpas de ambas as partes (isso também é uma forma de respeitar ao leitor). Pense nisso com carinho. CONVIDO AO PASTOR E A CADA LEITOR a compararem nossas respostas e ver que nem 20% do que refutei recebeu na realidade uma tréplica. Apesar de o analfabetismo funcional ser ainda grande em nosso País, não pense pastor que as pessoas não verão essa sua técnica (usada de forma consciente ou não – quem sou eu para julgar) de forma escancarada.
A seguir, abordarei o restante de nossa discussão em tópicos (As declarações que estiverem entre aspas são afirmações do Pr. Rinaldi) para facilitar a vida de nossos leitores. No site do “Na Mira da Verdade” (www.namiradaverdade.com.br) a resposta será em partes, devido ao tamanho do texto.
SOBRE O LIVRO “ESTUDANDO JUNTOS”
Vamos considerar alguns pontos:
1. Não vejo lógica na sua atitude de julgar os adventistas como “proselitistas” sendo que faz a mesma coisa. Sim: diante de outras igrejas ou movimentos religiosos, se o senhor convencer alguém a ir para a sua congregação, também será considerado um “pescador no aquário dos outros”. Sua crítica nesse quesito não existiria se colocasse a mão na própria consciência;
2. Realmente, nós adventistas estudamos a Bíblia com irmãos de outras igrejas e quereremos que congreguem conosco. E não vemos mal algum nisso, pois, é uma de nossas crenças FUNDAMENTAIS que os filhos de Deus estão em todas as igrejas (ou não igrejas). Leia isso na página 13 do Manual da Igreja Adventista e não em fontes secundárias.
É exatamente nosso senso de missão – de que devemos ensinar a todos sobre as três mensagens de Apocalipse 14:6-12 – que nos impulsiona a estudar a Bíblia com Batistas, Pentecostais, Católicos, Espíritas, Budistas, Ateus, Agnósticos, Muçulmanos, etc.
E, se a pessoa decidir-se por congregar conosco, maravilhoso. Caso não, o carinho e a amizade têm que permanecer. Foram muitas as vezes em que tive diálogos amistosos com irmãos de outras igrejas que, ao aceitarem doutrinas adventistas, preferiram ficar em suas congregações. Se um dia Deus colocar um deles em seu caminho, pergunte se em algum momento o chamei de “filho de babilônia”. Creio que o Senhor Deus congregará todo o povo dEle num só rebanho (João 10:16; Apocalipse 18:4), mas, não no momento que eu ou qualquer adventista ache que deva ser. O trabalho de reunir os filhos de Deus é obra do Divino Espírito Santo.
3. Há um abismo entre nós e as Testemunhas de Jeová também nesse sentido (um colega seu desafortunadamente comparou nossas doutrinas com as deles… Sobre isso ele terá a devida resposta). Eles têm manuais para debaterem com as pessoas, de forma agressiva muitas vezes (hoje, vários deles têm mudado um pouco tal atitude) e, nós adventistas, tivemos a felicidade de termos em nossas mãos o “Estudando Juntos” não para debater, mas, para nos aproximarmos das pessoas para o estudo da Palavra de Deus. Nosso desejo é não é vivermos em inimizade com irmãos de outras confissões religiosas, pois, isso seria até diabólico. Temos a contribuir com o cristianismo ao ensinarmos algumas verdades esquecidas. Que mal há em querermos reparti-las com as pessoas? Se TODOS os movimentos religiosos (e até filosóficos) fazem isso, por que apenas os adventistas merecem ser adjetivados como “proselitistas”?
“Por que polemizar sobre o sábado se as duas maiores doutrinas adventistas são: 1) O juízo Investigativo e 2) O Santuário celestial que é centro da fé adventista?”
É SUA a interpretação de que as doutrinas em comum a serem utilizadas num estudo bíblico são pontos “secundários”. Se um adventista julgar a salvação pela graça como “secundária”, não pode ser um adventista. Estudar doutrinas em comum é uma forma de juntos vermos que há pontos em que concordamos. Se o senhor conversar com grandes evangelistas cristãos como um dos presidentes da Sociedade Trinitariana no Brasil (o conheci há alguns anos e hoje não sei se ele exerce a mesma função), aprenderá com eles que, em qualquer diálogo, as doutrinas discordantes ficam para depois. Essa é a forma que ele adota para estudar a Bíblia com os judeus. Se o senhor, pastor Rinaldi, chega de cara para um judeu dizendo que ela não será salvo por que não acredita em Jesus e nem no Novo Testamento (não me refiro aos judeus messiânicos), tenho que lhe dizer que ainda não sabe como proceder corretamente com tal pessoa por quem Jesus morreu.
Também é incrível que o senhor se utilize de O GRANDE CONFLITO para encontrar uma “contradição” nas estratégicas adventistas e para afirmar que “o centro da fé adventista” são apenas duas doutrinas. É de pasmar tal atitude por pelo menos três motivos:
1. O CENTRO de nossa fé é o Senhor Jesus. Sendo que o pastor citou um texto de Ellen White fora do contexto (como é de seu costume), transcreverei um dela para que fique evidente a prova:
“Precisamos muito menos controvérsia e muito mais apresentação de Cristo. Nosso Redentor é o centro de toda a nossa fé e esperança” – O Colportor Evangelista, 42.
As doutrinas do juízo investigativo e do santuário celestial só são importantes SE apontarem para CRISTO! Assim como todas as demais 26 doutrinas fundamentais adventistas (ler o livro “Nisto Cremos” – Casa Publicadora Brasileira), as duas que o pastor citou GIRAM EM TORNO DO SALVADOR.
Com este tipo de argumentação, não está o pastor Natanael demonstrando falta de conhecimento a respeito de nossas crenças fundamentais e, assim, levando outras pessoas a se enganarem a respeito de nós? Cuidado, pastor Rinaldi: Deus está nos Céus e julgará todas as nossas obras e intenções (Eclesiastes 12:12; Romanos 14:12).
“Já imaginou um crente batista ouvir falar que a obra da redenção não foi concluída na cruz e que cada cristão deve saber que essa obra do Juizo Investigativo vai terminar um pouco antes da vinda de Jesus e que os livros serão abertos para saber se tais pessoas serão ou não salvas? E que só se salvarão quando seus pecados forem lançados sobre Satanás e, que, só quando Satanás for aniquilado, os pecados dos adventistas serão cancelados?”
Sim: vários crentes batistas e de outras denominações religiosas ouviram a respeito de nossa doutrina e, QUANDO A ENTENDERAM, nada viram de aberrante na mesma. O Dr. Walter Martin, referência no meio apologético (tanto que o Instituto Cristão de Pesquisas – ICP – tem o nome dele) ESTUDOU PESSOALMENTE com líderes adventistas por volta da década de 50 e concluiu que não somos sectários por causa de nossa doutrina sobre o juízo. Se o senhor realmente seguisse o exemplo do Dr. Martin, o ICP apresentaria os adventistas de outra maneira. Claro que não é obrigado a concordar com todas as nossas crenças. Mas, no mínimo, não listaria a igreja Adventista entre as grandes seitas.
Quanto à apresentação de nossa doutrina, NUNCA tivemos medo de ensiná-la, pois, a mesma é bíblica. Lembro-me que há anos lhe enviei um estudo sobre o juízo investigativo. E, em TV e rádio já expliquei o assunto de forma cristocêntrica para milhares de evangélicos esclarecidos.
Trabalho em veículos de comunicação de massa pastor Rinaldi. E, por meses seguidos, abordei tal doutrina. Sua afirmação de que não ensinamos isso de forma aberta é, portanto, inverídica.
O teólogo Luterano J. A. Seiss também acredita em um juízo investigativo. Irá acusá-lo de sectário por isso? (Desculpe-me a repetição do pensamento dele, mas, se faz necessária):
“A ressurreição e as mudanças que acontecem num abrir e fechar de olhos sobre os vivos são os frutos e a corporificação do juízo antecedente. São as conseqüências do juízo realizado em relação a eles. Estritamente falando, os homens não são ressuscitados para que venha o juízo. A ressurreição e a trasladação são produtos do juízo previamente efetuado. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro porque eles já foram julgados aptos para estar com Cristo, e os santos vivos serão reunidos com eles nas nuvens, porque já foram julgados santos e vencedores sobre o mundo” - The Apocalypse, 136 (Grifos acrescentados).
Basta QUERER entender a doutrina da forma correta e qualquer preconceito desaparecerá.
“Meu Deus, que assombro! E eu que li na Bíblia que meus pecados foram lançados sobre Jesus!!! (2 Co 5.19; 1 Pe 2.24) Será que me enganei na leitura da Bíblia? Imagine pensam que meus pecados foram lançados sobre Jesus e os adventistas me esclarecem que serão meus pecados lançados sobre Satanás…”
Creio em todos os textos que apresentou e amo Isaías 53, o capítulo mais evangélico do NT (na opinião de alguns). Mas, tenho que discordar da maneira como o senhor tenta “convencer” as pessoas de que nossa crença a respeito do bode azazel em Levítico 16 torna satanás “co-participante” do plano de salvação. Vamos esclarecer as coisas como elas realmente são. Para isso, disponibilizarei no www.namiradaverdade.com.br uma exegese sobre Levítico 16:10 aos amados leitores – e ao pastor – para verem se realmente azazel pode ser um símbolo de Cristo.
Resumidamente, eis nossa crença a respeito do bode azazel:
1. Os pecados da humanidade são lançados sobre Cristo para PERDÃO dos pecados (1 Pedro 2:24);
2. Os pecados são lançados sobre azazel para RESPONSABILIZÁ-LO pelos pecados que levou os outros a cometerem. (Por isso, satanás será ESMAGADO, como afirma Romanos 16:20). Sendo que em um juízo ALGUÉM tem que ser o responsável por um delito, é incoerente tirar satanás de cena do Dia da Expiação (que é um Dia de Juízo). Isso seria tentar “livrar a barra dele”.
3. O termo “expiar” nesse contexto, portanto, só pode ser corretamente entendido se levarmos em conta que:
(1) O nome “azazel” se refere a um “demônio do deserto”. Eis algumas fontes não-adventistas: (as demais, no artigo que disponibilizo)
a. Dictionary of the Old Testament: Pentateuch;
b. Neophyti 1, III. Levitico. Targum Palestinense – (MS de La Biblioteca Vaticana. Barcelona, 1971), 110, 498. Autoria de, Alejandro Diez Macho.
c. Targum (mesmo não sendo nossa regra de fé, nos auxilia a compreendermos o termo no contexto judaico referente ao Dia da Expiação)
d. The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge:
“Partindo do fato de que há um contraste entre expressões ‘para Jeová’ e ‘para Azazel’, supõem muitos que Azazel seja um nome oposto a Jeová, um monstro do deserto, um demônio, ou diretamente Satanás… O contraste entre ‘para Jeová’ e ‘para Azazel’ favorece a interpretação de Azazel como substantivo próprio, sugerindo em si mesmo, uma referência a Satanás.”
Aqui estão alguns dos melhores comentários do mundo. Quem conhece algo sobre teologia sabe disso.
(2) Se entendermos que o termo expiação, aplicado a azazel, é no sentido PUNITIVO. Azazel (satanás) levará nossos pecados no sentido de ser o responsável pela origem dos mesmos. Não “expiará” os pecados das pessoas no mesmo sentido que Cristo por que tal bode NÃO É SACRIFICADO. Só com derramamento de sangue inocente há perdão (Hebreus 9:22).
Mais detalhes sobre o assunto poderão ser vistos no link onde disponibilizarei o estudo sobre azazel.
E, desse modo, seu motivo para tanto “assombro” é exagero, pastor Rinaldi. Acalme-se…
37 comentários para "“Confesso Leandro que, ao escrever esses versículos bíblicos dei ‘Glória a Deus’ por não ser adventista” – Parte 1"
MAIS CLARO IMPOSSIVEL, PR.RINALDI, DOU GLORIA A DEUS QUE PELO PODER DO ESPIRITO SANTO ME LEVOU A ESTUDAR A BIBLIA COM OS ADVENTISTAS DO SETIMO DIA, POIS QUANDO A SINCERIDADE EM CONHECER A VERDADE ELA REALMENTE NOS LIBERTA DE PRECONCEITOS, EXCLUSAO, FACCOES…. QUE O SENHOR PELA SUA INFITA MISERICORDIA O ILUMINE. PR LEANDRO DEUS CONTINUE LHE DANDO SABEDORIA, MANSIDAO, PARA CONTINUARMOS, FIRMES NO QUE A BIBLIA NOS ENSINA. GRATA JUSSARA
Acho que bem lá no fundo o Pastor Rinaldi sabe que está equivocado sobre as verdades biblicas e os Adventistas do Sétimo Dia e nao tem coragem de assumir.Não sabe ele que isso seria uma atitude de grandeza, que só os humildes são capazes. Que Deus o abençoe grandemente e lhe de sabedoria cada vez mais.
Muito claro e muito bem explicado, infelizmente tanto o Pr Rinaldi como muitos outros acreditam e espalham essas mentiras em sites e debates e a Igreja adventista fica sendo absurdamente mal interpretada.
Já ouvi e li esses absurdos sobre o bode Azazel, sobre a doutrina do juízo, 1844, calendário dos caraítas.. mas fiquei pasma em saber que existem Igrejas que 1 vez por semana, promovem cultos contra a Igreja adventista, mostrando aos seus membros como nos “refutar” e como nos ätrapalhar”.
Considero estas e outras como sendo artimanhas do inimigo para afastar pessoas sinceras da verdade de Cristo e de Sua palavra, o inimigo está irado com os adventistas, pois é a única Igreja que diz que usa a Bíblia Sagrada como fundamento de sua fé e utiliza mesmo, infelizmente as Igrejas evangélicas dizem que suas Igrejas são fundamentadas na Bíblia, mas enganam seus adeptos, pois na realidade ‘só acreditam no Novo Testamento (acreditam, pois não necessáriamente seguem o que está no NOvo Testamento)!
Por isso, nessas Igrejas, os pastores e membros dizem para não procurarem estudar a BÍblia com um adventista, podem estudar com pessoas de qualquer religião, mas não com os adventistas, Sabem o por quê? Porque a Bíblia toda é a verdade e é esta verdade que nos dá esperança, que vivemos e que ensinamos! Que Deus nos guie!
Pr. Leandro, dou graças a Deus por Te ter enviado para esclarecer as dúvidas de todos nós. Que Deus te dê sabedoria a cada dia mais, para que possas mostrar as Questoes biblicas as quais Satanás fez questão de confundir em nossa mente, usando também pessoas para nos confundir.
Que Deus te abençoe ricamente!!
abraços!
Obrigado pelo carinho, irmão Tiago. Sabe que você e qualquer outro amigo podem contar comigo sempre!
Um forte abraço!
É professor, mais claro que isso impossível. Mas acredito que já tem explicação mais que suficientes para o Pr. Rinaldi tomar uma decisão, por isso é melhor deixar a “poeira abaixar”. Assim ele reflete melhor no assunto. A sua parte já foi feita, agora precisamos orar por ele, e o Espírito Santo é que convence.
Que Deus te dê a sabedoria de Salomão e a paciência de Jó.
Fique com Deus,
Maricélia
Ótimo seu conselho, amiga. Obrigado!
Você éterrível mesmo não é!
AINDA USA WALTER MARTIM DEPOIS DE TER FEITO AQUELE PAPELÃO ACERCA DO QUE FALEI!
SUMIU COM O SEU POST E COM O MEU TAMBÉM!
E AINDA DIZ ISSO?
VOCÊ SABE COMO SE DEU A PESQUISA DE MARTIM A IGREJA ADVENTISTA NÃO SABE?
SUMIU COM O POST QUE MANDEI PARA O WALACE TAMBEM, ONDE EU ABORDAVA JUSTAMENTE AQUELA QUESTÃO!
TEM SORTE DE CONTROLAR AS POSTAGENS DO BLOG!
DÁ PENA DE SEUS LEITORES!
Alexandre:
Walter Martin não nos considera sectários no sentido pejorativo da palavra. Ao nos ter chamado de seita, ele usou o termo em sentido de sermos “diferentes” – tanto que escreveu um livro apelando à comunidade evangélica que reveja seu posicionamento sobre os Adventistas! Vá ao site dele em inglês e veja se somos relacionados às “seitas satânicas”. Leia mais meu irmão antes de escrever.
Siga em busca da Verdade, Alexandre. Compare o que escrevi com aquilo que Natanael escreveu. Não seja fundamentalista: abra os olhos. Lembre-se que você mesmo (com palavras nada agradáveis) me desafiou a responder ao pastor Natanael. Claro que não foi seu desafio que me motivou; estou apenas relembrando-o.
Se você tiver provas documentais e bíblicas para provar que estou errado, aceitarei com honra, pois, não me considero o dono da verdade. Mas, enquanto isso não ocorre, minha convicção de que você está errado permanece.
Aguardo seu retorno – sem palavrões e sim com embasamento escriturístico.
Será mesmo que estão certos, claro que não, não estão certos, na realidade estão cegos.
Antes de me refutarem, por favor tenham calma, eu apenas discordo de vocês, e eu não fico bravo por vocês discordarem de mim.
Caro Leandro, gostei dessa frase: 2. Realmente, nós adventistas estudamos a Bíblia com irmãos de outras igrejas e quereremos que congreguem conosco. E não vemos mal algum nisso, pois, é uma de nossas crenças FUNDAMENTAIS que os filhos de Deus estão em todas as igrejas (ou não igrejas). Leia isso na página 13 do Manual da Igreja Adventista e não em fontes secundárias.
Com isso entendo que cristãos como eu, que tive um professor de violão e também desbravador, que me ensinou tudo que sabia sobre o sábado, mesmo não guardando-o serei salvo, pois sou filho de Deus.
Primeira vez que vejo um adventista dizer isso, bem, foi isso que entendi.
Que a paz do nosso Senhor Jesus, o nosso unico descanso espíritual, esteja com todos (Mt.11.28-30).
Parabéns professor Leandro…. mais claro impossível!!
infelizmente, as pessoas nos jugam por mtas coisas que sabemos que são certas. Como por exemplo, em guardar o sábado. Agora pergunto eu para algumas dessas pessoas: Que mal há em tirar um dia inteiro (24 hs) para louvor e adoração a Deus? Pois o sábado ´´e o único dia da semana em que não pensamos em contas para pagar, em trabalhar, enfim, nos esquecemos completamente das coisas mundanas, que infelizmente nos preoculpam duante a semana. Que Deus tenha piedade e venha transformar o coração desses irmãos !
Deus abençoe o senhor e sua familia professor Leandro !!
Querido Leandro…. fico impressionada com sua mansidão e equilibrio… Realmente sem Deus, é impossivel lidar com esta questão.
Já sobre nosso irmão Natanael Rinaldi, fico imaginando quando chegar o Grande dia da Volta de Cristo… Em que nossas ¨verdades¨tão arraigadas e fundamentadas , se soltarão e se desprenderão diante da Verdade Absoluta e única do poder de Cristo Jesus.
Só diante deste dia , a verdade será estabelecida para aqueles que a rejeitam.
Beijo grande a Todos!
Olá Irmão Alexandre!
Saudo-te na paz do nosso Salvador Cristo Jesus.
e peço a Deus que te ilumine, que o espirito santo de Deus te transforme numa pessoa humilde.
Observei nos comentarios postados neste site e constatei que o Irmão é arrogante e este comportamento não é digno de filho de Deus, por favor estude os frutos do espirito. Segundo a Biblia são eles que caracterizam um cristão e a sua atitude não dentro desses frutos não se encontra.
Que Deus te abençõe. Também abençõe o Irmão Leandro.
parabens Leandro pelo seu trabalho. hoje mesmo estive com um irmao que era evangelico, mas que aceitou alegremente as novas verdades que nao conhecia depoi que estudamos a Biblia. hoje ele e um adventista e tambem colportor.
os q tem coracao cincero, aceitam TODAS as verdades biblicas, e tambem aceitam a igreja que Deus estabeleceu (apocalipis 14: 12 e 12:17)e para ensinar essas verdades
Obrigado por contar essa história, querido amigo Alex Rocha! Deus abençoe a você e seu amigo ao seguirem a fé bíblica, enraizada no Senhor Jesus Cristo.
Deus o guarde!
Vou dar a minha última opinião sôbre este homem que se chama Natanaél Rinaldi. Seria bom que se preocupasse com coisas mais uteis, porque não vai fazer caridade, visitando os velhinhos e velhinhas que não tem mais aquela capacidade de se aplicar demoradamente em debates, mas que precisam de afagos calor humano, carinho, de sorriso com sua presença voluntária. porque não ir aos hospitais orar e pedir um bálsamos de “Deus” em nome de “Jesus”pra que o seu Santo espírito os alivie na dor e no abandono destes enfermos que a muito tempo foram deixados pelos seus familiares, porque não visitar as viúva nas suas necessidades, porque não visitar os orfanatos para vêr tantas crianças abandonadas e que estão precisando de afeto humano porquer não desbravar as favelas levando a verdadeira”Paz o Senhor” ue o que dizer de muitos prêsos inoscentes em presídios, como deliquêntes irrecuperaveis, só precisando conhecer “Jesus” para tornar-se uma nova pessoa. Este homem fica neste blog debatendo, querendo provar oque? Diante das pessoas , cadê a sua humildade cristã. Pois digo aos irmão de fé, êle é homem de covardia diante de “Deus” se tivesse coragem não se submeteria a leis eclesiásticas do catolicismo egolindo goela abaixo o domingo como o quarto mandamento de Deus, pois respeita o Papado não quer abrir mão do seu confôrto no dia de sábado ( O santo dia de “Jesus” ) sabe que é verdade…finge passar por cima do registro Biblico carta aos Hebreus cap:4 e todos os seus versículos, não admiti porque sabe mais que “Deus”e não confessa para a comunidade que frequenta, pois é orgulhoso e tem mêdo da sua igreja de bota-lo para fora. Receia as autoridades civis e governamentais, é mais facil ficar tagarelando nos blogs e sites desrespeitando a fé Cristã. Tem mêdo de admitir, pra não ser ridicularizado nas suas teologias filosóficas, divaga no seus pensamentos vazios e sem esperânça. Quero lembra que em uma de suas pelestras, numa igreja evangêlica em Santos (litotal) quando terminou… uma senhora chegou pra mim e perguntou o que achei de tudo que ouvi? Respondi que: alguns assuntos tem coerência, fundamento e raiz mas outros não, êle precisa se reinteirar de fatos e verdades para esclarecimentos melhores para apresentar as pessoas, não fiz nenhuma pergunta no final, porque sei que iria embaraça-lo e com certeza e não teria as respostas necessárias as perguntas que faria, todo já estavam cansados respeitei o horário, porque já era tarde. E também disse à ela: este homem é contraditório,e tanto quanto insano, Aqui ao que parece ser o dono da verdade e muito santo, mas pra mim é homem comum, exibido e desequilibrado nas suas conlusões, fala oque quer, e julga ser o certo, critica duramente a outra denominações porque não acredita que delá sairá muitos abençoados sinceros e obediente a” Deus”, difama o nome de pessoas que já descansam no “Senhor”e isto é muito triste, pedi a esta senhora que lê-se os livros escritos por Ellen G White (O desejado de todas as Naçoes e caminho a Cristo) quando me perguntou onde poderia adquiri-los, dei-lhe o end: do Minicéus, agradeceu e foi embora. Um abraço ao professor Leandro Quadros e a todos os irmão sinceros que escrevem neste Blog ” Paz de Cristo” Gilson
confesso-te, porem, que adoro o Deus dos nossos antepassados como seguidor do caminho, a que chamam seita. Creio em tudo o que concorda com a Lei e no que está escrito nos profetas, e tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos. Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.
Visto que Satanás é o originador do pecado, o instigador direto de todos os pecados que ocasionaram a morte do Filho de Deus, exige a justiça que Satanás sofra a punição final. A obra de Cristo para a redenção dos homens e purificação do Universo da contaminação do pecado, encerrar-se-á pela remoção dos pecados do santuário celestial e deposição dos mesmos sobre Satanás, que cumprirá a pena final. Assim no cerimonial típico, o ciclo anual do ministério encerrava-se com a purificação do santuário e confissão dos pecados sobre a cabeça do bode emissário. Em tais condições, no ministério do tabernáculo e do templo que mais tarde tomou o seu lugar, ensinavam-se ao povo cada dia as grandes verdades relativas à morte e ministério de Cristo, e uma vez ao ano sua mente era transportada para os acontecimentos finais do grande conflito entre Cristo e Satanás, e para a final purificação do Universo, de pecado e pecadores.
esses comentario feitos contra nós adventistas nada mais é do que obra de satanas querendo distorçer as verdades biblícas . o comentario a cima em que um irmão diz que pessoas reunem um dia da semana para promover cultos contra a Igreja adventista é um absurdo. ´isso comprova minha afirmaçao de que satanas esta por traz disso para fazer discordias e desviar o foco que é Jesus . mais querendo ou não as verdades biblica chegarão a todas as pessoas eles querendo ou não pois o senhor esta a frente de todas as criticas e de todas as obras desempenhadas por nós adventistas . que o Senhor continue iluminando a todos nos .
Fica admirado ao ver como o “pasor” Rinaldi se preocupa tanto com os adventistas, ao invés de se preocupar com milhões de pessoas que estão sedentas de Cristo, ou melhor, com ele mesmo pois suas interpretações biblicas são no minimo equivocadas.
O BODE AZAZEL
Prezado Irmão Leandro:
Em referencia ao bode Azazel de Levítico 16, e, citado pelo Pr. Natanael Ronaldi, (Resposta ao Pastor Natanael Rinaldi), seria de bom alvitre dar atenção a alguns detalhes deveras importantes contidos no TEXTO E CONTEXTO BÍBLICOS:
1) Arão traz, perante o Senhor, um novilho e faz expiação por si mesmo e por sua casa, entrando em seguida para dentro de véu com o incensário e o SANGUE DO NOVILHO, cujo sangue é aspergido 7 vezes diante do propiciatório, completando assim a expiação por si mesmo e por sua casa (Lev. 16:11-14).
2) Completando a expiação por si mesmo e sua casa, volta incontinenti para fora do véu, imola o bode – que será para o povo de Israel – voltando em seguida para dentro do véu, levando consigo o sangue do bode sacrificado repetindo o mesmo ritual anterior aspergindo o sangue “no propiciatório e diante dele” (Lev. 16:15), fazendo expiação(Levítico 16:16); “expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus pecados”(v. 16).
3) O sangue do bode, cuja sorte caiu para Jeová, faz a purificação do Lugar Santíssimo, do Lugar Santo, do Altar dos holocaustos, das imundícies, rebeliões e pecados dos filhos de Israel (versos 16,19). Neste ínterim – enquanto o sumo sacerdote executava o seu trabalho de expiação do Santuário, o bode, cuja sorte caiu para Azazel, permanecia VIVO, AMARRADO JUNTO AO ALTAR.
4) Depois de concluído todo o cerimonial da purificação do Santuário e do povo é que, o sumo sacerdote, tomando o bode emissário, colocava as mãos sobre a sua cabeça e confessava todos os pecados dos filhos de Israel e o enviava VIVO ao deserto.
5) Consideremos:
a) “… Sem derramamento de sangue NÃO HÁ REMISSÃO.” Heb. 9:22. Logo, o bode Azazel não pode fazer parte da purificação dos filhos de Deus. Então…
b) Quais pecados são lavados e apagados pelo sangue de Cristo? Tão somente os pecados daqueles que aceitam o Senhor Jesus como seu Salvador pessoal; somente são perdoados os pecados que são confessados com sinceridade e abandonados. Logo, os pecados pagos, lavados e apagados são os pecados daqueles que tem UM SUBSTITUTO, UM ADVOGADO, UM SALVADOR. Assim, os pecados que são pagos e apagados pelo SANGUE DE CRISTO (ali simbolizado pelo sangue do bode), são OS PECADOS DOS FILHOS DE DEUS.
AGORA, POR FAVOR, OBSERVE COM MUITA ATENÇÃO:
(a) Os pecados que os filhos de Deus cometeram tiveram a parceria com Satanás, o criador do pecado;
(b) Os filhos de Deus reconheceram o pecado cometido, confessaram, abandonaram, aceiram o sangue substituto de Cristo (Isa. 53) e foram INOCENTADOS, ABSOLVIDOS, LIBERTADOS, SALVOS, obtendo, assim, a VIDA ETERNA.
(c) Satanás NÃO CONFESSOU A SUA CULPA NOS PECADOS DOS SALVOS; NÃO ACEITOU O SANGUE SUBSTITUTO, NÃO TEM UM SALVADOR, então, não possuindo um substituto, alguém que pague por ele a sua culpa, ELE MESMO, LOGICAMENTE, TEM QUE PAGAR COM O SEU PRÓPRIO SANGUE, COM A PRÓPRIA VIDA A SUA PARTE DE CULPA EM TODOS OS PECADOS COMETIDOS NESTA TERRA.
CONCLUINDO:
Satanás não tem parte na purificação dos salvos, POIS O BODE QUE O REPRESENTA NÃO É MORTO, MAS ENVIADO VIVO PARA O DESERTO. E, os pecados que transporta oriundos do Santuário, NADA MAIS É DO QUE A SUA PARTE NOS PECADOS DOS SALVOS, JÁ QUE, A PARTE CABÍVEL AOS FILHOS DE DEUS, JESUS PAGOU, APAGOU COM O SEU PRECIOSO SANGUE, TODAVIA, A PARTE CABÍVEL A Satanás é transferida para ele – no simbolismo do bode Azazel. Nada mais Justo, não acha?
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. (I João 1:7).
Espero ter contribuido de alguma forma.
Que Deus nos abençoe.
O servo do Senhor e seu irmão em Cristo.
Carlos Alves da Silva
Irmão Carlos Alves da Silva ! “A paz do Senhor” voce simplesmente é uma grande benção no nosso meio, e o que tu acrescentou aqui neste blog, foi por inspiração do “Espírito Santo, tens conhecimento e sabedoria dado por Êle. Estás bem orientado e fundamentado na “Palavra de “Deus” aqui neste blogo ,voce declarou coisas conscernentes do “Senhor” com categoria, coerência. Agradeço meu irmão por reforçar mais ainda o que não podemos nos esquecer, e assim ensinar a outros que cruzarão o nosso caminho. Continue escrevendo porque aasim ficaremos cada vêz mais informado e crescendo na “Graça”e que “Deus abençõe o seu Ministério e a toda a sua família. “Graça e Paz” ir Gilson
SATANÁS SÃO TODOS OS ADVENTISTAS.
Será o último post seu que ficará disponível. Caso mude seu palavreado e demonstre pureza de caráter, receberei seus comentários com alegria. Do contrário, todos serão deletados (esse blog não é lugar de desforra ou um culto à má educação).
Deus deu toda sabedoria aos seus sinceros filhos para refutar toda sombra de dúvida e descrebilidade sobre sua palavra, pois Satanás e seus agentes são missionários da mentira, para levar a humanidade a perdição eterna., mas Deus é maior que todas as invertidas do inimigo das almas.
Maranata, o Senhor logo vem!
Deus te abençoe juntamente com sua família, irmão Gilson.
Na realidade o pastor Rinaldi(porque ele tem tanto ÓDIO pelos adventistas?) não quer aceitar a verdade bíblica. Bem falou o Espírito Santo, pela profetisa : “A incredulidade sempre encontrará desculpas para a dúvida, e raciocinará negativamente sobre a mais positiva prova.” DTN,pág.267
=D
AMADOS PORQUE TANTAS DISCURSÕES SEM LÓGICA?
UNS NÃO ADVENTISTAS OS ACUSAM POR OBSERVAREM ( GUARDAR ) O SÁBADO, E POR OBSERVAR A LEI DOS ALIMENTOS COMO DOUTRINA, MUITO EMBORA ENTENDEM ELES ESSA LEI SER CERIMONIAL E QUE TAL LEI CRISTO ABOLIU NA CRUZ.
OUTROS NÃO OBSERVAM ( GUARDAM O SÁBADO ) MAS PREGAM E EXIGEM O DÍZIMO PRINCIPALMENTE O DA LEI COMO O DE MALAQUIAS E ESTES MESMOS DIZEM QUE JESUS CUMPRIU A LEI E QUE VIVEMOS NA GRAÇA.
PERGUNTO QUE GRAÇA É ESSA? ONDE VIVO NA GRAÇA ENTENDENDO QUE O FIM DA LEI É CRISTO QUE A LEI CESSOU EM CRISTO E AQUELES OUTROS QUE ACREDITAM QUE A LEI MORAL ESTÁ EM VIGOR, CUJA LEI NÃO FALA DE DÍZIMO. MAS ELES TAMBEM PREGAM O DÍZIMO. E É BOM QUE ENTENTA QUE AQUELA LEI É A LEI DE MOISÉS,
E QUE TODOS OS 603 MAIS OS 10 AO TODO 613 MANDAMENTOS DADOS AOS JUDEUS CESSARAM EM CRISTO E QUE DE CRISTO PARA CÁ SÓ UM MANDAMENTO DEVE NORTEAR O POVO DE DEUS. ESTE MANDAMENTO É O AMOR. ONDE ELE CHEGA O PECADO DESAPARECE.
MAS O GRANDE PROBLEMA É O MEL DE MAAMOM, ( O DINHEIRO) MAS SAIBAM QUE ELE TAMBÉM ENGASGA E MUITOS ESTÃO ENGASGADOS COM ESTE MEL DE MAAMOM. CUIDADO!!!!JESUS NÃO TINHA ONDE RECLINAR A CABEÇA. HOJE AS GRANDES DENOMINAÇÕES NÃO SABEM O QUE POSSUEM.CUJO ESCOLAS OS FILHOS DE MEMBROS POBRES NÃO ESTUDAM POR SER CARO DEMAIS. HOSPITAIS A MESMA COISA. ESSE POVO SO PENSA EM DINHEIRO
AGRADEÇO O ESPAÇO E FIQUEM NA PAZ DO SENHOR.
Olá irmão Noe, gostaria apenas de colabora com relação a questão da leis
.
Ao lermos a bíblia notamos algo interessante nessa questão de leis.
.
Os 10 mandamentos foram:
.
Escritos por Deus
Escritos em tabuas de pedra
ficaram dentro da arca
(Leia em Deut.10:4-5)
.
.
E todas as outras leis
.
Escritas por Moises
Escritas em um livro
ficaram ao lado da arca
(Leia em Deut.31:24-26)
.
E o que foi anulado na cruz?.
“…a lei dos mandamentos na forma de ORDENANÇA” Efésiso 2:15
.
.
Todas aquelas leis cerimoniais que eram apenas sombra de Cristo, como sacrificio de animais foram anuladas na cruz, irmão. Mas essas leis não estão nos 10 mandamentos pois o mesmo contém apenas principios morais (não matar, não mentir, etc…)
.
.Col.2:14 nos dá uma dica do que foi anulado na cruz:
“Tendo cancelado o escrito da dívida que era contra nós e que constava de ORDENANÇAS, o qual nos era prejudicial removeu-o inteiramente encravando-o na cruz”
.
E onde foi escrito essa lei de ordenança? Leia Deut.31:24-26
.
.
Com relação ao texto citado, cabe uma observação:
“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê” Romanos 10:4
.
Irmão, ´devemos lembrar que a biblia não foi escrita originalmente em português. No grego original é usado o termo TELOS que significa objetivo ou finalidade.
.
É a mesma usada em 1º Pedro 1:9, leia em sua biblia:
“Porque o FIM da vossas fé é a salvação da vossa alma”
.
Será que a bíblia está dizendo que a fé teve um fim? claro que NÃO. Então, romanos 10:4 poderia ficar assim:
“Porque a FINALIDADE da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê”
.
Lembremos que o pecado é a transgressão da lei (1º João 3:4) e o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23)
.
Lembremos que a lei de Deus apenas mostra o pecado, tal qual um espelho (Romanos 3:20 e romanos 7:7). Mas não pode salvar. Por isso necessitamos da graça de Cristo (Efésios 2:8, João 3:16)
.
Caro irmão, somos salvos pela graça mas temos nos 10 mandamentos um estilo de vida Cristão. Aqueles que amam a Cristo guardam seus mandamentos (João 14:15)
.
.
Deus o abençoe
EU FALO UMA COISA A TODOS VOCES ESTE PADRE ESTA MENTINDO PORQUE O SABADO DEVE SER GUARDADO SIM E ELE NÃO FOI ABOLIDO NEM UM A E UM TIL PASSARA DA LEI DEUS FALA SE ME AMAIS GUARDAREIS OS MEUS MANDAMENTOS SE VOCE QUE ESTA LENDO TIVER DUVIDA ENTRE EM CONTATO COM O MEU EMAIL DE ORKUT
Irmão, os mandamentos de Deus na nova aliança da graça, são as palavras de Cristo, conforme o novo testamento, e não a lei do velho pacto como você pensa, pois conforme você mesmo citou, nada passará ATÉ QUE TUDO SE CUMPRA. Ora, e tudo não foi cumprido em Cristo? Nossa lei perfeita hoje é o AMOR, nele toda a moralidade de Deus se encerra, não em tábuas de pedras, duras e frias, mas no coração da verdadeira igreja de Deus, que é o homem. O povo judeu, pela desobediência no antigo pacto, perdeu o descanço de Deus, agora cuide você de não perder o verdadeiro descanço na nova aliança, que é Cristo ressuscitado.
QUE DEUS VOS AJUDE
Quero dizer aos irmãos, que não precisamos de luz menor para interpretar a bíblia, pois Cristo já providenciou tudo através dos apóstolos, onde o próprio Paulo afirma que nos passou todos os desígnios (conselhos), de Deus, não nos ocultando nada. Nem anjo, nem demônio, nem potestade, nem ellen white, nem nada vai me separar do amor de Cristo.
O Professor Leandro Quadros é um homem iluminado por Deus, grata sou à Ele por nos dar a oportunidade de saber um pouco mais da Sua palavra através do seu mensageiro. Que Deus continue o abençoando e o instruindo Professor. E misericórdia daqueles que estão cegos para ver a verdade da Palavra de Deus.
SOU ASSEMBLEIANO E CONFESSO QUE PASSEI POR UM MOMENTO NA MINHA VIDA QUE ESTAVA TOTALMENTE LONGE DE JESUS, QUERO DIZER QUE NENHUM PASTOR (PRINCIPALMENTE ESSES QUE SÓ SABEM CRITICAR) VEIO PARA MIM COM ALGUMA PALAVRA PARA ME COMPLETAR, AO COMEÇAR ASSISTIR NA MIRA DA VERDADE, VI QUAL O PROPÓSITO DE DEUS NA VIDA DO HOMEM E COM ISSO VOLTEI COM MUITA ALEGRIA PARA IGREJA, AINDA ESTOU NA ASSEMBLÉIA DE DEUS, PORÉM ACHO MUITO INJUSTO FICARMOS PREOCUPADOS COM DOUTRINAS E ESQUECER DE QUEM REALMENTE PRECISA DE UMA PALAVRA AMIGA, NA VERDADE MUITAS VEZES ESQUECEMOS DE SER PEQUENO PARA QUE DEUS NOS TORNE GRANDE
Olá, Adailson:
Como é gratificante saber que o programa o ajudou a reencontrar-se com Deus!
Nosso Pai nunca desistiu de você e nunca o fará. Siga firme na fé e Ele lhe mostrará novas coisas (Jr 33:3).
Um abraço.
Eu muito me admiro Pr. Natanael Rinaldi o fato de estar tão preocupado com os Adventista do 7º Dia e por ter tanta raiva deles assim. Li os seus comentários sobre os mesmo e digo aqui que, eu que fico assombrado com tanta raiva, rancor, ódio contra um povo que só faz pregar do amor de Deus para com os outros apressando assim a volta de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acho que seus sentimentos aqui demonstrados não estão de acordo com os relatados em Gálatas 5:19-21 mais o que fica explícito é que, as suas palavras, os seus sentimentos contra os adventistas, o seu rancor, a sua raiva, o seu ódio está mais em harmonia com Apocalipse 12:17 – “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus”. Deixa os Adventista em paz pois eles não fazem nenhum mal, apenas faz aquilo que o Senhor Jesus pediu, eles apenas pregam o evangelho de salvação.
Eu tenho muito a agradecer a Rede Novo Tempo pelos mateiras fornecidos e os programas riquíssimos de conteúdo falando a palavra de DEUS. Eu me converti e me desviei depois de um ano, agora voltei aos braços do Pai mais uma vez e dessa vez é pra ficar. Estou me blindando com a palavra e os materiais impressos, os programas de tv que acompanho sempre, além é claro, do amor do pessoal da minha igreja e da família. EU E MINHA FAMÍLIA SERVIMOS AO SENHOR e dou glória a DEUS por a REDE NOVO TEMPO existir e ajudar a nos manter firme na palavra. Que Deus abenços a todos que fazem a NOVO TEMPO.