Ouça agora:

Música
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Tessalônica e Bereia


Quando foram libertados da prisão, os missionários partiram de Filipos (At 16:35-40). Dali, Paulo e seus companheiros foram diretamente para Tessalônica, a capital da Macedônia.

 

4. De acordo com Atos 17:1-9, como os judeus tessalonicenses reagiram à pregação bem-sucedida de Paulo entre os gentios? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Eles promoveram uma revolta na cidade.

B. ( ) Mandaram os gentios se circuncidarem.

 

Mais uma vez, vemos Paulo procurando a sinagoga a fim de poder compartilhar o evangelho. Muitos gentios devotos e não poucas mulheres preeminentes foram persuadidos pela mensagem de Paulo. O fato de que esses conversos tenham se unido a Paulo e Silas (At 17:4) parece significar que eles formaram um grupo separado e se reuniam fora da sinagoga, provavelmente na casa de Jasom. Movidos por ciúme, os adversários começaram uma rebelião.

 

A intenção deles era trazer Paulo e Silas (Timóteo não é mencionado) perante a assembleia da cidade e acusá-los. Como não conseguissem encontrar os missionários, o próprio Jasom e alguns outros cristãos recém-conversos foram arrastados até as autoridades locais sob a acusação de abrigarem agitadores políticos.

 

5. Leia Atos 17:10-15. Qual foi a resposta dos judeus bereanos em comparação com a dos tessalonicenses? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

 

O termo eugenēs (At 17:11) originalmente significava “nascido em uma boa família” ou “de nobre nascimento”, mas passou a denotar, de maneira mais ampla, uma atitude “justa”, o que provavelmente é o caso nessa passagem. Os judeus de Bereia foram elogiados não apenas porque concordaram com Paulo e Silas, mas por sua disposição em examinar as Escrituras por si mesmos e, diariamente, ver se o que os missionários diziam estava correto.

 

Uma resposta apenas emocional ao evangelho, sem a convicção cognitiva necessária, tende a ser superficial e de curta duração. Entretanto, em pouco tempo o ministério produtivo de Paulo em Bereia foi interrompido por causa da oposição, obrigando-o a avançar para o sul, até Atenas.

 

Quando foi a última vez que você examinou diligentemente as Escrituras para descobrir “se as coisas eram, de fato, assim” (At 17:11)?

Comente