doe agora Jornalismo Jornalismo

Influência dos pais pode resultar no desempenho do aluno


A Luiza gosta de estudar desde os primeiros anos escolares. Para ter um bom resultado nas avaliações ela presta muita atenção nas aulas e complementa com o estudo em casa.

Medalhas e certificados comprovam que o esforço gera resultados. Recentemente a Luíza ganhou uma olimpíada do conhecimento. Ela obteve a maior nota em matemática e a segunda maior em português entre os alunos de 9 escolas que participavam da competição.

A escola pode incentivar o estudo de várias formas, mas a maior influência que a Luíza recebeu não aconteceu em uma sala de aula.

Luiza conta que já sonha com a futura profissão e que quer seguir em uma área de atuação parecida com a do pai.

Para a psicóloga e Coach educacional, Mariana Marco, os pais tem grande responsabilidade na formação acadêmica dos filhos. Conversar sobre a postura em relação aos estudos é muito importante, mas os pais também devem ser um modelo.

Mas a relação de pais e filhos não deve ser apenas de conversas. Regras impostas pelos pais muitas vezes direcionam os filhos no tempo que deve ser dedicado ao estudo.

Mariana reforça que as regras e os limites são fundamentais na formação de todo ser humano. Mas a forma de aplicar essas regras faz toda a diferença na formação estudantil.

Luíza e o pai seguem assim, caminhando juntos na formação acadêmica da aluna e segundo os planos futura médica.

Você está em: Reportagens

Compartilhe:


Comente