PAÇOCA CASEIRA

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (de chá) de amendoim torrado e sem casca
1/3 de xícara (de chá) de açúcar mascavo (ou mais, se você preferir)
1/4 de colher (de chá) de sal
1/2 xícara (de chá) de farinha de mandioca

Modo de Preparo

– Preaqueça o forno a 200ºC, coloque o amendoim na assadeira, espalhe bem e leve para assar por cerca de 10 minutos, para ficarem quentinhos e baterem mais fácil.
– Enquanto isso, torre a farinha de mandioca em uma frigideira antiaderente, até ficar douradinha, mexendo sempre.
– Coloque o amendoim ainda quente no processador e bata até ficar bem triturado. Se precisar, pare o processador e misture com uma colher.
– Adicione o açúcar, uma pitada de sal e a farinha de mandioca torrada.

– Bata novamente até obter uma mistura modelável. Cuidado para não bater demais e virar uma pasta; por isso bata, pare, confira se está no ponto, e volte a bater novamente, se for necessário. Você deve conseguir modelar a farofa, pois este é o ponto certo!
– Modele a paçoca com a quantidade de uma colher de sopa cheia, apertando bem e dando um formato cilíndrico. Ou, se você quiser, coloque em um molde e aperte bem, para ficar bem compacto.

– Está pronto!

DICAS

– Se você quiser uma paçoca tipo rolha, mais sequinha e esfarelenta, assim que você colocar o açúcar, sal e a farinha de mandioca, ao invés de bater até atingir o ponto modelável, bata rapidamente para misturar, coloque em uma vasilha e fique misturando com as mãos, dando belisquinhos, para aquecer o amendoim (o que vai fazer com que ele libere seu óleo e deixe esta mistura modelável). Vai demorar uns 10 minutos.

– É importante que você faça o processo de uma só vez, porque se esta mistura de amendoim triturado, açúcar e farinha de mandioca esfriar, vai ficar mais difícil de trabalhar com ela e dar o formato cilíndrico. Se você perceber que perdeu o ponto, mexa com as mãos para aquecer o amendoim e ele soltar o óleo, ou volte rapidamente ao processador.

Fonte: https://presuntovegetariano.com.br/receitas/pacoca-caseira/

Comente