Ouça agora:

Música
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Um juramento


4. Leia Neemias 5:12, 13. Por que Neemias pronunciou uma maldição contra os que não cumprissem sua parte no acordo? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( )Para impressionar o povo quanto à seriedade do acordo.

B. ( )Para que o povo não adorasse outros deuses.

 

Mesmo que os líderes concordassem em restituir e devolver o que eles tinham confiscado, Neemias não ficou satisfeito com meras palavras. Ele precisava de provas sólidas; portanto, ele os fez jurar diante dos sacerdotes. Essa ação também deu validade legal ao processo, caso ele tivesse que fazer referência ao acordo posteriormente. Mas por que ele pronunciou uma maldição? Neemias realizou o ato simbólico de levantar suas vestes como se tivesse que reter nelas alguma coisa para depois sacudi-las como sinal de perda.

 

Assim, aqueles que fossem contra esse juramento perderiam tudo. Era costume proferir maldições para impressionar os outros quanto à importância de determinada lei ou regulamento. As pessoas também eram menos propensas a contrariar a Lei quando uma maldição estava associada à quebra dela. Parece que Neemias considerou essa questão tão importante que ele precisava fazer algo drástico para aumentar a probabilidade de seu sucesso.

 

5. O que os seguintes textos do Antigo Testamento ensinam sobre a santidade dos juramentos? Nm 30:2; Dt 23:21-23; Ec 5:4, 5; Lv 19:12; Gn 26:31 ________________________________________________________ _______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

A fala é um dom poderoso que Deus deu ao ser humano; radicalmente diferente do que ocorre com os animais. Há poder em nossas palavras, o poder da vida e da morte. Por isso, precisamos ser muito cautelosos com o que dizemos, com o que prometemos fazer e com os compromissos verbais que assumimos. Também é importante que nossas ações correspondam às nossas palavras. Muitas pessoas se afastam do cristianismo por causa daqueles cujas palavras soam cristãs, mas suas ações não provam isso.

 

Pense no impacto que as palavras têm sobre os outros. Como podemos ser cautelosos com o que dizemos, quando dizemos e como dizemos?

Comente