Jornalismo
assistir ouvir

Montadora chinesa terá fábrica em Jacareí

A fabricante de automóveis Chery escolheu Jacareí, a 82 quilômetros de São Paulo, para instalar sua fábrica no País, um investimento de US$ 700 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão). Esta será a primeira montadora chinesa no Brasil. No fim do mês, executivos da matriz virão ao País para assinar o protocolo de entendimento com a prefeitura da cidade.

Segundo fontes de mercado, a fábrica será instalada em um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados na Rodovia Dutra, que liga São Paulo ao Rio. O início das operações está previsto para 2013. A capacidade inicial será de 150 mil a 170 mil unidades por ano. O investimento será bancado pela própria matriz chinesa, que vai abandonar a parceria com o grupo brasileiro JLJ, controlador da Nutriplus, de Salto (SP).

O primeiro produto será um carro pequeno, identificado como projeto S18, na faixa do Gol e do Palio, que está sendo desenvolvido na China e será produzido aqui com motor flex. A operação começará com a importação de kits (CKDs) para montagem e a nacionalização de peças será gradual. Um grupo de fornecedores de componentes da China também negocia a entrada no mercado não só para abastecer a Chery, mas também as demais montadoras já instaladas no País.

Além das autopeças, a Chery vai abrir caminho para outras conterrâneas que estudam subsidiárias no País, entre as quais a Lifan e a Chana. Neste momento, um empresário brasileiro do setor automotivo está na China negociando parceria com a BYD, outra grande fabricante local. Também abrirão novas fábricas no Brasil a japonesa Toyota (em Sorocaba) e a coreana Hyunbdai (Piracicaba), em 2012. 

Fonte: O Estado de S. Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *