Novo Tempo

Escola Bíblica

Escola Bíblica Distrital

ESCOLA BÍBLICA DISTRITAL (EBD)

O QUE É?

A Escola Bíblica Distrital (EBD) é uma iniciativa da Divisão Sul Americana em parceria com a Rede Novo Tempo de Comunicação visando organizar uma estrutura de apoio aos alunos da Escola Bíblica da Novo Tempo. Essa Escola atuará em todos os distritos pastorais do Brasil. Sua direção está sob a responsabilidade dos Pastores Distritais, Diretores do Ministério Pessoal e Coordenadores de Interessados das igrejas do Distrito Pastoral.

 

QUEM PODE DAR INÍCIO A UMA ESCOLA BÍBLICA DISTRITAL?

Somente o Pastor Distrital em comum acordo com o Departamento do Ministério Pessoal da Associação/missão pode dar início ao processo de implantação da Escola Bíblica Distrital.

 

QUAIS SÃOS OS PASSOS QUE O PASTOR DEVE DAR?

Os passos são os seguintes:

(1) Informar-se melhor sobre o projeto com o Departamental de Ministério Pessoal da Associação/missão ou através do Site www.escolabiblica.org

(2) Descobrir a quantidade de alunos da Escola Bíblica da Novo Tempo na geografia de seu Distrito Pastoral. Isso pode ser feito através do Departamental do Ministério Pessoal de sua Associação ou solicitando estas informações a Escola Bíblica da Novo Tempo. Faça seu pedido pelo e-mail ebdistrital@novotempo.com.

(3) Se houver alunos da Novo Tempo em seu território, e o projeto visa apenas distritos com alunos, acerte com o Departamental do MIPES uma data para o início da Escola Bíblica Distrital.

(4) Nesta data escolhida o Pastor Distrital reúne todos os líderes do Ministério Pessoal e Coordenadores de Interessados de todas as igrejas do Distrito.

(5) Juntos, este grupo elege aquele que será o Diretor (a) da Escola Bíblica Distrital. A pessoa escolhida deve ser um membro batizado, líder de uma das igrejas, com bom testemunho na igreja e fora dela, e que trabalhe em íntima sintonia com o Pastor Distrital. Todo o contato da Novo Tempo será feito por intermédio dessa pessoa.

(6) Todos os líderes do Ministério Pessoal e todos os Coordenadores de interessados das igrejas do Distrito são membros da Escola Bíblica Distrital.

(7) O Pastor Distrital assume a função de Conselheiro da EBD, e todas as atividades a serem desenvolvidas deverão ter sua aprovação.

(8) Agora organizada, A EBD poderá convidar outros membros da igreja para que, através de seus dons e talentos, possam se juntar no desejo de ajudar implementar estratégias evangelísticas de colheita dos alunos da Novo Tempo.

(9) A EBD atuará especialmente com as seguintes estratégias:

 

(a)  Pequenos Grupos

(b) Carteiros Missionários

(c)  Duplas Missionárias

(d) Classes bíblicas

(e)  Intrutores Bíblicos On Line

(f)   Intercessores

(g)  Semanas de Colheita

(h) Formaturas dos alunos, etc.

 

 QUAL A GRANDE VANTAGEM DE SE ORGANIZAR A EBD?

 A Escola Bíblica da Novo Tempo possui quase 300.000 alunos em todo o Brasil. A forma mais rápida e fácil de se ter acesso a estes interessados é através da Escola Bíblica Distrital. A Escola Bíblica da Novo Tempo fornecerá os nomes e contatos dos alunos que solicitaram estudos bíblicos. Dessa forma será agilizando o atendimento e ideado planos para levar estes alunos à decisão por Cristo e ao batismo.

 

RESPONSABILIDADES DA EBD

(a)  Mapeamento geográfico do Distrito Pastoral: Uma vez que, em sua maioria, os Distritos Pastorais são compostos de várias igrejas, a EBD deve mapear os limites geográficos de cada igreja. Isso visa determinar que igreja atenderá aos interessados informados pela Novo Tempo. É também comum em uma cidade se ter vários distritos pastorais, neste caso, com a geografia bem definida, se saberá qual distrito é responsável pelo aluno em tal rua ou bairro.

 (b) Organização das estratégias Missionárias: Uma vez que a EBD receba da Novo Tempo a relação de interessados, ela deverá elaborar estratégias para alcançar estes alunos levando-os a uma decisão por Cristo e ao batismo. Isso deverá ser feito levando em consideração o grau de interesse da cada aluno. Este grau de interesse poderá ser medido pela quantidade de cursos que a pessoa solicitou ou pela indicação desse aluno como sendo ALUNO VIP (No relatório da Novo Tempo haverá um símbolo – V maiúsculo – para identificar esse aluno). Uma vez descoberto o grau de interesse do aluno, ou mesmo temas de interesse, a EBD elege qual estratégia deve usar para se alcançar tal aluno.

 (c)  Treinamento das Equipes: Para a implementação das Estratégias Missionárias (Duplas, Classes Bíblicas, Pequenos Grupos, etc), a EBD deve buscar o máximo de apoio dos membros e líderes das igrejas do Distrito Pastoral. Uma vez obtido esse apoio, deve oferecer treinamento em todas as áreas que irá atuar. Estes treinamentos deverão acontecer de acordo com a estratégia que será usada naquele momento.

(d)  Elaboração de Relatórios periódicos: Um relatório periódico deve ser apresentado pelo Diretor da EBD contendo todas as informações solicitadas pela Escola Bíblica da Novo Tempo. Este relatório tem por objetivo acompanhar os alunos e detectar quantos tomaram sua decisão por Cristo e se uniram a Igreja. Esse relatório estará disponível no site www.escolabiblica.org, após o líder se logar.

 

CONHECENDO MELHOR AS ESTRATÉGIAS DE COLHEITA

A EBD, de acordo com o perfil dos alunos e grau de interesse deverá eleger que estratégia irá usar para levar estes alunos a uma decisão. Vejamos algumas estratégias e como funcionam:

a)    Pequenos Grupos: Grupos de estudos nos lares ou em outros ambientes. Visa reunir um grupo de amigos e convidar os alunos da Novo Tempo na vizinhança para estudar a Bíblia de forma simples e atrativa.

b)   Carteiros Missionários: Grupo responsável por entregar lições bíblicas e outras literaturas nos lares.

c)    Duplas Missionárias: Dupla de amigos que irão aos lares dos alunos da Novo Tempo para ministrarem estudos.

d)   Classes bíblicas: Reuniões que podem acontecer na igreja ou em ambientes apropriados para se estudar a Bíblia.

e)   Intrutores Bíblicos On Line: Grupo de pessoas que se dispõe a ministrar mais estudos bíblicos, via internet, para os alunos da Novo Tempo.

f)     Intercessores: Grupos de pessoas com disponibilidade de se reunirem em um local específico semanalmente para orar intercessoramente pelos alunos e projetos da EBD.

g)    Formaturas dos alunos: Quando se perceber um bom número de alunos da Novo Tempo na geografia do Distrito, formaturas periódicas deverão ser organizadas para que os alunos tenham um primeiro contato com a igreja local.

h)   Semanas de Colheita: Quando um bom número de alunos tiver sido contatado pela EBD, e as amizades já estiverem bem desenvolvidas, pode-se planejar um evangelismo de colheita na igreja para se fazerem apelos para batismos.

Outras estratégias: Estas são apenas algumas sugestões. Com oração, outras estratégias poderão ser usadas com a finalidade de se alcançar decisões por Cristo.