doe agora TV TV
INÉDITO:
  • QUI22:30
REPRISES:
  • DOM19:30
  • TER03:00
  • QUA16:30
  • SEX11:30
  • SAB08:30

Encontraram a arca de Noé?


arkexploring1Não sou de maneira nenhuma partidário de Hitler ou das ideias que ele defendeu. Mas considerando a rara sinceridade com que ele admitiu algumas intenções de seu projeto e a advertência que nos vem disso, gostaria de começar esse texto citando um de seus pensamentos ou diria confissões. Ele disse: “É mais fácil envolver o povo numa grande mentira, do que numa pequena. Quanto maior a mentira, mais pessoas acreditarão nela… Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela.” (MeinKampf, 185).

O mesmo espírito que inspirou Hitler a usar esse método de propagar inverdades parece estar por detrás de muitos boatos e enganos que surgem, especialmente, nas mídias sociais. E o Inimigo de Deus não teria estratégia melhor, senão criar boatos aparentemente favoráveis à Bíblia, apenas para depois desmentir tudo como puro embuste e, na esteira das denúncias, lançar descrédito à Palavra de Deus.

Veja que é coisa muito séria tentar defender a Bíblia com fatos falsos. A própria idoneidade da Palavra de Deus é posta em questionamento. Disse Jesus: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” Mateus 5:37. É claro que há argumentos que usamos que são hipóteses, mas ainda assim, elas têm de ser plausíveis e nunca mentirosas. Mais doído do que ouvir um oponente defender mal a idéia que combatemos é ouvir um aliado defender mal a ideia com a qual simpatizamos.

O curioso é que mesmo com advertências óbvias como estas, vira-e-mexe testemunhamos o aparecimento de matérias sensacionalistas dizendo num momento que encontraram as rodas dos carros de Faraó debaixo do Mar Vermelho, noutro que localizaram os restos de Sodoma e Gomorra debaixo do Mar Morto.

E o campeão destes boatos sem fundamento é o suposto achado da arca de Noé. Há tantos que os autores de língua inglesa chegaram a criar um trocadilho para esses exploradores da arca perdida. Eles ironicamente os chamam de arcaeólogos, ao invés de arqueólogos!

Ao todo já relacionei ao relatório mais de 40 supostos achados da arca de Noé e além de serem todos falsos ou inconclusos, eles têm mais dois pontos em comum: primeiro que foram todos encontrados por leigos sem nenhuma formação ou treinamento de arqueologia e segundo, que a maioria deles convenceram muitas pessoas apesar de apresentarem provas questionáveis e relatos contraditórios.

Só sei que se um desses relatos estiver verdadeiro, todos os demais têm de ser falsos, por mais bem defendidos que tenham sido. A menos, é claro, que existam várias arcas de Noé ou que a mesma esteja ainda surfando até hoje sob as geleiras do Ararate porque seus vestígios ora aparecem num canto, ora aparecem noutro. E todos afirmando sem medo de errar que acharam a verdadeira arca de Noé!

Um desses últimos achados se deu há cerca de 5 anos, mas especulações acerca do mesmo continuam bem firmes na Internet. Afirma-se que um grupo de chineses e turcos teria encontrado o barco milenar e até feito filmagens dentro dele. Será verdade?

Eu mesmo ficaria muito feliz se fosse, mas por honestidade acadêmica e cristã, sou obrigado a dizer que se trata de mais um engano. Mais um desserviço à propagação da Palavra de Deus.

Tive a oportunidade de trocar e-mails e conversar pessoalmente com o Dr. Randall Price, arqueólogo americano que num primeiro momento teve seu nome associado ao grupo. Ele não somente negou que aquilo fosse verdade, mas ainda se disse desapontado com a falta de sinceridade do grupo.

O Dr. Price, para que todos saibam, chegou a fazer parte da primeira expedição dos Chineses quando esses lhe mostraram as fotos do achado em 2008. Ele conseguiu um recurso de cem mil dólares para o projeto, mas em pouco tempo percebeu que as evidências apresentadas não passavam de uma fraude.

Em 2009 Dr. Price e outros especialistas identificaram a caverna e os troncos que os chineses usaram para produzir o seu “filme”. Na verdade eles nunca estiveram dentro da arca de Noé!

Aliás, mesmo sem essa informação, o que eles apresentaram já era por si só digno de ceticismo. Veja o dilúvio ocorreu há pouco mais de 4 mil anos, logo, essas madeiras jamais estariam em perfeito estado de conservação conforme mostra o vídeo. E não adianta dizer que foram preservadas pelo poder de Deus, pois como arqueólogo posso afirmar que essa não parece ser a forma de Deus agir. Mesmo os importantes manuscritos do Mar Morto (achado importantíssimo para comprovar a veracidade textual da Bíblia Sagrada) foram encontrados em forma fragmentária e alguns completamente destruídos pela ação do tempo!

Outra coisa que me chamou a atenção é que nalguns sites o suposto achado dos Chineses é misturado com fotos de uma estrutura de pedra em forma navicular localizada em Durupinar. Ora, na verdade o que temos ali é outro falso achado promulgado desta vez por Ron Wyatt um falecido anestesista do Tennessee que também vivia “descobrindo” relíquias bíblicas – todas falsas.

Como se pode ver, alguns jornalistas nem se deram ao trabalho de verificar que estavam divulgando dois diferentes “achados” como se fossem a mesma “descoberta” – uma de Wyatt, outra dos chineses. Aliás, essa estrutura de pedra de Durupinar que Wyatt disse ter sido confirmada por muitos como sendo a arca de Noé era na verdade uma formação rochosa comum que nem fóssil era. Vários geólogos turcos afirmaram isso!

São por coisas assim que os que creem na Bíblia devem ter sua atenção redobrada no momento de usar certos argumentos na defesa da fé. Segundo Othon M. Garcia, “ainda que cometamos um número infinito de erros, só há, na verdade, do ponto de vista lógico, duas maneiras de errar: raciocinando mal com dados corretos ou raciocinando bem com dados falsos. (Haverá certamente uma terceira maneira de errar: raciocinando mal com dados falsos). O erro pode, portanto, resultar de um vício de forma – raciocinar mal com dados corretos – ou de matéria – raciocinar bem com dados falsos.” (Comunicação em prosa moderna. p. 307). De qualquer forma, o cristão deve evitar esse tipo de argumento. Paul Joseph Goebbels, ministro das Comunicações de Adolf Hitler, dizia que “Uma mentira mil vezes repetida se torna uma verdade autenticada”. Para mim, uma mentira mil vezes repetida continua sendo uma mentira e não devemos nunca ter parte nela!

Rodrigo Silva, escritor, professor, doutor em Teologia, doutor em arqueologia bíblica, doutorando em arqueologia clássica e apresentador do programa Evidências.


Você está em : Artigos
Compartilhe:


Comente



  • Fabricio em 2 de outubro de 2013 9:54

    Bom artigo Rodrigo. Pena ter usada um insano como referência tanto no início, como no fim do texto. Existem outras referências históricas às mesmas citações. Abraços. Como sempre, ótimos esclarecimentos.



  • Bruno em 2 de outubro de 2013 10:10

    Uma grande verdade! Isso só fortalece a descrença de ateus e céticos. O sarcasmo aumenta em relação a palavra de Deus por causa dos próprios “crentes”.

    Obrigado Dr. Rodrigo, você me inspira a estudar a bíblia e obter conhecimento, sempre vejo seus videos, um grande abraço, de seu amigo, Bruno.



  • Fred Matos em 2 de outubro de 2013 10:17

    Ótimo texto! Qdo li sobre essa “descoberta” me perguntei qual e quando seria o posicionamento do dr. Rodrigo Silva, visto que, dentro da comunidade adventista (na minha opinião), é a maior autoridade em assunto referentes a arqueologia bíblica.



  • Anderson em 2 de outubro de 2013 10:50

    Esclarecedor, do ponto de vista cristão uma maneira de pensar que ajuda muito a manter a mente clara para os enganos e as notícias sensacionalistas!!



  • Geamerson Cativo em 2 de outubro de 2013 10:57

    Fiquei alguns dias confuso depois de ver essa ultima notícia, cheguei tb a conclusão d q era falso, daí veio a tristeza, por mim e pelos amigos queridos q tratam de divulgar tais coisas, propagando o erro, obrigado pastor.



  • Glivi Wchoa em 2 de outubro de 2013 11:05

    já imaginava que era fraude, o que me faltava para atestar isso era as palavras do professor que por vez, aguardava para observar os argumentos, obg professor



  • Cristiano Batista em 2 de outubro de 2013 12:50

    Uma pena não ser verdade, eu fico ancioso para o dia que a verdadeira arca vai aparecer. Pastor Rodrigo é um sabio em suas palavras. Tem muito conhecimento e sempre aprendo muito com ele. Deus o abençoe



  • Julio em 2 de outubro de 2013 12:54

    Pr. Rodrigo, quanto orgulho eu tenho de ler artigos como este! Que Deus continue agindo na sua vida, e que use pessoas como o senhor, para estudar e esclarecer a verdade em um mundo inundado pelo ceticismo.
    Um grande abraço



  • Carla Cerqueira em 2 de outubro de 2013 12:56

    Excelente texto, dr. Rodrigo! Conheci o seu programa na TV Novo Tempo e desde então não perco, com o blog não seria diferente. Esta sua declaração sim, é uma fonte confiável, com argumentos muito bem fundamentados. Que Deus continue te abençoando em tudo que o senhor faz para o reino de Deus! Um grande abraço



  • Gurge em 2 de outubro de 2013 13:31

    Sempre que surge algo assim penso naquele livro .. E a Bíblia Tinha Razão …. a Bíblia é a palavra viva de Deus, vidas, milhões, foram e continuam sendo modificadas por ela … pq precisamos ainda buscar elementos para crer nela e no que Deus diz?



  • maxilam em 2 de outubro de 2013 15:30

    valeu pastor rodrigo!



  • Alessandro Peterson Menezes Domiciano em 2 de outubro de 2013 15:35

    Belo artigo professor, gostaria de uma indicação sua, sobre um filme que retrate melhor a historia do nosso Senhor, Redentor e Salvador Jesus, obrigado.



  • anderson em 2 de outubro de 2013 16:39

    Fico feliz por que descobrimos a verdade,mas por outro lado se a arca de noé realmente aparecesse acredito que muitos os incredúlos e aqueles que ainda acreditam no evolucionismo iriam acreditar nas evidências claras da existência de um Deus.



  • Thiago Soares em 2 de outubro de 2013 17:21

    Ótimo artigo pastor.Excelente introdução e excelente final.Bom, ao querido amigo Fabricio, simplesmente aqui o pastor e Dr.Rodrigo Silva nos trata em uma linguagem acadêmica meu querido, por isso sitou Hitler como um pensador errôneo em suas filosofias.Não fique triste por isso.abrass



  • Salomão Lindoso de Souza em 2 de outubro de 2013 17:56

    Olá, professor Rodrigo. Artigo oportuno. Permita-me acrescentar uma advertência bíblica aos incautos: “Porventura, falareis perversidade em favor de Deus e a seu favor falareis mentiras?” (Jó 13:7).



  • DENISE em 2 de outubro de 2013 18:15

    E EU TAVA BEM FELIZ PENSANDO QUE ERA VERDADE… ASSIM ESTARIA PRÓXIMA A VOLTA DE NOSSO QUERIDO JESUS… POR FAVOR QUEM SOUBER DE MAIS NOVIDADES POSTE NO FACEBOOK… ABRAÇOS DENISE



  • Tiago em 2 de outubro de 2013 19:34

    Excelentes comentários Dr. Rodrigo. Grato pelo esclarecimento.



  • Márcio em 2 de outubro de 2013 19:51

    Rodrigo Silva, não sou religioso, e nem adventista, mas tenho diversos amigos/as que estão na igreja física adventista, aonde admiro demais seus programas, e até faço uso, e divulgo sua maneira de explanar, avaliar, examinar, confesso fico admiro, leio e assisto os vídeos, e compartilho com familiares, amigos/as, e tudo que consigo divulgar, então quero deixar paz em nome de JESUS CRISTO, e que seja usado sempre, nesse seu trabalho juntamento com a Novo Tempo, sem falar de outros irmãos que divulgam o trabalho da mensagem da Cruz, JESUS CRISTO, então deixo meus Parabéns e que venha ser usado, usado, usado mais e mais na obra que possui o talentos que tens….



  • Wenes Gomes em 2 de outubro de 2013 20:10

    Parabéns Rodrigo!!!



  • Isaías Correia Ribas em 2 de outubro de 2013 20:30

    Quando Deus diz que a salvação é pela fé, Ele quer dizer isso mesmo. Buscar desenvolver a fé pelas evidências pode ser ingenuidade ou falta de fé. A fé não é justificada racionalmente, para o racionalismo a fé está mais próximo à “loucura”. Mas entendo que o objetivo do Evidências é mostrar a veracidade da bíblia junto a historicidade. Parabéns pelo programa!



  • André Ricaro F.Freitas em 2 de outubro de 2013 20:33

    Eu já tinha visto esta matéria num programa na Discovery Chanel, serve para mostrar que DEUS é o mais digno rei do Universo , e que estes acontecimento só vem reforçar para aqueles que não crê em um Deus poderoso criador do universo , isso mostra que as pessoas tem que confiar nesse poderoso Deus e entregar a sua vida a ele.



  • maria idalia costa em 2 de outubro de 2013 21:14

    ñ consigo enteder,tudo bem que eu sempre achei essa suposta dos chineses fossem falsas , mas ñ dar credito ao Wyatt, ai ja é demais pra eu entender mesmo ele ñ era adventista?



  • maria idalia costa em 2 de outubro de 2013 21:17

    outra coisa eu peço e sobre a arca da aliança e verdade ou ñ, que o dr Wyatt, supostamente achou? seria bom fazer uma matéria sobre o assunto



  • Renato Barros em 2 de outubro de 2013 21:18

    Grato pelo texto. Ajudou-me muito.



  • Erivan em 3 de outubro de 2013 7:48

    Como a mentira está por toda parte, principalmente na internet, é de suma importancia que principalmente pastores, pregadores, escritores e outros bem intencionados, pesquisem profundamente antes de divulgarem algo.



  • Daniel G. Martins em 3 de outubro de 2013 12:23

    Muito obrigado pastor, professor e amigo! É um privilégio ter sido seu aluno, mas também uma grande responsabilidade, pois devo, como pastor, partilhar o que aprendi com o rebanho do Senhor. Um grande abraço!



  • Nadir Antonio Guimarães em 3 de outubro de 2013 14:31

    Ao que parece Deus não gosta de publicidades e alguns fatos, Ele deixa sem respostas plausíveis. E daí, surgem as especulações. Um grande exemplo disto é o famoso caso do Santo Sudário. Creio que muitos mistérios só nos serão revelados na Glória, quando lá chegarmos.



  • Jeferson em 4 de outubro de 2013 12:53

    Gostaria de saber Dr. Rodrigo por que Ron Wyatt tem tanto descrédito no meio acadêmico.
    Ron Wyatt de acordo com sua descoberta dos restos do exército de Faraó no mar vermelho trouxe outro importante ponto a ser discutido que seria a localização do monte Sinai.
    De acordo com Paulo na sua Epístola aos Gálatas cap. 4 vs. 25 o Monte Sinai estaria localizado na Arábia.
    Mas aprendemos pelos mapas Formulados por Catarina mãe do imperador bizantino Justiniano I que o Monte Sinai estaria no Egito.
    Quem estaria com a Razão Ron Wyatt com suas descobertas amadoras ou Catarina ?



  • Fabio Almeida em 4 de outubro de 2013 16:46

    Excelente!!! Mês passado enviei um e-mail para a Novo Tempo, destinado a você Prof. Rodrigo. Não sei se chegou ao seu conhecimento mas, era justamente pedindo a sua opinião sobre este assunto. Fiquei muito feliz em ler o artigo. Muito esclarecedor, como sempre.



  • Adriana em 4 de outubro de 2013 16:49

    Boa tarde, no momento e no dia em que apareceu no Facebook postado uma foto com os dizeres : Encontraram o que seria a arca de Noé, confesso que fiquei muito e feliz e orgulhosa por estarem confirmando um evento Bíblico para os incrédulos, mas diante estas palavras do dr. Rodrigo, me sinto envergonhada, por ter acreditado , sem ter tido comprovação Científica,ou pelo menos mais convincentes ….. Fico feliz neste momento por confiar em uma pessoa como dr. Rodrigo, um homem assim como eu, Cristã. Aventista do Sétimo Dia e um profissional tão competente que ao perceber que muitas pessoas poderiam cair sim no tal boato da arca de Noé, nos esclarece tão maravilhosamente. Obrigada.



  • Edair Silverio de Souza em 4 de outubro de 2013 17:00

    Parabéns professor! Agora sim veio a explicação que eu queria ouvir. Deus lhe abençoe ricamente!



  • Helmuth Milbratz em 4 de outubro de 2013 17:16

    Não vejo nada de errado, Fabricio, no fato de Dr. Rodrigo ter citado Hitler ou Goebbels. Pessoas de caráter duvidoso e reprovável também dizem verdades, assim como pessoas comprovadamente corretas eventualmente também cometem erros e dizem inverdades. As verdades das citações continuam sendo verdades.



  • willliam em 4 de outubro de 2013 17:24

    Dr Randall também pode estar mentindo!!!!!!! O jogo de interesses, financeiramente falando levam as pessoas a mentirem. Não estou defendendo os chinenes, mas quando se trata de homens devemos sempre duvidar.



  • fabio em 4 de outubro de 2013 17:27

    eu ja imaginava q isso era mentira, redes d tv sao uns dos q mais mente só p gerar dinheiro e ibópi, um bando de gente rica q nao sabe onde enfiar mais dinheiro e quer mais… coisas de satanas.



  • Carlos em 4 de outubro de 2013 18:02

    Leia o Salmo 85-11



  • hauenderson em 4 de outubro de 2013 18:25

    ouw ..ótimos argumentos Pr. é vdd ñ devemos usar dados falsos para comprovarmos a veracidade da Palavra de Deus



  • joilson em 4 de outubro de 2013 18:30

    mt bom isso



  • Rubens Gabriel em 4 de outubro de 2013 18:51

    Mas ele usou essas expressões para provar que em uma mentira grande muita gente acredita. Embora Hitler fosse insano ele falou uma frase correta. Ele não apoiou o insano, mas sim só usou um dos pensamentos dele para introduzir o seu artigo.



  • nerci de almeida sainz em 4 de outubro de 2013 19:38

    Caí nessa Pastor Rodrigo, fiquei até feliz, mas agora vejo que é tudo invenção de pessoas de má fé, não importa eu sei em quem tenho crido!!!



  • Sebastina D Manfre em 4 de outubro de 2013 20:47

    o povo se preocupa com coisas nada importante pra sua salvação.enquanto deveria-mos nos preocupar em nos preparar pra volta de Jesus.



  • Ligia Zukowski Heyer, Ellen em 4 de outubro de 2013 21:09

    Estava a procura de um comentário assim. Fiquei meio desconfiada. Mas como não sou nada dessa área, preferi esperar e procurar quem é especialista, para daí partilhar. DEUS continue usando o senhor, dr Rodrigo.



  • Allan Franco em 4 de outubro de 2013 22:52

    Ótima explicação sobre a matéria!
    Parabéns!



  • Amaral em 4 de outubro de 2013 23:00

    Bom esclarecimento ,assim estudaremos mas a Biblia q Deus nos de sabedoria para compreender seus misterios.



  • Andre Garcia em 4 de outubro de 2013 23:09

    Muito bom Doutor. Lamentavelmente a humanidade busca reconhecimento, fortuna e poder ao invés do reino de Deus, e, para tanto, algumas mentirinhas e mentironas surgem como sendo verdades absolutas. Triste fato.



  • edsonfran1969@yahoo.com.br em 5 de outubro de 2013 7:34

    Muito bem , Hitler era além de insano, hipócita e mentiroso.



  • Rusivel farias em 5 de outubro de 2013 7:49

    E viram mais e mais desses, que bom que Deus capacita seus filhos para desmentir esse povo



  • MIRIANBEVENUTE GARDAS em 5 de outubro de 2013 8:35

    Concordo com a sua conclusão, afinal por que o ser humano busca tão arduamente provas concretas de que Deus existe e a bíblia é verdadeira? se buscam isso é porque não acreditam realmente, precisam de mais provas do que já existem para acreditarem…. não entendem o sentido da fé e caem nas armadilhas de satanás….. E para aquelas que trabalham a favor dele, um prato cheio para criar dúvidas e contradições.



  • Fabio gonçalves em 5 de outubro de 2013 9:27

    é muito bom ter pessoas entendidas no assunto para poder ajudar os leigos como eu a não cair nessas mentiras,gostei, muito legal………



  • Roberto Freitas em 5 de outubro de 2013 9:29

    Mesmo com todo os recursos de informações que temos a disposição nos dias de hoje ainda tentam e até conseguem com suas mentiras enganar alguns irmãos mas louvo a Deus Pastor Rodrigo por sua vida e seu empenho de nos passar e informar acerca das verdades divinas que Deus o abênçõe grandemente.



  • Amadeu em 5 de outubro de 2013 9:40

    Gosto muito das sábias análises do Dr. Rodrigo Silva. Considero-os como um dos intelectuais eminentes da atualidade. Quem dera que houvesse muitos outros do mesmo nível que procurassem, com honestidade intelectual e cristã, a verdade sobre fatos e situações..



  • Keilla em 5 de outubro de 2013 11:57

    Cada vez mais admiro Rodrigo Silva! Parabéns pelo artigo, muito sensato!



  • Ingrid em 5 de outubro de 2013 12:24

    Pela sua seriedade e amor a Deus podemos ver em você um homem confiável, um enviado por Deus para ajudar-nos a esclarecer mentiras sobre a palavra. Obrigada Dr. Rodrigo pelo esclarecimento. Parabéns pelo programa.



  • Janice Lima em 5 de outubro de 2013 15:15

    Que o Senhor nos ajude a abror cada vez mais nossos olhos,pois o inimigo de Deus está cada vez mais furioso por saber que seu tempo aqui nesta terra está no fim e quer arrebatar mais e mais filhos de Deus para a perdição.



  • Marize corrêa em 5 de outubro de 2013 15:28

    Antes de declararmos algo como verdadeiro, precisamos investigar, estudar e muito, assim como,verificar dados coretos, dito que na Palavra de Deus, não pode haver sarcasmos, mentiras ou qualquer tipo de alusões não verdadeira.Parabéns doutor em Teologia,escritor , professor,Dr Rodrigo Silva



  • Queli em 5 de outubro de 2013 16:12

    Uma pena que homens, assim como Hitler, se deixam inspirar pelo pai da mentira a fim de trazer trevas e desconfiança sobre a verdade. Fico feliz em saber que ainda existem verdadeiros homens de Deus que trazem a verdade à tona e iluminam o mundo com bons ensinamentos. Obrigada professor Rodrigo.



  • Rodrigo Miguel em 5 de outubro de 2013 17:35

    otimo !!! precisamos estar sempre atentos mesmo, pois o inimigo de nossas almas esta tentando confundir se possivel os escolhidos, infelizmente com mentiras tão absurdas como esta !!



  • Jose Candioto em 6 de outubro de 2013 0:17

    Grande referencia para mim eu aprendo muito com as orientações do Doutor Rodrigo Deus te use para sua obra.



  • Alexandre Drumond em 6 de outubro de 2013 0:31

    Realmente é de arrepiar que muitos querem provar a existencia dos fatos bíblicos por achados falsos e não pela fé. E o pior é que gastam milhões para isso. A arqueologia é uma ciência fascinante cujo os achados verdadeiros nos ajudaram a compreender muitos fatos históricos. No entanto inventar é requerer fama encima de dados que somente servirão para dar margem aos céticos, racionalistas, ateus e tantos outros. Quanto ao artigo parabenizo o autor que foi bem esclarecedor e contudente. Deus abençõe.



  • Wendel em 7 de outubro de 2013 17:07

    Parabéns por citar Hittler no inicio e fim de seu artigo. Todo formador de opinião costuma usar outro formador de opinião cheio de honestidade e sinceridade pra dizer o que quer! Uma pena.



  • leonardo em 7 de outubro de 2013 18:07

    gostei do artigo, eu acreditava que era verdade quando eu vi o video do adivetencia final:História da Bíblia – comprovadas pela arquiologia. veja no you tuby este video que acabei de falar
    obrigado. que Deus te abençoe.



  • Jurandir Peruce em 7 de outubro de 2013 20:11

    oi Pastor Rodrigo gostaria tanto de receber contato seu envie suas matérias para mim gosto muito de te assistir



  • Romero em 7 de outubro de 2013 21:45

    Espero que o dr. Price seja merecedor de toda a credibilidade que lhe foi dada neste texto. Francamente, espero que pelo menos um desses relatos seja verdadeiro porque é com base em alguns deles que Michelson Borges – escritor de “A História da Vida” – declara sua crença na existência da arca ainda em nossos dias. É realmente uma pena ver que ele ou o senhor cometeu um erro. Sinto-me enfraquecido. Como saber com tanta segurança o que é plausível ou mentiroso? Também para mim é doído ver o senhor, que não é astrônomo ou físico, citar frases de homens que disseram ter ido à lua simplesmente porque esta é uma mentira mil vezes repetida. Então, se ela deveria continuar sendo uma mentira para o senhor, parece que todos nós vamos além de “sim, sim; não, não” e desprezamos as técnicas malignas de deturpar a verdade.
    Desejo sinceramente ver a racionalidade cristã ser fortalecida. A verdadeira ciência confirma as verdades bíblicas. Cada cristão deveria almejar ser um pesquisador das razões da sua fé (não um fideísta, correto doutor?), sem esquecer que o erro é próprio da natureza humana. Talvez isso nos torne mais humildes e nos direcione para a maior entre todas as razões: o amor de Cristo por nós.



    • Romero em 9 de outubro de 2013 20:24

      Cancelem isso, ok? Foi demais pra mim! Creio que a arca (ou evidências dela) aparecerá e será um sinal extraordinário para nos lembrarmos que vivemos dias como os dias de Noé. Ora, troncos de árvores podem manter sua forma (fica bem pretinho, mas mantem a forma (rs)) embaixo da terra, expostos a alta pressão e temperatura elevada, então parecia que congelada a arca poderia ser preservada. Claro que a gente fecha os olhos para algumas coisas do vídeo por querer que seja verdade. Abraços!



  • Het Jane Silva Carvalho em 7 de outubro de 2013 22:22

    Dr. Rodrigo, um artigo como esse é sempre muito necessário. Lembro-me de quando alguém me mostrou um texto em que a NASA provava através dos seus poderosos computadores que faltava um dia no universo (já ouviu falar deste?), e que ao consultar a Bíblia, seus cientistas encontraram a razão deste vazio no livro de Josué e no retardo do relógio de sol de Acaz. A princípio, fiquei encantada, mas logo um de nossos estudiosos esclareceu que esta era uma mera tentativa de provar o milagre bíblico de forma científica, mas sem uma base razoável para isto. A verdade é que muito do que lemos na Bíblia terá mesmo que ser aceito pela fé.



  • silvana camille em 8 de outubro de 2013 9:53

    sempre bom . ter quem nos esclareça sobre certos assuntos, e difícil o caráter do ser humano . porque pra que ?. obrigado por nos esclarecer sempre . pq muitas coisas ainda viram .



  • Cristiane Almaraz em 8 de outubro de 2013 12:58

    Sei la, acho que se por acaso a verdadeira arca aparecer , sempre tera outro Dr. que ira provar que tudo nao se trata de uma mentira ou seja SEMPRE SERA UMA GRANDE MENTIRA.



  • Nauri Nascimento em 8 de outubro de 2013 16:20

    Graça e Paz!!! Muito boa esta postagem!!! Ficou pragmática e objetiva!!! Parabéns!!!



  • VALTER CONTESSOTO em 10 de outubro de 2013 18:50

    Hummm, eu vi a reportagem dos chineses e me pareceu bem convincente! As madeiras incrustadas no gelo (difícil de falsificar, não)? A japonesa narrando de dentro da arca com dificuldade de respirar mostrando a altitude em que estavam, o fato de que o grupo ( arqueólogos da Noah´s Ark Ministry International) quererem que o governo Turco tombem o local como patrimônio mundial,etc.Uma pergunta: porque o Dr. Price não tirou fotos dos troncos e da caverna onde ele disse ter sido feito o “filme”? Não seria uma prova irrefutável de que tudo foi uma farsa? Dr. Price precisa parar de falar e mostrar provas. Não poderia ser uma “dor de cotovelo” dele por não fazer parte daquela última expedição? Não seria o caso de nós estarmos rejeitando o maior dos achados arqueológicos? Um achado que seria tão importante para o cristianismo numa época em que o criacionismo é tão ridicularizado? Não é porque pessoas como Dr. Watts e outros que “forçaram” o descobrimento da arca, que devamos acreditar que todo achado nesta área é fraudulenta!



  • GALILEU em 12 de outubro de 2013 14:28

    HITLER FOI EDUCADO POR ROMA E LEVANTADO POR DEUS. EXPLICO. QUANDO LÍDERES E POVOS DE ISRAEL CONTRA O MESSIAS CLAMARAM : ” QUE SEU SANGUE CAIA SOBRE NÓS “, A SENTENÇA FOI DECLARADA PELA DISPERSÃO E O HOLOCAUSTO DO POVO JUDEU. HITLER ESTÁ DE VOLTA PARA PARA AS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS MORNAS. QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA.



  • Aldeir de Abreu Pereira em 12 de outubro de 2013 16:59

    Parabéns irmão, pastor e professor. As coisas de Deus devem ser respeitadas e estudadas com cuidado.



  • GUILHERME em 12 de outubro de 2013 18:12

    Agradeço à Deus por teu ministério e teu empenho em mostrar a verdade; como esta sobre a arca de Noé, sou graduando em história e não perco teus programas. Abraço.



  • graca alcantara em 13 de outubro de 2013 14:01

    quase que acreditei nessa mentira,mas gracas ao bom DEUS por voce Rodrigo ter nos orientado ,obrigado.



  • wagner vilasanti em 14 de outubro de 2013 13:21

    penso que a defesa deste argumento ou comentário deva ser nas mesmas dimensões e/ou proporções que fora colocada a possível descoberta!



  • Rocivaldacamilobarroso em 14 de outubro de 2013 15:27

    Achredito que somente de um analise, minucioso poderemos acreditar nestes achados.



  • Elza Ruiz em 14 de outubro de 2013 20:07

    Muito obrigada pelo esclarecimento.



  • Elton Tertulino em 15 de outubro de 2013 6:52

    Concordo plenamente Dr. Rodrigo, é perigoso para a fé acreditar em sensacionalismo sem fundamento, a fé pode ser abalada de alguma forma e o diabo sabe disso e tentará mais e mais em nossos dias fazer as pessoas e até os escolhidos desacreditarem das obras de Deus.



  • Thiago Coutinho de Oliveira em 16 de outubro de 2013 12:21

    Olá professor Rodrigo, é inegavel que até hoje só existem hipoteses sobre onde está a arca de Noé, gostei do seu artigo e concordo com voce, principalmente de que todos deveriam se valer da sinceridade, pois no mundo tem pessoas sinceras que acreditam nessas mentiras, abraços e boa tarde.



  • Maria Ruth em 16 de outubro de 2013 12:39

    Oi Rodrigo, gostei do comentário desmentindo sobre a arca. E quem disse que precisamos ver para crer? Já fui católica, hoje estou na Igreja Presbiteriana. Mesmo qdo era católica ficava muito triste de ouvir que a Virgem Maria, aparecia aqui e acolá, esses incrédulos na verdade não conhecem a Palavra de Deus. Amo Maria, mas a verdadeira, a que a Bíblia nos mostra como mãe de Jesus homem, não mãe de Deus. Assisto sempre seu programas Evidencias, já estou com 74 anos e me interesso por tudo que fala da Bíblia. Que Deus continue te abençoando.



  • luciene maria silva de paula em 17 de outubro de 2013 18:56

    Sou apaixonada por este programa penso que todos deveriam ter oportunidade de assisti_lo



  • Helio Junior em 18 de outubro de 2013 12:59

    Professor o que eles ganhariam divulgando uma mentira em que eles sabem que outras pessoas iriam fazer prova de suas “descobertas”, principalmente se referindo a Arca de Noé?!! E sobre se a Arca ainda está lá, será que o gelo não poderia ter preservado ela?



  • Isabel Ramos em 18 de outubro de 2013 16:08

    Obrigada Dr. Rodrigo por este belo comentário sobre as “notícias” a respeito da arca. Aceitamos pela fé um Deus Poderoso, um Pai Maravilhoso, e é maravilhoso descobrir através da arqueologia comprovações da veracidade bíblica, mas como já citas-te estas informações falsas, só levam ao ceticismo e a críticas desnecessárias. desejo-lhe um bom trabalho.



  • JACQUELINE GONÇALVES em 18 de outubro de 2013 16:16

    MUITO BOM O ARTIGO !



  • Alan James Da Silva em 18 de outubro de 2013 16:26

    A mentira vem primeiro as vezes, mas sempre a verdade prevalece para jogar por terra o pai da mentira. Deus, Jesus, o Espírito Santo, a Lei de Deus, a Palavra de Deus e a Igreja de Deus são verdade que não pode ser refutável está se confirmando.



  • Marcelo Alves dos Santos em 18 de outubro de 2013 20:54

    Um grande abraço Rodrigo.
    artigo muito interessante, com certeza, o inimigo sabe como enganar, ainda mais hoje em dia, que somos, muito influenciados pela mídia secularista.
    que Deus continue te abençoando.



  • Arlete Almeida em 19 de outubro de 2013 13:31

    Parabens pela sua explicacao, Deus continue ” sempre” te abencoando!!!



  • Helena em 20 de outubro de 2013 10:42

    Ola bom dia
    muito interessante o assunto
    gostei



  • hericleiton em 20 de outubro de 2013 21:59

    obrigado por esclarecer essas falsas descobertas. louvado seja o nome de Deus por sua sabedoria



  • SANDRA GUIMARÃES NERI em 24 de outubro de 2013 10:01

    O SEU PROGRAMA É SIPLESMENTE MARAVILHOSO E VC É O MÁXIMO SUPER DIDÁTICO. DEUS O ABENÇOE ABUINDANTEMENTE



  • Irinaldo Soares em 24 de outubro de 2013 14:18

    A arca de Nóe, jamais será descoberta. Nem vestígios aparecerão. Era uma obra construida de madeira. Com o passar dos milênios a natureza se encarregou de destruir toda a matéria. A madeira apodreceu, foi decomposta. Mas eu creio que a nossa fé na Palavra de Deus jamais se corromperá. Cremos no relato bíblico por fé. Isto basta. No caso da arca será sempre assim. Provas materiais decerto jamais serão encontradas.
    Obrigado pelo seu post muito esclarecedor! Á primeira vista eu digo não minto, quase acreditei, compartilhei com amigos, mas procurei na internet a palavra de quem sabe.



  • alex cerqueira dos santos em 25 de outubro de 2013 8:21

    muito bom. adoro o programa.



  • Arivaldo em 26 de outubro de 2013 21:29

    muito bom o artigo…valeu Dr Rodrigo!!



  • ELIAS RAMOS em 27 de outubro de 2013 14:32

    Obrigado Pastor por gastar tempo nos esclarecendo certos assuntos que com certeza não teríamos como ter certeza se Deus não preparasse homens como o senhor. Parabéns!



  • Moizés Moreira da Silva Filho em 30 de outubro de 2013 16:33

    A Biblia e a verdade e tudo que tem nela saiu da boca de Deus,ser não fosse assim os acontecimentos quer esta acontecedo no mundo não estaria dentro dela.
    Quando o homem escreveu a Biblia foi revelado por Deus,tudo que esta dentro da Biblia e profecia do Espirito Santo.



  • Nilson da Silva Braga em 31 de outubro de 2013 10:30

    Peço para a direção do Canal Novo Tempo , aumentar o tempo de duração de seu programa Evidências, precisamos de mais tempo para os temas apresentados. É pouco tempo para assuntos tão importantes e necessários para o nosso conhecimento e aprendizagem.



  • Hugo Leonardo em 1 de novembro de 2013 23:18

    Muito bom Rodrigo Silva, devemos analisar todos os fatos minuciosamente conforme a Biblia e fatos cientificos.Deus lhe abencoe…



  • kaique em 18 de novembro de 2013 16:06

    Otimo artigo,pois alguns supostos achados da arca e de outros como a arca da aliança,a cidade de sodoma e gomorra e na verdade sensacionalismo dessas pessoas que acham que tem conhecimento de arqueologia



  • Schieder Da Silva em 26 de novembro de 2013 11:05

    Boa tarde,Rodrigo
    a Arca nao apareceu ,nem vai aparecer,fez a sua parte e desapareceu para nao mais ser encontrada.È um produto de Deus e nao foi feita para ser encontrada.
    Abrs.



  • João em 28 de dezembro de 2013 21:56

    Critica super construtiva!



  • Antonio G.Sobreira em 5 de março de 2014 16:59

    Olá Prof.Rodrigo silva,

    Ja desconfiava da não autenticidade de tais achados, pois não vi nenhuma literatura séria na área da arqueologia relatando tal achado. Seu artigo me ajudou a ter certeza da natureza fraudulenta de tais matérias que aparecem na net.
    Grato.
    Antonio G.Sobreira



  • Sônia Vieira em 19 de março de 2014 23:36

    Pena que fui enganada e enganei outros. Obrigada pelo artigo esclarecedor. Que Deus continue usando-o para Sua honra e glória. Aprecio muito o seu programa evidências. Um forte abraço.



  • Fernanda em 16 de abril de 2014 8:07

    Tenho conhecido a Novo tempo e seus programas a pouco tempo, e tenho gostado muito das explicações, dos estudos, da real interpretação bíblica que trazem. Não que isso tenha maior significância que a Palavra de Deus, mas tenho uma dúvida, vocês são cristão adventistas?



    • Evidências em 16 de abril de 2014 9:22

      Olá Fernanda, a TV Novo Tempo é uma instituição da Igreja Adventista do Sétimo Dia.



  • Diego Silva em 22 de abril de 2014 14:16

    Penso que Deus nunca permitirá que encontrem a arca !



  • fernando em 23 de abril de 2014 4:15

    Ótimo texto. Obrigado pelos esclarecimentos. Andei vendo algumas pregaçoes e programas seus. Já vi você falar duas vezes que o homem foi a lua. Existem uma série de evidencias de que ele nao foi. De início, basta ver as fotos. Pesquise sobre isso. Abraço e Deus continue te abencoando.



  • Laércio Andrade em 9 de maio de 2014 21:29

    ola, querido prof Rodrigo Silva gostaria primeiro de parabenizar por esse programa maravilho da tv nt e tambem aos demais saudações ao prof. Leandro e ao Tito. Bem gostaria de saber do Sr. se ñ existe possibilidades de um desses 40 achados da arca ser realmente verdadeiro ou se ainda há condições alguma pessoa séria, honesta ou a propria arqueologia encontrar essa bendita arca? qual a opinião do doutor com relação a isso ainda existe possibilidade de encontrar o literal barco sim ou não? por favor enviar a resposta por e-mail.



  • laylla em 19 de maio de 2014 22:02

    Sabe se que o inimigo conhece cada palavra escrita na Bíblia. E o que parece mais racional para distorcer a Verdade de Deus.

    Seus argumentos distorcem claramente.

    Seja ou não a Arca. Não é necessário levantar e se preocupar com as evidências mostradas usando o nome de Deus.



  • Guilherme Rodrigues em 18 de julho de 2014 22:37

    Ótimos esclarecimentos, e pena que realmente existe muita gente que acredita nestes fatos, e muitos destes são cristãos. Artigo maravilhoso!!!



  • Jailton Rocha em 21 de julho de 2014 15:12

    a principio quando vi a reportagem acreditei, porém fui mais a fundo no assunto e tive a ideia de entrar nesse site por saber da idoneidade do Dr. Rodrigo e o programa da igreja adventista na tv novo tempo, e logo deparei com a ideia mais centrada sobre o assunto. Obrigado!! terei mais cuidado ao verificar tais citações nas redes.



  • Robson Sena em 20 de setembro de 2014 17:06

    Você poderia provar arqueologicamente os utensílios fósseis descobertos nas proximidades ?



  • geni em 21 de setembro de 2014 1:29

    Bastante esclarecedor. Professor, volte logo.



  • Domingos Sousa em 5 de novembro de 2014 12:06

    Artigo bem esclarecedor! Aproveito para divulgar o conteúdo para refutar as supostas evidências dos dissidentes.



  • Patricia Barbosa em 25 de novembro de 2014 20:53

    Muito interessante suas conclusões, me fez mudar o pensamento sobre o assunto.



  • Raymond Gatto em 11 de dezembro de 2014 22:31

    Muito bom o texto…
    sinceramente, como Cristão
    acreditar em achados perdidos é um caso isolado. Só se por ventura atal madeira ficasse todo tempo congelada.
    Sendo assim beleza… o fato é que só acredita nesse acontecimento kem é verdadeiramente convertido e acredita em um criador de tudo o unico Deus que está na biblia cristã, e Judaica…