Clique aqui e Saiba mais
doe agora TV TV
INÉDITO:
  • TER-QUI22:00
REPRISES:
  • DOM10:30
  • QUA03:30
  • QUI00:30
  • SEX09:30
  • SAB09:00
  • SAB20:00

Comente



  • Jucimaria Meneses de Sousa em 24 de janeiro de 2016 14:39

    Uma pergunta pastor. Os anjos falam? O meu nome é Mara Meneses. Moro em Cuiabá.



    • Ailto Santana em 25 de janeiro de 2016 10:56

      Olá Jucimaria! Grato por seu contato conosco. Em 1º Coríntios 13:1 – “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”
      Todas as vezes que os anjos se comunicaram com pessoas elas puderam entender. Veja:
      Gabriel falou com Daniel (Daniel 8:16 e 9:21)
      Gabriel falou com Maria (Lucas 1:26)
      Gabriel falou com José (Mateus 1:20)



  • Paulo em 17 de agosto de 2015 22:41

    Estudos de primeira linha.



  • Fabiana em 22 de junho de 2015 21:59

    No sabado devemos dar culto a Deus e nao devemos fazer nenhuma obra(trabalho) devemos pregar,adorar a Deus pai e mae celestial no sabado.
    oque guarda o sabado me prouxe? bom ele me restaurou e fez eu ficar com o pensamento completamente diferente do que eu tinha antes me mudou radicalmente . tambem com a agua da vida que sai da mae jerusalem . (agua da vida palavra de Deus)



  • Ana Alice Silva Lopes em 12 de junho de 2015 19:03

    Que bom, hoje aprendi mais um pouco da palavra santa.



  • jeferson em 13 de maio de 2015 13:01

    ola boa tarde , gostei muito da vídeo aula bíblica , mas fiquei curioso , tipo eu congrego em outra igreja que não é adventista , mas nos ministeiro que não guarda o sabado o acontecera , vou estar pecado contra o mandamento de Deus , e se eu for de outro ministerio eu posso estar gaudando o sabado ?? desde ja agradeço por esta oportunidade



    • Idely - Instrutora Bíblica e Conselheira em 21 de maio de 2015 0:00

      Olá! Querido amigo e irmão JEFERSON, agradecemos o seu contato. Veja irmão, a guarda do sábado é uma demonstração de amor a Deus e fruto da experiência pessoal com Ele. A obediência a Deus é resultado da salvação, amém? Se você não fizer nada que é do seu interesse, e se esse dia inteiro é dedicado para Deus, família, pregação do evangelho, ajudar quem necessita, enfim você estará guardando o sábado, tudo bem? O que acha de fazer um estudo conosco, seria maravilhoso o que acha? Vamos aguardar sua opinião a respeito, um grande abraço seus amigos do Está Escrito.



  • Dâmaris Kelli Caetano em 24 de abril de 2015 8:55

    comecei a guardar o sábado á uns meses, pois creio que esse é o dia de se guardar…mas por enquanto não faço parte da igreja Adventista do Sétimo Dia, pelo fato de eu morar muito longe de alguma…mas se for da vontade de Deus, pretendo congregar em alguma dela…



    • Idely - Instrutora Bíblica e Conselheira em 24 de abril de 2015 21:29

      Que alegria querida amiga e irmã DÂMARIS, você mora em qual cidade? Acesse: http://www.encontreumaigreja.com.br você e toda sua família serão muito bem recebidas. Que as bênçãos do Céu repousem sobre sua vida hoje e sempre, Deus tem planos especiais para sua vida, conte sempre conosco, um grande abraço dos amigos do Está Escrito.



  • Valdivino Martins de Oliveira em 9 de abril de 2015 19:17

    meu nome é Valdivino Martins de Oliveira, fui criado dentro da religião, católica, depois comecei a frequentar igreja evangélica,no começo a primeira igreja batista, depois por influência, de uma pessoa que gostava, comecei frequêntar, a presbiteriana renovada,e a trêis anos conhece a tv novo tempo, e ouvindo as suas pregações em Caldas Novas, que estava passando uma recuperação de um acidente e então comecei a frequentar a igreja adventista do sétimo dia,, mais ainda não batisei, porque ainda não estou quardando o sábado, mais pretendo em breve, estar guardando o sábado,



    • Idely - Instrutora Bíblica e Conselheira em 10 de abril de 2015 6:29

      Olá! Querido amigo e irmão VALDIVINO, em Atos 22:16 está escrito: “E agora porque te demoras? Levanta-te recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” Amém? Aceite a Cristo Jesus hoje! Hebreus 3:7-8
      Ouça sempre a voz do Senhor, Ele fala com você de várias formas e principalmente através da Bíblia, Ele tem vitórias maravilhosas reservadas para você, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Está Escrito.



  • manpel viana em 4 de abril de 2015 22:42

    eu muito me alegro quando chega sexta ah tarde pq ja é chegada do sábado. ..



  • Lucas Nascimento em 9 de março de 2015 18:00

    Praticar esporte ao sábado é pecado ? No mandamento está escrito ( 8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
    10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
    11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. ) se eu pratico esporte estou fazendo alguma obra ?



    • Idely - Instrutora Bíblica e Conselheira em 11 de março de 2015 8:58

      Olá querido amigo e irmão LUCAS, que alegria poder conversar contigo. Veja, esportes e lazer, muitas atividades esportivas e de lazer, aceitáveis durante a semana, não são condizentes com a observância do sábado, pois desviam a mente das questões espirituais (Is 58:13). http://novotempo.com/estaescrito/documento-oficial-da-iasd-sobre-a-guarda-do-sabado/
      Estaremos sempre a sua disposição, nos diga a sua opinião a respeito, saiba que tem novos amigos com quem poderá contar, que Deus guie cada passo que der, um grande abraço dos amigos do EE.



  • Aline em 5 de março de 2015 15:53

    Tenho uma dúvida…. Após o por do sol o Adventista não deve ir a festa de aniversário?



    • Roberto- Instrutor Bíblico e Conselheiro em 9 de março de 2015 7:58

      Olá querida irmã ALINE, o ideal é que neste dia nos aproximemos de Deus e de Sua Palavra, podemos nos reunir com família e amigos para estudarmos a Bíblia e louvarmos ao Senhor, o que acha?

      Que você sinta a presença de Jesus atuando de maneira direta em sua vida, que você esteja em Suas poderosas mãos em todos os dias de sua vida, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Está Escrito.



  • Debora em 13 de fevereiro de 2015 9:50

    Eu e minha familia não somos da igreja Adventista,mas entendemos e guardamos o sábado. Posso afirmar que tem sido um refrigério para nossa alma.
    Dia e grande alegria para nós pais e ate para as crianças que já sabem que o Sábado é o dia do Senhor! Queremos cada dia servir melhor a esse Deus Maravilhoso!!!



    • Idely - Instrutora Bíblica e Conselheira em 13 de fevereiro de 2015 10:36

      Louvado seja Deus! Querida amiga e irmã DEBORA, o sábado é um dia maravilhoso e estar entre familiares e amigos é uma bênção.
      Continue firme em Cristo Jesus, que Deus abençoe sempre você e toda sua família.
      Conte sempre conosco, um grande abraço seus amigos do Está Escrito.



  • Pr.Telmo Weber em 9 de fevereiro de 2015 10:37

    Esclarece.



  • Ricardo Barros em 22 de janeiro de 2015 10:12

    Bom dia, gostaria de saber se é lícito um policial trabalhar dia de sábado?



  • Roseane Riker em 17 de janeiro de 2015 20:42

    Pr no meu caso, eu trabalho com decoração e buffet, e geralmente esses eventos acontecem nos finais de semana, agora que já estou vendo algumas mudanças e pessoas a igreja tem nos procurado para decorar e servir nos dias de semana. Como o senhor me orientaria?????



    • Roberto- Instrutor Bíblico e Conselheiro em 20 de janeiro de 2015 8:48

      Ótimo querida irmã ROSEANE, procure fazer os eventos nos dias da semana e dedicar o sábado somente a Deus, tenha certeza que muitas portas serão abertas e você não sentirá falta nenhuma do que era realizado aos sábados.

      Aguardamos seu retorno, que você possa ter mais comunhão, que tenha mais motivos para louvar e agradecer as bênçãos que o Senhor derramará em sua vida, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Está Escrito.



  • Natan em 31 de outubro de 2014 21:11

    Sou um “recém batizado” e tenho 15 anos, vou fazer o ENEM em breve e guardo o Sábado, porém tenho o seguinte pensamento: Ir para a escola e ficar lá se desgastando, porque não é fácil ficar cerca de 6 hrs sem fazer nada, e só esperando o pôr-do-sol, com o pensamento fixo na prova não seria uma forma de não guardar o Sábado? OBS: Já me disseram que é permitido fazer isso pois é algo “importante”, mas o ENEM é importante para mim e não para Deus. Porque nem tudo que é importante para nós é importante para Deus, e sim o inverso!!!



  • Debora em 28 de outubro de 2014 13:57

    Obrigada por responder sobre o sábado, tenho outra dúvida. Na bíblia encontramos que Deus não faz distinção de pessoas, se não faz, então como se explica o fato de algumas pessoas serem curadas e outras não, ou pessoas que saem ilesas de acidentes graves? Eu vejo isso como escolher alguns sim e nesse caso não somos todos amados por Ele não é mesmo?



    • Roberto- Instrutor Bíblico e Conselheiro em 1 de novembro de 2014 8:17

      Muito importante a sua questão querida irmã DEBORA, realmente algumas coisas não iremos compreender, mas tudo trata-se dos planos e vontades de Deus para a vida de cada pessoa. É importante mencionar que o maior objetivo de Deus para cada um de nós não está nesta vida mas sim para que estejamos eternamente ao lado dEle em um mundo completamente diferente do que vivemos.Deus fará de tudo para alcançarmos a vida eterna, para isso, ocorrerão algumas coisas que não entenderemos. O que acha sobre isso irmã?

      Estaremos sempre a sua disposição, nos diga a sua opinião a respeito, saiba que tem novos amigos com quem poderá contar, que Deus guie cada passo que der, um grande abraço dos amigos do EE.



  • Débora em 23 de outubro de 2014 10:56

    Gosto muito de ver as explicações desse programa sobre a bíblia, mas essa questão do sábado ainda tenho dúvidas. Serviços essenciais como hospitais, farmácias, bombeiros, etc, são necessários pois estão ligados a vida, imagina se todos esses profissionais não trabalhassem aos sábados? Se um adventista precisar de um hospital no sábado, então não vai, pq os profissionais estão lá trabalhando também por um salário e aí como que fica essa situação?



    • Roberto- Instrutor Bíblico e Conselheiro em 28 de outubro de 2014 8:01

      Ótima questão querida irmã DÉBORA, esta é uma pergunta importante. Leva-nos a refletir sobre o verdadeiro propósito do Sábado e no que se constitui transgressão do mandamento (Êxodo 20:8-11).
      Como sabemos, os Dez Mandamentos constituem a norma eterna do que é correto. Jesus não veio nos libertar da obediência à Lei (Mateus 5:17-17; Efésios 2:10), mas da condenação dela – a morte eterna (Romanos 6:23; Romanos 8:1). Todo aquele que ama a Jesus, em gratidão por seus pecados perdoados, procurará obedecer aos mandamentos de Deus (João 14:15) com a ajuda e a força que vem do próprio Criador! (Filipenses 2:13).
      Entender a razão para alguns mandamentos é mais fácil. Sabemos que não devemos matar, mentir ou roubar. Para entendermos a razão da observância do Sábado temos que refletir mais detidamente no caráter de Deus e seu propósito ao criar a raça humana. Deus nos criou não porque precisasse de nós. Criou-nos, entre outras razões, para ter a alegria do companheirismo conosco e também para nos dar a alegria do companheirismo com Ele. Daí a importância do Sábado – um dia para especial comunhão com Deus, nosso Criador (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11).
      Durante a semana nos envolvemos com a luta pela sobrevivência, com a busca da realização pessoal e tantas outras coisas e temos dificuldade em separar tempo de qualidade para passar com Deus. Pensando nesta necessidade, Ele instituiu o Sábado – um dia para restauração física, comunhão social e maior companheirismo com o Criador.
      O Sábado é o dia ideal para ir à igreja (Lucas 4:16), orar, meditar, e cantar louvores. Outras atividades muito indicadas para este dia são as obras de caridade (Mateus 12:12) e o convívio social. Todos temos a necessidade de dar e receber amor, de saber que há pessoas que se preocupam conosco e que com elas nos sentimos bem. Ninguém duvida – especialmente os cientistas – dos benefícios físicos de um dia de repouso a cada semana.
      Diz o mandamento: “Seis dias trabalharás” Êxodo 20:8. Deus promete estar conosco para que em seis dias sejamos capazes de realizar tudo que realmente importa e é necessário. Então, descansamos no Sábado como uma celebração por termos “acabado” nossos afazeres e para passarmos mais tempo com nosso Deus Triúno que nos criou e nos salvou.
      O que a Bíblia aponta como impróprio para o dia de Sábado não é aliviar o sofrimento humano, realizar obras caritativas ou atender certas emergências, mas sim o trabalho para ganhar a vida.
      Quando um médico cristão atende alguém num dia de Sábado, não está transgredindo o quarto mandamento. Jesus disse: “É lícito fazer o bem aos Sábados” (Mateus 12:12). Certamente, os médicos não devem trabalhar neste dia como nos demais. Cumpre a cada um deles determinar o que constitui emergência médica e que tipos de atendimentos podem ser deixados para o dia seguinte.
      “O Sábado foi feito por causa do homem”, para benefício da humanidade, diz Jesus em Marcos 2:27. Se um familiar adoece no sétimo dia, todas as providências para atender essa pessoa estão em harmonia com o propósito do Sábado. Portanto, se for necessário contratar um taxi, comprar remédios, pagar por honorários médicos ou hospitalares, nada disso deve ser deixado de fazer.
      Vivemos num mundo aquém do ideal. Na Nova Terra não teremos acidentes, incêndios e nem assaltos. Enquanto ainda estivermos cercados pela presença e pelas consequências do pecado, devemos pedir a Deus sabedoria para decidir quê trabalhos realizar e não realizar no dia do Senhor. Isto é algo muito pessoal e precisa ser levado a sério.
      Em termos do uso de nosso tempo, Deus não aceita menos do que dedicarmos o Sábado a Ele. Deus é o nosso Criador, Mantenedor e Salvador pessoal. Ele merece nosso amor, lealdade e obediência.
      Tornar o Sábado o dia mais feliz e abençoado de cada semana faz parte do mandamento mais amplo de amar ao Senhor com todas as nossas forças e com todo nosso entendimento (Deuteronômio 6:5; 10:12; 30:6; Marcos 12:28-30). As pessoas que separam o Sábado como um dia sagrado estão tendo um dos maiores privilégios concedidos aos homens: entrar na presença de Deus semanalmente, gratuitamente, pela fé.
      Medite hoje nas suas atitudes com relação a Jesus, faça dEle o centro da sua experiência. Com Jesus no coração, não tema as circunstâncias adversas que a vida pode trazer, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Está Escrito.



  • paulo em 22 de outubro de 2014 21:56

    Eles guardam o sábado não por causa da bíblia, sim porque Dns Helen.G.W teve uma visão onde Jesus disse que o sábado seria o maior mandamento dos dez.Isso eles não falam rss
    Tenho um video de um ex adventista onde ele mostra a página do livro onde ela mesma relato.Sábado só foi para os Judeus.



    • Ailto Santana em 23 de outubro de 2014 9:33

      Olá estimado irmão Paulo. Nós cristãos Adventistas do Sétimo Dia observamos o sábado por reconhecer que:
      1) É o quarto mandamento da Lei de Deus (Êxodo 20:8 a 11 e Deuteronômio 5:12 a 15)
      2) Que tal qual o SENHOR nosso Deus a Lei de Deus é: Perfeita (Salmo 19:7) Santa, Justa (Romanos 7:12) e Eterna (Salmo 119:44)
      3) O Sábado surgiu na criação (Gênesis 2:1 a 3) portanto, 2500 antes de Moisés, 2000 anos antes de Abraão, ou seja muito antes dos judeus.
      4) E Conforme está escrito em Isaías 56:2, 3 e 7 é não só para judeus, mas para estrangeiros, e “todos os povos”
      5) Quanto a ser o maior dos Mandamentos, pelo menos em extensão nas tábuas de pedra pode verificar que sim, perceba que os dedos santos de Deus, ao escrever nas tábuas de pedras ocuparam maior espaço. Toda a Lei de Deus em Êxodo 20:3 a 17 são 283 palavras- e apenas o quarto mandamento são são 97 palavras ou seja, quase 35% da Lei de Deus.
      6) O Sábado foi destacado como um sinal do povo de Deus (Ezequiel 20:12 e 20:20)
      7) Cremos de acordo com com Apocalipse 7:2 o selo de Deus é o Sábado, veja que Isaías 8:16 diz que o selo de Deus está na sua Lei,perguntamos: Qual dos 10 mandamentos se identifica como sendo o selo, marca ou sinal de Deus? Veja (Êxodo 31:17) Ezequiel 20:12 e 20:20)

      Quem trouxe esclarecimentos sobre o sábado para a Igreja Adventista não foi Ellen White mas a senhora Rachel Oakes (Batista do Sétimo Dia) que passou essa verdade para o Capitão Joseph Bates em 1845. A igreja Adventista do Sétimo Dia foi organizada em 1863. Irmão Paulo, que o Espírito Santo ilumine a todos nós no caminho da verdade, que liberta (João 8:32). Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.



  • wanilssa em 22 de outubro de 2014 21:27

    e quem trabalha no sábado de manhã? como faz ? :/



    • Ailto Santana em 23 de outubro de 2014 10:10

      Olá Wanilssa! Muito obrigado por sua participação em nosso BLOG, é um excelente oportunidade para continuarmos crescendo no conhecimento da Palavra de Deus e do plano do SENHOR para a nossa vida. Bem, se a pessoa quiser servir a Deus, terá que tomar uma decisão, fazer uma escolha: Ser fiel a Deus, demonstrando o seu amor a Deus, através da obediência a Sua Lei.
      *Seja um funcionário exemplar

      1) Ore antes de falar com o seu chefe
      2) Faça um breve retrospecto da sua história na empresa
      2) Diga a que você gosta do seu emprego, e o que a empresa representa para você
      3) Demonstre que o seu patrão, chefe ou encarregado, que ele pode contar com você a qualquer dia, hora, mesmo que seja feriado
      4) Mas que você teve um esclarecimento quanto a vontade de Deus para a sua vida. Não diga que você está mudando de religião, mas sim que ao procurar compreender a vontade de Deus para a sua vida…você entendeu que deve se consagrar mais a sua vida a Deus. Para ser um melhor funcionário inclusive.
      5) Por isso você estará dedicando um dia da semana, no caso o Sábado para uma experiência mais intima com Deus, com sua Família e com o seu semelhante.
      6) Esse dia é o dia de sábado (por do sol de sexta até o por do sol do sábado) conforme está na LEI DE DEUS (Êxodo 20:8 a 11)
      7) Diga que você não gostaria de pedir demissão.
      Enquanto estiver conversando, esteja em espírito de oração.

      Confie nas promessas do SENHOR como por exemplo a que está escrita no Salmo 37:25 “Fui moço e agora sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.”



  • aloncio cleber rocha em 22 de outubro de 2014 21:27

    muito bom , gostaria se possível receber um exemplar do cd bíblia narrada para presentear um grande amigo



    • Ailto Santana em 23 de outubro de 2014 10:35

      Olá Aloncio!Você já tem cadastro? J´s faz mais de um mês que você pediu o Curso Bíblico? O jeito mais rápido de lhe atender é você fazer o cadastro no Blog http://www.novotempo.com/estaescrito- Ali estão todas as informações (Nome completo e endereço com CEP) que necessitamos para lhe enviar o seu kit Verdades Bíblicas. São 3 cd´s narrados por Cid Moreira. Faça o mais breve possível e você receberá pelo correio em sua residência, sem nenhuma despesa. Estamos aguardando.



  • Miguel Pereira da Costa em 21 de outubro de 2014 18:45

    Me parece, então, que o meu ser sentiu sempre a falta de alguma orientação sob o Dia sétimo, Sábado. Mandamento do Senhor Deus, requer total obediência daqueles que querem ser obedientes. Por quê, às denominações , se recusam, à dar evidências, quanto ao dia de Sábado!



    • Idely - Instrutora Bíblica e Conselheira em 25 de outubro de 2014 20:47

      Olá querido amigo e irmão MIGUEL, agradecemos o seu contato conosco.
      Veja, o chamado que Deus faz à humanidade:

      “Temei a Deus e dai-Lhe glória” Apocalipse 14:7
      “Escolhei, hoje, a quem sirvais” Josué 24:15.
      “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” Atos 5:29
      “Ah” Se tivesses dado ouvidos aos Meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar” Isaías 48:18
      “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas” Apocalipse 22:14

      Muitos preferem seguir as regras e normas impostas pelos homens, mas a uma geração Fiel a Cristo Jesus e que seguem seus mandamentos com muita alegria e amor no coração.

      Você é nosso convidado para conhecer uma de nossas Igrejas, acesse: http://www.encontreumaigreja.com.br
      Conte sempre conosco, que a paz de Cristo Jesus reine sempre em seu lar.
      Um grande abraço, seus amigos do Está Escrito.



  • silvia em 21 de outubro de 2014 15:35

    estou muito feliz por começar a ver as verdades de maneira simples e real



  • Luiz em 20 de outubro de 2014 18:54

    acho que as diversas denominações que tem o domingo como dia de louvar a Deus não estão
    sabendo interpretar a bíblia, é isso? Como pode pessoas tão preparadas , estudiosas do evangelho , teólogos terem opiniões frontalmente diferente, isso que não consigo entender.



    • Roberto- Instrutor Bíblico e Conselheiro em 25 de outubro de 2014 16:37

      Infelizmente é isso mesmo querido irmão LUIZ, que em nossa vida espiritual nós sejamos firmes e tenhamos uma conversão genuína, pura e plena, que Deus permaneça contigo e cada segundo de sua vida, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Está Escrito.



  • reginaldo em 19 de outubro de 2014 19:51

    PRECISO QUE A IGREJA ME MANDE ESTUDOS BIBLICOS PARA ENSINAR



    • Roberto- Instrutor Bíblico e Conselheiro em 25 de outubro de 2014 15:44

      Que ótimo querido irmão REGINALDO, envie um e-mail para estaescrito@novotempo.com, caminhe sempre com Jesus, Ele é a sua proteção, não há o que temer quando temos Deus ao nosso lado, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Está Escrito.



  • CARLOS ROBERTO VIEIRA DE SOUZA DIAS em 19 de outubro de 2014 10:10

    Quando obedecemos a Deus, estamos dizendo para nos mesmos que o amamos e o aceitamos os dez mandamentos. Quanto ao Sábado…. o que dia especial e santificado para toda raça humana.



  • francisco alvess da cruz em 19 de outubro de 2014 9:04

    Se eu nao poder reispeita esse dia eu nao vou ser salvo?



    • Idely - Instrutora Bíblica e Conselheira em 22 de outubro de 2014 16:40

      Olá querido amigo e irmão FRANCISCO, podemos ler em Tito 3:7-8 ” a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens.

      Se conhecemos os mandamentos de Deus e mesmo assim não os obedecemos então iremos nos perder, amém!

      Alguns cristãos guardam o sábado como dia santo de culto e repouso, outros guardam o domingo. Há quem santifique a sexta-feira e outros dias da semana. Em todos os casos, há pessoas sinceras que seguem o que lhes foi ensinado, sem nunca ter examinado o que Deus disse.

      E com isso se esquecem do quarto mandamento “lembra-te do dia de sábado para o santificar” Êxodo 20:8 na qual a Bíblia que é a Palavra de Deus escrita, é a autoridade máxima para nos mostrar a verdade.

      Aguardaremos sua opinião a respeito, Deus tem planos grandiosos para sua vida, Ele te ama muito, conte sempre conosco, um grande abraço dos amigos do Está Escrito.



  • jonas em 17 de outubro de 2014 13:08

    é tão bom guardar o sabado e saber que temos o sinal de Deus atraves da guarda do sabado do serho nosso Deus criador e salvador e consolador pai filho e espirito santo.



  • Gisele em 16 de outubro de 2014 13:12

    Que benção conhecer essas verdades.



  • LUÍS CARLOS em 15 de outubro de 2014 21:16

    O SÁBADO É MUITO ESPECIAL, ESTÁ ESCRITO, E NÓS SENTIMOS ESSA ALEGRIA! OBRIGADO DEUS POR TUDO!!!



  • fabiano em 14 de outubro de 2014 16:55

    Muito bom e esclarecedor não tem como negar o sábado como o dia de guarda.



  • Maria Jose Gbriel em 13 de outubro de 2014 18:37

    A porque é que a maioria dos cristãos guarda o Domingo e não o Sábado?



    • Roberto- Instrutor Bíblico e Conselheiro em 20 de outubro de 2014 7:45

      Olá querida irmã MARIA, infelizmente isso ocorre por não estudar a Palavra do Senhor em sua totalidade, sigamos firmes falando de Jesus , da salvacão e deste dia muito especial que Deus criou para cada um de nós amém?
      Que o Espírito Santo atue poderosamente em sua vida e te oriente no que agir e falar para que se aproxime cada vez mais das vontades de Deus, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Está Escrito.



  • Manuel em 13 de outubro de 2014 16:29

    A paz do Senhor, professor é verdade que Israel era pra guardar o Sábado mas NT Jesus fala em erbreu entrai no meu discanço mim esplica por favor professor.



    • Roberto- Instrutor Bíblico e Conselheiro em 20 de outubro de 2014 7:43

      Claro querido irmão MANUEL, pesquisando este assunto com mais profundidade, concluiremos que este texto não deve ser usado, como prova de que o repouso sabático permaneceu inalterável após a morte de Cristo. Embora o tema ventilado nesta passagem não seja o dia santificado, ele nos traz uma profunda mensagem referente ao sábado do sétimo dia.

      Para uma boa compreensão deste problema, é preciso estudar os capítulos 3 e 4 da carta aos Hebreus, ou o contexto deste verso. Pela leitura se conclui que o autor da carta mostra como o povo judeu, do tempo de Moisés e Josué, não conseguiu entrar no repouso de Deus por causa da sua incredulidade.

      Quando Deus tirou a Israel do Egito Ele disse a Moisés: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”. Êxo. 33:14.

      Para Moisés e Israel estas novas eram muito agradáveis após um período de lutas e agitações no Egito.

      As promessas de descanso eram condicionais:

      “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos. . .”. Israel, muito interessado em entrar na Terra prometida, sempre se lembrava das promessas, mas se esquecia de cumprir as condições. Sabemos que por sua incredulidade quase todos morreram no deserto, sem desfrutarem da Terra prometida.

      Foi a este mesmo descanso que Jeremias se referiu quando disse: “Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas.. . .” Jer. 6:16.

      O livro de Hebreus tem como centro a obra de Cristo para salvar a humanidade. Os capítulos 3 e 4 constituem um apelo para que o povo não falhasse em entrar no repouso divino, como havia acontecido aos filhos de Israel durante as vagueações pelo deserto.

      O descanso aqui mencionado é a libertação das tribulações, tragédias, angústias e dores após a segunda vinda de Cristo. Este descanso seria uma maneira diferente de falar da salvação que Deus nos oferece.

      Norman Russell Champlin em O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, Vol. 59, pág. 513, assim se expressou sobre o descanso de Hebreus 3 e 4:

      “A fim de que se aplique bem a passagem do A.T., em consideração, o termo chave descanso deve assumir um sentido diferente daquele que foi obviamente empregado no caso da geração do deserto. Ali a palavra indicava uma vida pacífica e estabelecida em Canaã, a Terra prometida. Portanto, esse termo tinha um sentido essencialmente físico. Para os judeus cristãos, porém, era necessário dar-lhe um significado espiritual, equivalente ao entrar nas bênçãos do mundo espiritual. Todavia, essa modificação não foi feita pelo próprio autor sagrado. Primeiramente, isso faz parte inerente do próprio A.T., pois, apesar de que Israel buscava um descanso terreno, por outro lado sempre houve o ensino de seu paralelo celeste, o bem-estar espiritual, embora os pensamentos sobre o outro mundo não tenham sido definidos do mesmo modo como o é no cristianismo, séculos mais tarde”.

      Uma pergunta natural que vem à nossa mente é esta: Em que tempo o cristão entra para este repouso? Quando aceita a Cristo ou apenas após a sua segunda vinda?

      O estudo do contexto, especialmente das palavras resta (katakeipo), hoje (semeron) e entrar (eiserkomai) nos dão a idéia de que o repouso está à nossa disposição no presente. Este descanso pode ser parcialmente desfrutado agora, mediante a lealdade a Cristo, mas a apropriação plena deste descanso só será possível no futuro, na Nova Terra.

      O livro Consultoria Doutrinária da Casa Publicadora, pág. 161, declara: “Quando o homem angustiado e perdido abandona seus próprios esforços e lutas, suas próprias obras, sua justiça própria e seus pecados, e se rende inteiramente a Deus através de Cristo e de sua justiça imaculada, ele entra no princípio desse repouso, e esse repouso se completará, quando o homem entrar na Terra renovada por ocasião da segunda vinda de Cristo”.

      Uma outra pergunta que nos ajuda a reflexionar é a seguinte: Como se entra para este repouso? A resposta se encontra no capítulo 4 verso 3. Este é o repouso no qual entrarão os crentes e do qual fala Jesus em Mat. 11:28 e 29. Vinde a mim. Porque nós, os que cremos, entramos neste descanso. Crer é ter fé, é obedecer, é ter confiança em Deus.

      Esta oportunidade não estará para sempre à nossa disposição, por isso Heb. 3:13, 15, nos mostra que ela deve ser aproveitada hoje. Este privilégio está à disposição de todo aquele que aceita a Cristo como seu Salvador pessoal.

      Através de Hebreus 3 e 4 Paulo usa 9 vezes o termo repouso katapausis, como o alvo a ser atingido, mas em Heb. 4:9 surge uma palavra diferente para repouso – sabbatismós, que apropriadamente pode ser traduzida por “descanso sabático”.

      “A palavra usada como ‘repouso’ aqui é diferente da que tem sido empregada em toda a primeira parte do comentário (katapausis) . . . A palavra significa ‘o repouso de um sábado’, e fornece um importante elo de ligação no argumento, indicando o fato de que ‘o repouso’ que o autor tem em vista é o repouso de Deus, uma concepção muito mais alta de repouso, do que qualquer espécie de descanso que Canaã pudesse tipificar de modo adequado. O sábado, que em II Macabeus 15:1 é chamado o ‘dia de repouso’, é tipo mais aproximado do céu do que Canaã.” – Farrar, Cambudge, Greek Testament, Epistle to the Hebrews, pág. 88.

      Os estudiosos são unânimes em declarar que o termo “sabbatismós” foi criado pelo autor de hebreus, já que em nenhum documento ou inscrição esta palavra foi encontrada.

      Qual a razão do emprego desta nova palavra?

      Tudo indica que o apóstolo está unindo a mais profunda experiência de repouso, à qual Deus convida seu povo, com o símbolo da fé que o próprio Deus instituiu, o sábado. Em outras palavras, sendo katapausis o símbolo do repouso de Deus em Cristo, ele nos relembra o repouso do sábado como cessação das nossas obras, assim como Deus cessou das Suas no sétimo dia da Criação.

      Como bem asseverou Russel Norman Champlin em O Novo Testamento Interpretado, ao explicar Hebreus 4:9: O autor sagrado criou um vocábulo, que fala ao mesmo tempo, de “descanso” e de “sábado”. E foi assim que ele obteve dois resultados:

      1º) Ele distinguiu esse descanso restante de qualquer outro descanso.

      2º) Ele o identifica com o próprio descanso de Deus, o qual no quarto versículo, é visto como algo que ocorreu no sétimo dia, quando toda a obra da criação se completara”.

      Após citar Heb. 4:9, 11 Ellen White diz:

      “O repouso aqui mencionado é o repouso da graça, que se obtém seguindo o preceito: Trabalhai diligentemente. . . . Aqueles que não estão dispostos a prestar ao Senhor um fiel, zeloso e amorável serviço não acharão repouso espiritual nesta vida nem na vida porvir. Apenas de um diligente trabalho provém a paz e o gozo no Espírito Santo – felicidade sobre a Terra e glória no além”. – The SDA Bible Commentary, comentários de Ellen G. White sobre Heb. 4:9, 11.

      O pastor Jerry N. Page em artigo no Ministry, junho 1978, pág. 13, com muita propriedade assim se expressou sobre o repouso de Heb. 4:9:

      “Embora o sábado seja mencionado apenas incidentemente em um contexto que enfatiza a disponibilidade do repouso da salvação para o homem, o repouso de Deus, no sétimo dia da semana da Criação, revela que o sábado é um símbolo, é uma amostra do repouso da graça. Da mesma forma que o homem comunga com Deus pela fé e desse modo obtém o repouso, assim aconteceu no domínio do tempo, de modo que esta comunhão encontra sua suprema expressão na simbólica dádiva divina do sábado. Quando nosso autor introduz o conceito do repouso divino, não é por coincidência que ele faz um trocadilho pela introdução da palavra sabbatismós. A relação entre o repouso divino como experiência e o sábado como seu símbolo é de maneira conveniente explicada por E. J. Waggoner: ‘O repouso no Éden era repouso sabático. O sábado é um pedaço do Éden que nos resta, até que o Éden seja novamente restaurado; aquele que guarda o sábado como Deus o fez, como Deus o concedeu para ser guardado, goza do repouso que o Senhor Jesus Cristo tem no céu. Mas como pode alguém guardá-lo? pela fé!”1

      O sábado como um símbolo da realidade do repouso espiritual tem implicações com a futura, bem como com a passada e a presente salvação. O sábado é um elo especial com a consumação do prometido repouso de Deus. . . O sábado, como símbolo daquele repouso eterno é, num sentido especial, o sinal entre Deus e seu verdadeiro povo do concerto (Ezeq. 20: 12). Ele é o antegozo do eterno repouso e comunhão vindoura com Aquele que é o fundamento de nossa confiança e nosso Criador, Jesus Cristo. O sábado é um símbolo do profundo repouso de Deus no qual entramos agora, enquanto aguardamos a experiência ainda mais completa da qual partilharemos se conservarmos firmes nossa confiança e esperança até o fim.

      Concluiremos com as palavras de Vincent em Word Studies in the New Testament, Vol. IV, pág. 420:

      “A salvação cristã, após ter sido exposta como a autoridade (de Cristo) sobre o mundo vindouro, como o livramento do temor da morte, agora é apresentada como a participação no descanso de Deus. O propósito dos versículos primeiro a décimo primeiro do quarto capítulo (de Hebreus) consiste em confirmar a esperança desse descanso, advertindo contra a possibilidade de perdê-lo. O descanso de Deus foi proclamado aos nossos antepassados; mas não entraram no mesmo devido à sua incredulidade. Tal descanso também nos foi proclamado. E podemos falhar como aqueles falharam, e devido á mesma razão”.

      Do livro Reposo Divino para la Inquietud Humana, de Samuel Bacchiocchi, no capítulo “O Sábado – Mensagem de Redenção”, págs. 127-132, retirei os seguintes pensamentos esparsos por serem os mais expressivos:

      Neste capítulo vamos ver de que maneira o sábado tem sido utilizado na Bíblia por Deus, para dar a seu povo um vislumbre de sua salvação presente e futura.

      “Anteriormente vimos, como a bênção e santificação do sábado são a expressão do desejo divino de transmitir aos homens vida abundante por meio de sua presença.

      “Quando o pecado arruinou as perspectivas de uma vida feliz na presença de Deus, o sábado se converteu no símbolo do empenho divino para restabelecer essas relações rompidas após a queda.

      “Havendo identificado em Heb. 4:4 a promessa que Deus fez de um repouso para seu povo com o descanso do sábado, o autor se sente livre para substituir no versículo 9 a expressão comum para ‘descanso’ katapausis, pelo termo mais específico de ‘repouso sabático’ – sabbatismós. Que este vocábulo se refere explicitamente à observância do sétimo dia, está provado pelo significado que este termo tem nos escritos de Plutarco, Justino Mártir e Epifânio, entre outros. Ademais, o verbo afim sabbatizo ‘repousar’ é empregado várias vezes na Septuaginta referindo-se claramente à observância do sábado (conf. Êxo. 16:30; Lev. 23:32; II Crôn. 36:21). Estes fatores advogam decisivamente em favor da interpretação de ‘sabbatismós – repouso sabático’, como uma referência ao descanso do povo de Deus (4:7) no sétimo dia. De outro lado, aquele ‘repouso de Deus’ que os israelitas encontraram ao chegar à terra prometida atualiza-se no sábado, ‘de maneira que resta um repouso sagrado para o povo de Deus’ (4:9). Porém, por outro lado, esse descanso tem adquirido uma nova dimensão com a vinda de Cristo (4:3, 7).

      “Para o autor de Hebreus, como disse Gerhard von Rad, a finalidade última da criação e a finalidade última da redenção se identificam na realização dos objetivos, que Deus havia simbolizado no descanso do sábado.

      “O conceito de ‘repouso sabático – menuhah, como explica Abraham Joshua Heschel, ‘significa na mentalidade bíblica felicidade e tranqüilidade, paz e harmonia.’ A paz e o repouso do sábado, como aspirações políticas, permaneceram geralmente sem ser cumpridas, e se converteram em símbolos da era messiânica, chamara ‘o fim dos tempos ou ‘o mundo por vir.’ – Teodoro Friedman observa que ‘duas das três passagens nas quais Isaías menciona o sábado estão relacionadas com o tempo do fim (Isa. 56:4, 6; 58;13, 14; 66:22, 24) . . . Não é uma mera coincidência que Isaías empregue as palavras ‘alegria’ (oneg) e ‘honra’ (havod) tanto em suas descrições do sábado como nas do dia da restauração final (58:13 ‘considera este dia como dia de alegria. . . e digno de honra’ conf. 66:10). A razão é clara: a alegria e o gozo que caracterizaram aquele dia estão ao nosso alcance, aqui e agora, no sábado.’

      “A literatura rabínica e apocalíptica tardia proporciona exemplos mais específicos do sábado concebido como uma antecipação do mundo por vir.

      “O tema do sábado, como sinal de liberação, aparece em diferentes formas no Antigo Testamento e na literatura judaica posterior. Sua condição de dia de descanso, faz que o sábado seja a primeira vez um símbolo e um agente de liberação física e espiritual particularmente eficaz. O fato de que o sábado proporcione liberdade da opressão do trabalho o converte na mais afetiva expressão da redenção divina. Daí a razão do sábado aparecer freqüentemente associado com o tema da salvação.”

      Aguardaremos seu retorno, que Deus te ajude em seu crescimento espiritual para que você viva cada vez mais conforme a vontade dEle para sua vida, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Está Escrito.



  • ribamar em 13 de outubro de 2014 15:27

    Prezados irmãos em Cristo,
    Conheço uma pessoa que frequenta a Assembleia de Deus e ele comentou comigo que hoje vivemos pela graça do nosso salvador Jesus Cristo e que por isso foi abolido o guardar o sábado. Não concordo com ele.



    • Roberto- Instrutor Bíblico e Conselheiro em 20 de outubro de 2014 7:40

      Pois é querido irmão RIBAMAR, você tem toda razão, somos salvos pela graça mas devemos seguir a Lei e toda a Palavra de Deus pois são orientações divinas para nossas vidas.

      Sabemos que pecado é a transgressão da Lei, sem Lei não há pecado e se não há pecado, Jesus não precisaria voltar a este mundo não é mesmo?

      Que as suas escolhas sejam as mais próximas de Jesus, Ele é o nosso maior exemplo em todas decisões a serem tomadas, que as maiores bênçãos do céu repousem sobre sua vida, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Está Escrito.



  • Fabiana Maria em 9 de outubro de 2014 23:57

    Amo esse programa, o Pr.Irvan! Mim ajudam tanto!!!
    Obrigada Senhor, por ter me mostrado esse prazeroso programa, abençoado pastor, por através dele o Senhor mim revelar e ajudar a entender melhor Suas Palavras! É tão maravilhoso!!!
    Agora sei como guardar direitinho o Teu Santo e Abençoado Dia! 😀 Obrigada Senhor! 😀



  • Fabiana Maria em 9 de outubro de 2014 23:21

    Eu guardo o Sábado, mais minha família não guarda, não crê nisso, não quer conhecer ,infelizmente por ser preconceituosa com outras religiões não permite, mim reprovam…
    Mais sobre o versículo êxodo 20:10, por minha família não obedecer eu estou sendo culpada também, ou melhor estou profanando o Sábado por causa da desobediência de minha família, tô fazendo parte dessa desobediência??
    Ó Senhor espero que não, pois se sim vou chorar!!!



    • Idely - Instrutora Bíblica e Conselheira em 17 de outubro de 2014 1:11

      Olá querida amiga e irmã FABIANA, você mencionou que guarda o sábado e isso é maravilhoso.
      Ore pelos seus familiares, não desanime! Fique firme em Cristo Jesus.
      Não se condene pela sua família, pois você guarda o sábado não é mesmo?
      ORE SEMPRE! Deus envia anjos para confortar aquele que ora e espera nEle, amém!
      Que a paz de Cristo Jesus reine em seu lar, um grande abraço seus amigos do Está Escrito.