INÉDITO:
  • TER22:00
REPRISES:
  • DOM21:00
  • SEG01:30
  • QUA05:00
  • QUA13:00
  • QUI02:30

Depois do sim é que vem o casamento



Dia desses me perguntaram qual o segredo de um casamento de sucesso. Olhei seriamente meu interlocutor e esperei um pouco para responder. Não que seja meu costume demorar mais de meio segundo para dar uma resposta, mas esta me fez pensar, já que primeiro entendi que ele me considerava num casamento de sucesso. Estava certo. Sou muito bem casada, mesmo. Por outro lado, fiquei intrigada com o interesse que era por ruma fórmula mágica, alguma dessas poções ou um botão automático que faz a relação ficar boa de repente. Sim, pois relações humanas podem ser bem difíceis.
Depois do breve silêncio respondi carinhosa, mas firmemente: Não tenho segredo. Tenho trabalho! É isto que penso. Dá trabalho manter um bom casamento nos dias de hoje onde a independência é pregada como lei e a auto-indulgência nos permite lançar mão de todo artifício para ser supostamente feliz. As revistas e programas de TV pregam que se algo não sai como você deseja, se algo incomoda, jogue fora, pule do barco. Hasta la vista, baby. Não mesmo!
Por isto um bom casamento dá algum trabalho. O motivo é a dureza de se dominar, maneirar no orgulho, controlar os ânimos no meio do desentendimento, travar a língua para não ferir impensada e irreversivelmente, andar um pouquinho além do que se pensava, para não frustrar a quem se ama, além de planejar algumas surpresinhas e garantir palavras amáveis várias vezes por dia. Vai dizer que é fácil? Então tente!
E aí é que muitos esbarram. Casamento é um acordo consciente – alguns talvez concordaram sem tanta consciência – de duas pessoas com passado diferente, criação distinta, pensamentos inversamente opostos em viver juntos e caminhar na mesma direção e com algum ritmo em semelhança. São dois indivíduos que passam a ser vistos como um, ainda sendo dois. Querer ir para o mesmo destino e concordar em acelerar ou frear o passo para que o companheiro permaneça ao lado é o princípio do casamento de sucesso. Não é muito romântico falando assim, mas acredite, é sinônimo e muito amor!
Como tudo o que realmente vale a pena na vida, o casamento exige alguns sacrifícios, pois é uma maneira de nos moldarmos à outra pessoa, sem perder nossa própria essência e esta é uma linda metamorfose que acontece enquanto nos podamos regularmente. Podar significa cortar partes ruins que roubam energia útil para outras coisas mais importantes. Não é se anular como gente, entenda!
Todo este trabalho que dá é recompensado, creia-me, na agradável sensação de pertencer a alguém e ter esta pessoa só pra você. É na cumplicidade do olhar ou no sensível toque que diz tudo de uma só vez sem precisar nem se ver. O abraço que afoga o choro, a piscadela que emenda um sorriso. Gestos que confortam ou disparam alegria e só podem ser trocados dentro de uma intimidade que transcendem relações comuns e mesmo sanguíneas. É clichê, mas não tem jeito: amar é escolher e escolher fazer deste amor algo pelo qual vale a pena viver. Não tem mesmo muito segredo, mas que dá trabalho, ah, isto dá!

Fabianabertotti.com


Você está em : Consultório de Família
Compartilhe:


Comente



  • vanessa em 28 de abril de 2011 13:47

    olá, sou casada a quase 3 anos e até hoje posso afirmar que ainda estou em lua de mel.
    meu casamento foi um casamento simples.
    no inicio viviamos com o relacionamento com DEUS bem frio, por mais que tivessemos nascido na igreja. e no inicio do casamento com essa frieza com DEUS , tivemos alguns contratempos, mais logo depois começamos a colocar DEUS entre nós, para ser o centro do nosso casamento, e hoje quase 3 anos depois podemos dizer que nunca nos sentimos tão felizes e apaixonadaos cada vez mais um pelo outro.
    Hoje somos um casal no qual podemos dizer que temos um casamento de sucesso. Pois nos amamos muito e percebemos o quanto DEUS tem estado conosco, diariamente, no culto familiar, nos momentos dificeis , e até mesmo nos momentos de alegria agradecemos a DEUS por ter nos unido.
    Queria compartilhar isso com vocês porque o meu casamento é um presente de DEUS , e queria dizer para os outros casais que estão começando agora ou os que ja estão no caminho a muito tempo, que o segredo da felicidade a dois é nunca deixar que JESUS esteja fora do nosso lar.
    UM ABRAÇO A TODOS.



  • mari helena brasil bello em 29 de abril de 2011 18:37

    goste muito dos coselhos para casais que estão em crise,estou aproveitando bastante obrigado po isso



  • ARNALDO JOSÉ DA ROCHA. em 30 de abril de 2011 16:12

    Linda a mensagem parabens por esta uniao, sou casado a 11 anos, posso dizer o quanto,com sacrificio; DEUS tem nos abençoado.



  • maria de jesus e silva em 30 de abril de 2011 22:44

    BOA NOITE
    como é bom ter vcs
    em nossas casa abençoado e nos ensinado a palavra de DEUS
    q DEUS abençoe vcs cada dia ++++++



  • MARIA JOSÉ em 2 de maio de 2011 14:20

    BOA NOITE ! seu programa é uma bença,pra mim ,mais ainda pois paasie por momneto dificil em meu casamento ,mais graças a DEUS,por seu programa,por que DEUS FALAVAM COMIGO ATRAVÉS, dais orientações e comsenhos espirados por DEUS mim deu foça pra continua.meu marido estar voltando pra igreja.



  • Divânia Miranda em 3 de maio de 2011 11:41

    Bom dia,
    É sempre bom ter vocês em minha casa.
    As suas orientações preenchem muitos aspectos de nossa vida.
    Lembro-me das palavras do ? . Pois é, gostaria de saber o nome do Psicológo que era bastante convidado por vocês em 2010. Obrigada pelo carinho de sempre.
    Di



  • GISELE GOMES CARVALHO em 4 de maio de 2011 16:39

    Sou casada a 2 e 10 messes e cada dia que passa Deus tem nos abençoados, vou ser bem franca em dizer que no começo é bem dificil se adptar a essa mudança, mas cada dia que passa você vai vivendo não se lembrando da sua vida de solteira.E realmente Deus tem muitas benção para derramar em nossas vidas, basta ser fiel e fazer as escolhas certas..
    Grande abraço a todos…



  • Hayssa Santos em 4 de maio de 2011 19:43

    Nunca e tarde para um casal recomeçar. Hoje sou Adventista do Sétimo Dia, sou casada a quase 2 anos e quando casei eu e meu esposo eramos Católicos, porém, antes de casar já estava fazendo estudo bíblico com a minha amiga Gisele. Casei foi maravilhoso, até que surgiram as primeiras brigas, e nos perguntavamos o porque das brigas, recém casados e tanta indiferença. Quanto comecei a frequentar a igreja e tomei a decisão do batismo ele não foi contra, mas, dexei de ir na igreja vários sábados por que ele implicava comigo “já vai de novo???” ele falava isso sempre até que chorei muito e minhas lágrimas comoveu ele. Enfim chegou o dia do meu batismo e ele foi, tirou foto e ficou ao meu lado. Todas as noites ao deitar eu falava do amor de Jesus para ele, e ele me fazia perguntas e eu respondia na luz da bíblia, ate o dia que ofereci o estudo para ele, fizemos e hoje para gloria de Deus ele vai se batizar no dia 04 de Junho de 2011. Irmã orei muito pelo meu marido, clamei muito ao Senhor e em 7 meses ele tomou a decisão. ta estudando a bíblia, participando da escola sabatina, não falta um culto e meu casamento ta uma MARAVILHA. Descubrimos que sem Jesus no nosso lar não teriamos um casamento tão maravilhoso como estamos tendo agora.

    Um abraço.



  • ana paula sousa em 6 de maio de 2011 1:07

    amo assistir vcs so tenho tempo as segundas.



  • ANA CRISTINA em 6 de maio de 2011 23:34

    Boa Noite Darleide,
    estou lhe escrevendo para dizer que sou sua fã.gosto muito dos programas feito por voce,
    muito bons os temas abordados.
    Olha vou ser bem sincera,a melhor coisa que me aconteceu nesses ultimos dias
    foi ter encontrado a TV Novo Tempo,tem sido uma bençao em minha vida,
    graças a Deus,eu durmo e acordo com a TV ligada nesse canal abençoado.
    Parabens pelo belissimo programas e que Deus continue abençoando a vida de todos nós.
    Beijão pra vc e para toda Familia Novo Tempo.



  • ANA CRISTINA em 6 de maio de 2011 23:37

    Boa Noite Darleide,
    estou lhe escrevendo para dizer que sou sua fã.gosto muito dos programas feito por voce,
    muito bons os temas abordados.
    Olha vou ser bem sincera,a melhor coisa que me aconteceu nesses ultimos dias
    foi ter encontrado a TV Novo Tempo,tem sido uma bençao em minha vida,
    graças a Deus,eu durmo e acordo com a TV ligada nesse canal abençoado.
    Parabens pelo belissimo programas e que Deus continue abençoando a vida de todos nós.
    Beijão pra vc e para toda Familia Novo Tempo.

    Ana Cristina
    Campos dos Goytacazes – RJ



  • suelen félix em 9 de maio de 2011 22:41

    gosto muito do consultorio de familia.



  • andrea em 16 de maio de 2011 18:07

    Querida Darleide,
    amo consultório de família. Não tenho conseguido assistir o sem tabus devido ao horário.
    Que Deus a abençõe imensamente. Tenho aprendido muitas coisas maravilhosas por meio de você e dos seus convidados. Eu e minha família estamos sempre ligadinhas na tv novo tempo.Não somos adventistas ainda…Nunca imaginei que existisse no mundo um canal tão especial e maravilhoso como é a tv novo tempo.Parabéns pelo bem que todos voces têm feito para as pessoas.Sinto uma vontade imensa de entrar dentro da tv e abraçar a todos voces.
    um beijo e muita paz para a sua vida e para todos da tv novo tempo que Deus os abençõe eternamente.
    Andréa-Brasília-DF



  • carla em 9 de junho de 2011 16:08

    Gosto muito do programa pois tenho apendido muito, louvo a Deus pela vida de vocês, que Deus continui abênçoando este programa um forte abraço.
    Carla Caroline Entre-Rios BA



  • sandra mara em 13 de junho de 2011 16:43

    Querida Darleide, Amo seu trabalho acho lindo como Deus lhe usa.Sou casada tenho 4 filhos.Mas passo por uma grande dificuldade,pois somente eu sirvo este Deus maravilhoso,Meus filhos foram criados na presença de Deus,mas hj estão afastado.Foi muito edificada com este comentario sobre casamento.Realmente é muito dificil vc ter o imenso desejo de ter um casamento,o filhos tendo o mesmo Deus e Senhor sobre todas as coisas. beijos, beijos que Deus continue lhe abençoando grandemente. Sandra Mara



  • Rita Maria Leal de Oliveira em 25 de setembro de 2014 11:18

    Gostaria de receber essa revista que contem assuntos tão edificantes, e que com certeza vai me ajudar.



  • Claudinéia A. Minikovski em 5 de outubro de 2014 21:32

    Assisto consultório de família sempre q/ posso, assim como aos Domingos pela manhã, com a convidada Isabel é sensacional, só fico triste por ainda não ter conseguido adquirir a Revista Família Feliz, como fazer p/ recebê-la? Bjs à vc e a sua querida equipe, continuem c/ a proteção e bençãos do Maravilhoso DEUS !!