Ouça agora:

Palavra Viva
Rádio Rádio
Categoria: Tempo de Refletir

Procurando alguém?


Cantares 4:9: “Você fez disparar o meu coração com um simples olhar”.

A singularidade e a beleza dessas palavras só podem ser comparadas aos impulsos poéticos dos bons escritores do tempo do romantismo. Mas elas estão num livro que tem nome superlativo: “O Cântico dos Cânticos” (Ct 1:1).

Uma olhadinha, uma piscadinha de leve, um olhar insinuante. Tudo está dentro da tática da conquista. Mas será que isso é suficiente para começar um namoro?

A fim de ajudar os mais tímidos e indecisos na procura de um par, existem hoje, milhares de agências de casamento em quase todos os países do mundo. E a cada mês, ao redor do mundo, bilhões de pessoas visitam sites e aplicativos em busca de um par.

Será que Deus tem uma agência de casamentos no Céu? Será que Ele vai apertar em Seu computador um mínimo de dez dígitos do lado masculino e dez do lado feminino e os dois vão sair de onde estiverem para se encontrar?

Será que os jovens e solteiros cristãos de hoje pedem a Deus que os dirija na escolha do parceiro? Ou primeiro consultam os amigos, suas preferências pessoais, e depois perguntam: “Então, Senhor, acha que vai dar certo? Se for, por favor, me envie um e-mail dizendo: ‘É ela! Pode começar!’” Será que estamos dispostos a submeter de verdade a Deus nossa vida sentimental?

Se Deus não for convidado para um processo tão importante como é o namoro, o resultado pode ser desastroso. Muitos não querem começar o namoro por causa do risco e da dor em potencial que isso envolve, mas como faz parte da vida crescer, errar, acertar, temos que arriscar.

A quem consultamos para a escolha do par? C. S. Lewis escreveu uma vez para um amigo: “Eu não duvido de que o Espírito Santo guia suas decisões internas quando você as toma com intenção de agradar a Deus. O erro seria pensar que Ele fala só do nosso interior, quando em realidade Ele fala também através das Escrituras, da igreja, dos amigos cristãos, livros, etc.”

Sua fonte de consultas é imensa para que você possa errar menos.

O maestro Lineu Soares tem uma linda composição cantada em inúmeras cerimônias de casamento: “O amor é bondoso, constante e fiel, / Ele é o começo da vida no Céu. / O amor é uma estrada de brilho e de luz. / O amor é eterno, o amor é Jesus.”

Que esse amor dirija você que ainda não tem o seu(sua) namorado(a) na escolha de um(a) companheiro(a). E que esse amor, o amor de Deus, mantenha você que está casado, fiel à pessoa que você escolheu.

Vamos orar por isso? Obrigado, Senhor, pelo dom do amor. Obrigado porque nos amas e nos dás o privilégio de amar também. Por favor, dirija aquele jovem, aquela moça que precisa encontrar o seu(sua) namorado(a). Que tudo aconteça conforme a Tua vontade. E, aqueles, Pai, que já estão casados, que se mantenham fiéis e firmes, um ao lado do outro. Por favor. Em nome de Jesus, amém!

Comente