doe agora TV TV
INÉDITO:
  • SAB14:30
REPRISES:
  • SEG07:30
  • SEG22:30
  • SAB03:00

Comente



  • Romilda Ferreira Ribeiro em 3 de janeiro de 2016 17:40

    Eu quero o CD do estudo do apocalipse com pastor Luís dia 3/1/2016 na TV novo tempo



  • nuna em 27 de março de 2014 22:19

    oque dizer para uma pessoa,sobre o fato dela ter falado com a pessoa que acabara de falecer e até mesmo ver este morto isso não vem de DEUS.



  • Xan Berg em 27 de dezembro de 2013 14:04

    Olá pessoal!

    Infelizmente a teoria adventista está equivocada quanto a este assunto, vejamos o porquê:

    http://www.youtube.com/watch?v=jtC6jdYlOVE#t=326



    • Manassés em 12 de março de 2014 13:46

      Olá Xan
      Dei uma olhada no vídeo e vi a seguinte descrição que confirmou minhas suspeitas:
      Estudo sobre o homem interior e exterior segundo a ótica judaica ortodoxa acompanhada de textos referentes na Brit haHadashá (NT).
      A ótica judaica ortodoxa foi a responsável por rejeitar Jesus como Deus, Messias e Salvador.
      Acreditar nos posicionamento ortodoxos é uma questão de escolha. Se esta for a sua, respeitamos.
      Deus lhe abençoe!



  • Conceição em 16 de agosto de 2013 13:06

    Esse tema foi tudo que o Senhor tinha para me revelar, pois eu tinha muitas duvidas sobre esses comentários a respeito desse sono após a morte, e agora não tenho mais duvidas em relação a isso. Muito obrigada Jesus pela tua palavra que me foi revelada.



  • Sonia Gomes David em 3 de junho de 2013 20:48

    Louvo a DEUS por esse canal tanto a tv qto o rádio pois temos aprendidido muito.No programa de rádio gosto das menssagens que incentiva doaçõe de órgãos,qdo fala de não mandar torpedos qdo estiver dirigindo e também nos incentiva a falar boas paiavras com nossos filhos.é realmente uma benção e graças a DEUS ele me deu condiçoes de ser anja da esperança.Parabéns a todos nós familia novo tempo.



  • solange gomes magalhães em 1 de maio de 2013 18:33

    estou começando, a assistir agora , estou maravilhada com a palavra pertenço a uma denominação há 16 anos



  • Luis Roberto Labbate em 3 de abril de 2013 17:07

    Obrigado equipe Biblia Facil , voces realmente são muito usados por Deus. Tenho acompanhado os programas e tenho aprendido e aceito os ensinamentos pois conforme aprendi com o Pr. Luis Gonçalves, temos que confirmar em nossa biblia se os ensinamentos são verdadeiros e mesmo contra aquilo que eu tinha já um pre- conceito, pude verificar que da forma que o Adventista ensina esta sim é a correta. Tenho tentado passar para meu pastor, algumas verdades que contradizem a pratica anterior, porém por falta de sabedoria da minha parte, não consigo exclarecer e acaba ficando tudo embolado, porem quando estudo com os programas da novo tempo, tudo fica bem claro. seria possivel um programa onde os convidados seriam pastores evangélicos onde o Pr. Arilton ou Luis Gonçalves ou Leandro Quadros, abordariam os temas conflitantes entre os Adventistas e Evangélicos , Ex emplo – Imortalidade da alma- Arrebatamento secreto – Dia de gUarda – Batismo com Espirito Santo e o falar em linguas. Seria muito bom se voces oferecesem oportunidade para alguns
    desses pastores conhecerem a verdade.



    • J.Washington em 4 de abril de 2013 11:34

      Luis, agradecemos sua participação e sugestões. Todas são muito interessantes e já estão encaminhadas para a direção de programação e conteúdos. Continue estudando conosco e sendo um instrumento de Deus. O seu testemunho pode levar muitas pessoas aos braços de Cristo.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



  • cristiane gusman barbosa righi em 2 de abril de 2013 12:13

    Olá Tem sido maravilhoso acompanhar os programas, uma bênção de verdade, parabéns por se dedicarem tanto em obedecer a Deus e divulgar a palavra de Deus!!! Tenho assistido e sentido a necessidade de distribuir aos meus amigos, mas não divulgar por divulgar, tenho conversado antes e sempre lembro de algum programa que seria muito bem vindo para fechar o diálogo, porém as vezes é difícil ter em mãos a internet, sendo assim, minha pergunta é : Tenho como gravar esses programas para dar o cd para meus amigos? Como poderia participar uma vez do programa? Um abraço.



    • J.Washington em 2 de abril de 2013 13:48

      Cristiane, agradecemos sua colaboração e interesse em participar da próxima temporada. Pedimos, por gentileza, que fique atenta a chamada que colocaremos no blog do programa. Você pode gravar ou baixar os programa que já estão disponíveis no youtube.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



    • ALEXANDRE DIETRICH em 2 de abril de 2013 19:45

      Olá Cristiane, se vc já souber baixar vídeos do youtube, desconsidere a mensagem abaixo!
      Se não souber:
      Clique no link abaixo para assistir ao vídeo do passo a passo para baixar, instalar e utilizar o programa (atube catcher).
      http://youtu.be/uEtSv1Zifis
      Após baixar os vídeos que vc quiser, ai é só usar a gravadora do seu computador e gravar no DVD!
      Caso não saiba fazer isso, me comunique que faço outro vídeo te explicando ok , abraços



  • Isac Pereira da Silva em 1 de abril de 2013 19:00

    Sou Adventista e um “Anjo da Esperança”. Vibro com a atuação do Espírito Santo nas pregações e estudos realizados pela TV e Rádio Novo Tempo. Fui escolhido como instrutor da Classe Bíblica em minha igreja e adotei o programa “Biblia Fácil” como base de estudo pois tenho neste programa e nos comentários (respostas aos ouvintes) um ótimo material didático. Temos alunos vindo como resultado do alcance da TV em canal aberto em nossa cidade. Deus continue iluminando vocês a esclarecer a todos os interessados em conhecer a verdade.



    • J.Washington em 2 de abril de 2013 13:51

      Isac, obrigado pelas palavras de esperança. Suas notícias são animadoras! Glória a Deus!
      A TV Novo Tempo está indo a corações necessitados do Amor de Deus.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



  • João Oscalino em 25 de março de 2013 13:08

    Tenho duvida de uma palavra que está na Bília! qual é a diferença de herdar o reino de DEUS, com a de ser salvo?é a mesma coisa? gostaria de uma resposta concreta dos Irmãos. Obrigado..



    • João Oscalino em 28 de março de 2013 15:17

      Porque ninguem me responde a pergunta que fiz!!
      ( que diferença tem, ser salvo e herdar o reino do Céu) ? preciso de uma resposta..



      • Neil em 28 de março de 2013 20:53

        Olá João,
        Acredito ser a mesma coisa sim. “Herdar o Reino de Deus” é o mesmo que se “se Salvar”. Também a Bíblia diz “Herdar a Vida Eterna”.
        Por exemplo: Em 1 Co. 15:50 Paulo fala que “a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus”, ou seja, uma pessoa que alimenta sua natureza espiritual não vai se salvar.
        Note que em Hebreus 1:14 o profeta usa os dois termos na mesma frase:
        “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de HERDAR A SALVAÇÃO?”.
        Irmão, nós Cristãos também poderemos receber esta herança, conforme Gálatas 3:29, que diz: “E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”.
        Fique com Deus.



  • ALMIR DE ALMEIDACARVALHO em 24 de março de 2013 13:05

    Lembra que Lucifer, quando aindano céu, se insergiu contra a lei de Deus, dizendo ser impossivel obedecer, e com isso causou toda uma revolta, levando 1/3 dos anjos concordes com ele. O certo é que, é impossivel imaginar um mundo sem lei, sem disciplina e sem regras. Deus tem as suas leis e nós, seus filhos, temos que pela graça, nos achegar a ele, e decidir obedecer seus estatutos a partir do arrependimento, para que permaneçamos livres das armadilhas do pecado. Imagina um transito sem lei, sem semáforos, faixas de pedestres, etc. Imagina um judiciário sem as leis do país vigorando. Seria uma barbaridade.
    Amigo, ao aceitar a graça oferecida por Cristo, e reconhecer o seu sacrificio na cruz, deverá estar plenamente disposto a mudar a vida e do estado de rebeldia, e de levar uma vida contraria a santa lei de Deus, para se ajustar aos estatutos Divinos. Pois aquele que diz que ama a Deus e não guarda seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não esta nele. Sem obediencia a Deus, a graça se torna uma desgraça para o pecador. É isso que o teu maior inimigo deseja, que tu vivas uma vida de rebeldia diante de Deus. Pensa nisso. Vala viver uma vida de submissão a Deus e a sua palavra. Não faça como o jovem rico, que guardava a lei para merecer a salvação, faça como o cego de Jericó, abandone a vida de trapos e desobediencia a lei de Deus e siga a Cristo, tal qual como Ele nos ensinou, obediente ao Pai até a morte. Que Deus te cubra com sabedoria e o Santo Espirito te ilumine. Que seus olhos sejam abertos para a realidade divina, pois o tempo se esgota.



    • J.Washington em 25 de março de 2013 11:54

      Almir, agradecemos pela contribuição. Louvado seja o Senhor por sua maravilhosa Graça.

      Obrigado pelas orações e pela audiência.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



  • Vivianne Azevedo em 24 de março de 2013 12:07

    Meu querido irmao Joao Ocalino, Louvado seja Deus porque voce se interessa e estuda a palavra d’Ele. Nos Adventistas do Setimo Dia seguimos tudo o que a Santa palavra de Deus nos orienta. Voce esta muito certo quando diz que somos salvos pela graca, e’ isso que a palavra de Deus nos deixa saber, a observancia dos mandamentos de Deus nao e’ um caminho para a salvacao, o cumprimento da lei e’ uma resposta ao amor e a graca de Deus em nossas vidas. Nao se guarda a lei de Deus ou qualquer outra coisa para ser salvo porque somente a graca nos salva, se guarda a lei de Deus porque ja fomos salvos. Um abraco.



  • Vanea em 24 de março de 2013 3:13

    Parabéns ao pastor apresentador do programa bilbia facil, homem de Deus, que tem o dom do ensino. Que Deus o abençoe pastor.
    Como sempre o programa de hoje foi uma benção…. mas gostaria de fazer uma pergunta.
    Conforme explicação dada no estudo, o Senhor Deus resussitará os salvos e os levará consigo. Mas, até que este dia chegue, onde estão os mortos salvos, não estão com o Senhor? E a garantia que o Senhor fez ao ladrão na cruz “hoje mesmo estarás comigo no paraíso” ?

    Abraço!



    • J.Washington em 25 de março de 2013 11:57

      Vanea, Jesus prometeu ao ladrão que o levaria para o céu naquele dia?

      “E acrescentou: Jesus lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43) Aparentemente, parece haver uma contradição na palavra de Deus, porém, estudando profundamente este texto, percebemos que o livro Sagrado de Jesus é perfeito e não contém erros doutrinários. O que acontece neste caso, é que o verso contém um pequeno “erro gramatical” e de “pontuação” por parte do tradutor e não do próprio Jesus. Analisemos quatro pontos básicos existentes que nos ajudarão na correta interpretação:

      1- A palavra “que” existente em nossa Bíblia não consta no texto original grego. É um acréscimo do tradutor. A escrita seria assim: “Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso”. Na escrita bíblica, as frases e palavras, eram escritas todas juntas, sem pontuação. Ex: (traduzindo para o português)

      “Emverdadetedigohojeestarascomigonoparaiso”

      Cabe ao estudante da palavra de Deus fazer a separação correta das palavras e pontuá-las adequadamente.

      2 – O entendimento do texto irá depender de onde usarmos a vírgula. Colocando-a depois da palavra “digo”, significaria realmente que, no momento de sua morte, o ladrão iria para o céu com Jesus. Ex: “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso”. Agora, se a vírgula for colocada depois da palavra “hoje”, muda completamente o sentido do texto: “Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”.

      Jesus está dizendo ao ladrão que “hoje”, neste dia em está sendo pregado na cruz, neste dia em que ele está preste a morrer, ele promete um dia ressuscitá-lo e levá-lo para o Céu. O termo “hoje” refere-se ao momento no qual Cristo estava fazendo a promessa. Deve-se também ressaltar que o ladrão pediu a Jesus: “lembra-te de mim quando vieres em teu reino”. Ele sabia que a vinda do reino de Deus era algo futuro.

      3 – O ladrão não foi para o céu naquele dia. Leiamos João 19:31 a 33:

      “Entre os judeus, para que no Sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele Sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados”.

      As pernas do ladrão foram quebradas porque ele estava vivo. Era costume da época, fazer isto para que os criminosos não fugissem. Em algumas vezes os condenados à cruz levavam até uma semana para morrerem.

      4- O próprio Jesus disse que não tinha ido ao céu depois de sua morte. Vejamos João 20:17: “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus”.

      Analisemos: Jesus morreu numa sexta-feira e ressuscitou num domingo. Como ele iria para o céu com o ladrão na sexta, se no domingo ele disse para Maria Madalena que ainda não havia subido? O livro Subtilezas do Erro, de A.B. Christianini menciona várias traduções que vertem Lucas 23:43 da seguinte maneira: “E Jesus lhe disse: na verdade te digo hoje: estarás comigo no paraíso”.

      Sendo assim, texto de Lucas não contradiz a doutrina do sono da alma (Salmo 13:3; João 11:11-14). As Escrituras claramente ensinam que a pessoa ao morrer está inconsciente até a volta do Senhor Jesus (Salmo 6:5; 115.17; 1 Tessalonicenses 4:13-16). “Hoje”, exatamente quando parecia que Jesus nunca teria um reino, Ele prometeu ao malfeitor: “Estarás comigo no paraíso.” Verso 43. Jesus deu ênfase ao momento da Sua promessa.

      Neste dia da Minha humilhação, você revela fé na Minha exaltação. Neste dia, quando todos os outros Me abandonam, você me chama Salvador. Neste dia em que você chegou ao limite da sua vida, quando você lança a sua alma impotente sobre um Salvador moribundo, Eu lhe prometo. Hoje, declaro como num decreto real a partir da cruz, como se fosse de um trono: Você estará comigo no Paraíso!

      O ladrão era prisioneiro, mas prisioneiro da esperança – a bem-aventurada esperança. Uma coroa aguarda o ladrão penitente. Ela será sua quando Jesus estabelecer o Seu reino. É este o triunfo da fé.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



  • augusto em 24 de março de 2013 3:07

    Mais uma vez excelente programa e emocionante a maneira que o PR Arilton fala da para ver a presença do Espírito santo nele. Queria saber a musica de fundo que estava tocando no final do programa só sei que era piano o instrumento e linda como esse programa maravilhoso, gostaria de saber o nome da musica e do artista se possível. Que Deus continua abençoando esse programa maravilhoso.



    • J.Washington em 25 de março de 2013 12:05

      Augusto, obrigado por suas palavras de esperança.

      A música que encerrou o programa Bíblia Fácil sobre o tema ‘morte’, chama-se ‘Amor’, e é cantada pelo grupo ‘Novo Tom’.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



  • João Oscalino em 24 de março de 2013 1:08

    Gostei muito da lição de hoje, sobre a morte, é bem assim mesmo. parabens:
    não adventista mas varias pregações que gosto de asitir, só não concordo quando entra na parte de ter que guardar lei, pois sou salvo pela GRAÇA . mais uma vez Parabêns:



    • sidnei em 24 de março de 2013 17:38

      ola amigo quanto lei a uma nescessidade de faser um estudo mais aprofundado sobre o assunto,a biblia tem as respostas p todas as nossas duvidas,vc pode assistir no proprio site os temas referentes a lei,abraços



  • Deuteronômio Andrade do Amaral em 23 de março de 2013 18:31

    Boa tarde caro irmão Arilton Cordeiro, Estou aqui para fazer um comentário sobre o que foi explicado nesse programa, pelo nobre irmão, sobre o capítulo 28 do primeiro livro de Samuel em que se refere à consulta que o rei Saul, fez a uma médium em En-Dor, onde o irmão afirma que satanás se fez passar por Samuel para se comunicar com Saul. Sei que as vossas intenções não são más, mas como já foi dito, nada deve ser acrescentado à Bíblia, que não se tenha dito. Então lá em Samuel I cap 28 vers. 15 ao 20, está escrito:
    .15 Samuel disse a Saul: por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se desviou de mim e já não me responde, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonho, por isso, te chamei para que me reveles o que devo fazer.
    16.Então disse Samuel:Por que, pois a mim me perguntas, visto que o SENHOR te desamparou e te fez teu inimigo?
    17.Porque o SENHOR fez para contigo como, por meu intermédio, ele te dissera; tirou o reino da tua mão e deu a teu companheiro Davi.
    18.Como tu não deste ouvido a voz do SENHOR e não executaste o que ele no furor da sua ira, ordenou contra Amaleque, por isso o SENHOR te fez, hoje, isto.
    19.O SENHOR entregará também a Israel contigo nas mãos dos filisteus,e, amanhã, tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o SENHOR entregará nas mãos dos filisteus.
    20.De súbito, caiu Saul estendido por Terra, e foi tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e faltavam-lhe as forças, porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite.
    Em nenhuma parte desses versículos, se refere a um demônio se passando por Samuel, que estivesse falando com Saul e sim ao próprio Samuel,se comunicando com ele através do dom espiritual daquela mulher. Pelo menos na Bíblia que eu leio, que é a mesma traduzida por João Ferreira de Almeida, e que fora um presente de um irmão evangélico, está escrito conforme copiei acima.
    Agradeço a oportunidade, e que Deus o abençoe e o ilumine.



    • J.Washington em 25 de março de 2013 12:11

      Deuteronômio, Deus apóia a consulta a mortos?

      “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa”. Deuteronômio 18:10-14.

      Os mortos podem voltar?

      “Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais”. Jó 7:9 e 10.

      Por que?

      “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança”. 1ª Tessalonicenses 4:13.

      Deus desampara o ser humano?

      “Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:1-2.

      Deus aprovou a atitude de Saul consultar uma médium?

      “Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé”. I Crônicas 10:13 e 14.

      Quem são os espíritos do espiritismo?

      “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras”. 2ª Coríntios 11:13-14.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



  • Rosineide Lopes em 23 de março de 2013 18:30

    Eu agradeço a este estudo maravilhoso que o senhor DEUS venha dar mas entendimento so tenho q agradecer estou estudando juntos com vcs pela tv seja feita a vontade de DEUS.
    E que vem nos abençoar pra ñ perder nenhum programa.



    • J.Washington em 25 de março de 2013 12:15

      Rosineide, realmente, estudar a Palavra de Deus é marvilhoso. Aproveite cada programa para entender, ainda mais, o plano de Deus para sua vida.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



  • giampietro fabris em 23 de março de 2013 18:04

    Obrigado!!! Acabo de assistir (por curiosidade) o programa Bíblia fácil sobre a morte. Agradeço muito!
    Sou católico e o programa me convenceu mesmo que vocês fazem uma leitura “pouco seria” (eufemismo) da Bíblia. Pouco Evangelho… muito Antigo Testamento com texto lidos sem contextualização histórica e cultural… mas isso não é novidade!). Tem vários textos do NT (Noovo testamento… não Novo tempo!!!) que poderiam ser citato apontando para outras interpretações… Mas a vossa teologia se parece demais com a Escolástica: uma tese já decidida e a busca de textos nas Escrituras para confirmá-la…. Isso pelo menos a teologia católica séria já superou há muiiiiito tempo!!!
    O apelo emocional final foi simplesmente… perfeito!
    Obrigado por ter confirmado minha adesão ao catolicismo!!!
    Giampietro



    • J.Washington em 25 de março de 2013 13:35

      Giampietro, obrigado por sua participação. O Espírito Santo é maravilhoso! Veja como Ele colocou você em contato conosco. Nosso objetivo é promover o estudo da Palavra de Deus. Vamos estudar um pouco mais?

      A pergunta que mais exige uma resposta para o ser humano é: o que acontece após a morte? O que há do outro lado dessa porta misteriosa? Dizem por aí que algumas pessoas “voltarão” para nos dizer como é a vida além do túmulo. Mas, e se estiverem erradas? Será que não estamos fazendo brincadeiras com a morte?

      Existe hoje uma enorme quantidade de filmes que abordam este assunto. Nos noticiários, a morte virou moda. E, para alguns, ela é considerada como uma conquista! Vinte e sete alunos de um colégio estadual construíram um esquife de pinho e o deixaram para o colégio como um memorial. O esquife continua dentro da sala de aula e os alunos deitam-se dentro dele para meditar. “A morte é linda” – eles dizem – “ela é natural como uma rosa que desabrocha e em seguida murcha, e aí é jogada fora”. Mas o que há de romântico em se jogar fora uma rosa murcha?

      De acordo com a Bíblia, não existe nada de bonito na morte. Ela é cruel; é um inimigo e não um amigo; é uma porta fechada e não uma linda passagem (leia 1 Coríntios 15:51-55). Ela transformou o nosso planeta no “cemitério do Universo”, um lugar onde todos morrem. Graças a Deus, há esperança e conforto na Sua Palavra a respeito desse assunto.

      A morte tem um autor

      O que precisamos é da verdade sobre a perda de nossos entes queridos (Isaías 26:19) e da alegre notícia de que o dia da ressurreição vai chegar (1 Tessalonicenses 4:13-18). Mas, primeiro, precisamos entender por que existe tanta confusão em relação ao tema. Será que todo esse apego com a morte não está levando as pessoas a uma aproximação do autor da morte, aquele que fez deste nosso mundo um cemitério – o diabo?
      Desde que foi banido do Céu, Satanás sabe que ele deverá sofrer a morte irreversível e, por isso, está determinado a levar a raça humana consigo para a destruição. O diabo e seus demônios pintam a morte como algo lindo que não deve ser temido de modo algum. Afinal, de que outro modo poderia ele atrair suas vítimas para ela? Essa foi sua estratégia no jardim do Éden.

      Deus alertou nossos primeiros pais – Adão e Eva – que a desobediência traria como resultado a morte: “E o SENHOR Deus ordenou ao homem: Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”. Gênesis 2:16, 17.

      O mesmo autor da morte é o inventor do espiritismo

      Você lembra o que Satanás falou a Eva através da serpente? Apenas estas palavras: “Certamente não morrerão!” (Gênesis 3:4). Por que essa jogada dá tão bom resultado? A resposta é muito simples: se ele puder convencer você que os mortos não estão de fato mortos, aí ficará fácil convencê-lo de que os mortos podem se comunicar conosco; e, se você acreditar nisso, aí uma encenação bem feita dará a ele uma linha direta à sua mente para lhe afastar dos ensinamentos de Deus. Satanás e seus ajudantes – todos os anjos caídos – são mestres do disfarce. Eles têm levado milhões de pessoas solitárias às sessões espíritas, onde elas são facilmente convencidas que estão em contato com os entes queridos que já se foram. Desta forma, muitos acreditam que essas manifestações sobrenaturais são da parte de Deus. Elas são enganadas por não possuírem o conhecimento da verdade apresentada na Bíblia de que os mortos não podem se comunicar com os vivos (Jó 7:9, 10) e de que os anjos tem o poder da “personificação” (ver Gênesis 18), ou seja, até mesmo se parecer com os queridos que morreram, imitando a voz, cheiro do perfume, etc.
      Jesus nos alertou sobre os enganos do final dos tempos. “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.” Mateus 24:24.

      Satanás raramente usa a abordagem direta para tornar sua identidade conhecida. Portanto, tenha cuidado com o disfarce do diabo chamado espiritismo, mesmo que lá haja obras de caridade! “Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é admirar; porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” 2 Coríntios 11:13-14.

      Quando os filmes “Drácula” ou o “Exorcista” estavam fazendo grande sucesso, as pessoas que acabavam de assistir esses filmes diziam: “Satanás é mesmo uma criatura horrível”. Ele adora que as pessoas digam isso, pois ao acharem que ele é um monstro horrível com cascos, chifres e um enorme garfo nas mãos, estarão totalmente despreparadas quando ele aparecer para elas disfarçado em anjo de luz, ou pior ainda, como sua amada esposa, marido ou filho que tenha falecido. Esse é o problema: milhões simplesmente não têm estudado a Palavra de Deus e ainda questionam a sua autoridade.

      Satanás quer dar um “falso conforto” com a ideia de imortalidade da alma

      O bispo Pike não cria na vida após a morte. Mas suas convicções foram facilmente abaladas quando uma porção de fenômenos estarrecedores aconteceu, os quais o atraíram como um ímã para o ocultismo.

      A tragédia que provocou essa reviravolta em sua vida foi o suicídio de seu filho Jim, em fevereiro de 1966. A morte repentina dele trouxe grande tristeza ao bispo, especialmente porque ele morreu de overdose.

      Depois da tragédia, o bispo Pike apareceu na televisão em Toronto, Canadá, ao lado do médium espírita Arthur Ford. Durante o programa, Arthur Ford entrou em transe em pleno programa de televisão ao vivo e convenceu o bispo de que ele estava em contato com seu filho Jim. Sem fé na Bíblia, o bispo era uma presa fácil; ele estava totalmente fascinado no envolvimento com o mundo dos espíritos e não via nenhum sinal vermelho à frente.

      Quando promovia seu novo livro “O Outro lado”, algum tempo mais tarde, o bispo foi entrevistado por Joe Paine, na TV em Los Angeles. Joe Pyne o ouviu com muita atenção. Finalmente voltou-se para seu convidado e disse pausadamente: “Bispo, a Bíblia não diz em algum lugar que os mortos nada sabem?” O bispo, obviamente acuado, respondeu: “Eu não sei.” Aí, pegou um lápis e disse: “Eu vou consultar isso em casa.” A seguir, Joe Pyne abriu o show para as perguntas do auditório, e um rapaz se apresentou e começou a falar: “Eu só quero dizer onde fica o versículo que o bispo não conhece. Se encontra em Eclesiastes 9:5.” E aí ele o citou corretamente de cabeça: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma.”

      O bispo não achou importante aprender a posição da Bíblia sobre o assunto, entretanto essa única passagem teria salvado a vida do bispo Pike e de outros como ele, de serem enganados.

      De acordo com a Bíblia, o verdadeiro conforto não está no espiritismo, mas na doutrina da ressurreição dos mortos: “Consolem-se uns aos outros com essas palavras”. 1 Tessalonicenses 4:18 (no contexto percebemos que o apóstolo fala da doutrina da ressurreição – ler os versos 13 ao 17).

      O que os mortos estão fazendo neste momento

      A Palavra de Deus diz que os mortos, bons ou maus, estão simplesmente dormindo em suas sepulturas até a ressurreição do último dia (Salmo 13:3; 17:15; Daniel 12:13; João 6:40). Quando Lázaro morreu, Jesus disse que ele dormia: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo” (João 11:11). No versículo 14, Jesus disse-lhes claramente: “Lázaro morreu”. E note que Lázaro, quando foi chamado do seu túmulo depois de quatro dias, não tinha nenhuma história para contar sobre onde ele tinha estado durante todo aquele tempo; evidentemente, ele não tinha ido a parte alguma. E você sabia que Pedro, no dia do Pentecostes, disse que Davi, milênios depois da morte dele, ainda não tinha ido para o Céu? Leia Atos 2:29 e 34.

      E Eclesiastes 12:7? Esse texto não afirma claramente que “o espírito volta para Deus” depois da morte?
      Vamos agora deixar a Palavra de Deus esclarecer esta aparente contradição. Por incrível que possa parecer, Eclesiastes 12:7 é uma das passagens mais claras sobre o que acontece com a pessoa quando ela morre. Veja: “E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Foi isso que você aprendeu ou pensava que alguns dos espíritos subiam e outros desciam? Perceba que o texto afirma que o “espírito” de todos sobe a Deus, e não apenas o dos bons. Que espírito é esse que retorna para Deus?

      Em Tiago 2:26 temos uma declaração muito interessante: “Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” Com base nesses versos e em Gênesis 2:7, saberemos o que é “espírito” de acordo com a Bíblia. Vamos a algumas informações importantíssimas:

      1) O espírito é que mantém o corpo vivo;

      2) A palavra “espírito” no original hebraico do Velho Testamento é “ruach”, o mesmo que “pneuma” no original grego do Novo Testamento. Significa “sopro”. Dessa palavra tiramos nossos populares pneus cheios de ar, câmaras de ar… Espírito ou “pneuma” simplesmente quer dizer “ar” ou “sopro”. Quando falta o espírito, a tradução correta é “morte”, pois um corpo sem “ar” ou o princípio de vida de Deus (espírito) está morto. As duas palavras – “sopro” e “espírito” – são usadas como sinônimas nas Escrituras.

      3) Observe o Criador em ação: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gênesis 2:7, primeira parte). Aí está o homem deitado no chão, completo em cada detalhe; ele acaba de sair das mãos do Seu Criador, pronto para viver, amar e agir, mas não está vivendo. Agora, leia o restante do texto: “E lhe soprou nas narinas o fôlego de vida [espírito, no original]; e o homem passou a ser alma vivente.” O fôlego de Deus que foi colocado nas narinas do homem (fôlego ou espírito) separa-se do corpo na morte e volta para Deus. O corpo retorna ao pó (Gênesis 3:19; Eclesiastes 3:20).

      4) Esse “espírito”, “fôlego de vida”, não consegue pensar, adorar nem cantar. Esse espírito (princípio vital que Deus soprou nas narinas do ser humano) volta para o Criador, quer a pessoa seja santa ou pecadora. O homem simplesmente deixa de ser uma alma ou um ser vivente até o momento em que o doador da vida reunir novamente os dois elementos (corpo e espírito = fôlego de vida) no dia da ressurreição (Lucas 14:14).

      5) Não podemos aceitar a crença de que este “espírito” mencionado em Eclesiastes 12:7 seja uma entidade consciente, que se desprende na morte e alce voo porque:

      (1) Se esse “espírito” é uma entidade consciente quando volta a Deus, também o era quando veio dEle. A construção do texto requer isso, porque nos dá a específica afirmação de que o pó volta a terra “como o era” e, sendo que não há declaração em contrário, conclui-se que o “espírito” volte “como era”.

      (2) Caso esse “espírito consciente” volte para Deus, teremos que apoiar a teologia dos mórmons, que ensinam a existência de um “mundo invisível dos espíritos” que esperam corpos humanos para habitar neste planeta. Mas, duvidamos de que qualquer cristão aceite tal crença.

      (3) Se o “espírito” que volta a Deus é uma entidade consciente – o verdadeiro homem – então todos os seres humanos, sejam bons ou maus, vão para perto de Deus por ocasião da morte, ou seja: teriam o mesmo destino! Se nos disser que os ímpios vão a Deus simplesmente para submeter-se ao julgamento, diremos que a Bíblia afirma definitivamente que o juízo é ainda um evento futuro (ver Mateus 25:33, 46; Apocalipse 22:12).

      (4) Lemos que “formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida: e o homem foi feito alma vivente”. Gênesis 2:7. Concordamos que a vida e consciência que Adão possuía eram resultados desse fôlego da vida. Se o fato de receber este fôlego da vida representa a aquisição de uma entidade imortal que continua a viver depois da morte, seguem-se então algumas conclusões absurdas. Conta-nos a Bíblia, que quando veio o dilúvio, “expirou toda a carne que se movia sobre a Terra, tanto de ave como de gado e feras, e de todo o réptil que se roja sobre a terra, e todo o homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes,… morreu”. Gênesis 7:21 e 22. Com isso, queremos dizer que, se o fôlego da vida soprado no homem lhe pôs dentro do corpo algo imortal, e este fôlego de vida, saindo por ocasião da morte, significa a libertação de uma entidade consciente e imortal, então também os animais são imortais. Esta é uma conclusão inevitável. O fôlego da vida que estava dentro dos animais era o mesmo que o homem possuía, porque a Bíblia usa exatamente a mesma linguagem para descrever ambos. E, de fato, o mesmo livro de Eclesiastes, que contém o texto que estamos examinando, diz dos homens e animais que “todos têm o mesmo fôlego” (ou “espírito” como diz outra versão). Eclesiastes 3:19. Ninguém quererá afirmar que uma entidade consciente deixa o animal por ocasião da morte.

      Por que tentar, pois, fazer Eclesiastes 12:7 ensinar a doutrina de um espírito consciente a respeito do homem? Todos nós cremos que a Bíblia ensina existir uma vasta diferença entre os homens e os animais. Mas quanto ao fôlego da vida, ou o espírito da vida, a Bíblia não faz nenhuma distinção.

      6) Jó assim descreve onde está o “espírito”, o ser humano: “Enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus no meu nariz…” Jó 27:3. E a morte é descrita por ele nestas palavras: “Se Ele pusesse o Seu coração contra o homem, e recolhesse para Si o Seu espírito e o Seu fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.” Jó 34:14 e 15. O espírito, ou seja o fôlego da vida, volta porque veio de Deus e Ele o recolhe para Si. Consequentemente, a vida acaba.

      Duas perguntas nos ajudam a decidir se continuaremos ou não crendo na doutrina da imortalidade da alma.

      1ª pergunta: Você crê na ressurreição? As Escrituras ensinam que ela ocorrerá no último dia, quando Jesus retornar (1 Coríntios 15:23). Por que essa ressurreição no último dia, se já recebemos nossa recompensa ou castigo quando morremos? Certamente não iríamos descer do céu, nem subir do inferno para entrarmos em nosso corpo outra vez, sermos ressuscitados e, em seguida, mandados de novo para a nossa recompensa ou castigo, não é mesmo?

      2ª pergunta: Você crê no julgamento futuro? A Palavra de Deus diz: “Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou…” Atos 17:31.

      Mateus descreve a separação que ocorrerá entre os bons e os maus por ocasião do juízo final quando Jesus retornar (ver capítulo 25). Portanto, eis a pergunta: Por que um julgamento no final dos tempos se já fomos para a nossa recompensa ou castigo quando morremos? Se uma pessoa esteve sendo queimada no “inferno” por centenas de anos, você acha que Deus mandaria alguém lá embaixo a fim de buscá-la para o julgamento?

      Por outro lado, e se ela já estivesse no céu? Jesus disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também.” João 14:1-3. Se já estivéssemos no Céu, qual seria o propósito de Jesus retornar para nos levar se já estamos lá? Não! A Bíblia não ensina esse tipo de confusão!

      Você deve estar pensando em outros textos, como Lucas 23:43, 16:19-31, Filipenses :21-24; 2 Coríntios 5:8, Apocalipse 20:10, etc. Mas, com nossos estudos elaborados, podemos lhe ajudar a entendê-los dentro do contexto geral das Escrituras. Basta nos escrever e teremos a alegria de lhe atender.

      Para rever os seus queridos, você precisa aceitar a Jesus como seu Salvador

      Nosso Senhor nos oferece a realidade, não brincadeiras. Ele nos diz agora o que Ele disse a alguém há muito tempo: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” João 11:25.
      Quando Jesus vier outra vez, todas as lágrimas serão enxugadas e a morte deixará de existir (1 Coríntios 15:51-55). Os mortos ressuscitarão e os vivos serão transformados, num só momento
      (1 Tessalonicenses 4:13-18).

      A vida eterna só é uma realidade na Pessoa Divina (João 1:1-3; 14) de Cristo. Em nós, não há nada de imortal. Tudo em nós cheira à morte e injustiça. O nosso direito à vida – nossa única alternativa à imortalidade – está em Cristo, e isto acontecerá definitivamente quando Ele vier nas nuvens dos céus.

      Portanto, aceite a Cristo e não perca a oportunidade de reencontrar os seus amados.
      Assim, as palavras de confiança do apóstolo Paulo poderão ser suas! “Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” 2 Timóteo 4:8.

      Considerações finais

      Não há nenhuma fagulha de imortalidade em nós. A vida eterna depende exclusivamente de Jesus. Quando alguém morre, só poderá ressuscitar pela ordem divina. Só Deus é imortal (1 Timóteo 6:16).

      A morte não significa ir para o céu, nem para o fogo do inferno ou para o purgatório, nem para o mundo dos espíritos. A morte significa apenas a cessação da vida até o dia da ressurreição. Veja como o apóstolo Paulo descreve a ressurreição, na última passagem transcrita neste estudo: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus; descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles entre nuvens para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:16-17.

      Que imagem! Que dia! Que esperança! Para aqueles que faleceram, o próximo instante será ver Jesus chegando nas nuvens do Céu. Não haverá sensação do passar do tempo na sepultura para eles.

      Visualizemos esse dia. Jesus voltando triunfalmente (Apocalipse 1:7; Mateus 24:30, 31) para um planeta que uma vez O rejeitou, o açoitou e o crucificou, mas um planeta que Ele não esquece, pois o ama. Quando se aproximar desta terra, ele gritará com voz poderosa: “Acordem, vocês que dormem no pó da terra, venham para a vida eterna.”

      Pode haver melhor notícia? Gente de verdade, com corpos de verdade, morando em casas e jardins. E, um universo de maravilhas para explorar; tudo que seu coração jamais sonhou e, o melhor: Jesus vai estar lá e Ele será a fonte de toda a felicidade!

      “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.” Salmo 16:11.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



  • Rodrigo em 23 de março de 2013 3:01

    sou cristão adventista, e esses temas me ajudanm muito na hora de passar estudos biblicos, so tenho a agradeçer a DEUS por ter colocado esse programa no ar, valeu biblia facil, continue sempre assim. desejo fazer um pedido, aconpamho o biblia facil desde o principio e tenho vontade de saber quanto das pessoas que passaram pelo programa já se batizaram? que DEUS abençoe a todos.



    • J.Washington em 25 de março de 2013 12:30

      Rodrigo, obrigado por nos acompanhar desde o início do programa. O número de pessoas que estudam a bíblia dentro e fora do programa é bastante importante. Como resultado da comunhão com o Senhor Jesus, vários já estão batizados, muitos se decidiram e estão se preparando para essa linda decisão. Continue orando pelos participantes.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



  • leo em 22 de março de 2013 21:40

    Em relação à guarda do sábado, como fica a questão dos militares que fazem a segurança pública nas ruas para não ocorrer crimes, e dos agentes penitenciários que devem tomar conta dos presos 24 horas, inclusive no sábado. Será que um policial civil e um perito, ao ocorrer um estupro ou assassinato no sábado poderão trabalhar na investigação e prisão do suspeito sob a alegação que estão prestando um serviço voluntário – não remunerado – ? Um policial militar trabalharia na rua fazendo segurança comunitária, para evitar crimes, como fica a situação? Pois é incabível dizer que a polícia civil e militar não podem trabalhar durante todo o sábado quando ocorrer um crime. Como fica a situação? Porque segurança sempre deve haver.



    • J.Washington em 25 de março de 2013 13:03

      Leo, no antigo Israel, Deus ordenava ás vezes que se vigiassem as portas de Jerusalém no sábado para que os Israelitas não transgredissem o sábado, fazendo compras (Leia Neemias 13:15-22), mas os soldados não podiam ir todos os sábados, pois até os policiais precisam tirar um dia de vinte e quatro horas para estarem na companhia de Jesus; eles também têm este direito. Portanto, é recomendado que se tenha uma escala, para dar oportunidade de todos guardarem totalmente alguns Sábados.

      A Bíblia nos recomenda guardar o sétimo dia do senhor, o sábado, como um dia de descanso e repouso, como fez Deus no início do mundo. Isso é o que Deus quer e o que nós queremos, mas estive pensando: como seria se todas as pessoas do mundo guardassem o sábado? Não seria um caos uma cidade parada um dia todo sem policiamento, hospitais… O que vocês pensam a respeito?

      Para ajudar-lhe em sua questão, vamos imaginar a situação em que todas as pessoas guardam o Sábado. Isso seria uma bênção porque seria um indicativo de que as Três Mensagens Angélicas haveriam sido pregadas. Assim, Jesus já teria voltado e todo o caos teria sido evitado. Não estou dizendo que a volta de Jesus depende do conhecimento do Sábado. Trata-se apenas de uma ilustração.

      Vamos pensar em outra possibilidade. Digamos que todo o mundo guarde o Sábado e Jesus não tenha voltado. Creio que mesmo assim o mundo poderia viver harmoniosamente. Isso porque os profissionais da área de saúde e da área policial teriam muito mais colegas para revezarem as escalas no dia de Sábado, de modo que um policial iria fazer ronda (ou um médico plantão) talvez uma vez na vida! Assim, a observância do Sábado seria fácil! Esse revezamento não seria pecado, mas necessário no contexto de mundo em que vivemos, em que a doença e o crime não avisam quando vão chegar.

      Contudo, devemos perceber que se todos os policiais, por exemplo, guardassem o Sábado, a probabilidade de cada soldado trabalhar no Sábado seria muito pequena (leia Neemias 13:19. Numa necessidade urgente Neemias colocou guardas nas portas da cidade para que o Sábado não fosse profanado. Lembre-se que no povo de Israel havia milhares de pessoas, o que possibilitaria a todos guardarem o Sábado, vigiando apenas uma vez durante a vida toda, talvez).

      Se todos guardassem o Sábado, não haveria tantas pessoas com stress, tantos acidentes, crimes, bebidas alcoólicas não seriam vendidas e, consequentemente, a necessidade do trabalho médico e policial aos Sábados diminuiria! (as pessoas ficariam mais em casa e na igreja, adorando a Deus).

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil



  • Luiz Augusto Ramos em 22 de março de 2013 21:09

    Eu assito todos os estudos biblicos, excelente, eu procuro todos os dias ler a biblia, levando cedo 05,30 da amanha faço minhas orações.
    Gostaria de pergunta ao Pastor Ailton.

    Sempre sonho, tenho percebido que alguns sonho algum coisa ocorre, seja para bem seja para algo que deu errado.
    Exmplo.
    Eu sempre estou estuda para fazer prova em concuros, alguns concursos um dia antes deu fazer a prova, sonhor que estou com dificuldade para chagar ate algum local, não consigo chegar, tem varios obstaculo, faço a prova, quando sai o resultado não foi aprovado e tem outros concursos eu consigo chegar ao local com bastante clareza, seja uma viagem ou uma caminhada etc, o resultadado da prova é aprovação.
    Como pode explicar.

    Abraço fica com Deus, Ailton voce é iluminado por Deus.

    Luiz Augusto



    • J.Washington em 25 de março de 2013 13:23

      Luiz, determinar a natureza específica de cada sonho de uma pessoa é um assunto muito complexo e subjetivo. Além dos “sonhos mentirosos” e não autênticos (Jeremias 23:32; 29:8 e 9), existem dois grandes grupos de sonhos reais. O primeiro e mais comum deles é o formado pelos sonhos naturais, que fazem parte do processo normal de descanso durante o sono, e cujo conteúdo pode apresentar-se de forma organizada ou desorganizada. Uma vez que “dos muitos trabalhos vêm os sonhos” (Eclesiastes 5:3), é provável que pessoas envolvidas em assuntos religiosos acabem sonhando com eles, sem que tais sonhos sejam de origem sobrenatural.

      Já o segundo grupo básico de sonhos é formado pelos sonhos sobrenaturais, que podem ser de origem divina ou satânica. Os sonhos de origem divina têm normalmente um propósito salvífico bem definido, e podem ser concedidos tanto aos profetas verdadeiros (Números 12:6), como aos membros comuns do povo de Deus (Joel 2:28), e mesmo às pessoas que não pertencem ao povo de Deus (Gênesis 41; Daniel 2). Por sua vez, os sonhos de origem satânica são quase sempre fascinantes, e podem conter verdades, para confundir a pessoa. Suas predições podem até se cumprir, mas eles tendem a afastar, eventualmente e de alguma forma, a pessoa de Deus e de Sua vontade (ver Jeremias 29:8; Mateus 24:24; 1 Pedro 5:8).

      Torna-se evidente, portanto, que tanto os sonhos naturais como os sobrenaturais (quer divinos ou satânicos) podem ter um conteúdo religioso. Além disso, o simples fato de Deus conceder um sonho sobrenatural a alguém não transforma essa pessoa automaticamente num profeta, como pode-se inferir das experiências de Faraó (Gênesis 41) e de Nabucodonosor (Daniel 2). Embora todo profeta receba sonhos de origem divina (Números 12:6), nem todos os que recebem tais sonhos podem ser considerados profetas. O chamado para o ministério proféticos é algo diferente e bem mais abrangente.

      A atitude de atribuir a Deus a origem de todos os sonhos de cunho religioso, e de buscar sempre um significado especial para o seu conteúdo, é altamente perigosa. Aqueles que assim agem são tentados a se considerar mais privilegiados por Deus do que os demais, tornando-se presas fáceis das artimanhas do maligno. Somos advertidos pelo próprio Deus de que todos os sonhos (até mesmo os dos profetas) devem permanecer subordinados à autoridade normativa das Escrituras. “O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a Minha palavra, fale a Minha palavra como verdade. Que tem a palha com o trigo? – diz o Senhor” (Jeremias 23:28). ”À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Isaías 8:20; ver também Mateus 7:21-23; Gálatas 1:8 e 9; 1 João 2:4; 4:1).

      Sonhos jamais são usados por Deus como um fim em si mesmos, mas apenas como um meio de nos aproximar mais dEle e de Sua Palavra (ver João 20:29). Ademais, não podemos permitir que nossa fé dependa de tais meios, possíveis de serem usados também por Satanás. Portanto, se você tiver um sonho que julga ser de procedência divina, mas não tem plena certeza disso, o mais prudente é tentar extrair dele uma lição positiva para a vida, até que a sua origem e o seu propósito fiquem melhor esclarecidos.

      Seja feliz!
      Equipe Bíblia Fácil