Rede Novo Tempo de Comunicação

Zacarias 06

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 16/04/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

O ministério profético de Zacarias acontece depois do exílio, quando os judeus retornam do cativeiro babilônico para sua terra natal. Suas profecias começam dois meses depois da primeira mensagem de Ageu. A um povo desanimado em sua tarefa de reconstrução do templo, Zacarias profere palavras de encorajamento e motivação. Falando em motivação, motivo a você, como um leitor, que, ao percorrer pelas páginas de Zacarias, procure as muitas predições referentes à vinda do Messias, enquanto Zacarias dá ao seu povo a visão dos propósitos de Deus para além do templo restaurado. Para isto, é claro, você procura primeiro entender o contexto imediato, depois observa a direção para a qual as profecias apontavam, e por fim tira uma aplicação prática para a sua vida.

Faça isto com oração, pedindo para que Deus lhe ajude a ouvir a Sua voz, através da sua leitura bíblica. Ajudando-o nisto, faço lembrar-lhe que a primeira parte do livro de Zacarias (capítulos 1 a 8) apresenta uma série de oito visões proféticas com um objetivo específico. Nelas, anuncia-se a restauração da comunidade judaica depois das dificuldades do exílio na Babilônica e dos conflitos surgidos por ocasião do regresso do exílio. Este é o mais básico do contexto imediato que é preciso ter em mente, ao fazer esta leitura.

No capítulo de hoje, Zacarias seis, que nos traz aí primeiro a descrição da oitava visão, dos quatro carros, depois a descrição da coroação de Josué, o Renovo, você vê Restauração. Parece que é o que Deus mais quis expressar nesse livro: Ele quer nos restaurar. E o mais interessante é que, faz parte dessa restauração, a inclusão de pessoas que talvez originalmente estariam distantes da obra de Deus. Você vê isso aí a partir do verso doze, mas de forma mais explícita mesmo no ultimo verso do capítulo, que é o verso 15, onde Deus também faz questão de mostrar que a obra é realizada do jeito dEle, e não do nosso, para entendermos que quem está no comando é o Senhor. Entregue a sua vida a Ele!