Ouça agora:

Conexão NT
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Tropeço


5. “Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé; mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou. Por que não? Porque não a buscava pela fé” (Rm 9:30-32, NVI). Qual é a mensagem nessa passagem? Como aplicar seus princípios hoje? Como evitar os mesmos erros que muitos israelitas cometeram?

Em palavras que não podem ser mal interpretadas, Paulo explicou aos seus compatriotas por que eles estavam perdendo algo que Deus desejava que eles tivessem, e mais do que isso, algo que realmente buscavam, mas não estavam alcançando. Curiosamente, os gentios a quem Deus tinha aceitado nem sequer estavam se esforçando para obter essa aceitação. Eles estavam buscando seus próprios interesses e objetivos quando a mensagem do evangelho chegou até eles. Compreendendo seu valor, eles a aceitaram. Deus os declarou justos porque eles aceitaram Jesus Cristo como seu Substituto. Foi uma operação de fé. O problema dos israelitas foi que eles esbarraram na pedra de tropeço (veja Rm 9:33). Alguns, nem todos (veja At 2:41), recusaram-se a aceitar Jesus de Nazaré como o Messias a quem Deus tinha enviado. Jesus não atendia às expectativas que eles tinham do Messias, portanto, quando Cristo veio, eles viraram as costas para Ele. Antes de terminar esse capítulo, Paulo citou outro texto do Antigo Testamento: “Como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido” (Rm 9:33). Nessa passagem, Paulo mostrou novamente quanto a verdadeira fé é fundamental no plano da salvação (veja também 1Pe 2:6-8). Uma rocha de escândalo? E ainda, quem cresse nEle não seria confundido? Sim, para muitos, Jesus é uma pedra de trope- ço, mas, para aqueles que O conhecem e O amam, Ele é outra rocha, “a rocha da [nossa] salvação” (Sl 89:26).

 

Você já viu Jesus como “pedra de tropeço” ou “rocha de escândalo”? O que o levou a essa situação? Como você saiu dela? O que aprendeu para que nunca mais se encontre nessa situção novamente?

Comente