INÉDITO:
  • TER22:00
REPRISES:
  • DOM21:00
  • SEG01:30
  • QUA05:00
  • QUA13:00
  • QUI02:30

O filho não é meu!


Casar com alguém que já tem filhos pode ser muito complicado. Se você está pensando em fazer isso, a primeira coisa que precisa se perguntar é se está disposto a conviver todos os dias com as crianças, tratando-as com todo amor, como se fossem seus próprios filhos. Caso não esteja, é melhor desistir. Quem tem filhos dificilmente irá deixá-los de lado só porque você não se dá bem com eles.

A única possibilidade de manter um casamento feliz nessas condições é aproximar-se dos filhos da pessoa amada. Lembre-se de quando você conquista os filhos dela, está conquistando-a também, pois para quase todas as pessoas, os filhos são as coisas mais importantes que existem. Ninguém tem o direito de pedir a um pai ou a uma mãe que se distancie dos seus filhos. Se tiver que escolher entre eles e você, pode ter certeza de que seu companheiro ou companheira vai preferir os filhos. E, se por acaso não o fizer, preferindo você aos filhos, não se sinta lisonjeado, mas desconfie do caráter dele ou dela. Portanto, não pode haver intolerância com as crianças, você tem que aceitar sinceramente a presença delas.
As coisas podem se tornar piores quando os filhos já não são mais tão pequenos.

A adolescência é uma fase da vida que se caracteriza pela rebeldia e pela contestação, portanto é natural que os jovens tenham atitudes de desafio frente ao novo casamento dos pais. Você, como adulto, precisa ter muita delicadeza, compreensão e maturidade para evitar que pequenos atritos do cotidiano acabem se transformando em grandes e explosivas crises familiares.

Os adolescentes muitas vezes não conseguem controlar seus sentimentos, cabe aos mais velhos, portanto, agir com calma e serenidade para contornar os conflitos e passar por cima das provocações. É fundamental não assumir uma postura combativa, respeitando o espaço e a individualidade do jovem.

Uma grande parcela da responsabilidade por criar um bom relacionamento entre o novo cônjuge e os filhos cabe aos próprios pais. Eles devem estar muito atentos para evitar qualquer situação que possa provocar o ciúme das crianças. Se os pais não tiverem cuidado, facilmente elas se sentirão postas de lado.
Sem dúvida os filhos podem aceitar o novo casamento dos pais, e até mesmo criar uma boa relação com a madrasta ou o padrasto, mas para isso é essencial que os adultos desenvolvam a capacidade de perceber os sentimentos dos jovens e aprendam a respeitá-los.

Fonte: Luiz Alberto Py – Psiquiatra com mais de 45 anos de experiência e autor de livros e colunas de jornais e revistas. www.fazbem.com


Você está em : Sua Casa, um Lar
Compartilhe:


Comente



  • celia regina moschen em 17 de setembro de 2009 12:26

    DARLEIDE, GOSTO MUITÍSSIMO DE SEU PROGRAMA……NÃO PERCO POR NADA.
    QUANDO NÃO DÁ PRA ASSISTIR NUM DIA , VEJO EM OUTRO , MAS NÃO PERCO.
    DURANTE TODOS ESSES ANOS TENHO APRENDIDO MUITO COM VOCES.
    TOMEI MINHA DECISÃO POUCOS DIAS, MAS NUNCA MAIS QUERO VIVER SEM ESTAR NA PRESENÇA DE JESUS, E NA I.A.S.D.IR A IGREJA AOS SÁBADOS É MUITO ESPECIAL E NÃO QUERIA QUE O SÁBADO SÓ TIVESSE 24HRS, POIS É O DIA QUE NÃO QUERO VOLTAR PRA CASA.
    ATC:CELIA



  • Carmem Barcellos em 25 de setembro de 2009 12:50

    Gostaria de saber como posso assistir ao programa com Dr César Vasconcellos apresentado esta semana 22 de setembro via net. Porém, que fosse só o programa e não a TV. Não consigo acessar a programação on line. Apenas este quadrinho de VT. O programa trata de depressão.
    Grata



  • darleidealves em 14 de agosto de 2010 4:10

    Como estão as coisas? Você precisa do Espirito Santo. Ele te dará sabedoria. Ele te dará calma para lidar com essa confusão. Busque o poder de Deus e Ele te dará vitória. Tenha calma.
    Me escreva no consultóriodefamilia@novotempo.org.br
    um abraço,

    Darleide



  • darleidealves em 7 de setembro de 2010 16:54

    Angelita, como está o seu casamento agora? Amiga, não há outro caminho para quebrar o gelo dos sentimentos feridos se não recorremos a Romano 5:5 – É o Espirito Santo quem derrama amor no coração. Precisamos buscar o milagre do vinho novo. O milagre do casamento restaurado pode acontecer ai na sua casa.
    Clame ao Senhor por misericórdia. Não permita que o seu casamento seja ainda mais abalado. Isso é um prazer para o diabo. Isso é uma cilada. Não veja seus sentimentos como guia seguro, mas entenda os principios e a vontade de Deus como soberanos. Encontre no poder de Deus a força pra recomeçar. Não desista. Seja amável, seja bondosa, seja meiga, seja cristã, seja forte, seja filha do Rei e não tema a derrota. Vença em nome de Jesus. Clame para que o Espirito Santo batize a sua casa, o seu marido, sua familia toda. Ele pode todas as coisas. Sem espiritualidade e unção em Cristo Jesus não há felicidade. Quem ama cobre multidão de pecados. Deus seja contigo. Oremos por isso. Creia e verás a glória de Deus em você e no seu marido. Tenha atitude de uma mulher fiél ao Senhor e ao compromisso com seu marido. Um abraço com meu carinho e clamor a Jesus por vocês.



  • william da silva ferreira em 19 de abril de 2011 16:54

    Boa tarde,tenho uma filha de 11 anos ela estava namorando na escola o que que eu faco mi ajude.



    • darleidealves em 7 de dezembro de 2011 18:56

      As crianças estão cade vez mais precoces… é preciso ter uma estratégia sábia. Não proiba, mas invista em atividades extra-curriculares, esporte, passeio, brincadeiras… familia junto, muito amor… os pais devem preencher essas lacunas e fazer essa menina ser bem feliz. A presença do pai/amigo é muito necessaria também.



  • Viviane em 16 de junho de 2016 0:31

    Meu marido é pão duro. Quero saber como lhe dar com isso.