Assista no ar:
Esta Escrito Adoração
TV TV
INÉDITO:
  • DOM22:30
REPRISES:
  • TER23:30
  • QUI17:00
  • SEX22:00
  • SAB09:30

Artigo – Encontraram a arca da aliança?, 2011


Rodrigo P. Silva

Em julho de 1981, os moradores de Israel foram surpreendidos com uma notícia extraordinária. Moti Éden, um repórter da Rádio Israelense, anunciava em seu programa noturno que dois rabinos haviam encontrado a arca da aliança e que, ele mesmo, era uma testemunha ocular do ocorrido.

O que Éden tinha de fato presenciado foi a escavação clandestina de um grupo de judeus ortodoxos que acreditavam estar a caminho de encontrar o valioso tesouro. Eles criam que um túnel lateral ao muro das lamentações os levaria ao antigo lugar santíssimo do Templo, em baixo do qual estariam escondidas as tábuas da lei e outros artefatos originais. Hoje, o que vemos no local do antigo Templo são as edificações islâmicas do Domo da Rocha e da mesquita de Al Aksa.

O resultado, evidentemente, foi uma reação imediata dos muçulmanos que entraram em luta armada contra militantes judeus, causando a morte de seis estudantes. O quadro só não ficou pior porque o rabino Meir Getz, que liderava as escavações, cedeu a um acordo político, colocando “panos quentes” sobre a questão. Getz morreu em 1995 e um ano depois e o túnel foi parcialmente aberto ao público como atração turística.

A despeito da agitação, nenhuma prova concreta foi apresentada de que a arca tivesse mesmo ali. Mas esta não foi a única vez que alguém pretendeu tê-la encontrado.

Pretensos achados

Os etíopes dizem que a verdadeira arca estaria em seu país, numa capela da cidade de Axum. Eles argumentam que ela foi roubada do Templo judeu pelo príncipe Menelik, filho de Salomão e da rainha de Sabá. O curioso é que, com exceção de uns poucos políticos, a ninguém foi permitido ver ou fotografar a arca, o que torna bastante suspeita esta tradição.

Vendyl Jones, provavelmente o mais excêntrico dos descobridores, foi a inspiração para Steven Spielberg criar o personagem Indiana Jones. Com base num obscuro texto encontrado entre os Manuscritos do Mar Morto (o Manuscrito de Cobre), Jones diz ter decifrado o mapa de onde estariam a arca e outros utensílios sagrados do Templo.

Em 1988, ele apresentou uma pequena vasilha de barro cujo conteúdo seria o Shemen Afarshimon, o óleo sagrado dos sacerdotes. Análises químicas posteriores pareceram dar certo crédito à sua descoberta, mas o assunto ainda não está tecnicamente encerrado. Mais tarde, em 1992, Jones mostrou aos jornalistas um pote de cinzas que alegou pertencerem originalmente ao ketoret, o incenso sagrado do Templo. Muitos, é claro, dizem que tudo não passa de um embuste.

Com absoluta segurança ele prometeu que revelaria em agosto deste ano o local exato da arca. Mas até agora nada de concreto foi apresentado e o mérito de Vendyl Jones parece ser apenas o de ter inspirado a criação de um personagem holliwoodiano.

Dentro do arraial adventista, um profissional da área de saúde chamado Ron Wyatt também pretendeu ter encontrado a arca. Infelizmente, a empolgação apressada, seguida da forma fácil como a Internet divulga inverdades, fez com que muitos irmãos, de boa fé, acreditassem na história de Wyatt e a divulgassem, inclusive, através do púlpito.

Embora não tenhamos aqui espaço para mostrar as falhas de suas pretensas descobertas, podemos resumidamente dizer que Wyatt afirmou ter encontrado a arca em 1982. De acordo com sua história, Deus lhe havia dado uma revelação especial, por ocasião de sua visita a Jerusalém, mostrando-lhe a gruta de Jeremias, dentro da qual estaria a arca da aliança.

Munido de uma discutível “permissão” para escavar no local, que fica próximo à porta de Damasco, Wyatt disse ter encontrado ali a espada de Golias, a mesa dos pães asmos, o altar de incenso e outras coisas. Sua trama, recheada por aparições angelicais e visões de Cristo, termina com o achado da arca e os dez mandamentos. Ron disse ainda ter tirado várias fotos, mas quase todas queimaram. A única que restou não oferece nada que possa ser chamado de “convincente”. Apenas uma luz forte onde ele afirma poder visualizar o rosto de Cristo sentado num trono celestial.

Numa teologia muito confusa, Wyatt  também apontou o lugar como sendo o Calvário e concluiu que, quando Cristo morreu, seu sangue penetrou o solo, aspergindo a arca que estaria poucos metros abaixo. Este seria o cumprimento de Daniel 9:24. Ora, o texto bíblico não diz que seria ungida a arca e sim o santo dos santos que, se entendido no sentido pessoal, refere-se a Cristo e, no sentido geográfico, ao santuário celestial. Mesmo porque, o lugar santíssimo do santuário terrestre não ficava no Calvário, mas dentro do Templo.

Ron Wyatt afirmou ainda ter recolhido amostras do sangue de Cristo, mas, como nas declarações anteriores, tudo não passou de uma teoria infundada. Como Vendyl Jones, ele também foi desafiado a apresentar provas mais substanciais do que dizia. Então, prometeu que, em um ano ou dois, voltaria ao local com uma equipe de cientistas e revelaria a arca para o mundo. Só esperaria uma ordem de Deus dizendo que chegou a hora de fazê-lo. Mas, Wyatt morreu em 1999 e, até hoje, nenhum de seus  colaboradores apresentou qualquer prova que legitime suas afirmações.

O que diz Ellen White?

Como muitos já sabem, a arca desapareceu por volta de 587 a.C., quando os babilônios atacaram Jerusalém e destruíram o Templo. A Bíblia não descreve como isto aconteceu, mas antigas tradições judaicas revezam entre Josias, Jeremias e Baruque a responsabilidade pela ocultação do objeto. Ellen White, embora não mencione o nome dos envolvidos, parece dar crédito a esta tradição. Ela diz:

“Antes do templo ser destruído, Deus fez saber a alguns de seus fiéis servos o destino do templo, que era o orgulho de Israel …Também lhes revelou o cativeiro de Israel. Estes homens justos, exatamente antes da destruição do templo, removeram a sagrada Arca que continha as tábuas de pedra, e com lamento e tristeza esconderam-na numa caverna, onde devia ficar oculta ao povo de Israel por causa de seus pecados, não mais sendo-lhes restituída. Esta sagrada arca ainda está oculta, jamais foi perturbada desde que foi escondidaSpiritual Gifts, vol. 4, pp. 114, 115 (1864); Spirit of Profecy, vol. 1, p. 414, (1870); História da Redenção, p. 195.

“Entre os justos que ainda restavam em Jerusalém, a quem tinha sido tornado claro o propósito divino, alguns havia que se determinaram colocar além do alcance das mãos cruéis, a sagrada Arca que continha as tábuas de pedra, sobre a qual haviam traçado os preceitos do decálogo. Isto eles fizeram. Com lamento e tristeza esconderam a arca numa caverna onde deveria ficar oculta do povo de Israel e de Judá por causa de seus pecados, não mais sendo-lhes restituída. Esta sagrada arca ainda está oculta. Jamais foi perturbada desde que foi escondida.” Profetas e Reis, p. 436 (1989). Grifos acrescentados.

Assim, descarta-se a idéia de que a arca tenha sido destruída, arrebatada ou transferida para fora de Israel, pois com a iminente chegada dos babilônios, os judeus não teriam tempo de fugir para longe levando consigo um objeto sagrado que demandaria um detalhado cerimonial de transporte.

Será a arca encontrada novamente?

A atitude de esconder objetos sagrados devido a uma ameaça iminente não era estranha. II Crônicas 34:14-30 descreve o momento em que, em meio à reforma do Templo, Hilquias encontrou os originais de Moisés que sacerdotes piedosos haviam escondido durante o idolátrico reinado de Manassés. Os Manuscritos do Mar Morto, descobertos em 1947, nas cavernas de Qumran, também exemplificam tal comportamento. Segundo uma hipótese, os textos teriam sido guardados ali em virtude do cerco romano sobre a cidade de Jerusalém.

Várias tradições judaicas baseadas em Jeremias 3:16 fazem supor que a arca reaparecerá no fim dos tempos. Embora o espaço não nos permita expor estas tradições, torna-se digno de nota que Ellen White também fala que as Tábuas serão trazidas novamente à vista dos habitantes da Terra:

“Com Seu próprio dedo, Deus escreveu os Seus Mandamentos em tábuas de pedra. Essas tábuas não foram deixadas aos cuidados dos homens, mas foram postas na arca; e no grande dia em que cada caso estiver decidido, essas tábuas escritas com os Dez Mandamentos serão mostradas para que o mundo inteiro possa ver e entender. Seu testemunho contra o mundo será inquestionável.” Carta 30, (1900). Manuscript Releases 1401. vol. 19, p. 265.

“O precioso registro da lei foi colocado na Arca do Testamento e está lá ainda seguramente escondida da família humana. Mas no tempo apontado por Deus Ele revelará essas tábuas de pedra a fim de serem testemunho para todo o mundo contra o desdém para com Seus Mandamentos e contra o culto idolátrico de um falso sábado.” Manuscript Releases 122, 1901. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.1, p. 1109.

“Quando o templo de Deus for aberto, que triunfo não será para aqueles que foram fiéis e verdadeiros! No templo será vista a Arca do Testamento em que foram postas as duas tábuas de pedra nas quais foi escrita a Lei de Deus. Essas tábuas de pedra serão tiradas de seu esconderijo e nelas serão vistos os Dez Mandamentos gravados pelo dedo de Deus. Essas tábuas de pedra que agora jazem dentro da arca do testamento serão um testemunho para a verdade e os reclames da lei de Deus.” Carta 47, 1902. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 972.

Embora não possamos ser dogmáticos, estes textos parecem indicar que o reaparecimento da Lei será um ato sobrenatural de Deus por ocasião do Seu juízo sobre os homens. E isto ocorrerá quando cada caso estiver decidido.

Assim, embora possamos admitir um desejo próprio de que a arca seja encontrada, é importante ter prudência e permitir que se cumpra a vontade de Deus. Note-se que um ponto em comum a todos os pretensos descobridores da arca é que nenhum deles até hoje apresentou provas concretas que justifiquem suas afirmações. Fotos que não se revelam, soldados que impedem o acesso ou promessas que não se cumprem são insuficientes para nos fazer acreditar neste tipo de abordagem. E é importante lembrar que mesmo a verdade, se for sustentada com argumentos infundados torna-se um desserviço à causa de Deus.


Você está em : Artigos
Compartilhe:

Comente


Current month ye@r day *


  • Leonardo em 28 de abril de 2011 2:30

    Muito bom o texto, já vi até um video do Ron Wyatt e outros textos não publicados aqui, como o de um suposto cesto redondo, de uma pseudo-arca da aliança, além do festival anual etiope da arca da aliança, mas se tivesse que apostar em alguma teoria seria mesmo de esta escondida em alguma caverna ou tunel ainda não revelado.
    Sobre o futuro da arca, se for redescoberta, eu acredito em 2 possibilidade:
    1 Caso mantenha as caracteristicas originais, incluindo a proibição de toca-la, será descoberta ao fechamento da porta da Graça ou mesmo após, pois é uma evidencia muito forte em favor da arca
    2 Caso tenha se tornado apenas um objeto antigo, sem mais a proibição de Deus, poderá nem ser dado o devido valor, inclussive inimigos das escrituras tentaram alegar que a biblia estaria enganada, pois eles tocaram na arca e não aconteceu nada
    Essas são apenas ideías que sonho, mas mesmo assim devo agradecer novamente por esse belo texto



  • Sam em 19 de maio de 2011 17:28

    Será um dia inesquecivel tanto para nós como para os pentecas quando virem tal aparição.
    Será a prova final de que a Lei de Deus é imutável e para sempre. Para os domingueiros será uma tabuada na cara.



    • Marcelo Martins em 25 de fevereiro de 2014 7:48

      Não creio que a arca poderá ser novamente encontrada. Da mesma forma que o santo sudário, suposto tecido de linho que teria envolvido o corpo de Jesus após a crucificação e gera grande polêmica e controvérsia e idolatria, da mesma forma, uma também suposta arca original traria. Quanto ao sábado, o que está no antigo testamento tem que estar relacionado com o novo, isto é, tem que ter respaldo no novo testamento. Temos que ter Jesus no nosso coração e não ordenança de dias sagrados. No texto em Romanos 14:5-6 está escrito: ” Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus. ” Jesus também disse que era o SENHOR do Sábado, em Mateus 12, liberando os homens do sacrifício. Se seguimos a Cristo, devemos estar convictos da sua ação salvadora através apenas pela graça por meio da fé, em Efésios 2.8. Portanto queridos, estejam firmes em Jesus Cristo, a maior revelação que temos até a volta do salvador é a Bíblia Sagrada, e não devemos nos levar por ventos de doutrina.



      • Evaldo em 21 de abril de 2014 14:58

        Temos que nos limitar a falar do que sabemos, qualquer opnião pessoal pode ser considerado como mentira. Devemos relatar os fatos e deixar o leitor chegar a conclusão sozinho. Opniões humanas só passa de sabedoria de homens que são trapos de imundices para Deus. Os planos de Deus são loucuas para nos. Portanto devomos absorver os fatos e deixar que a historia mostre quem encontrou esse valioso obsejo que sabemos que estárá lá no céu (Apoc 11:19) junto com todos aqueles que estiverem vigilantes e atentos, com os olhos esperituais bem aberto.



  • Mnafriedi em 23 de maio de 2011 14:37

    Porque vcs idolatram a elen white como sendo conhecedora de todas as respostas? Cuidem com a idolatria a líderes religiosos….



    • Gabriel Possemozer em 27 de maio de 2011 14:38

      Mnafriedi, nós não idolatramos a Ellen White de maneira nenhuma, pois estariamos desobedecendo o 2º mandamento de Deus que diz que nao devemos adorar qualquer outra coisa senao a Deus, pois somente Ele é digno de adoração. Ellen White foi uma profetisa de Deus, Ele a usou para que pudessemos enteder melhor a Biblia, claro que temos que estudar a Biblia com o poder do Espirito Santo para que possamos entender a Palavra.
      Ellen White foi usada por Deus para nos ensinar coisas que Deus já colocou na Biblia, pois foi preciso uma reforçada pq o mundo estava cheio de pecado e nao queria ler a Biblia, mas com alguem escrevendo de forma mais clara os ensinamentos que já estao na Biblia, tudo o que esta na Biblia tornaria melhor a compreensão e faria com que lessemos mais a Biblia. Ellen White foi usada pra isso. Deus a inspirou, entao concluindo não estamos adorando nenhum ser humano aqui, estamos só aprendendo a adorar cada vez mais a Deus.



  • Jane Carla em 31 de julho de 2011 12:21

    É emocionante a historia da arca,enguanto os homens pensarem somente em tirar proveito pr si proprio nada sera revelado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



  • Sonildes- Camaçari- Ba em 13 de agosto de 2011 16:31

    Isto é de fato o que podemos chamar de uma boa leitura, me impressiona o fato de saber como Deus mantém instrumentos poderosos a seu favor, nesta leitura pude desde já contemplar um: Rodrigo Silva e o outro: a Arca da Aliança que ainda virá. Paz a todos.



  • Vander Guerhardt em 31 de outubro de 2011 4:54

    Hello Amados em Cristo. Sou um assiduo espectador do programa evidencias e um profundo admirador do nosso amado irmao Dr. Rodrigo Silva, do qual temos um profundo respeito, independentemente de doutrinas internas, pois o seu conhecimento e muito util para nos amantes do Evangelho, da Teologia e Arqueologia Biblica. Como santos do Deus altissimo nao temos o direito de atacar ninguem diante de suas posturas. Discordar, nao e estar contra pessoas, eu discordo do meus amigos, da minha esposa e nunca, jamais, estarei contra eles. Por isso temos que saber separar as coisas muito bem. Voltando ao assunto da Arca da Alianca mencionado neste belissimo artigo, creio que um dia todas as coisas serao reveladas a nos e a Arqueologia esta ai para reafirmar as posicoes biblicas, contudo, com todo respeito as opinioes dos nossos amados irmaos e necessario ressaltar, que a despeito de se achar a Arca da Alianca ou nao, temos que ter em mente, que Jesus e a Alianca entre voce e eu e mais profundamente entre voce e Deus. Os achados biblicos arqueologicos nos servem apenas de beleza, riqueza historica e de composicao material para ratificar o que na Biblia esta escrito, revelando assim a nossa historia para os ceticos que creem que a Biblia contem apenas fabulas e historias sem fundamento. Tenho a mais absoluta certeza que a Arqueologia Biblica nos trara muitas alegrias no futuro, enriquecendo a historia e fortalecendo os crentes em Jesus, mas jamais devemos tirar os nossos olhos daquele que e maior que todas essas coisas, JESUS, porque tudo no passado, a saber o Velho Testamento, apontou para Ele, mas tendo Ele estado no meio de nos, torna essas ” coisas” (os artefatos), apenas ilustracoes educativas e didaticas para nos. Parabens ao Programa, ao Site e a Igreja Adventista que juntos colaboram para educar e trazer conhecimento biblico aos famintos pelo saber.

    Vander Guerhardt
    New York, NY



    • allana.ferreira em 31 de outubro de 2011 18:13

      Olá Vander, muito bom ler seu comentário. Nos informe uma coisa, como você assiste os programas? pela internet?
      Forte abraço, a produção



  • Diego Oliveira em 18 de janeiro de 2012 13:18

    Parabéns pelo seu comentário Vander, você realmente é um pessoa que tem os frutos do Espirito, um verdadeiro discipulo de Cristo.

    Graça e Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

    Abraço



  • edvana aguiar em 1 de março de 2012 22:21

    Inclusive eu estava estudando sobre a arca, ai eu tive a curiosidade de saber um pouco mais sobre essa historia que é real, muito interessante. Gostei muito.



  • Ewerton Monteiro em 14 de abril de 2012 5:52

    Pois onde estara a arca ? onde…?onde….? bom um dia saberemos!



  • Jorge em 14 de abril de 2012 23:40

    1.Será um dia inesquecivel tanto para nós como para os pentecas quando virem tal aparição.
    Será a prova final de que a Lei de Deus é imutável e para sempre. Para os domingueiros será uma tabuada na cara.

    Sam.
    Seu comentário é tolo e preconceituoso. Típico de um menino frente aos mistérios de Deus. Puro fundamentalismo. Você é somente um pensamento dentre muitos outros que existem, ponha seus pés no chão.



  • Dickson em 8 de junho de 2012 3:49

    PARA RODRIGO

    Como diz a palavra, examinai de tudo e retende o bem. Quero parabenizar o apresentador Rodrigo pelo excelente programa, MAS a respeito do Sudário de Turim foi decepcionante. Alegar que o Sudário não era verdadeiro por causa do carbano 14 é desconhecer o objeto mais estudado pela ciência. Ciência esta que muitos dos seus componentes não religiosos acreditam no pano e alguns que são cristãos rejeitam-o simplesmente porque está na Igreja Católica, que por sinal também rejeitava até cerca de 30 anos quando foi presenteada com o pano. A única “”prova”" em contrário foi o c14, mas Rodrigo esqueceu de dizer que: 1. foi tirado do lugar errado; 2. estava cheio de capa bioplástica; 3. “enovecido” pelos incêndios por que passou. Depois alegar que a posição das mãos ou as moedas nos olhos não eram de costume judeu não prova nada, pois Jesus estava nu e se cercava também de gentios. Dizer que o sangue saindo do corpo contraria a morte de cristo, pois um corpo morto não pode expelir sangue como é atestado no pano, pelo contrário, comprova a vida, a RESSURREIÇÃO. Dizer AINDA que a imagem das moedas dos dois leptos de Pilatos não estava clara é desconhecer o assunto, pois pelo menos a circunferência e o lepto litus são bem visíveis ATÉ NAS FOTOS QUE eu tenho de minhas revistas, e sem manipulação. E o que falar dos pólens de Jerusalém extintos no primeiro século? E a imagem sendo uma radiação calórico luminosa, não podendo nunca ser uma pintura. Assim Rodrigo, Você perdeu uma oportunidade de ser ISENTO, isto é o que poucos cristãos verdadeiros são, há poucos. Não sou católico, nem preciso sê-lo para entender o Sudário. Repito, não sou católico, mas infelizmente você falou algo contra a verdade histórica, científica e arquelógica que você tanto tenta combinar, somente porque ATUALMENTE o pano está na igreja católica, ou seja, vc não foi arqueólogo, científico, historiador, ISENTO nem cristão ao negar algo que poderia ajudar os incrédulos, somente porque você é contra a igreja católica. Como disse no começo, citanto a Bíblia: examinai de tudo e retende o bem. Coisa que vc não fez.



  • uandersom em 13 de julho de 2012 20:24

    como Deus é maravilhoso sabe que muitas coisas teria que aparecer para que se tornasse, cada
    vez mais a verdade
    eu não fico muito feliz pois pense se eu não estivesse entendido a verdade estaria do outro lado
    minha tarefa alerta-los..



  • Torres das Aguas em 2 de setembro de 2012 19:22

    Pessoas morreram ao tocar a sua arcá, e pessoas foram abençoadas com temor a leís de Deus, mais esse ato de profanação do templo sagrado, derramou sangue em Israel, mais parece que o local exato desse artefato sagrado, se para os comprimentos das profecias, mesmo porque parece-me que eles aspergia sangue sobre arcá como adoração ao sol e seus querubins.

    Se Cristo jesus foi batizado olhando para o sol, e ser o cordeiro santo, então as profecias messianicas serão cumpridas, mesmo porque estamos na era da graça, tudo que pedimos ao pai celestial eles nos dará, e por que não o LOCAL exato de sua existência, mesmo porque o espírito revela, e Deus dá o Dom e talento para cada servo seu, tudo tem o seu tempo e sua hora, basta o espírito fazer uma aliança com Deus.

    O que vale são os cumprimentos das profecias e o 10 mandamentos, a existência ou não, os seus efeitos dependeram de Deus, mesmo porque estamos na ERA DA GRAÇA!!!

    Abraços

    Rei Davi 2014
    A taça é nossa
    Oriom 7



  • getulio braga em 28 de setembro de 2012 17:25

    A Arca da aliança de Deus não está na terra!
    João quando comenta sobre as revelações de Jesus Cristo (o apocalipse) Ele diz que via A Arca de Deus diante de Seu Trono, Então Ela não está aqui…. quem desejar contemplar Esta maravilha, procure andar na presença de Deus aqui na terra, e, verás o Tesouro no Céu.
    Getulio Braga.



  • Gabriel em 17 de outubro de 2012 18:20

    Getulio Braga, Amigão, não é bem assim…
    Segundo Êxodo 25:9, Moisés construiu tabernáculo segundo o que Deus lhe mostrou. O santuário construído aqui na terra é segundo o modelo do que existe no Céu. Portanto, o terrestre é somente uma ‘cópia’. A visão de João em Apocalipse 11: 19 só comprova a imutabilidade da lei, e que ela perdura até as moradas celestiais.

    Abraços !



  • gladston em 2 de novembro de 2012 19:53

    acredito q se alguém encontrasse seria motivo de briga´de rixas, pessoas querendo ganhar grana em favor da façanha de ter encontrado um artefatomuito importante….(sem falar das facçoes religiosas q cairiam por terra. Na hora certa DEUS a revelará…



  • Marcio Castro em 26 de novembro de 2012 17:24

    Caro Rodrigo Silva
    admiro seu trabalho, fé, inteligencia e amor a Cristo e aos irmãos. Dou graças a Deus por estar usando sua vida. Por acaso o irmão teria algum artigo que mostrasse as falhas desta historia defendia pelo falecido Ron Wyatt e os atuais responsáveis pelo Wyatt Museum, gostaria muito de conhecer suas analises. Enfim, há muito que pesquiso toda a historia envolvendo Ron e a arca, e sei que até parece um pouco bizarra esta história, mas, para mim há um “possibilidade” de ser verdadeira por alguns motivos: é bem provável que o lugar original da crucificação de Cristo tenha sido soterrado pelos principais sacerdotes a fim de impedir peregrinações ou algum tipo de culto cristão no local, afinal de contas, a intenção deles era eliminar qualquer rastro que servisse de pretexto para os seguidores de Cristo proclamar sua fé; outro ponto é que há um grande probabilidade – como você mesmo afirmou – de que esta arca esteja em alguma gruta/caverna debaixo do monte do templo – e por fim, toda historia contada por Ron, por seus filhos e alguns de seus amigos envolvendo o período das escavações e até mesmo após sua morte é contada com tantos riqueza de detalhes que me faz pensar que se tudo não passar de uma mentira, foi uma mentira muito, mas muito bem elaborada.
    Não estou aqui defendendo a tese de que esta descoberta é verdadeira, só estou dizendo que acho que não devemos descartá-la. Para mim, até o momento, também não ficou comprovado que foi uma fraude.
    abraço
    Marcio Castro



  • Fernando Luiz Borges em 1 de dezembro de 2012 19:53

    A respeito de algumas das alegações que o Dickson faz para atestar a veracidade do Sudário de Turim, confesso que não possuo conhecimento técnico para refutar ou confirmá-las. Entretanto, existe uma delas que não posso me furtar a comentar. Reproduzindo o comentário dele lemos “Depois alegar que a posição das mãos ou as moedas nos olhos não eram de costume judeu não prova nada, pois Jesus estava nu e se cercava também de gentios.” Devo lembrá-lo, caro Dickson, que a única fonte confiável sobre o que aconteceu com Cristo após a sua morte, e posterior ressurreição, encontra-se na Bíblia, mais precisamente nos Quatro Evangelhos. E o que lemos ali? Que Jesus, ao contrário da sua alegação, estava cercado, isso sim, de JUDEUS, e não de gentios. Ele foi retirado da cruz por judeus. Seu corpo foi requisitado a Pilatos por um eminente membro do sinédrio e sepultado em um sepulcro novo pertencente ao mesmo José de Arimatéia. Seu corpo foi preparado, às pressas, por causa da proximidade do Sábado, por judeus e judias, os quais, posteriormente, guardaram o período do Sábado, conforme prescrito na chamada Lei de Moisés. Como podemos aventar a possibilidade de que José de Arimatéia, dono do sepulcro e judeu praticante desde sua meninice, iria permitir que Jesus fosse sepultado conforme rituais pagãos? E os judeus que tiraram Cristo da cruz? Iriam eles concordar com práticas pagãs na preparação do corpo do Mestre morto? Desculpe, mas com todo o respeito, a alegação de que Jesus poderia ter sido sepultado de forma pagã, não se sustenta. Por fim, creio que o maior argumento contra o Sudário sejam as declarações da única testemunha que presenciou os eventos e as relatou em seu evangelho, isto é, o apóstolo (na época ainda discípulo de Cristo) João. Este, em João 19: 39-40, relata que “… E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram EM LENÇÓIS com os aromas, como é de uso entre os judeus na preparação para o sepulcro.” E mais adiante: (João 20: 5-7) “e, abaixando-se, viu OS LENÇÓIS DE LINHO; todavia, não entrou. Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os LENÇÓIS, e o LENÇO que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os LENÇÓIS, mas deixado num lugar à parte.” O Sudário é uma peça INTEIRIÇA e João fala claramente em lençóis. De todos os evangelhos, somente temos certeza de que João foi o autor que realmente presenciou os fatos acima. E como fica, então, a história do Sudário? Boa pergunta, não?



  • LUCIANA em 5 de dezembro de 2012 13:30

    É INCRIVELMENTE FASCINANTE O MISTÉRIO DA ARCA SAGRADA, CREIO QUE UM DIA A VEREI NO SANTUÁRIO.
    GOSTARIA DE SABER SE JOSIAS ESCONDEU NA ARCA O CAJADO DE MOISÉS.



  • DENISON em 15 de janeiro de 2013 13:11

    O AUTOR DA BIBLIA É DEUS, O TEMA CENTRAL É JESUS E O INTERPLETI E O AMADO ESPIRITO SANTO, O RESTANTE É TUDO TEORIA E TEOLOGIA DE PESQUISADORES.



  • Armando em 14 de fevereiro de 2013 10:53

    Gostei bastante,agora entendo algo q outrora nao sabia!, vlw Deus nos abençoe e oren por min po favor!! :)



  • celso em 17 de fevereiro de 2013 13:28

    É uma pena que pessoas, se ofendam mutuamente sobre assuntos que hoje são misterios. nenhum homem é dono da verdade. conhecimento qualquer um adquire ,sabedoria é um dom de DEUS.



  • Fabio Almeida em 18 de fevereiro de 2013 20:01

    Gostei muito do texto. Era uma curiosidade minha saber o paradeiro da Arca de Deus. Por coincidência encontrei esse excelente artigo. Meus parabéns. Muito esclarecedor.



    • jaciell ferreira em 11 de julho de 2013 22:28

      Dou graças a Deus por ainda ter homens dedicados nas coisas de Deus,eu estou fazendo um estudo sobri a Arca e encontrei esse texto esclarecedor,que Deus continui abençoando os amados irmãos.



  • Sílvio de Jesus F. Ribeiro em 19 de fevereiro de 2013 18:53

    Muito interessante o artigo sobre a arca da aliança. Não há evidência bíblica quanto ao aparecimento da arca nos dias futuros; prefiro acreditar que Deus tomou para si, como levou consigo Elias e Enoc. O certo é que, se for encontrada, não poderá ser tocada, isso nos faz lembrar o texto bíblico de 2 Samuel, cap 6. 6-7, quando a ira de Deus se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu por essa imprudência; e morreu ali junta à arca de Deus. Talvez Uzá não tinha má intenção de tocá-la, mas não era autorizado a pegar na arca, mesmo que fora para tentar salvar a arca de cair no chão; primeiro porque a arca não era para ser transportada de carroça, e puxada por bois; para isso Deus ordenou que fizesse duas varas para seu devido transporte.
    O Livor de Apocalipse revela que, na Jerusalém celestial estará os utencílios da arca, e a árvore da vida!



  • Julio Ajala em 9 de março de 2013 22:03

    Fantástico, excelente leitura mesmo!! Também tenho esse desejo próprio de que a arca seja encontrada, mas, que seja feita a vontade de Deus!!!!!



  • Sebastião Ferreira Costa em 30 de março de 2013 22:51

    É muito interessante tudo que fala das promessas de Deus, o texto é sempre muito bom, os filmes são sempre condizentes com as passagens bílblicas, as pessoas sempre são educadas e cordiais, independente das crenças o intendimento e a busca de conhecimentos sobre um Deus que é mais que perfeito é algo que nos remete a ser seres humanos melhores e mais “humanos” . Honremos os pais para que tenhamos vida longa. Façamos com que os filhos sejam educados para o bem saber religioso para que o mundo se torne melhor. Pois, hoje o mundo a nossa volta está como Sadomo e Gomorra, as cidades estão cheias de pecados, a banalidade e a mundaneidade tomou conta dos seres da terra…..



  • Tatiane Leite em 9 de abril de 2013 13:11

    Gostaria de saber se há algum registro sobre em que Língua Deus escreveu as Leis nas Pedras com seu próprio dedo???? Agradeço muito a informação!!!



  • Regivaldo em 7 de maio de 2013 11:44

    Bom dia, muito bom Dr Rodrigo, realmente devemos sim fazer a vontade de Deus e nos prepararmos para o Seu retorno, infelizmente muitos zombam com relação a guarda do Sábado e infelizmente terão uma surpresa ao qual jamais irão entender, pois negaram a verdade e blasfemaram contra o Espírito de Deus.Hoje percebo o quanto a questão do Sábado tem sido cada vez mais discutida, sabemos que a questão do trabalho tem deixado muitos irmãos sem trabalho, mas tudo é uma questão somente de acreditar no nosso Deus, pois se assim não fosse porque Jesus em Mateus 6:25-34, nos fala a respeito de cuidado de Deus para com os Seus filhos, tudo é simplesmente uma questão de confiança e fé(Salmo 37:5).Que Deus abençoe a todos.



  • Pr. RICARDO GIOVANI em 7 de maio de 2013 19:42

    Olá , quero parabenizar por tão belo artigo , gratíssimo , por ter defensores do céu altíssimo aqui na terra , bem , quanto a belíssima arca , amados irmãos , não se turbe vossos corações , não vos preocupeis quanto a sua guarda dura ou localização , no momento certo o Deus Poderosíssimo , informará a sua descoberta, lembre se da Arca de Noé , derre pente ela ressurgiu, na hora certa do relógio matemático de Deus , ela aparecerá , quanto ao acha la , cuidado ao toca la , pois , pelos nossos pecados poderemos sermos fulminados , pois vos enganeis Deus não se deixa escarnecer e nem é Deus para que minta , vamos nos preocupar varões Galileus em ir , pregar e batizar em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo , se quiseres ver a poderosa arca é só orar e Deus em sonho te mostrará como ela é e onde está aí vc poderá toca la chegar perto abraça la beija la como os irmãos acharem melhor , forte abraço ao diretor de tão belo programa e estrategia de ganhar almas como este , o meu abraço Israelita Shalon Adonai!!!!!



  • Belmiro Luis em 16 de maio de 2013 6:34

    parabenisar ao dr Rodrigo e a toda equipa da novo tempo pelo trabalho que teem feito para a proclamacao do envagelho. As revelacoes que voces tem feito sao muito importante para o estudo e comprencao da biblia. Nem sempre tenho oportunidade de asistir tadas as series do programa Evidencias assim como toda a programacao da rede Novo tempo porque estudo fora de casa e da cidade numa zona pobre de mocambique, mas a vossa forca de vontade, a vossa fe e claro o poder, a forca e o Amor que vem de DEUS contribui muito para o avanco do vosso trabalho. Amem que DEUS vos abencoe e vos dee muita vida. continuem assim. Saudacoes e abrancos a toda equipa da NOVO TEMPO.



  • lui carlos em 4 de junho de 2013 21:42

    Tenho Estudado a biblia com ajuda adventista e de vez em quando duvido seriamente da autenticidade profetica de Ellen W. ja que parece incontestavel a existencia de plagio em suas obras, descaracterizando assim, toda a base em que foi fundamentada o inicio da igreja adventista.
    Nao duvido da biblia e quero investigar melhor os dados sobre o dom de profecia outorgado a Ellen White pelos adventistas.



  • Luiz Ricardo de Oliveira em 5 de junho de 2013 18:58

    Quero parabenizar o Dr Rodrigo pela elucidada abordagem ao assunto, fico grato por fazer parte da Igreja Adventista… Verdadeiramente temos que agradecer muito a Deus por termos pessoas tão iluminadas que são capazes de simplificar as verdades bíblicas….



  • Rodrigo Duarte em 21 de junho de 2013 14:58

    Muito bom texto; Estou firme nos estudo e cada dia fico mais impressionado com as maravilhas
    de Deus…



  • Miguel Moita em 29 de junho de 2013 16:11

    Bom artigo, Prof. Rodrigo, Eu acho, é apenas a minha opinião, vale o que vale, que a arca do Concerto jamais aparecerá, segundo Jeremias 3:16. A não ser a verdadeira, que está do Céu e sera vista pela humanidade, de forma sobrenatural para que não haja dúvidas acerca da Lei de Deus. De qualquer forma e apesar de, se Deus permirir que se encontre, seja um achado extraordinario, o mais importante é a lição que ela representa e para quem aponta. Que Deus abençoe o seu ministério.



  • giva em 5 de julho de 2013 18:58

    essa é a arca



  • Itan Medeiros de Araújo em 6 de julho de 2013 10:12

    Parabéns por textos,passagens,Histórias e ensinamentos tão bem explicados para mim que sou leigo fico grato a Deus que criou seres tão especiais para nos fortalecer na nossa caminhada de aprendizagem.



  • italo magalhaes em 13 de julho de 2013 14:46

    tooooop..



  • Pr. Roberto Rocha em 10 de agosto de 2013 11:35

    Muito bom o Estudo



  • JEAN CARLO em 10 de agosto de 2013 17:13

    So o Senhor e digno de toda honra e toda gloria ,tanto em cima no ceu ,como em baixo na terra. adoremos ecremos somente no Senhor nosso DEUS.



    • JEAN CARLO em 10 de agosto de 2013 17:25

      gostaria que o prof. rodrigo apresentasse um programa falando sobre a localizacao do jardim do eden,so por curiosidade,quando assisto telejornais que falam sobre o oriente medio me lembro de um texto em genesis que fala ,que onde o Iraque esta situado , provavelmente seria a localizacao do jardim do eden. nesse momento eu fico muito emocionado e me vem a lembrança de como seria dentro do jardim.



  • neusa carla ferreira em 18 de agosto de 2013 10:03

    no dia certo quando deus bem quiser nos vamos achar a arca da alianca.pois so ele tem a resposta para tudo nao cabe a nos entede-lo



  • Mackson em 19 de agosto de 2013 12:47

    O texto está profundamente esclarecendo o tema proposto. É um material abençoador. Como eu gostaria de uma sessão de referências cruzadas no finalzinho… rsrsrs. abrç



  • Lizandro em 24 de agosto de 2013 0:00

    Apocalipse 11:19 é bem claro: “E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.” Jamais encontrarão a arca aqui na Terra, ela está no Céu, no santuário de Deus, com as tábuas de pedra dos dez mandamentos; incluindo o sábado como dia de guarda, é claro. Quanto as nossas demais dúvidas, temos apenas que acreditar por meio da fé (Hebreus 11:1). Leiam também I Coríntios 2:14-16.



  • Facebook Douglas Cavalcanti em 26 de agosto de 2013 10:03

    Encontraram a arca na Etiópia e a levaram para israel, e estão aguardando o sinal de Deus para a reconstrução do Templo de Salomão. Informação de fontes Judaicas. Os Judeus são fiéis em guardar segredo. Shalon Adonai



  • John Weslley em 18 de setembro de 2013 20:19

    gostei muito do artigo e tenho certeza que Deus se mostra como, quando e onde quiser de acordo com seus planos, coisas que aparentemente não possuem sentido, se mostram coerente com o desenrolar dos acontecimentos, mas cuidado e muita oração e leitura trazem à luz a vontade divina, mas ao tempo de Deus, cada coisa tem seu próprio tempo de ser entendida.
    Acredito sim que uma vez que não haja provas concretas ou compartilhadas livremente, além do testemunho pessoal de uma testemunha, como no caso de Ron Wyatt, não devemos ir ao pupito e assumir um risco de desapontar novamente os crentes na grande esperança.
    mas também não podemos de forma conclusiva negar o suposto evento.
    1 – gostaria de ler sobre as não citados aqui ” falhas de suas pretensas descobertas”.

    o texto que diz:
    “Esta sagrada arca ainda está oculta, jamais foi perturbada desde que foi escondida”Spiritual Gifts, vol. 4, pp. 114, 115 (1864); Spirit of Profecy, vol. 1, p. 414, (1870); História da Redenção, p. 195.
    não exclui necessariamente a possivel descoberta de Ron, afinal até o momento em que o texto foi escrito, a arca não havia sido vista por olho humano desde que fora escondida, de acordo com o texto citado. entretanto, isso não prova a veracidade do evento.
    de acordo con o artigo Ron disse que:
    “…revelaria a arca para o mundo. Só ´esperaria uma ordem de Deus´ dizendo que chegou a hora de fazê-lo. Mas, Wyatt morreu em 1999 e, até hoje, nenhum de seus colaboradores apresentou qualquer prova que legitime suas afirmações.”
    uma possivel explicação para a morte de Ron antes que lhe fosse dada a ordem divina de revelar a arca está nos seguintes textos:
    “Houvessem os adventistas, depois do grande desapontamento
    de 1844, sustido firme sua fé e seguido avante unidos, segundo a
    providência de Deus lhes abria o caminho, recebendo a mensagem
    do terceiro anjo e no poder do Espírito Santo proclamando-a ao
    mundo, haveriam visto a salvação de Deus, o Senhor teria operado
    poderosamente com os esforços deles, a obra haveria sido concluída, [38]
    e Cristo teria vindo antes para receber Seu povo para dar-lhe o
    seu galardão. … Não era a vontade de Deus que a vinda de Cristo
    houvesse sido assim retardada. …
    Por quarenta anos a incredulidade, a murmuração e a rebelião
    excluíram o antigo Israel da terra de Canaã. Os mesmos pecados
    têm retardado a entrada do Israel moderna na Canaã celestial. Em
    nenhum dos casos houve falta da parte das promessas de Deus. É a
    incredulidade, a mundanidade, a falta de consagração e a contenda
    entre o professo povo de Deus que nos têm detido neste mundo de
    pecado e dor por tantos anos.— Evangelismo, 695-696.
    NÃO ESTOU AQUI AFIRMANDO ou defendendo conclusivamente as POSSÌVEIS descobertas de Ron, mas “SE” ele realmente descobriu, e isso é um alerta de Deus nesses dias para os que estão dormindo na igreja, então Ron dormiu aguardando uma ordem que depende de Nossos esforços em pregar o evangelho. Leiam EVENTOS FINAIS E O GRANDE CONFLITO, e me digam se o decreto contra a lei de Deus vai sair se a mensagem não for pregada? então vamos pra rua? ou vamos descansar como Ron sem ver tudo cumprido?



  • emily em 23 de setembro de 2013 18:21

    nossa…é muito legal saber tudo isso mas,queria ver essa arca de verdade deve ser muito bonita ,só de pensar já da vontade de ir para lá naquela cidade e ver com meus 2 olhos a arca.adorei essa historia



  • José Divanildo melo Silva em 24 de setembro de 2013 21:06

    muito bom este comentário Deus abençoe grandemente.



  • Bianca em 1 de outubro de 2013 21:16

    Nossa isso é extraordinário



  • beto em 8 de outubro de 2013 16:31

    E qdo encontrarmos a arca, como saberemos que eá verdadeira?



  • edvan em 12 de outubro de 2013 19:02

    idolatria é colocar algo no mesmo nível que Deus. Quando se coloca o Sábado ou Ellen White
    na mesma posição de Deus, se tornam idolátras. Tanto quanto os católicos com a sua mariolatria



  • Francisco adailton de souza ramos em 18 de outubro de 2013 19:46

    Realmente. No tempo certo Deus há de revelar o que estar oculto.



  • Adriana. RS em 19 de outubro de 2013 1:11

    muito bom sobre este assunto meus parabéns, admiro e gosto muito saber oque
    aconteceu no passado .boa noite pessoal.



  • joao barbosa em 24 de outubro de 2013 20:58

    nen os arqueologos ateu cosequio contesta asita video de bunho



  • Jesiel Mamedes Silva em 25 de outubro de 2013 14:00

    Há tempo pra tudo debaixo do céu.



  • Berenice S. Oliveira em 6 de novembro de 2013 21:21

    Li há alguns anos, um livro que relatava a dedicação do templo de Salomão. Que a rainha de
    Sabá passou 6 meses c/ o Rei. Voltou p/ sua pátria esperando um filho dele. Vinte anos mais
    tarde esse príncipe veio visitar o Pai. Ao voltar, levou uma réplica da arca e o rolo de Cantares escrito em homenagem à Rainha. O Rei também enviou 12 Levitas p/ organizarem
    na Etiópia adoração ao Deus de Israel.



  • douglas em 14 de novembro de 2013 21:51

    Sinistro…..



  • luciano em 16 de novembro de 2013 22:49

    em jeremias 3:16 diz:nao sabera nen falara mais da arca,nao s

    e lembrarao dela.voce nao acha que ja temos a resposta?



  • Syrlan em 29 de novembro de 2013 16:07

    E quanto há história de que antes da destruição do templo,Jeremias entrou na câmara santa,e recebeu a visita de 2 anjos celestiais,os quais recolheram a arca para seu lugar original,a Jerusalém celestial,onde o artefato se encontra até hoje,conforme apocalipse 19 nos menciona,afinal as coisa terrenas são protótipos das originais celestiais.



  • Maria aparecida em 3 de dezembro de 2013 13:46

    eu acredito q o q esrá guardado é para o tempo do fim Jesus descerá com a arca nas nuvens lá do veremos elel e as tábuas da lei eu guardo os mandamentos de Deus faço o possível para guardar o Sábado porquq é Santo e´é dia de repouso pra nós e para Deus. nós precisamos esta ligados em adoração verdadeira com Deus a maneira q ele pede nas escrituras . sí assim agradamos a Deus e não a nós.



  • GIVANILDO em 14 de dezembro de 2013 17:24

    tem mais evidencias fora da biblia que o dia de quarda e o sabado !!!! nao tenho nenhuma duvida do dia da criação e do dia de quarda quero mostrar para pessoas que me perguntar ter algo para mostrar !!!! DEUS ABENÇOI TODOS QUE FAZ PARTE DO PROGRAMA !!!!!



  • Elisa Castro em 4 de fevereiro de 2014 18:01

    Adoraria poder ver a Arca da Aliança algum dia; mas creio que essa não seja a vontade divina…..pois se o Senhor quisesse que os homens a encontrassem, a Arca já teria sido achada a muito tempo; e se fosse encontrada só seria mas uma descoberta magnifica para os homens cientistas de pouca fé estudar desrespeitando uma sagrada obra de Deus!



  • jeremias farias. em 21 de março de 2014 19:34

    sobre á biblia jesus disse pra examinar,a´ajuda é do esp,santo que escreveu á mesma;portanto quem acrescentar ou tirar uma vírgula vai sofrer sérias consequencias,eu vou permanecer examinando as escrituras após muitas oraçoes,amo á palavra de Deus!.



  • ARNALDO LADEIA em 16 de maio de 2014 21:06

    A ARCA DO SENHOR ESTA GUARDADA EM APOCALIPSE CAPITULO 11 VERSICULO 19.

    ABRIU-SE, ENTÃO, O SANTUÁRIO DE DEUS, QUE SE ACHA NO CÉU, E FOI VISTA A ARCA DA ALIANÇA NO SEU SANTUÁRIO.



  • Jason Stone em 5 de junho de 2014 18:17

    Todos relatos bíblicos sobre a Arca da Aliança feita por descobridores ou falsos aventureiros foram relatos sem fundamentos ou seja, sem mostrar nenhuma verdade. Os Dez Mandamentos que toda humanidade tem como testemunho é mostrada através da Bíblia Sagrada, pela qual devemos nos fundamentar. Gostei muito destes textos e parabenizo este conceituado site.



  • Ivan em 16 de junho de 2014 1:57

    Sobre a arca: Deus em sua infinita sabedoria sabe o que faz, e eu tenho a certeza absoluta de que se for da vontade dEle que a arca será encontrada para o bem de todos. Nós não podemos dizer que se não está tanto no velho quanto no novo testamento tal texto deve ser anulado pois nem tudo que está no velho está no novo, como o livro de Naum ou Ester, a bíblia diz em 2 Timóteo 3:16 que toda a palavra é inspirada por Deus e toda a palavra é útil para ensinar,para repreender, para corrigir e para formar na justiça. O sábado nunca foi, não é e nunca será uma lei de ordenanças, e sim uma lei moral que reflete o caráter de Deus, e além disso é o sinal entre Deus e o povo dele. Além disso Paulo em sua carta aos romanos nunca foi contra a guarda do sábado, e em nenhuma outra carta, o texto de Romanos trata de um assunto totalmente diferente, o professor Leandro Quadros explica no programa Na Mira da Verdade. Jesus a dizer que é o Senhor do sábado nunca cancelou sua guarda, Ele estava simplesmente dizendo o que Ele é, Não se esqueça de que uma fé sem obras é morta e que então devemos guardas os mandamentos de Deus, pois quando aceitamos a Cristo como nosso mestre devemos obedecer suas ordens. Eu não quero prolongar o texto e no momento não tenho tempo para isso, apenas peço a todos os irmão que quando lerem isto se lembrem que devemos estudar a palavra de Deus de forma racional (Romanos 12:1,2) e como Isaías descreve no capítulo 28 verso 10:Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali. E cristo diz que quem O ama deve guardar os mandamentos, e eme Tiago capitulo 2 a partir do verso 10 nos diz que não podemos guardar apenas os mandamentos que quisermos pois tropeçar em um já equivale a tropeçar em todos. Que Deus os abençoe e que o Espírito Santo fale aos seus corações.



  • Jefferson em 25 de junho de 2014 10:57

    Meu nome é Jefferson, tenho 24 anos. E creio q a arca do senhor só ele sabe aonde tá. E mais ninguém dessa geração.



  • José Leôncio em 23 de julho de 2014 21:54

    Não sou arqueólogo, nem teólogo e nem muito entendido das escrituras, mas sou engenheiro e professor de matemática convertido e leitor fiel das escrituras. Gosto muito da ciência pois ela nos faz enterdermos melhor o mundo, contudo este mundo tem que ser observado com olhos físicos e olhos espirituais. A Arca, tesouro de Deus para seu povo não desapareceu foi ocultada por vontade de Deus para dar lugar a um novo momento a uma nova aliança introduzida pelas mãos do Profeta João Batista que do deserto veio para batizar o Simbolo da Nova Aliança, Jesus Cristo, o Verbo , o Filho de Deus, Aquele que restabeleceria os novos mandamento de amor e fé, após ele a Arca perde qualquer valor que não a historicidade pois reencontrá-la levantaria questões dúbias sobre as autenticidades das Alianças coexistindo em um mesmos tempo. Sendo assim dou-me por satisfeito por crêr na sua existência e digo que ficaria muito mais satisfeito de poder olhar para Cristo a verdadeira Arca de Noé, Arca de Moises, Arca da Salvação. Creio que Jesus não voltará só com a Arca e sim com todo Trono da Glória e espero estar lá entre os santos para vê-lo.