Economizando água na hora da descarga


Você sabia que, em média, utilizamos 20 litros de água potável para cada descarga? Claro, isso pode variar de acordo com o modelo de vaso sanitário que você tem, mas ainda assim é muita água potável desperdiçada em uma ação que fazemos tanto ao longo do dia, concorda?

E se você descobrisse que a maioria da água consumida na sua casa, escirtório ou apartamento é usada para as descargas? Segundo esta matéria da revista Super Interessante, em um prédio comercial, por exemplo, a água consumida nas descargas representa de 50% a 70% do consumo total do edifício. Nas casas, chega a 80% o uso das descargas para remoção de dejetos líquidos.”

Já existem no mercado diversas válvulas de descarga econômicas, que reduzem o uso de 20 litros para até 4 litros. Mas ainda usando água potável para empurrar dejetos para o sistema de esgoto. Que tal fazer uma mudança na sua casa hoje e colaborar com a preservação da água? Aqui vão algumas dicas de como fazer isso:

– Ao colocar suas roupas na máquina de lavar, separe um balde grande para armazenar a água do enxague. Você pode utilizar essa água no vaso sanitário ao invés de dar descarga todas as vezes que for ao banheiro.

– Se você mora em casa, coloque vários baldes para captar a água da chuva e reutilizá-la no vaso sanitário para substituir a descarga. Importante: lembre-se de recolher os baldes assim que terminar a chuva e colocá-los dentro de casa, pois deixá-los no quintal pode contribuir para a proliferação do mosquito da dengue!

– Faça xixi enquanto estiver tomando banho. Isso vai economizar uma descarga desnecessária e até 20L de água!

E aí, que tal adotar essas medidas de economia e conscientização na sua casa? Não é só uma questão de poupar água, mas sim de usar com mais bom senso os recursos naturais. Se você tem filhos, ensine esses valores a eles desde pequenos, e eles se tornarão adultos muito mais conscientes da sua responsabilidade em cuidar do planeta.


Você está em : Crise da água, Dicas de economia de água
Compartilhe:


Comente